• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 320

320º Dia – 16 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

REGIÃO DA GALILÉIAJesus e Simão Pedro

(Jo 21.15-17) 15Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente os meus cordeiros”. 16Jesus perguntou pela segunda vez: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, o Senhor sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: “O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo”. Jesus lhe disse: “Apascente as minhas ovelhas” (NAA).

(Jo 21.18-19) 18Digo a verdade: ‘Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas, quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir’” (NVI). 19Jesus disse isso para significar com que tipo de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de falar assim, Jesus acrescentou: “Siga-me” (NAA).

Jesus e o Apóstolo Amado

(Jo 21.20-22) 20Então Pedro, voltando-se, viu que o discípulo a quem Jesus amava vinha seguindo; era o mesmo que na ceia havia se reclinado sobre o peito de Jesus para perguntar: “Senhor, quem é o traidor?” 21Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a este?” (NAA) 22Respondeu Jesus: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que importa? Quanto a você, siga-me!” (NVI)

(Jo 21.23-24) 23Foi por isso que se espalhou entre os irmãos o rumor de que aquele discípulo não iria morrer. Mas Jesus não disse que ele não iria morrer; apenas disse: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro (NVI).

MONTE DAS OLIVEIRASA Grande Comissão

(At 1.3) 3Depois de ter padecido, Jesus se apresentou vivo a seus apóstolos, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus (NAA).

(Lc 24.44-47) 44Em seguida, disse: “Enquanto ainda estava com vocês, eu lhes falei que devia se cumprir tudo que a lei de Moisés, os profetas e os salmos diziam a meu respeito” (NVT). 45Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras (NAA). 46E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” (NVI).

(Mt 28.18-20) 18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (NAA).

(Mc 16.15-16) 15E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. 16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (NVI).

(Mc 16.17-18) 17Os seguintes sinais acompanharão aqueles que crerem: ‘Em meu nome expulsarão demônios, falarão em novas línguas (NVT), 18pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados” (NVI).

(At 1.6-8) 6Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: “Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel?” 7Jesus respondeu: “Não cabe a vocês conhecerem tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. 8Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra” (NAA).

(At 1.4-5) 4E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: “Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim. 5Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias” (NAA).

(Lc 24.48-49) 48Vocês são testemunhas destas coisas. 49Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” (NAA).

A Ascensão de Jesus aos Céus

(Lc 24.50) 50Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou (NVI).

(At 1.9) 9Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos (NAA).

(Lc 24.51) 51Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu (NVI).

(At 1.10-11) 10E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles 11e lhes disseram: “Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir” (NAA).

(Mc 16.19) 19Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus (NVI).

CIDADE DE JERUSALÉMAguardando a Promessa do Pai

(At 1.12) 12Então os apóstolos voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. A distância até a cidade é de cerca de um quilômetro (NAA).

(Lc 24.52) 52Então eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém cheios de alegria (NAA).

(Lc 24.53) 53E permaneciam constantemente no Templo, louvando a Deus (NVI).

Registros dos Milagres de Jesus

(Mc 16.20) 20Os discípulos foram a toda parte e anunciavam a mensagem, e o Senhor cooperava com eles, confirmando-a com muitos sinais (NVT).

(Jo 21.25) 25Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos (NAA).

(Jo 20.30-31) 30Na verdade, Jesus fez diante dos seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome (NAA).

Nova Pesquisa de Lucas à Teófilo

(At 1.1-2) 1Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar (NAA) 2até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido (NVI).

Reuniões de Oração

(At 1.13-14) 13Quando chegaram, subiram à sala no andar superior da casa onde estavam hospedados. Estavam ali Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago (NVT). 14Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele (NVI).

A Escolha de um Novo Apóstolo

(At 1.15-19) 15Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos, que formavam um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas, e disse: 16Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, a respeito de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Ele era um dos nossos e teve parte neste ministério (NAA). 18Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram (ARA). 19Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso, de modo que, na língua deles, esse campo passou a chamar-se Aceldama, isto é, Campo de Sangue” (NVI).

