Bíblia Cronológica – Versões | Dia 346

346º Dia – 12 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Paulo em Roma (Aproximadamente 61 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 104º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 51 anos
  • 32º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 1º ano de Pórcio Festo (Porcius Festus) como procurador da Judeia
  • 6º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano

CIDADE DE ROMA /span>Paulo em Prisão Domiciliar

(At 28.15-16) 15Os irmãos em Roma souberam que estávamos chegando e vieram ao nosso encontro no Fórum da Via Ápia. Outros se juntaram a nós nas Três Vendas. Ao vê-los, Paulo se animou e agradeceu a Deus Theos . 16Quando chegamos a Roma, Paulo recebeu permissão de ter sua própria moradia, sob a guarda de um soldado (NVT).

Paulo se Reuni com Líderes Judeus

(At 28.17-20) 17Três dias depois, ele convocou os líderes dos judeus. Quando estes se reuniram, Paulo lhes disse: “Meus irmãos, embora eu não tenha feito nada contra o nosso povo nem contra os costumes dos nossos antepassados, fui preso em Jerusalém e entregue aos romanos (NVI). 18Os romanos me interrogaram e queriam me soltar, pois não encontraram motivo para me condenar à morte. 19Mas, quando os líderes judeus protestaram contra a decisão, considerei necessário apelar a César, embora não tivesse acusação alguma contra meu próprio povo. 20Por isso pedi a vocês que viessem aqui hoje para que nos conhecêssemos, e também para que eu pudesse explicar que estou preso com estas correntes porque creio na esperança de Israel” (NVT).

(At 28.21-22) 21Eles responderam: “Não recebemos nenhuma carta da Judeia a seu respeito, e nenhum dos irmãos que vieram de lá relatou ou disse qualquer coisa de mal contra você (NVI). 22Contudo, queremos ouvir o que você pensa, pois o que sabemos a respeito desse movimento é que ele é contestado em toda parte” (NVT).

(At 28.23-29) 23Então marcaram uma data e, nesse dia, muita gente foi à casa de Paulo. Ele explicou e testemunhou sobre o Reino de Deus Theos e, desde cedo até a noite, procurou convencê-los acerca de Jesus com base na Lei de Moisés e nos Livros dos Profetas. 24Alguns foram convencidos pelas coisas que ele disse, mas outros não creram (NVT). 25E, havendo discordância entre eles, começaram a ir embora. Mas, antes que saíssem, Paulo disse estas palavras: “Bem falou o Espírito Santo aos pais de vocês, por meio do Profeta Isaías, quando disse: 26‘Vá a este povo e diga: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. 27Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’(NVI). 28E Paulo concluiu: “Portanto, fiquem sabendo que esta salvação que Deus Theos oferece foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão” (NAA). 29Depois de ele ter dito essas palavras, os judeus partiram, em grande desacordo uns com os outros (NVT).

CIDADE DE ROMAA CARTA A FILEMOM

Saudação

(Fm 1-3) 1Eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, escrevo esta carta, junto com nosso irmão Timóteo, a Filemom, nosso amado colaborador (NAA), 2à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à Igreja que se reúne com você em sua casa (NVI). 3Que a graça e a paz de Deus Theos , nosso Pai Patêr , e do Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos estejam com vocês (NAA).

Amor e Fé de Filemom

(Fm 4-6) 4Sempre dou graças a meu Deus Theos , lembrando-me de você nas minhas orações, 5porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus Kurios Iesous e do seu amor por todos os santos (NVI). 6Oro para que você ponha em prática a comunhão que vem da fé, à medida que entender e experimentar todas as coisas boas que temos em Cristo (NVT).

Paulo Intercede em Favor de Onésimo

(Fm 7-11) 7Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos (NVI). 8Por isso, ainda que pudesse exigir em Cristo que você faça o que é certo (NVT), 9prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus (NVI), 10suplico que demonstre bondade a meu filho Onésimo. Tornei-me pai dele na fé quando estava aqui na prisão. 11Onésimo não lhe foi de muita utilidade no passado, mas agora é muito útil para nós dois (NVT).

