Bíblia Cronológica – Versões | Dia 340
6 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 101º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Paulo com 48 anos
- 29º ano após a Ressurreição de Jesus
- 6º ano de Marco Antônio Félix (Antonius Felix) como procurador da Judeia
- 4º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano
CIDADE DE CORINTO– Herdeiros com Cristo
(Rm 8.12-15) 12Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela (NVI). 13Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão (NAA). 14Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus Theos são filhos de Deus Theos (NVI). 15Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: “ Aba Abbah , Pai Patêr ” (NAA).
(Rm 8.16-17) 16O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus Theos . 17Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus Men Theos e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória (NVI).
Glória Futura
(Rm 8.18-21) 18Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. 19A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus Theos (NAA). 20Toda a criação, não por vontade própria, foi submetida por Deus a uma existência fútil (NVT), 21na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus Theos (NAA).
(Rm 8.22-25) 22Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto (NVI). 23E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo? (NAA) 25Mas, se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente (NVI).
(Rm 8.26-27) 26Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (NAA). 27E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus Theos (NVI).
(Rm 8.28-30) 28Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus Theos , daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (NAA). 30Depois de os predestinar ele os chamou, e depois de chamá-los, os declarou justos, e depois de declará-los justos, lhes deu sua glória (NVT).
A Certeza do Amor de Deus
(Rm 8.31-32) 31Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus Theos é por nós, quem será contra nós? 32Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? (NVT)
(Rm 8.33-34) 33Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus Theos ? É Deus Theos quem os justifica. 34Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus Theos e também intercede por nós (NAA).
(Rm 8.35-37) 35Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (NVI) 36Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro” (NVT). 37Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (NVI).
(Rm 8.38-39) 38Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes (NVI), 39nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus Theos , que está em Cristo Jesus, nosso Senhor Kurios (NAA).
A Soberana Escolha de Deus
(Rm 9.1-5) 1Digo a verdade em Cristo, não minto, e a minha consciência confirma isso por meio do Espírito Santo (NAA): 2tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração. 3Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça, 4o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles são a glória divina, as alianças, a concessão da Lei, a adoração no Templo e as promessas. 5Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus Theos acima de todos, bendito para sempre! Amém! (NVI)
(Rm 9.6-7) 6E não pensemos que a palavra de Deus Theos falhou. Porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas (NAA). 7Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Ao contrário: “Por meio de Isaque a sua descendência será considerada” (NVI).
(Rm 9.8-13) 8Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus Theos , mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão. 9Pois foi assim que a promessa foi feita: “No tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho”. 10E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque (NVI). 11E os gêmeos ainda não eram nascidos, nem tinham feito o bem ou o mal, para que o propósito de Deus Theos , quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama, 12quando foi dito a Rebeca: “O mais velho será servo do mais moço” (NAA). 13Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú” (NVI).
(Rm 9.14-18) 14E então, que diremos? “Acaso Deus Theos é injusto?” De maneira nenhuma! 15Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. 16Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus Theos (NVI). 17Porque a Escritura diz a Faraó: “Foi para isto mesmo que eu o levantei, para mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra”. 18Logo, Deus tem misericórdia de quem quer e também endurece a quem ele quer (NAA).
(Rm 9.19-21) 19Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à sua vontade?” (NVI) 20Ora, quem é você, mero ser humano, para discutir com Deus Theos ? Acaso o objeto criado pode dizer àquele que o criou: “Por que você me fez assim?” 21O oleiro não tem o direito de usar o mesmo barro para fazer um vaso para uso especial e outro para uso comum? (NVT)
(Rm 9.22-24) 22Da mesma forma, Deus Theos tem o direito de mostrar sua ira e seu poder, suportando com muita paciência aqueles que são objeto de sua ira, preparados para a destruição. 23Ele age desse modo para que as riquezas de sua glória brilhem com esplendor ainda maior sobre aqueles dos quais ele tem misericórdia, aqueles que ele preparou previamente para a glória. 24E nós estamos entre os que ele chamou, tanto dentre os judeus como dentre os gentios (NVT).
(Rm 9.25-29) 25A esse respeito, Deus diz na profecia de Oseias: “Chamarei ‘meu povo’ aqueles que não eram meu povo, e amarei aqueles que antes eu não amava”. 26E também: “No lugar onde lhes foi dito: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus Theos vivo’” (NVT). 27Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo. 28Pois o Senhor executará na terra a sua sentença, rápida e definitivamente” (NVI). 29E, como Isaías tinha dito em outra passagem: “Se o Senhor Kurios dos Exércitos não houvesse poupado alguns de nossos filhos, teríamos sido exterminados como Sodoma e destruídos como Gomorra” (NVT).
