Bíblia Cronológica – Versões | Dia 341

7 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 101º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 48 anos
- 29º ano após a Ressurreição de Jesus
- 6º ano de Marco Antônio Félix (Antonius Felix) como procurador da Judeia
- 4º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
CIDADE DE CORINTO– O Mistério da Salvação de Israel
(Rm 11.25-27) 25Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios. 26E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade. 27E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados” (NVI).
(Rm 11.28-29) 28Quanto ao Evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas, quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas, 29pois os dons e o chamado de Deus Theos são irrevogáveis (NVI).
(Rm 11.30-32) 30Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus Theos , mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, 31assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus Theos para com vocês (NVI). 32Pois Deus Theos colocou a todos debaixo da desobediência para que de todos tivesse misericórdia (NVT).
Doxologia
(Rm 11.33-36) 33Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus Theos ! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! 34Quem conheceu a mente do Senhor Kurios ? Ou quem foi seu conselheiro? 35Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? 36Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém! (NVI)
Uma Vida de Sacrifício
(Rm 12.1-2) 1Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus Theos que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus Theos ; este é o culto racional de vocês (NVI). 2E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus Theos (ARA).
Presentes da Graça
(Rm 12.3-5) 3Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus Theos repartiu a cada um. 4Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 5assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros (NAA).
(Rm 12.6-8) 6Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. Portanto, se você tiver a capacidade de profetizar, faça-o de acordo com a proporção de fé que recebeu. 7Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. 8Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as. Se for o dom de contribuir, dê com generosidade. Se for o de exercer liderança, lidere de forma responsável. E, se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria (NVT).
Marcas do Verdadeiro Cristianismo
(Rm 12.9-10) 9Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom (NTLH). 10Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês (NVI).
(Rm 12.11-13) 11Jamais sejam preguiçosos, mas trabalhem com dedicação e sirvam ao Senhor Kurios com entusiasmo (NVT). 12Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. 13Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade (NVI).
(Rm 12.14) 14Abençoem aqueles que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem (NAA).
(Rm 12.15-16) 15Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. 16Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos (NVI).
(Rm 12.17-18) 17Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos (NVI). 18Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas (NAA).
(Rm 12.19-21) 19Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei”, diz o Senhor Kurios (NAA). 20Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele” (NVI). 21Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem (NAA).
Submissão às Autoridades
(Rm 13.1-2) 1Que todos estejam sujeitos às autoridades superiores. Porque não há autoridade que não proceda de Deus Theos , e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2Assim, aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus Theos , e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação (NAA).
(Rm 13.3-5) 3Pois as autoridades não causam temor naqueles que fazem o que é certo, mas sim nos que fazem o que é errado. Você deseja viver livre do medo das autoridades? Faça o que é certo, e elas o honrarão. 4As autoridades estão a serviço de Deus Theos , para o seu bem. Mas, se você estiver fazendo algo errado, é evidente que deve temer, pois elas têm o poder de puni-lo, pois estão a serviço de Deus Theos para castigar os que praticam o mal (NVT). 5Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência (NVI).
(Rm 13.6-7) 6É por isso também que vocês pagam impostos, porque as autoridades são ministros de Deus Theos , atendendo constantemente a este serviço (NAA). 7Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra (NVI).
O Amor ao Próximo é o cumprimento da Lei
(Rm 13.8-10) 8Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros. Quem ama seu próximo cumpre os requisitos da Lei de Deus. 9Pois os mandamentos dizem: “Não cometa adultério. Não mate. Não roube. Não cobice”. Esses e outros mandamentos semelhantes se resumem num só: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. 10O amor não faz o mal ao próximo, portanto o amor cumpre todas as exigências da Lei de Deus (NVT).
(Rm 13.11-12) 11Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos (NVI). 12A noite está quase acabando, e logo vem o dia. Portanto, deixem de lado as obras das trevas como se fossem roupas sujas e vistam a armadura da luz (NVT).
(Rm 13.13-14) 13Uma vez que pertencemos ao dia, vivamos com decência, à vista de todos. Não participem de festanças desregradas, de bebedeiras, de promiscuidade sexual e de práticas imorais, e não se envolvam em brigas nem em invejas (NVT). 14Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne (NVI).
Não Seja Tropeço ao Fraco na Fé
(Rm 14.1-3) 1Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos (NVI). 2Por exemplo, algumas pessoas creem que podem comer de tudo, mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes (NTLH). 3Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus Theos o aceitou (NVI).
(Rm 14.4) 4Quem é você para julgar o servo alheio? Para o seu próprio dono é que ele está em pé ou cai; mas ficará em pé, porque o Senhor Theos é poderoso para o manter em pé (NAA).