(At 1.20-23) 20“Porque”, prosseguiu Pedro, “está escrito no Livro de Salmos: ‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’. 21Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, 22desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”. 23Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias (NVI).

(At 1.24-26) 24Depois oraram: “Senhor, o Senhor conhece o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tem escolhido 25para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”. 26Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze apóstolos (NVI).

O Descer do Espírito Santo

(At 2.1-4) 1Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar (NVI). 2De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados (NAA). 3Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava (NVT).

(At 2.5-6) 5Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo (NVI). 6Quando ouviram o som das vozes, vieram correndo e ficaram espantados, pois cada um deles ouvia em seu próprio idioma (NVT).

(At 2.7-11) 7Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? 8Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? (NVI) 9Estão aqui partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da província da Ásia (NVT), 10Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma (NVI), 11tanto judeus como convertidos ao judaísmo, cretenses e árabes, e todos nós ouvimos estas pessoas falarem em nossa própria língua sobre as coisas maravilhosas que Deus fez!” (NVT)

(At 2.12-13) 12Todos, atônitos e perplexos, perguntavam uns aos outros: “O que será que isso quer dizer?” (NAA) 13Outros, porém, zombavam e diziam: “Eles estão bêbados!” (NVT)

O Sermão de Pedro

(At 2.14-15) 14Então Pedro se levantou, junto com os onze, e, erguendo a voz, dirigiu-se à multidão nestes termos: “Homens da Judéia e todos vocês que moram em Jerusalém, tomem conhecimento disto e prestem atenção no que vou dizer (NAA). 15Estas pessoas não estão bêbadas, como alguns de vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã” (NVT).

(At 2.16-21) 16“Mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel: 17‘E acontecerá nos últimos dias’, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão. 18Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. 19Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. 20O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. 21E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’(NAA).

(At 2.22-24) 22Israelitas, escutem o que vou dizer: ‘Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem (NAA), 23este homem foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz (NVI). 24Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse’” (NVI).

(At 2.25-28) 25A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado (NVI). 26Não é de admirar que meu coração esteja alegre e que minha língua o louve; meu corpo repousa em esperança. 27Pois o Senhor não deixará minha alma entre os mortos, nem permitirá que o teu Santo apodreça no túmulo. 28O Senhor me mostrou o caminho da vida, e me encherá com a alegria de tua presença’(NVT).

(At 2.29-31) 29Irmãos, permitam-me dizer com toda convicção que o patriarca Davi não estava se referindo a si mesmo, pois ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo ainda está aqui, entre nós. 30Mas ele era profeta e sabia que Deus havia prometido sob juramento que um de seus descendentes se sentaria em seu trono. 31Davi estava olhando para o futuro e falando da ressurreição do Cristo, que não foi deixado entre os mortos nem seu corpo apodreceu no túmulo” (NVT).

(At 2.32-35) 32Foi esse Jesus que Deus ressuscitou, e todos nós somos testemunhas disso. 33Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje (NVT). 34Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Sente-se à minha direita 35até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’’(NVI).

(At 2.36) 36Portanto, saibam com certeza todos em Israel que a esse Jesus, que vocês crucificaram, Deus fez Senhor e Cristo!” (NVT)

(At 2.37-39) 37Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” (NVI) 38Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo (NAA). 39Essa promessa é para vocês, para seus filhos e para os que estão longe, isto é, para todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus” (NVT).

(At 2.40-41) 40Pedro continuou a pregar, advertindo com insistência a seus ouvintes: “Salvem-se desta geração corrompida!” (NVT) 41Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas (NAA).

2 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 320”

  1. Mara Almeida disse:

    Caí de paraquedas no seu post e não consegui parar de ler! Já salvei seu site nos favoritos para consultar depois,valeu por criar um recurso tão top! ^^

    1. Opa. Valeu pelas palavras. Deus abençoe e divulgue para o máximo de pessoas. Pra 2024, vai haver mais melhorias. Aguarde!!! Um grande abraço e Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.