• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 306

306º Dia – 2 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Continua com seus Ensinos (Aproximadamente 29 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

CIDADE DE JERUSALÉMA Pedra Angular

(Mt 21.42) 42Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram isto nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor Kurios , e é algo maravilhoso para nós’” (NVI).

(Mc 12.10-11) 10Vocês nunca leram nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram se tornou a pedra angular (NVT). 11Isto procede do Senhor Kurios e é maravilhoso aos nossos olhos?’” (NAA)

(Lc 20.17-18) 17Mas Jesus, com o olhar fixo neles, disse: “Que quer dizer então o que está escrito: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular?’ 18Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (NAA).

(Mt 21.44) 44Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (NVI).

(Mt 21.45-46) 45Quando os principais Sacerdotes e fariseus ouviram essa parábola, perceberam que eles eram os lavradores maus a que Jesus se referia (NVT), 46e, embora quisessem prendê-lo, tinham medo das multidões, porque estas o consideravam como Profeta (NAA).

(Lc 20.19) 19Naquela mesma hora, os escribas e os principais Sacerdotes procuravam prender Jesus, porque entenderam que ele havia contado essa parábola contra eles; mas temiam o povo (NAA).

(Mc 12.12) 12Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora (NVI).

A Parábola da Festa de Casamento

(Mt 22.1-4) 1Jesus lhes falou novamente por parábolas, dizendo: 2“O Reino dos Céus é como um rei que preparou um banquete de casamento para seu filho. 3Enviou seus servos aos que tinham sido convidados para o banquete, dizendo-lhes que viessem; mas eles não quiseram vir. 4De novo enviou outros servos e disse: ‘Digam aos que foram convidados que preparei meu banquete: meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Venham para o banquete de casamento!’(NVI)

(Mt 22.5-6) 5Mas os convidados não lhes deram atenção e foram embora: um para sua fazenda, outro para seus negócios. 6Outros, ainda, agarraram os mensageiros, os insultaram e os mataram” (NVT).

(Mt 22.7-9) 7O rei ficou furioso e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e incendiou a cidade deles (NAA). 8Disse a seus servos: ‘O banquete de casamento está pronto, e meus convidados não são dignos dessa honra (NVT). 9Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem’(NVI).

(Mt 22.10-14) 10Então os servos saíram para as ruas e reuniram todas as pessoas que puderam encontrar, gente boa e gente má, e a sala do banquete de casamento ficou cheia de convidados. 11Mas, quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. 12E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?’ O homem emudeceu (NVI). 13Então o rei ordenou aos serventes: ‘Amarrem os pés e as mãos dele e atirem-no para fora, nas trevas’; ali haverá choro e ranger de dentes. 14Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (NAA).

(Mt 22.15) 15Então os fariseus se retiraram e consultaram entre si como surpreenderiam Jesus em alguma palavra (NAA).

Dê a César o que é de César

(Mc 12.13) 13Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse (NVI).

(Lc 20.20-22) 20Esperando uma oportunidade, os líderes enviaram espiões que fingiam ser pessoas sinceras. Tentaram fazer Jesus dizer algo que pudesse ser relatado ao governador romano, de modo que ele fosse preso. 21Disseram: “Mestre, sabemos que o senhor fala e ensina o que é certo, não se deixa influenciar por outros e ensina o caminho de Deus Theos de acordo com a verdade. 22Então, diga-nos: ‘É certo pagar impostos a César ou não?’” (NVT)

(Mt 22.16-17) 16E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para lhe dizer: “Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e que ensina o caminho de Deus Theos de acordo com a verdade, sem se importar com a opinião dos outros, porque não olha para a aparência das pessoas (NAA). 17Agora, diga-nos o que o senhor pensa a respeito disto: ‘É certo pagar impostos a César ou não?’” (NVT)

(Mc 12.14) 14Chegando, disseram-lhe: “Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e não se importa com a opinião dos outros, porque não olha a aparência das pessoas, mas, segundo a verdade, ensina o caminho de Deus Theos ; é lícito pagar imposto a César ou não? Devemos ou não devemos pagar?” (NAA)

(Mt 22.18-21) 18Mas Jesus, percebendo a maldade deles, respondeu: “Hipócritas, por que vocês estão me pondo à prova? (NAA) 19Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Quando lhe deram uma moeda de prata, 20ele disse: “De quem são a imagem e o título nela gravados?” (NVT) 21Eles responderam: “De César”. Então Jesus lhes disse: “Deem, pois, a César o que é de César e a Deus Theos o que é de Deus Theos (NAA).

