• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 331

27 de Novembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: CIDADE DE ÉFESOA 1ª CARTA AOS CORÍNTIOS (Aproximadamente 56 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 99º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 46 anos
  • 27º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 4º ano de Marco Antônio Félix (Antonius Felix) como procurador da Judeia
  • 2º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano

Saudação

(1Co 1.1-3) 1Eu, Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus Theos , escrevo esta carta, com nosso irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus Theos em Corinto, àqueles que ele santificou por meio de Cristo Jesus. Vocês foram chamados por Deus para ser seu povo santo junto com todos que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos , Senhor deles e nosso (NVT). 3Que a graça e a paz de Deus Theos , nosso Pai Patêr , e do Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos estejam com vocês (NAA).

Ações de Graças

(1Co 1.4-7) 4Sempre dou graças ao meu Deus Theos por vocês, por causa da graça de Deus que foi dada a vocês em Cristo Jesus (NAA). 5Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento (NVI), 6assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vocês, 7de maneira que não lhes falta nenhum dom, enquanto aguardam a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos (NAA).

(1Co 1.8-9) 8Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos . 9Fiel é Deus Theos , o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor Kurios (NVI).

Proclamando Cristo Crucificado

(1Co 2.1-5) 1Irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus Theos , não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria (NAA). 2Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado (NVI). 3E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vocês. 4A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus Theos (NAA).

Sabedoria do Espírito

(1Co 2.6-7) 6No entanto, transmitimos sabedoria entre os que são maduros. Não, porém, a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos desta época, que são reduzidos a nada (NAA). 7Pelo contrário, a sabedoria a que nos referimos é o mistério de Deus Theos , seu plano antes secreto e oculto, embora ele o tenha elaborado para nossa glória antes do começo do mundo (NVT).

(1Co 2.8-10) 8Os governantes desta era, por sua vez, não a entenderam, pois se a houvessem entendido não teriam crucificado o Senhor Kurios da glória (NVT). 9Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus Theos tem preparado para aqueles que o amam”. 10 Deus Theos , porém, revelou isso a nós por meio do Espírito. Porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus Theos (NAA).

(1Co 2.11-13) 11Pois quem conhece as coisas do ser humano, a não ser o próprio espírito humano, que nele está? Assim, ninguém conhece as coisas de Deus Theos , a não ser o Espírito de Deus Theos . 12E nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus Theos , para que conheçamos o que por Deus Theos nos foi dado gratuitamente. 13Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais (NAA).

(1Co 2.14-16) 14Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus Theos , porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. 16Pois quem conheceu a mente do Senhor Kurios , para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo (NAA).

Divisões na Igreja

(1Co 1.10) 10Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

(1Co 1.11-13) 11Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês (NVI). 12Refiro-me ao fato de cada um de vocês dizer: “Eu sou de Paulo”, “Eu sou de Apolo”, “Eu sou de Cefas”, “Eu sou de Cristo”. 13Será que Cristo está dividido? Será que Paulo foi crucificado por vocês ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo? (NAA)

(1Co 1.14-17) 14Dou graças a Deus Theos por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio, 15para que ninguém diga que vocês foram batizados em meu nome (NAA). 16Sim, também batizei a família de Estéfanas, mas não me lembro de ter batizado mais ninguém. 17Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar as boas-novas, e não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não perca seu poder (NVT).

Cristo é a Sabedoria e Poder de Deus

(1Co 1.18-23) 18Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus Theos . 19Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste mundo? Não é fato que Deus Theos tornou louca a sabedoria deste mundo? 21Visto que, na sabedoria de Deus Theos , o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus Theos achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação (NAA). 22Pois os judeus pedem sinais, e os gentios buscam sabedoria (NVT), 23mas nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios (NAA).

(1Co 1.24-25) 24Mas, para os que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, Cristo é o poder de Deus Theos e a sabedoria de Deus Theos (NVT). 25Porque a loucura de Deus Theos é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus Theos é mais forte do que a força humana (NAA).

(1Co 1.26-31) 26Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. 27Mas Deus Theos escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte (NVI). 28E Deus Theos escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, 29a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus Theos . 30Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus Theos , sabedoria, justiça, santificação e redenção, 31para que, como está escrito, “aquele que se gloria, glorie-se no Senhor Kurios (NAA).

(1Co 3.1-3) 1Eu, porém, irmãos, não pude falar a vocês como a pessoas espirituais, e sim como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. 2Eu lhes dei leite para beber; não pude alimentá-los com comida sólida, porque vocês ainda não podiam suportar. Nem ainda agora podem, porque vocês ainda são carnais. 3Porque, se há ciúmes e brigas entre vocês, será que isso não mostra que são carnais e andam segundo os padrões humanos? (NAA)

(1Co 3.4-9) 4Pois, quando alguém diz: “Eu sou de Paulo” e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos? 5Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o Ministério que o Senhor Kurios atribuiu a cada um (NVI). 6Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus Theos (NAA), 7de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus Theos , que efetua o crescimento. 8O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho (NVI). 9Porque nós somos cooperadores de Deus Theos , e vocês são lavoura de Deus Theos e edifício de Deus Theos (NAA).

