• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 310

310º Dia – 6 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Continua com seus Ensinos (Aproximadamente 29 d.C. (14 de abril de 29 d.C. – Quinta-feira))

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

MONTE DAS OLIVEIRASOs Preparativos para a Páscoa

(Jo 13.1) 1Um pouco antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai Patêr , tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (NVI).

(Jo 2.23-25) 23Por causa dos sinais que Jesus realizou em Jerusalém durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele. 24Jesus, porém, não confiava neles, pois conhecia a todos (NVT). 25E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito das pessoas, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana (NAA).

(Lc 22.7-9) 7Chegou o dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que era necessário fazer o sacrifício do cordeiro pascal (NAA). 8Jesus mandou Pedro e João na frente e disse: “Vão e preparem a refeição da Páscoa, para que a comamos juntos” (NVT). 9Eles lhe perguntaram: “Onde o senhor quer que a preparemos?” (NAA)

(Mc 14.12) 12No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, quando o cordeiro pascal era sacrificado, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: “Onde quer que lhe preparemos a refeição da Páscoa?” (NVT)

(Mt 26.17) 17No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos vieram a Jesus e perguntaram: “Onde quer que preparemos a refeição da Páscoa?” (NVT)

(Lc 22.10-12) 10Jesus lhes explicou: “Ao entrar na cidade, vocês encontrarão um homem com um cântaro de água; sigam esse homem até a casa em que ele entrar 11e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: ‘Onde fica o aposento no qual comerei a Páscoa com os meus discípulos?’ (NAA) 12Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos” (NVI).

(Mc 14.13-15) 13Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no (NVI). 14Digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: ‘Onde fica o aposento no qual comerei a refeição da Páscoa com meus discípulos?’ (NVT) 15Ele mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós” (NVI).

(Mt 26.18) 18E ele lhes respondeu: “Vão até a cidade, procurem certo homem e digam: ‘O Mestre diz: ‘O meu tempo está próximo. É em sua casa que celebrarei a Páscoa com os meus discípulos’’” (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMOs Preparativos para a Páscoa

(Mc 14.16) 16Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa (NVI).

(Lc 22.13) 13Eles foram e encontraram tudo como Jesus tinha dito, e ali prepararam a refeição da Páscoa (NVT).

(Mt 26.19) 19E eles fizeram como Jesus lhes havia ordenado e prepararam a Páscoa (NAA).

CENÁCULOA Celebração da Páscoa (15 de abril de 29 d.C. – Sexta-Feira – às 18:00h)

(Mc 14.17) 17Ao cair da tarde, Jesus chegou com os Doze (NAA).

(Mt 26.20) 20Quando anoiteceu, Jesus e os Doze discípulos se sentaram para comer (NTLH).

(Jo 13.3) 3Jesus sabia que o Pai Patêr lhe dera autoridade sobre todas as coisas e que viera de Deus Theos e voltaria para Deus Theos (NVT).

Quem é o Maior?

(Lc 22.24-26) 24Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior (NVI). 25Jesus lhes disse: “Neste mundo, os reis e os grandes homens exercem poder sobre o povo e, no entanto, são chamados de seus benfeitores (NVT). 26Mas vocês não são assim; pelo contrário, o maior entre vocês seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve” (NAA).

(Lc 22.27) 27Pois qual é maior: ‘Aquele que está à mesa ou aquele que serve?’ Não é verdade que é aquele que está à mesa? Pois, no meio de vocês, eu sou como quem serve” (NAA).

Jesus Lava os Pés dos Discípulos

(Jo 13.4-5) 4Assim, levantou-se da mesa, tirou a capa e enrolou uma toalha na cintura (NVT). 5Depois, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés de seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura (NVT).

(Jo 13.6-11) 6Quando se aproximou de Simão Pedro, este lhe perguntou: “Vai lavar os meus pés, Senhor Kurios ?” 7Jesus respondeu: “O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois”. 8Então Pedro disse: “O senhor nunca lavará os meus pés!” Ao que Jesus respondeu: “Se eu não lavar, você não terá parte comigo”. 9Então Pedro lhe pediu: Senhor Kurios , não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça”. 10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar nada, a não ser os pés, pois, quanto ao mais, está todo limpo. E vocês estão limpos, mas não todos”. 11Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Nem todos estão limpos” (NAA).

(Jo 13.12-15) 12Depois de lhes ter lavado os pés, Jesus pôs de novo as suas vestimentas e, voltando à mesa, perguntou-lhes: “Vocês compreendem o que eu lhes fiz? 13Vocês me chamam de Mestre e de Senhor Kurios e fazem bem, porque eu o sou. 14Ora, se eu, sendo Senhor Kurios e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. 15Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também” (NAA).

(Jo 13.16-17) 16Em verdade, em verdade lhes digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. 17Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem” (NAA).

(Lc 22.28-30) 28Vocês são os que têm permanecido comigo nas minhas tentações. 29E eu confio a vocês um Reino, assim como o meu Pai Patêr confiou a mim (NAA), 30para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel” (NVI).

