Bíblia Cronológica – Versões | Dia 311
311º Dia – 7 de Novembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
- Jesus com 33 anos
- 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 19 anos
- 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
CENÁCULO – Todos Irão Abandonar Jesus
(Jo 13.36-38) 36Simão Pedro perguntou a Jesus: “Para onde o Senhor Kurios vai?” Jesus respondeu: “Para onde eu vou você não poderá me seguir agora; mais tarde, porém, me seguirá”. 37Pedro disse: “ Senhor Kurios , por que não posso segui-lo agora? Darei a minha vida pelo senhor”. 38Jesus respondeu: “Você dará a sua vida por mim? Em verdade, em verdade lhe digo: antes que o galo cante, três vezes você me negará” (NAA).
(Mt 26.31-32) 31Então Jesus disse aos discípulos: “Esta noite serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: ‘Ferirei o Pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas’. 32Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vocês para a Galileia” (NAA).
(Mc 14.27-28) 27E disse-lhes Jesus: “Todos vocês esta noite se escandalizarão em mim, porque escrito está: ‘Ferirei o Pastor, e as ovelhas se dispersarão’ (ARC). 28Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia” (NVT).
(Mt 26.33) 33Mas Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: “Ainda que o senhor venha a ser um tropeço para todos, nunca o será para mim” (NAA).
(Mc 14.29) 29Pedro declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!” (NVI)
(Lc 22.31-33) 31Então o Senhor disse: “Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar cada um de vocês como trigo (NVT). 32Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E, quando você se converter, fortaleça os seus irmãos” (NVI). 33Porém Pedro respondeu: “Estou pronto para ir com o Senhor Kurios , tanto para a prisão como para a morte” (NAA).
(Mc 14.30) 30Mas Jesus lhe disse: “Em verdade lhe digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes” (NAA).
(Mt 26.34) 34Mas Jesus lhe disse: “Em verdade lhe digo que, nesta noite, antes que o galo cante, você me negará três vezes” (NAA).
(Lc 22.34) 34Mas Jesus lhe disse: “Eu lhe digo, Pedro, que hoje, antes que o galo cante, você negará três vezes que me conhece” (NAA).
(Mt 26.35) 35Pedro insistiu: “Ainda que me seja necessário morrer com o senhor, de modo nenhum o negarei”. E todos os discípulos disseram o mesmo (NAA).
(Mc 14.31) 31Pedro, no entanto, insistiu enfaticamente: “Mesmo que eu tenha de morrer ao seu lado, jamais o negarei!” E todos os outros discípulos disseram o mesmo (NVT).
O Caminho, a Verdade e a Vida
(Jo 14.1-4) 1“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus Theos ; creiam também em mim (NVI). 2Na Casa de meu Pai Patêr há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. 3E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também. 4E vocês conhecem o caminho para onde eu vou” (NAA).
(Jo 14.5-7) 5Então Tomé disse a Jesus: “Não sabemos para onde o Senhor Kurios vai. Como podemos saber o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai Patêr senão por mim (NAA). 7Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai Patêr . Já agora vocês o conhecem e o têm visto” (NVI).
(Jo 14.8-11) 8Filipe disse a Jesus: “ Senhor Kurios , mostre-nos o Pai Patêr , e isso nos basta”. 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai Patêr . Como é que você diz: ‘Mostre-nos o Pai Patêr ?’ (NAA) 10Você não crê que eu estou no Pai Patêr e o Pai Patêr está em mim? As palavras que eu digo não são minhas, mas de meu Pai Patêr , que permanece em mim e realiza suas obras por meu intermédio (NVT). 11Creiam que eu estou no Pai Patêr e que o Pai Patêr está em mim; creiam ao menos por causa das mesmas obras” (NAA).
(Jo 14.12-14) 12“Em verdade, em verdade lhes digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai Patêr . 13E tudo o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai Patêr seja glorificado no Filho. 14Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei” (NAA).
Jesus Promete o Espírito Santo
(Jo 14.15-18) 15“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (NVI). 16E eu pedirei ao Pai Patêr , e ele lhes dará outro Consolador Parakletos , a fim de que esteja com vocês para sempre: 17‘É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês’. 18Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês” (NAA).