(1Co 3.10-13) 10Conforme a graça de Deus Theos que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. 11Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo (NVI). 12E, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, 13a obra de cada um se tornará manifesta, pois o Dia a demonstrará. Porque será revelada pelo fogo, e o fogo provará qual é a obra de cada um (NAA).

(1Co 3.14-15) 14Se aquilo que alguém edificou sobre o fundamento permanecer, esse receberá recompensa (NAA). 15Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo (NVI).

Somos Templo do Espírito Santo

(1Co 3.16-17) 16Vocês não entendem que são o Templo de Deus Theos e que o Espírito de Deus Theos habita em vocês? (NVT) 17Se alguém destruir o Santuário de Deus Theos , Deus Theos o destruirá; pois o Santuário de Deus Theos , que são vocês, é sagrado (NVI).

(1Co 3.18-20) 18Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês, pensa que é sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus Theos . Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na própria astúcia deles”. 20E também: “O Senhor Kurios conhece os pensamentos dos sábios, e sabe que são pensamentos vãos” (NAA).

(1Co 3.21-23) 21Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês (NVI), 22seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é de vocês, 23e vocês são de Cristo, e Cristo é de Deus Theos (NAA).

O Ministério dos Apóstolos

(1Co 4.1-2) 1Portanto, devemos ser considerados simples servos de Cristo, encarregados de explicar os mistérios de Deus Theos (NVT). 2O que se requer desses encarregados é que sejam fiéis (NVI).

(1Co 4.3-4) 3Quanto a mim, pouco importa como sou avaliado por vocês ou por qualquer autoridade humana. Na verdade, nem minha própria avaliação é importante. 4Minha consciência está limpa, mas isso não prova que estou certo. O Senhor Kurios é quem me avaliará e decidirá (NVT).

(1Co 4.5) 5Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor Kurios venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus Theos a sua aprovação (NVI).

(1Co 4.6-7) 6Meus irmãos, apliquei estas coisas figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por causa de vocês, para que por nosso exemplo vocês aprendam isto: “Não ultrapassem o que está escrito”, para que ninguém se encha de orgulho a favor de um em prejuízo de outro (NAA). 7Pois que direito vocês têm de julgar desse modo? O que vocês têm que Deus não lhes tenha dado? E, se tudo que temos vem de Deus, por que nos orgulharmos como se não fosse uma dádiva? (NVT)

A Liberdade e os Direitos do Apóstolo Paulo

(1Co 9.1-2) 1Será que eu não sou um homem livre? Por acaso não sou um apóstolo? Será que eu não vi Jesus, o nosso Senhor Kurios ? Por acaso vocês não são o resultado do trabalho que faço para o Senhor Kurios ? (NTLH) 2Se não sou apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Porque vocês são o selo do meu apostolado no Senhor Kurios (NAA).

(1Co 9.3-6) 3Esta é minha resposta aos que questionam minha autoridade. 4Acaso não temos o direito de receber comida e bebida por nosso trabalho? (NVT) 5Será que não temos o direito de levar conosco uma esposa crente, como fazem os demais Apóstolos, os irmãos do Senhor Kurios e Cefas? (NAA) 6Ou será que só Barnabé e eu precisamos trabalhar para nos sustentarmos? (NVT)

(1Co 9.7-10) 7Que soldado precisa pagar pelas próprias despesas? Que agricultor planta uma videira e não tem direito de comer de seus frutos? Que pastor cuida de um rebanho e não tem permissão de tomar de seu leite? 8Será que expresso apenas uma opinião humana ou a Lei diz o mesmo? (NVT) 9Pois está escrito na Lei de Moisés: “Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal”. Por acaso é com bois que Deus Theos está preocupado? 10Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque “o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita” (NVI).

(1Co 9.11-12) 11Se nós semeamos entre vocês as coisas espirituais, será muito recolhermos de vocês bens materiais? 12Se outros participam desse direito sobre vocês, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não fizemos uso desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao Evangelho de Cristo (NAA).

(1Co 9.13-14) 13Vocês não sabem que os que prestam serviços sagrados se alimentam do próprio Templo e que os que servem ao altar participam do que é oferecido sobre o altar? 14Assim também o Senhor Kurios ordenou aos que pregam o Evangelho que vivam do Evangelho (NAA).

(1Co 9.15) 15Eu, porém, não tenho feito uso de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo. Preferiria morrer a deixar que alguém me tire esta glória (NAA).

(1Co 9.16-18) 16Contudo, quando prego o Evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o Evangelho! (NVI) 17Se o fizesse por minha própria iniciativa, mereceria pagamento. Mas não tenho escolha, pois Deus me confiou essa responsabilidade. 18Qual é, então, minha recompensa? É a oportunidade de anunciar as boas-novas sem cobrar nada de ninguém, de modo a não desfrutar os direitos que tenho por anunciar as boas-novas (NVT).

(1Co 9.19-23) 19Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. 20Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da Lei, tornei-me como se estivesse sujeito à Lei, (embora eu mesmo não esteja debaixo da Lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da Lei (NVI). 21Aos sem Lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem Lei para com Deus Theos , mas debaixo da Lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da Lei. 22Fiz-me fraco para com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, a fim de, por todos os modos, salvar alguns. 23Tudo faço por causa do Evangelho, para ser também participante dele (NAA).

(1Co 9.24-27) 24Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio (NAA). 25Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre (NVI). 26Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.