(Jo 13.18-20) 18Não falo a respeito de todos vocês, pois eu conheço aqueles que escolhi. Mas é para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar’. 19Desde já lhes digo isso, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou. 20Em verdade, em verdade lhes digo: ‘Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim; e quem recebe a mim recebe aquele que me enviou’” (NAA).

Instituição da Ceia do Senhor

(Lc 22.14-16) 14Chegada a hora, Jesus se pôs à mesa, e os Apóstolos estavam com ele. 15Então Jesus lhes disse: “Tenho desejado ansiosamente comer esta Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento. 16Pois eu lhes digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no Reino de Deus Theos (NAA).

(Mt 26.26) 26Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, e, abençoando-o, o partiu e deu aos discípulos, dizendo: “Tomem, comam; isto é o meu corpo” (NAA).

(Mc 14.22) 22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou. Em seguida, partiu-o em pedaços e deu aos discípulos, dizendo: “Tomem, porque este é o meu corpo” (NVT).

(Lc 22.19) 19E, pegando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim” (NAA).

(Lc 22.17) 17E, pegando um cálice, depois de ter dado graças, disse: “Peguem e repartam entre vocês” (NAA).

(Lc 22.20) 20Do mesmo modo, depois da ceia, pegou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado por vocês” (NAA).

(Mc 14.23-24) 23A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele (NAA). 24Então Jesus disse: “Este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício por muitos” (NVT).

(Mt 26.27-28) 27Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês (NVI). 28Porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (NAA).

(Mc 14.25) 25Em verdade lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo, no Reino de Deus Theos (NAA).

(Mt 26.29) 29E digo a vocês que, desta hora em diante, nunca mais beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que beberei com vocês o vinho novo, no Reino de meu Pai Patêr (NAA).

(Lc 22.18) 18Pois eu digo a vocês que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus Theos (NAA).

(Jo 13.2) 2Estava sendo servido o jantar, e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus (NVI).

A Revelação da Traição

(Jo 13.21) 21Depois de dizer isso, Jesus se angustiou em espírito e afirmou: “Em verdade, em verdade lhes digo que um de vocês vai me trair” (NAA).

(Mt 26.21) 21E, enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade lhes digo que um de vocês vai me trair” (NAA).

(Mc 14.18) 18Quando estavam à mesa e comiam, Jesus disse: “Em verdade lhes digo que um de vocês, o que come comigo, vai me trair” (NAA).

(Lc 22.21) 21Mas aqui, partilhando da mesa conosco, está o homem que vai me trair” (NVT).

(Lc 22.23) 23Os discípulos perguntavam uns aos outros qual deles faria uma coisa dessas (NVT).

(Mt 26.22) 22E eles, muito entristecidos, começaram um por um a perguntar-lhe: “Por acaso seria eu, Senhor Kurios ?” (NAA)

(Mc 14.19) 19E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe, um após outro: “Porventura, sou eu?” (ARA)

(Mt 26.23) 23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu” (NTLH).

(Mc 14.20) 20Afirmou Jesus: “É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato” (NVI).

(Jo 13.22-25) 22Os discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia (NVT). 23Ao lado de Jesus estava reclinado um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava. 24Simão Pedro fez um sinal a esse, para que perguntasse a quem Jesus se referia (NAA). 25Inclinando-se esse discípulo para Jesus, perguntou-lhe: Senhor Kurios , quem é?” (NVI)

(Jo 13.26) 26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão que molhei na tigela”. E, depois de molhar o pedaço de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes (NVT).

(Mt 26.25) 25Então, Judas, que o traía, perguntou: “Acaso, sou eu, Mestre?” Respondeu-lhe Jesus: “Você o disse” (ARA).

(Jo 13.27) 27E, depois que Judas recebeu o pedaço de pão, imediatamente Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas: “O que você pretende fazer, faça-o depressa” (NAA).

(Jo 13.28-30) 28Nenhum dos que estavam à mesa entendeu por que Jesus tinha dito isso (NAA). 29Visto que Judas era o encarregado do dinheiro, alguns pensaram que Jesus estava lhe dizendo que comprasse o necessário para a Festa, ou que desse algo aos pobres. 30Assim que comeu o pão, Judas saiu. E era noite (NVI).

(Jo 13.31-32) 31Assim que Judas saiu, Jesus disse: “Chegou a hora de o Filho do Homem ser glorificado e, por causa dele, Deus Theos será glorificado (NVT). 32Se Deus Theos foi glorificado nele, também Deus Theos o glorificará nele mesmo; e ele o glorificará imediatamente” (NAA).

(Lc 22.22) 22Pois o Filho do Homem vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por quem ele está sendo traído!” (NAA)

(Mt 26.24) 24O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor seria para ele se nunca tivesse nascido!” (NAA)

(Mc 14.21) 21Pois o Filho do Homem deve morrer, como as Escrituras declararam há muito tempo. Mas que terrível será para aquele que o trair! Para esse homem seria melhor não ter nascido” (NVT).

(Jo 13.33) 33Filhinhos, ainda por um pouco estou com vocês. Vocês vão me procurar, mas o que eu disse aos judeus também agora digo a vocês: ‘Para onde eu vou vocês não podem ir’” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.