(Mc 12.15-17) 15Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: “Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver” (NTLH). 16Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?” “De César”, responderam eles (NVI). 17Então Jesus disse: “Deem a César o que é de César e a Deus Theos o que é de Deus Theos “. E muito se admiraram dele (NAA).

(Lc 20.23-26) 23Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse (NVI): 24“Mostrem-me uma moeda de prata. De quem são a imagem e o título nela gravados?”. “De César”, responderam (NVT). 25Pois deem a César o que é de César e a Deus Theos o que é de Deus Theos “. 26Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, admirados da sua resposta, calaram-se (NAA).

(Mt 22.22) 22Ouvindo isto, se admiraram e, deixando-o, foram embora (NAA).

ESTRADA ENTRE BETÂNIA E JERUSALÉMA Figueira Secou (11 de abril de 29 d.C. – 2ª Feira)

(Mc 11.20) 20Na manhã seguinte, quando os discípulos passaram pela figueira que Jesus tinha amaldiçoado, notaram que ela estava seca desde a raiz.

(Mt 21.20) 20Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: “Como a figueira secou tão depressa?” (NVI)

(Mc 11.21) 21Pedro se lembrou do que Jesus tinha dito à árvore e exclamou: “Veja, Rabi! A figueira que o senhor amaldiçoou secou!” (NVT)

(Mc 11.22-24) 22Ao que Jesus lhes disse: “Tenham fé em Deus Theos . 23Porque em verdade lhes digo que, se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e jogue-se no mar’, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês” (NAA).

(Mt 21.21-22) 21Ao que Jesus lhes disse: “Em verdade lhes digo que, se tiverem fé e não duvidarem, não somente farão o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se disserem a este monte: ‘Levante-se e jogue-se no mar’, assim será feito. 22E tudo o que pedirem em oração, crendo, vocês receberão” (NAA).

(Mc 11.25-26) 25Quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que seu Pai Patêr no céu também perdoe seus pecados (NVT). 26Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai Patêr que está nos céus não perdoará os seus pecados” (NVI).

CIDADE DE JERUSALÉMJesus e os Saduceus

(Mt 22.23-28) 23Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 24“Mestre, Moisés disse que, se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência (NVI). 25Numa família havia sete irmãos. O mais velho se casou e morreu sem deixar filhos, de modo que seu irmão se casou com a viúva. 26O segundo irmão também morreu, e o terceiro irmão se casou com ela. E assim por diante, até o sétimo irmão (NVT). 27Por fim, depois de todos, morreu também a mulher (NAA). 28Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?” (NVI)

(Mc 12.18-23) 18Depois vieram a Jesus alguns saduceus, líderes religiosos que afirmam não haver ressurreição dos mortos, e perguntaram: 19Mestre, Moisés nos deu uma lei segundo a qual se um homem morrer sem deixar filhos, o irmão dele deve se casar com a viúva e ter um filho que dará continuidade ao nome do irmão (NVT). 20Havia sete irmãos. O primeiro se casou e morreu sem deixar filhos; 21o segundo se casou com a viúva e morreu, também sem deixar descendência; e o terceiro, da mesma forma. 22E, assim, os sete não deixaram descendência. Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de qual deles ela será a esposa? Porque os sete se casaram com ela” (NAA).

(Lc 20.27-33) 27Então vieram a Jesus alguns saduceus, líderes religiosos que afirmam não haver ressurreição dos mortos (NVT), 28perguntaram a Jesus: “Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se um homem casado morrer sem deixar filhos, o irmão desse homem deve se casar com a viúva e gerar descendentes para o falecido (NAA). 29Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 30O segundo 31e o terceiro e depois também os outros casaram-se com ela; e morreram os sete sucessivamente, sem deixar filhos. 32Finalmente morreu também a mulher (NVI). 33Diga-nos, de quem ela será esposa na ressurreição? Afinal, os sete se casaram com ela” (NVT).