(Jo 14.19-20) 19“Mais um pouco e o mundo não me verá mais; vocês, no entanto, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. 20Naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai Patêr , que vocês estão em mim e que eu estou em vocês” (NAA).
(Jo 14.21) 21“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai Patêr , e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (NAA).
(Jo 14.22-25) 22Então Judas, não o Iscariotes, disse a Jesus: “Por que razão o Senhor Kurios se manifestará a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai Patêr o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 24Quem não me ama não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês estão ouvindo não é minha, mas do Pai Patêr , que me enviou. 25Tenho dito isso enquanto ainda estou com vocês” (NAA).
(Jo 14.26) 26“Mas o Consolador Parakletos , o Espírito Santo, que o Pai Patêr enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse” (NAA).
(Jo 14.27-29) 27“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo (NVI). 28Vocês ouviram que eu disse: ‘Vou e volto para junto de vocês’. Se vocês me amassem, ficariam alegres com a minha ida para o Pai Patêr , porque o Pai Patêr é maior do que eu. 29Isso eu falei agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam” (NAA).
A Videira Verdadeira
(Jo 15.1-2) 1“Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai Patêr é o lavrador. 2Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda” (NAA).
(Jo 15.3-4) 3“Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado. 4Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim” (NAA).
(Jo 15.5-8) 5“Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada (NAA). 6Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido (NVI). 8Nisto é glorificado o meu Pai Patêr : ‘Que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos’” (NAA).
(Jo 15.9-11) 9“Como o Pai Patêr me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. 10Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai Patêr e no seu amor permaneço. 11Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa” (NAA).
Um Novo Mandamento
(Jo 13.34-35) 34“Eu lhes dou um novo mandamento: ‘Que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros’. 35Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros” (NAA).
(Jo 15.12-15) 12“Este é meu mandamento: ‘Amem uns aos outros como eu amo vocês’ (NVI). 13Ninguém tem amor maior do que este: ‘De alguém dar a própria vida pelos seus amigos’. 14Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno. 15Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai Patêr eu lhes dei a conhecer” (NAA).
(Jo 15.16-17) 16“Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai Patêr em meu nome, ele lhes conceda (NAA). 17Este é o meu mandamento: ‘Amem-se uns aos outros’” (NVI).
A Inimizade do Mundo
(Jo 15.18-19) 18“Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim (NAA). 19Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia” (NVI).
(Jo 15.20-22) 20“Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: ‘O servo não é maior do que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês. 21Tudo isso, porém, farão com vocês por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22Se eu não tivesse vindo e lhes falado, eles não teriam nenhum pecado; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado” (NAA).
(Jo 15.23-25) 23“Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai Patêr (NVI). 24Se eu não tivesse feito entre eles as obras que nenhum outro fez, eles não teriam nenhum pecado; mas, agora, não somente viram como também odiaram tanto a mim como o meu Pai Patêr . 25Isso, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na Lei deles: ‘Odiaram-me sem motivo’” (NAA).
(Jo 15.26-27) 26“Quando, porém, vier o Consolador Parakletos , que eu enviarei a vocês da parte do Pai Patêr , o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. 27E vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio” (NAA).
(Jo 16.1-3) 1“Falo essas coisas para que vocês não se escandalizem. 2Eles expulsarão vocês das sinagogas, e até chegará a hora em que todo aquele que os matar pensará que, com isso, está prestando culto a Deus Theos . 3Isso farão porque não conhecem o Pai Patêr nem a mim” (NAA).
O Agir do Espírito Santo
(Jo 16.4-7) 4“Estou dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei. Não disse isso a vocês no princípio, porque eu estava com vocês (NVI). 5Agora, porém, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta para onde vou (NVT). 6Pelo contrário, porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. 7Mas eu lhes digo a verdade: ‘É melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador Parakletos não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês’” (NAA).
(Jo 16.8-11) 8“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9do pecado, porque eles não creem em mim; 10da justiça, porque vou para o Pai Patêr , e vocês não me verão mais; 11do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” (NAA).
(Jo 16.12-15) 12“Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. 14Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês. 15Tudo o que o Pai Patêr tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai receber do que é meu e anunciar isso a vocês” (NAA).