• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 277

277º Dia – 4 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: O Nascimento de Jesus (Aproximadamente 4 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 531º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 59º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • César Augusto com 59 anos (1º Imperador Romano)
  • Tibério com 38 anos (2º Imperador Romano)
  • 33º ano do Governo de Herodes, o Grande, sobre a Judeia
  • 22ª ano do reinado de César Augusto como Imperador de Roma
  • Herodes Filipe com 23 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Arquelau com 19 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 16 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 10 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 8 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 6 meses

CIDADE DE BELÉM

(Lc 2.1-3) 1Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano (NVI). 2Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria (NAA). 3E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se (NVI).

(Lc 2.4-5) 4Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi (NVI), 5a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida (NAA).

(Lc 2.6-7) 6E aconteceu que, estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança. 7Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (NAA).

PASTAGENS DE BELÉMOs Anjos e os Pastores

(Lc 2.8-12) 8Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. 9E um anjo do Senhor Kurios desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor Kurios brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10O anjo, porém, lhes disse: “Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo (NAA): 11Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor Kurios ! 12Vocês o reconhecerão por este sinal: encontrarão o bebê enrolado em faixas de pano, deitado numa manjedoura” (NVT).

(Lc 2.13-15) 13De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus Theos e dizendo: 14“Glória a Deus Theos nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor” (NVI). 15Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém para ver esse acontecimento que o Senhor Kurios nos anunciou” (NVT).

(Lc 2.16-19) 16Indo depressa ao povoado, encontraram Maria e José, e lá estava o bebê, deitado na manjedoura. 17Depois de o verem, os pastores contaram a todos o que o anjo tinha dito a respeito da criança, 18e todos que ouviam a história dos pastores ficavam admirados. 19Maria, porém, guardava todas essas coisas no coração e refletia sobre elas.

(Lc 2.20) 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus Theos por tudo que tinham visto e ouvido. Tudo aconteceu como o anjo lhes havia anunciado (NVT).

CIDADE DE BELÉMA Circuncisão de Jesus ao Oitavo Dia de Vida

(Lc 2.21) 21E ao se completarem oito dias, quando o menino foi circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus. Esse nome tinha sido dado pelo anjo, antes de o menino ser concebido (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMJesus é Apresentado no Templo Trinta e Três Dias após a Circuncisão

(Lc 2.22-24) 22Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para o apresentar ao Senhor Kurios , 23conforme o que está escrito na Lei do Senhor Kurios : “Todo primogênito será consagrado ao Senhor Kurios (NAA). 24Assim, ofereceram o sacrifício exigido pela Lei do Senhor: “duas rolinhas ou dois pombinhos” (NVT).

Profecias de Simeão

(Lc 2.25-26) 25Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele (NVI). 26Ele tinha recebido uma revelação do Espírito Santo de que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor Kurios (NAA).

(Lc 2.27-32) 27Nesse dia, o Espírito o conduziu ao Templo. Assim, quando Maria e José chegaram para apresentar o menino Jesus ao Senhor, como a Lei exigia, 28Simeão tomou a criança nos braços e louvou a Deus Theos , dizendo (NVT): 29“Agora, Senhor Despotes , pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra (NAA); 30pois os meus olhos já viram a tua salvação, 31que preparou à vista de todos os povos (NVI): 32Ele é uma luz de revelação às nações e é a glória do teu povo, Israel!” (NVT)

(Lc 2.34-35) 34Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: “Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para elevação de muitos em Israel e para ser alvo de contradição, 35para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Quanto a você, Maria, uma espada atravessará a sua alma” (NAA).

(Lc 2.33) 33E o pai e a mãe do menino estavam admirados com o que se dizia a respeito dele (NAA).

A Profetiza Ana

(Lc 2.36-38) 36Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era bem idosa, tendo vivido com o marido sete anos desde que tinha se casado (NAA), 37e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o Templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite (NVI). 38E, chegando naquela hora, dava graças a Deus Kurios e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém (NAA).

Os Sábios do Oriente

(Mt 2.1-3) 1Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes. Por esse tempo, alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusalém (NVT). 2E perguntavam: “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo (NAA). 3Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou perturbado, e com ele todo o povo de Jerusalém (NVT).

(Mt 2.4-6) 4Tendo reunido todos os chefes dos Sacerdotes do povo e os Mestres da Lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5E eles responderam: “Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o Profeta: 6‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como Pastor, conduzirá Israel, o meu povo’” (NVI).

(Mt 2.7-10) 7Então Herodes convocou os sábios em segredo e soube por eles o momento em que a estrela tinha aparecido (NVT). 8E, enviando-os a Belém, disse-lhes: “Vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e, quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo” (NAA). 9Após a conversa com o rei, os sábios seguiram seu caminho, guiados pela estrela que tinham visto no Oriente. Ela ia adiante deles, até que parou acima do lugar onde o menino estava. 10Quando viram a estrela, ficaram muito alegres (NVT).

CIDADE DE BELÉM Os Presentes dos Sábios do Oriente

(Mt 2.11) 11Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e se prostraram e o adoraram. Então abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra (NVT).

(Mt 2.12) 12Quando chegou a hora de partir, retornaram para sua terra por outro caminho, pois haviam sido avisados em sonho para não voltar a Herodes (NVT).

