• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 347

347º Dia – 13 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE ROMAA CARTA AOS COLOSSENSES

Saudação

(Cl 1.1-2) 1Eu, Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, escrevo esta carta, junto com nosso irmão Timóteo (NVT), 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, estejam com vocês (NAA).

Ações de Graças e Oração

(Cl 1.3-6) 3Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos, 5por causa da esperança que está reservada a vocês nos céus, a respeito da qual ouviram por meio da palavra da verdade, o Evangelho 6que chegou até vocês. Por todo o mundo este Evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade (NVI).

(Cl 1.7-14) 7Vocês aprenderam as boas-novas por meio de Epafras, nosso amado colaborador. Ele é servo fiel de Cristo e nos tem ajudado em favor de vocês. 8Ele nos contou do amor que o Espírito lhes tem dado (NVT). 9Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. 10E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e 11sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, 12dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no Reino da luz. 13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14em quem temos a redenção a saber, o perdão dos pecados (NVI).

A Preeminência de Cristo

(Cl 1.15-17) 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (NVI).

(Cl 1.18-20) 18Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. 19Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz (NVI).

(Cl 1.21-23) 21Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês (NVI). 22Agora, porém, ele os reconciliou consigo por meio da morte do Filho no corpo físico. Como resultado, vocês podem se apresentar diante dele santos, sem culpa e livres de qualquer acusação (NVT), 23desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do Evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o Evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro (NVI).

Paulo Ministro de Cristo para a Igreja

(Cl 1.24-27) 24Agora me alegro nos meus sofrimentos por vocês e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a Igreja (NAA). 25Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus a mim atribuída, de apresentar a vocês plenamente a palavra de Deus, 26o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos (NVI). 27A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vocês, a esperança da glória (NAA).

(Cl 1.28-29) 28Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. 29Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim (NVI).

(Cl 2.1-3) 1Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente. 2Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. 3Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (NVI).

(Cl 2.4-5) 4Eu digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. 5Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo (NVI).

Vivendo em Cristo

(Cl 2.6-7) 6Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele (NAA), 7enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão (NVI).

(Cl 2.8-10) 8Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo (NVI). 9Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (NAA), 10e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude (NVI).

(Cl 2.11-12) 11Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. 12Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos (NVI).

(Cl 2.13-15) 13E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne, ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. 14Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz (NAA). 15E, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz (NVI).

Não Seja Desqualificado

(Cl 2.16-17) 16Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de Festa, ou Lua Nova, ou Shabat (NAA). 17Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo (NVI).

(Cl 2.18-19) 18Não aceitem a condenação daqueles que insistem numa humildade fingida e na adoração de anjos e que alegam ter visões a respeito dessas coisas. A mente pecaminosa deles os tornou orgulhosos (NVT). 19Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus (NVI).

(Cl 2.20-23) 20Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? 21“Não toque nisto”, “não coma disso”, “não pegue naquilo” (NAA). 22Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. 23Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne (NVI).

Revistam-se do Novo Homem

(Cl 3.1-3) 1Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus (NVT). 2Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. 3Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus (NAA).

(Cl 3.4-6) 4Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória (NAA). 5Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria (NVI). 6Por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (NAA).

(Cl 3.7-10) 7Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles (NTLH). 8Mas agora é o momento de se livrarem da ira, da raiva, da maldade, da maledicência e da linguagem obscena (NVT). 9Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas (NVI), 10revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele (NVT).

(Cl 3.11-12) 11Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos. 12Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (NVT).

(Cl 3.13-15) 13Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar (NVT). 14Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (ARA). 15Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos (NVI).

(Cl 3.16-17) 16Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. 17Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai (NVI).

Deveres para as Famílias Cristãs

(Cl 3.18-21) 18Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como convém no Senhor (NAA). 19Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza (NVT). 20Filhos, em tudo obedeçam a seus pais, pois fazer isso é agradável diante do Senhor (NAA). 21Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem (NVI).

Deveres para os Cidadãos Cristãos

(Cl 3.22-25) 22Servos, obedeçam em tudo a seus senhores aqui na terra, não servindo apenas quando estão sendo vigiados, visando somente agradar pessoas, mas com sinceridade de coração, temendo o Senhor. 23Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, 24sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. 25E quem fizer injustiça receberá em troca a injustiça feita. E nisto ninguém será tratado com parcialidade (NAA).

(Cl 4.1) 1Senhores, tratem os seus servos com justiça e igualdade, sabendo que também vocês têm um Senhor no céu (NAA).

Outras Instruções

(Cl 4.2-4) 2Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos. 3Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso (NVI). 4Orem para que eu torne esse mistério conhecido, como me cumpre fazer (NAA).

(Cl 4.5-6) 5Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. 6O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um (NVI).

Saudações Finais

(Cl 4.7-9) 7Tíquico, irmão amado e colaborador fiel que trabalha comigo na obra do Senhor, lhes dará um relatório completo de como tenho passado. 8Eu o envio a vocês exatamente com o propósito de informá-los do que se passa conosco e de animá-los (NVT). 9Com ele estou enviando Onésimo, o fiel e amado irmão, que é da Igreja de vocês. Eles contarão a vocês tudo o que está acontecendo aqui (NAA).

(Cl 4.10-11) 10Aristarco, que está preso comigo, manda saudações; e também Marcos, primo de Barnabé. A respeito dele vocês já receberam instruções; se ele for até aí, recebam-no bem (NAA). 11Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim (NVI).

(Cl 4.12-14) 12Epafras, que é da Igreja de vocês, manda saudações. Ele é um servo de Cristo Jesus que está sempre lutando por vocês em oração, para que vocês se conservem maduros e plenamente convictos em toda a vontade de Deus (NAA). 13Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis (NVI). 14Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações (NVI).

(Cl 4.15-17) 15Mandem minhas saudações a nossos irmãos em Laodicéia, e também a Ninfa e à Igreja que se reúne em sua casa. 16Depois que tiverem lido esta carta, enviem-na à Igreja em Laodicéia, a fim de que eles também possam lê-la. E vocês, leiam a carta que eu escrevi para eles (NVT). 17E digam a Arquipo: “Atente para o Ministério que você recebeu no Senhor, cumprindo bem a sua tarefa” (NAA).

(Cl 4.18) 18Esta é minha saudação de próprio punho: “Paulo”. Lembrem-se de que estou na prisão. Que a graça de Deus esteja com vocês (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.