• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 310

310º Dia – 6 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

MONTE DAS OLIVEIRASPerseguição aos Discípulos

(Lc 21.12-13) 12Antes, porém, de todas estas coisas, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues às sinagogas e lançados nas prisões; serão levados à presença de reis e de governadores, por causa do meu nome (NAA). 13Essa, contudo, será sua oportunidade de lhes falar sobre mim” (NVT).

(Mt 24.9) 9Vocês serão entregues para serem maltratados e eles os matarão. Vocês serão odiados por todas as nações por causa do meu nome” (NAA).

(Lc 21.16) 16Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte” (NVI).

(Mc 13.12-13) 12Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai entregará o filho. Haverá filhos que se levantarão contra os seus pais e os matarão. 13Todos odiarão vocês por causa do meu nome; aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo” (NAA).

(Lc 21.17-19) 17Todos odiarão vocês por causa do meu nome. 18Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá (NVI). 19É pela perseverança que vocês ganharão a sua alma” (NAA).

(Lc 21.14-15) 14Mais uma vez lhes digo que não se preocupem com o modo como responderão às acusações contra vocês, 15pois eu lhes darei as palavras certas e tanta sabedoria que seus adversários não serão capazes de responder nem contradizer” (NVT).

(Mc 13.11) 11Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão somente o que for dado a vocês naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo (NVI).

(Mc 13.9) 9Estejam de sobreaviso, porque as pessoas os entregarão aos tribunais e às sinagogas. Vocês serão açoitados e, por minha causa, serão levados à presença de governadores e reis, para lhes servir de testemunho” (NAA).

A Lição da Figueira

(Lc 21.29-33) 29Ele lhes contou esta parábola: “Observem a figueira e todas as árvores. 30Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. 31Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo. 32Eu asseguro a vocês que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam (NVI). 33Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (NAA).

(Mt 24.32-35) 32Aprendam a parábola da figueira: ‘Quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, vocês sabem que o verão está próximo’ (NAA). 33Da mesma forma, quando virem todas essas coisas, saberão que o tempo está muito próximo, à porta. 34Eu lhes digo a verdade: ‘Esta geração certamente não passará até que todas essas coisas tenham acontecido’ (NVT). 35Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (NAA).

(Mc 13.28-31) 28Aprendam a lição da figueira: ‘Quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo’ (NVI). 29Assim, também vocês, quando virem acontecer essas coisas, saibam que está próximo, às portas. 30Em verdade lhes digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. 31Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (NAA).

O Final dos Tempos

(Mc 13.5-6) 5Então Jesus começou a dizer-lhes: “Tenham cuidado para que ninguém os engane. 6Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e enganarão a muitos” (NAA).

(Mt 24.4-5) 4E Jesus respondeu: “Tenham cuidado para que ninguém os engane (NAA). 5Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos” (NVI).

(Lc 21.8) 8Jesus respondeu: “Tenham cuidado para não serem enganados. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E também: ‘Chegou a hora!’ Porém não vão atrás deles” (NAA).

(Mc 13.21-23) 21Então, se alguém disser a vocês: ‘Olhem! Aqui está o Cristo!’ ou: ‘Olhem! Ali está ele!’, não acreditem. 22Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. 23Estejam de sobreaviso; tudo isso tenho predito a vocês” (NAA).

(Mt 24.23-26) 23Se, então, alguém disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’, não acreditem (NVI). 24Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. 25Vejam que eu os avisei antecipadamente. 26Assim, se alguém disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem” (NVI).

Guerras e Cataclismas

(Lc 21.9-11) 9Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem assustados; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo”. 10Então Jesus lhes disse: “Nação se levantará contra nação, e reino, contra reino. 11Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu” (NAA).

(Mt 24.6-8) 6Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. 7Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares (NVI). 8Porém todas essas coisas são o princípio das dores” (NAA).

(Mc 13.7-8) 7Quando ouvirem falar de guerras e rumores de guerras, não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim (NVI). 8Porque nação se levantará contra nação, e reino, contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Essas coisas são o princípio das dores” (NAA).

Enfraquecimento da Fé

(Mt 24.10-13) 10Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, 11e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos (NVI). 12E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos se esfriará (NAA), 13mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (NVI).