A Fuga para o Egito

(Mt 2.13-14) 13Depois que os sábios partiram, um anjo do Senhor Kurios apareceu a José em sonho. “Levante-se”, disse o anjo. “Fuja para o Egito com o menino e sua mãe. Fique lá até eu lhe dizer que volte, pois Herodes vai procurar o menino a fim de matá-lo”. 14Naquela mesma noite, José se levantou e partiu com o menino e Maria, sua mãe, para o Egito (NVT).

(Mt 2.15) 15E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor Kurios tinha dito por meio do Profeta: “Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito” (NTLH).

O rei Herodes manda Assassinar as Crianças de Belém

(Mt 2.16) 16Quando Herodes se deu conta de que os sábios o haviam enganado, ficou furioso. Enviou soldados para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e seus arredores, tomando por base o relato dos sábios acerca da primeira aparição da estrela (NVT).

(Mt 2.17-18) 17Com isso, cumpriu-se o que foi dito por meio do Profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um clamor em Ramá, choro e grande lamentação. Raquel chora por seus filhos e se recusa a ser consolada, pois eles já não existem” (NVT).

EGITO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Herodes, o Grande (Aproximadamente 4 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 531º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 59º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • César Augusto com 59 anos (1º Imperador Romano)
  • Tibério com 38 anos (2º Imperador Romano)
  • 33º e último ano do Governo de Herodes, o Grande, sobre a Judeia
  • 22ª ano do reinado de César Augusto como Imperador de Roma
  • Herodes Filipe com 23 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Arquelau com 19 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 16 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 10 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 8 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 1 ano
  • Jesus com seis meses
  • Na Judeia, após a morte de Herodes, seu reino foi dividido entre seus três filhos: Herodes Arquelau: Recebeu a Judeia, Samaria, e Idumeia, mas foi deposto por Roma em 6 d.C. devido à sua incompetência, crueldade e impopularidade; Herodes Antipas: Recebeu a Galileia e a Perea. Ele é mais conhecido por sua participação nos eventos que cercam a crucificação de Jesus. Herodes Filipe: Recebeu a região a nordeste do Mar da Galileia, incluindo territórios como Itureia e Traconítide.

O Retorno para Nazaré

(Mt 2.19-21) 19Depois da morte de Herodes, um anjo do Senhor Kurios apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: 20Levante-se, tome o menino e a sua mãe e vá para a terra de Israel, porque os que queriam matar o menino já morreram”. 21Levantando-se José, tomou o menino e a sua mãe e voltou para a terra de Israel (NAA).

(Mt 2.22-23) 22Porém, ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. E, tendo sido avisado por Deus em sonho, José foi para a região da Galileia (NAA). 23A família foi morar numa cidade chamada Nazaré, cumprindo-se, desse modo, o que os Profetas haviam dito, que Jesus seria chamado nazareno (NVT).

CIDADE DE NAZARÉ O Crescimento de Jesus

(Lc 2.39) 39Depois de terem feito tudo o que era exigido pela Lei do Senhor Kurios , voltaram para a sua própria cidade, Nazaré, na Galiléia (NVI).

(Lc 2.40) 40Ali o menino foi crescendo, saudável e forte. Era cheio de sabedoria, e o favor de Deus Theos estava sobre ele (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Arquelau é Deposto como Governador da Judeia e Copônio assume o seu lugar (Aproximadamente 6 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 541º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 69º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • César Augusto com 69 anos (1º Imperador Romano)
  • Tibério com 48 anos (2º Imperador Romano)
  • 34ª ano do reinado de César Augusto como Imperador de Roma
  • Herodes Filipe com 33 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Arquelau com 29 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 26 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 20 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 18 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 11 anos
  • Jesus com 10 anos
  • 10º e último ano do Governo de Herodes Arquelau sobre a Judeia
  • 10º ano do Governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 10º ano do Governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Início do Governo de Copônio como Procurador da Judeia

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Entre os Mestres da Lei aos Doze Anos (Aproximadamente 8 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 543º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 71º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • César Augusto com 71 anos (1º Imperador Romano)
  • Tibério com 50 anos (2º Imperador Romano)
  • 36ª ano do reinado de César Augusto como Imperador de Roma
  • Herodes Filipe com 35 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 28 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 22 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 20 anos (Procurador da Judeia)
  • João Batista com 13 anos
  • Jesus com 12 anos
  • 12º ano do Governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 12º ano do Governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • 2º ano Governo de Copônio como Procurador da Judeia

CIDADE DE JERUSALÉM

(Lc 2.41-42) 41Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém, para a Festa da Páscoa (NAA). 42Quando Jesus completou doze anos, foram à festa, como de costume.

(Lc 2.43-45) 43Terminada a celebração, partiram de volta para Nazaré, mas Jesus ficou para trás, em Jerusalém, sem que seus pais notassem sua falta. 44Pensaram que ele estivesse entre os demais viajantes, mas depois de caminharem um dia inteiro começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos (NVT). 45Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo (NVI).

(Lc 2.46-47) 46Por fim, depois de três dias, acharam Jesus no Templo, sentado entre os Mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas (NVT). 47Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas (NVI).

(Lc 2.48-51) 48Quando o viram, seus pais ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, procurando você por toda parte” (NVT). 49Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?” 50Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 51Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração (NVI).

(Lc 2.52) 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus Theos e dos homens (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.