A Incredulidade de Israel
(Rm 9.30-33) 30Que diremos, então? “Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, a saber, a justificação que decorre da fé, 31e que Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei (NAA). 32Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”. 33Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado” (NVI).
(Rm 10.1-4) 1Irmãos, o desejo de meu coração e minha oração a Deus Theos é que o povo de Israel seja salvo. 2Sei da dedicação deles por Deus Theos , mas é entusiasmo sem entendimento (NVT). 3Desconhecendo a justiça de Deus Theos e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça que vem de Deus Theos . 4Porque o fim da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê (NAA).
A Mensagem de Salvação para Todos
(Rm 10.5-11) 5Moisés descreve desta forma a justiça que vem da Lei: “O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas” (NVI). 6Mas a justiça que procede da fé afirma o seguinte: “Não pergunte em seu coração: ‘Quem subirá ao céu?’, isto é, para trazer Cristo lá do alto; 7ou: ‘Quem descerá ao abismo?’, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos’”. 8Porém, o que se diz? “A palavra está perto de você, na sua boca e no seu coração”, isto é, a palavra da fé que pregamos. 9Se com a boca você confessar Jesus como Senhor Kurios e em seu coração crer que Deus Theos o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo (NAA). 10Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. 11Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado” (NVI).
(Rm 10.12-13) 12Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor Kurios é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, 13porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor Kurios será salvo” (NVI).
(Rm 10.14-15) 14Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (NAA)
(Rm 10.16-17) 16Mas nem todos obedeceram ao Evangelho. Pois Isaías diz: “ Senhor Kurios , quem creu em nossa pregação?” 17E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo (NAA).
(Rm 10.18-21) 18Mas eu pergunto: “Eles não a ouviram?” Claro que sim: “A sua voz ressoou por toda a Terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”. 19Novamente pergunto: “Será que Israel não entendeu?” Moisés foi o primeiro que disse: “Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de um povo sem entendimento” (NVI). 20E, mais tarde, Isaías se pronunciou com ousadia: “Fui encontrado por aqueles que não me procuravam. Revelei-me àqueles que não perguntavam por mim” (NVT). 21Mas a respeito de Israel, ele diz: “O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde” (NVI).
O Futuro de Israel
(Rm 11.1-7) 1Pergunto, pois: “Acaso Deus Theos rejeitou o seu povo?” De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim (NVI). 2 Deus Theos não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou vocês não sabem o que a Escritura diz a respeito de Elias, como pediu com insistência diante de Deus Theos contra Israel, dizendo (NAA): 3“ Senhor Kurios , mataram os teus Profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou, e agora estão procurando matar-me”. 4E qual foi a resposta divina? “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal”. 5Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. 6E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça (NVI). 7Portanto, a situação é esta: a maioria do povo de Israel não encontrou o que tanto buscava, mas uns poucos, aqueles que Deus havia escolhido, o encontraram, enquanto o coração dos demais foi endurecido (NVT).
(Rm 11.8-10) 8Como está escrito: “ Deus Theos lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem”, até ao dia de hoje (ARC). 9Da mesma forma, Davi disse: “Que sua mesa farta se transforme em laço, em armadilha que os faça pensar que tudo vai bem. Que seus privilégios os façam tropeçar, e que recebam o que merecem. 10Que seus olhos se escureçam para que não vejam, e que suas costas fiquem encurvadas para sempre” (NVT).
Gentios Enxertados
(Rm 11.11-12) 11Acaso o povo de Deus tropeçou e caiu sem possibilidade de se levantar? Claro que não! Foram desobedientes e, por isso, Deus tornou a salvação acessível aos gentios, para que seu próprio povo sentisse ciúme. 12Se os gentios foram enriquecidos porque os israelitas fracassaram ao rejeitar a salvação que Deus lhes oferece, imaginem como será maior a bênção para o mundo quando Israel for plenamente restaurado! (NVT)
(Rm 11.13-16) 13Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu Ministério, 14na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles. 15Pois, se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos? 16Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão (NVI).
(Rm 11.17-18) 17Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado no meio deles e se tornou participante da raiz e da seiva da oliveira (NAA), 18no entanto, não devem se orgulhar de terem sido enxertados no lugar dos ramos que foram cortados, pois é a raiz que sustenta o ramo, e não o contrário (NVT).
(Rm 11.19-21) 19Então você dirá: “Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado” (NAA). 20Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. 21Pois, se Deus Theos não poupou os ramos naturais, também não poupará você (NVI).
(Rm 11.22-24) 22Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus Theos : severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado. 23E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus Theos é capaz de enxertá-los outra vez. 24Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira? (NVI)