A Pregação do Evangelho em Todo Mundo

(Mc 13.10) 10E é necessário que antes o Evangelho seja pregado a todas as nações” (NVI).

(Mt 24.14) 14E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (NVI).

O Arrebatamento

(Mt 24.27-28) 27Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. 28Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres” (NVI).

(Mc 13.32) 32“Contudo, ninguém sabe o dia nem a hora em que essas coisas acontecerão, nem mesmo os anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai sabe” (NVT).

(Mt 24.36-41) 36Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai (NVI). 37Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem (NAA). 38Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; 39e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do Homem (NVI). 40Então dois estarão no campo: um será levado, e o outro será deixado; 41duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada, e a outra será deixada” (NAA).

A 2ª Vinda de Jesus

(Mt 24.29-31) 29Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados’. 30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. 31E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (NVI).

(Mc 13.24-27) 24Mas, naqueles dias, após aquela tribulação, ‘o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; 25as estrelas cairão do céu e os poderes celestes serão abalados’ (NVI). 26Então todos verão o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória (NVT). 27E ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu” (NVI).

(Lc 21.25-27) 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, as nações ficarão angustiadas, perplexas com o rugir dos mares e a agitação das ondas. 26As pessoas ficarão aterrorizadas diante do que estará prestes a acontecer na terra, pois os poderes dos céus serão abalados. 27Então todos verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória” (NVT).

(Lc 21.28)  28“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, levantem-se e fiquem de cabeça erguida, porque a redenção de vocês se aproxima” (NAA).

A Necessidade de Constante Vigilância

(Mc 13.33-37) 33Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo (NVI). 34É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie.  35Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã (NAA); 36se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! 37O que digo a vocês, digo a todos: Vigiem!” (NVI)

(Mt 24.42-44) 42Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês (NAA). 43Entendam isto: ‘Se o dono da casa soubesse exatamente a que horas viria o ladrão, ficaria atento e não permitiria que a casa fosse arrombada’ (NVT). 44Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora em que vocês menos esperam” (NVI).

(Lc 21.34-35) 34Tenham cuidado! Não deixem seu coração se entorpecer com farras e bebedeiras, nem com as preocupações desta vida. Não deixem que esse dia os pegue desprevenidos, 35como uma armadilha. Pois esse dia virá sobre todos que vivem na terra” (NVT).

(Mt 24.45-51) 45Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor deixou encarregado dos demais servos, para lhes dar o sustento a seu tempo? 46Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim (NAA). 47Eu lhes digo a verdade: ‘Ele colocará todos os seus bens sob os cuidados desse servo’ (NVT). 48Mas o que acontecerá se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: ‘Meu senhor demora para vir’ (NAA); 49e começar a espancar os outros servos, a comer e a beber e se embriagar? 50O senhor desse servo voltará em dia que não se espera e em hora que não se conhece (NVT), 51ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes” (NVI).

(Lc 21.36) 36Estejam sempre atentos e orem para serem considerados dignos de escapar dos horrores que sucederão e de estar em pé na presença do Filho do Homem” (NVT).

A Parábola das Dez Virgens

(Mt 25.1-5) 1“Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, pegando as suas lamparinas, saíram a encontrar-se com o noivo (NAA). 2Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes (NVI). 3As cinco insensatas não levaram óleo suficiente para as lamparinas (NVT), 4mas as prudentes, além das lamparinas, levaram óleo nas vasilhas. 5E, como o noivo estava demorando, todas ficaram sonolentas e adormeceram” (NAA).

(Mt 25.6-7) 6“À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’ (NVI) 7Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lamparinas” (NAA).

(Mt 25.8-10) 8Então as cinco insensatas pediram às outras: ‘Por favor, deem-nos um pouco de óleo, pois nossas lamparinas estão se apagando’. 9As outras, porém, responderam: ‘Não temos o suficiente para todas. Vão e comprem óleo para vocês’ (NVT). 10E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada” (NVI).

(Mt 25.11-13) 11Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’ (NVI) 12Mas o noivo respondeu: ‘Em verdade lhes digo que não as conheço’. 13Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.