(Fm 12-14) 12Eu o envio de volta a você, e com ele vai meu próprio coração (NVT). 13Eu queria conservá-lo comigo, para que ele me servisse em seu lugar nas algemas que carrego por causa do Evangelho. 14Mas não quis fazer nada sem o seu consentimento, para que a sua bondade não venha a ser como que uma obrigação, mas algo que é feito de livre vontade (NAA).

(Fm 15-17) 15Ao que parece, você perdeu Onésimo por algum tempo para ganhá-lo de volta para sempre (NVT), 16não mais como escravo, mas muito além de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão. 17Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim (NVI).

(Fm 18-20) 18E, se ele causou algum dano a você ou lhe deve alguma coisa, ponha tudo na minha conta. 19Eu, Paulo, de próprio punho, escrevo isto: “Eu pagarei”. É claro que não preciso dizer que você me deve a própria vida (NAA). 20Sim, meu irmão, faça-me essa gentileza no Senhor Kurios . Reanime meu coração em Cristo! (NVT)

(Fm 21-22) 21Escrevo esta carta certo de que você fará o que lhe peço, e até mais. 22Por favor, prepare um quarto para mim, pois espero que as orações de vocês sejam respondidas e eu possa voltar a visitá-los em breve (NVT).

Saudações Finais

(Fm 23-25) 23Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, manda lembranças. 24Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores, também enviam saudações (NVT). 25A graça do Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos esteja com o espírito de todos vocês (NAA).

CIDADE DE ROMAA CARTA AOS COLOSSENSES

Saudação

(Cl 1.1-2) 1Eu, Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus Theos , escrevo esta carta, junto com nosso irmão Timóteo (NVT), 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos. Que a graça e a paz de Deus Theos , nosso Pai Patêr , estejam com vocês (NAA).

Ações de Graças e Oração

(Cl 1.3-6) 3Sempre agradecemos a Deus Theos , o Pai Patêr de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos , quando oramos por vocês, 4pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos, 5por causa da esperança que está reservada a vocês nos céus, a respeito da qual ouviram por meio da palavra da verdade, o Evangelho 6que chegou até vocês. Por todo o mundo este Evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus Theos em toda a sua verdade (NVI).

(Cl 1.7-14) 7Vocês aprenderam as boas-novas por meio de Epafras, nosso amado colaborador. Ele é servo fiel de Cristo e nos tem ajudado em favor de vocês. 8Ele nos contou do amor que o Espírito lhes tem dado (NVT). 9Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. 10E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor Kurios e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus Theos e 11sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, 12dando graças ao Pai Patêr , que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no Reino da luz. 13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14em quem temos a redenção a saber, o perdão dos pecados (NVI).

A Preeminência de Cristo

(Cl 1.15-17) 15Ele é a imagem do Deus Theos invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (NVI).

(Cl 1.18-20) 18Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. 19Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz (NVI).

(Cl 1.21-23) 21Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês (NVI). 22Agora, porém, ele os reconciliou consigo por meio da morte do Filho no corpo físico. Como resultado, vocês podem se apresentar diante dele santos, sem culpa e livres de qualquer acusação (NVT), 23desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do Evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o Evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro (NVI).

Paulo Ministro de Cristo para a Igreja

(Cl 1.24-27) 24Agora me alegro nos meus sofrimentos por vocês e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a Igreja (NAA). 25Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus Theos a mim atribuída, de apresentar a vocês plenamente a palavra de Deus Theos , 26o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos (NVI). 27A estes Deus Theos quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vocês, a esperança da glória (NAA).

(Cl 1.28-29) 28Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. 29Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim (NVI).

(Cl 2.1-3) 1Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodiceia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente. 2Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus Theos , a saber, Cristo. 3Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (NVI).

(Cl 2.4-5) 4Eu digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. 5Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo (NVI).

Vivendo em Cristo

(Cl 2.6-7) 6Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor Kurios , continuem a viver nele (NAA), 7enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão (NVI).

(Cl 2.8-10) 8Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (NVI). 9Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (NAA), 10e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude (NVI).

(Cl 2.11-12) 11Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. 12Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus Theos que o ressuscitou dentre os mortos (NVI).

(Cl 2.13-15) 13E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. 14Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz (NAA). 15E, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.