(Rm 14.5-7) 5Da mesma forma, há quem considere um dia mais sagrado que outro, enquanto outros acreditam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar plenamente convicto do que faz. 6Quem adora a Deus Kurios num dia especial o faz para honrá-lo. Quem come qualquer tipo de alimento também o faz para honrar o Senhor Kurios , uma vez que dá graças a Deus Theos antes de comer. E quem se recusa a comer certos alimentos deseja, igualmente, agradar ao Senhor Kurios e por isso dá graças a Deus Theos (NVT). 7Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si (NVI).
(Rm 14.8-9) 8Porque, se vivemos, é para o Senhor Kurios que vivemos; se morremos, é para o Senhor Kurios que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor Kurios (NAA). 9Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor Kurieuô de vivos e de mortos (NVI).
Não Julguem Uns aos Outros
(Rm 14.10-12) 10Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus Theos . 11Porque está escrito: “Por mim mesmo jurei”, diz o Senhor Kurios , “diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus Theos ” (NVI). 12Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus Theos (NAA).
(Rm 14.13) 13Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Pelo contrário, tomem a decisão de não pôr tropeço ou escândalo diante do irmão (NAA).
(Rm 14.14-16) 14Eu sei, e estou convencido com base na autoridade do Senhor Jesus Kurios Iesous , que nenhum alimento é por si mesmo impuro. Mas, se alguém considera errado ingerir determinado alimento, para essa pessoa ele é impuro (NVT). 15E, se outro irmão se aflige em razão do que você come, ao ingerir esse alimento você não age com amor. Não deixe que sua comida seja a causa da perdição de alguém por quem Cristo morreu. 16Desse modo, você não será criticado por fazer algo que, a seu ver, é bom (NVT).
(Rm 14.17-19) 17Porque o Reino de Deus Theos não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. 18Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus Theos e aprovado pelas pessoas (NAA). 19Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
(Rm 14.20-23) 20Não destrua a obra de Deus Theos por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são puras, mas não é bom quando alguém come algo que causa escândalo (NAA). 21É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. 22Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus Theos . Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. 23Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado (NVI).
O Exemplo de Cristo
(Rm 15.1-4) 1Ora, nós que somos fortes na fé temos de suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos. 2Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação (NAA). 3Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim” (NVI). 4Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança (NAA).
(Rm 15.5-7) 5Que Deus Theos , aquele que concede paciência e ânimo, os ajude a viver em completa harmonia uns com os outros, como convém aos seguidores de Cristo Jesus (NVT), 6para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus Theos e Pai Patêr de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos (NVI). 7Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus Theos (NAA).
Cristo é a Alegria dos Judeus e dos Gentios
(Rm 15.8-13) 8Pois eu digo a vocês que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus Theos , para confirmar as promessas feitas aos patriarcas, 9a fim de que os gentios glorifiquem a Deus Theos por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; cantarei louvores ao teu nome”. 10E também diz: “Cantem de alegria, ó gentios, com o povo dele”. 11E mais: “Louvem o Senhor Kurios , todos vocês, gentios; cantem louvores a ele todos os povos”. 12E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”. 13Que o Deus Theos da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo (NVI).
Paulo: Ministro aos Gentios
(Rm 15.14-17) 14Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros. 15A respeito de alguns assuntos, eu escrevi a vocês com toda a franqueza, principalmente para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus Theos me deu, 16de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever Sacerdotal de proclamar o Evangelho de Deus Theos , para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo (NVI). 17Tenho motivo, portanto, para me entusiasmar com o que Cristo Jesus tem feito por meio de meu serviço a Deus Theos (NVT).
(Rm 15.18-19) 18Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus (NVI), 19convencendo-os pelo poder de sinais e maravilhas e pelo poder do Espírito de Deus. Assim, apresentei plenamente as boas-novas de Cristo desde Jerusalém até o Ilírico (NVT).
(Rm 15.20-22) 20Sempre me propus a anunciar as boas-novas onde o nome de Cristo nunca foi ouvido, para não construir sobre alicerce alheio. 21Pois, conforme dizem as Escrituras: “Aqueles aos quais ele nunca foi anunciado verão, e os que nunca ouviram falar dele entenderão” (NVT). 22É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês (NVI).
(Rm 15.23-24) 23Mas, agora que terminei meu trabalho nessas regiões, e depois de tantos anos de espera, estou ansioso para visitá-los. 24Planejo ir à Espanha e, quando for, espero passar por Roma. E, depois de ter desfrutado um pouco de sua companhia, vocês poderão me ajudar com a viagem (NVT).