(Mt 22.29-30) 29Respondeu-lhes Jesus: “Vocês erram, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus Theos (ARA). 30Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu (NVI).

(Mc 12.24-25) 24Jesus respondeu: “O erro de vocês está em não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus Theos . 25Pois, quando os mortos ressuscitarem, não se casarão nem se darão em casamento. Nesse sentido, serão como os anjos do céu (NVT).

(Lc 20.34-36) 34Jesus respondeu: “Os filhos desta era casam-se e são dados em casamento (NVI), 35mas, na era futura, aqueles que forem considerados dignos de ser ressuscitados dos mortos não se casarão nem se darão em casamento, (NVT), 36e não podem mais morrer, pois são como os anjos. São filhos de Deus Theos , visto que são filhos da ressurreição” (NVI).

(Mt 22.31-32) 31“Quanto à ressurreição dos mortos, vocês nunca leram o que Deus Theos disse a vocês: 32‘Eu sou o Deus Theos de Abraão, o Deus Theos de Isaque e o Deus Theos de Jacó?’ Ele não é Deus Theos de mortos, e sim de vivos” (NAA).

(Mc 12.26-27) 26“Quanto aos mortos, que eles de fato ressuscitam, vocês nunca leram no Livro de Moisés, no trecho referente à sarça, como Deus Theos lhe falou: ‘Eu sou o Deus Theos de Abraão, o Deus Theos de Isaque e o Deus Theos de Jacó?’ 27Ele não é Deus Theos de mortos, e sim de vivos. Vocês estão completamente enganados” (NAA).

(Lc 20.37-38) 37“Agora, quanto a haver ressurreição dos mortos, o próprio Moisés provou isso quando escreveu a respeito do arbusto em chamas. Ele se referiu ao Senhor Kurios como ‘o Deus Theos de Abraão, o Deus Theos de Isaque e o Deus Theos de Jacó’. 38Portanto, ele é o Deus Theos dos vivos, e não dos mortos, pois para ele todos vivem” (NVT).

(Lc 20.39) 39Então alguns dos escribas disseram: “Boa resposta, Mestre!” (NAA)

(Mt 22.33) 33Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam da sua doutrina (NAA).

O Grande Mandamento

(Mt 22.34-40) 34Sabendo os fariseus que Jesus tinha calado os saduceus com essa resposta, reuniram-se novamente para interrogá-lo (NVT). 35E um deles, intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe: 36Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? 37Jesus respondeu: “Ame o Senhor Kurios , seu Deus Theos , de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. 38Este é o grande e primeiro mandamento. 39E o segundo, semelhante a este, é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo’ (NAA). 40Toda a Lei e todas as exigências dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos” (NVT).

(Mc 12.28-31) 28Um dos Mestres da Lei estava ali ouvindo a discussão. Ao perceber que Jesus tinha respondido bem, perguntou: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” 29Jesus respondeu: “O mandamento mais importante é este: ‘Ouça, ó Israel! O Senhor Kurios , nosso Deus Theos , é o único Senhor Kurios (NVT). 30Ame o Senhor Kurios , seu Deus Theos , de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força’ (NAA). 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes” (NVI).

(Mc 12.32-33) 32O Mestre da Lei respondeu: “Muito bem, Mestre. O senhor falou a verdade ao dizer que há só um Deus, e nenhum outro. 33E sei que é importante amá-lo de todo o meu coração, de todo o meu entendimento e de todas as minhas forças, e amar o meu próximo como a mim mesmo. É mais importante que oferecer todos os holocaustos e sacrifícios exigidos pela Lei” (NVT).

(Mc 12.34) 34Ao perceber quanto o homem compreendia, Jesus disse: “Você não está longe do Reino de Deus Theos “. Depois disso, ninguém se atreveu a lhe fazer mais perguntas (NVT).

(Lc 20.40) 40E não ousaram mais fazer perguntas a Jesus (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.