• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 347

347º Dia – 13 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da Carta aos Colossenses (Aproximadamente 61 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 104º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Paulo com 51 anos
  • 32º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 1º ano de Pórcio Festo (Porcius Festus) como procurador da Judeia
  • 6º ano do Reinado de Nero como Imperador Romano

CIDADE DE ROMA /span>Não Seja Desqualificado

(Cl 2.16-17) 16Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de Festa, ou Lua Nova, ou Shabat (NAA). 17Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo (NVI).

(Cl 2.18-19) 18Não aceitem a condenação daqueles que insistem numa humildade fingida e na adoração de anjos e que alegam ter visões a respeito dessas coisas. A mente pecaminosa deles os tornou orgulhosos (NVT). 19Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus Theos (NVI).

(Cl 2.20-23) 20Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? 21“Não toque nisto”, “não coma disso”, “não pegue naquilo” (NAA). 22Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. 23Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne (NVI).

Revistam-se do Novo Homem

(Cl 3.1-3) 1Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus Theos (NVT). 2Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. 3Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus Theos (NAA).

(Cl 3.4-6) 4Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória (NAA). 5Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria (NVI). 6Por causa destas coisas é que vem a ira de Deus Theos sobre os filhos da desobediência (NAA).

(Cl 3.7-10) 7Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles (NTLH). 8Mas agora é o momento de se livrarem da ira, da raiva, da maldade, da maledicência e da linguagem obscena (NVT). 9Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas (NVI), 10revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele (NVT).

(Cl 3.11-12) 11Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos. 12Visto que Deus Theos os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (NVT).

(Cl 3.13-15) 13Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor Christos os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar (NVT). 14Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (ARA). 15Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos (NVI).

(Cl 3.16-17) 16Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus Kurios em seu coração. 17Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus Kurios Iesous , dando por meio dele graças a Deus Theos Pai Patêr (NVI).

Deveres para as Famílias Cristãs

(Cl 3.18-21) 18Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como convém no Senhor Kurios (NAA). 19Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza (NVT). 20Filhos, em tudo obedeçam a seus pais, pois fazer isso é agradável diante do Senhor Kurios (NAA). 21Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem (NVI).

Deveres para os Cidadãos Cristãos

(Cl 3.22-25) 22Servos, obedeçam em tudo a seus senhores aqui na terra, não servindo apenas quando estão sendo vigiados, visando somente agradar pessoas, mas com sinceridade de coração, temendo o Senhor Theos . 23Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor Kurios e não para as pessoas, 24sabendo que receberão do Senhor Kurios a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor Kurios , que vocês estão servindo. 25E quem fizer injustiça receberá em troca a injustiça feita. E nisto ninguém será tratado com parcialidade (NAA).

(Cl 4.1) 1Senhores, tratem os seus servos com justiça e igualdade, sabendo que também vocês têm um Senhor Kurios no céu (NAA).

Outras Instruções

(Cl 4.2-4) 2Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos. 3Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus Theos abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso (NVI). 4Orem para que eu torne esse mistério conhecido, como me cumpre fazer (NAA).

(Cl 4.5-6) 5Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. 6O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um (NVI).

Saudações Finais

(Cl 4.7-9) 7Tíquico, irmão amado e colaborador fiel que trabalha comigo na obra do Senhor Kurios , lhes dará um relatório completo de como tenho passado. 8Eu o envio a vocês exatamente com o propósito de informá-los do que se passa conosco e de animá-los (NVT). 9Com ele estou enviando Onésimo, o fiel e amado irmão, que é da Igreja de vocês. Eles contarão a vocês tudo o que está acontecendo aqui (NAA).

(Cl 4.10-11) 10Aristarco, que está preso comigo, manda saudações; e também Marcos, primo de Barnabé. A respeito dele vocês já receberam instruções; se ele for até aí, recebam-no bem (NAA). 11Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus Theos . Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim (NVI).

(Cl 4.12-14) 12Epafras, que é da Igreja de vocês, manda saudações. Ele é um servo de Cristo Jesus que está sempre lutando por vocês em oração, para que vocês se conservem maduros e plenamente convictos em toda a vontade de Deus Theos (NAA). 13Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis (NVI). 14Lucas, o médico amado, e Demas enviam saudações (NVI).

(Cl 4.15-17) 15Mandem minhas saudações a nossos irmãos em Laodicéia, e também a Ninfa e à Igreja que se reúne em sua casa. 16Depois que tiverem lido esta carta, enviem-na à Igreja em Laodicéia, a fim de que eles também possam lê-la. E vocês, leiam a carta que eu escrevi para eles (NVT). 17E digam a Arquipo: “Atente para o Ministério que você recebeu no Senhor Kurios , cumprindo bem a sua tarefa” (NAA).

(Cl 4.18) 18Esta é minha saudação de próprio punho: “Paulo”. Lembrem-se de que estou na prisão. Que a graça de Deus esteja com vocês (NVT).

CIDADE DE ROMA – A CARTA AOS EFÉSIOS

Saudação

(Ef 1.1-2) 1Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus Theos , escrevo esta carta ao povo santo em Éfeso, seguidores fiéis de Cristo Jesus (NVT). 2Que a graça e a paz de Deus Theos , nosso Pai Patêr , e do Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos estejam com vocês (NAA).

Bênçãos Espirituais em Cristo

(Ef 1.3-6) 3Bendito seja o Deus Theos e Pai Patêr de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos , que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade (NVI), 6para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado Agapaô (NAA).

(Ef 1.7-10) 7Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento (NAA). 9E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, 10isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos (NVI).

(Ef 1.11-12) 11Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo (NAA).

Ações de Graças e Oração

(Ef 1.13-14) 13Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o Evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa (NVI). 14O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória (NVT).

(Ef 1.15-16) 15Por isso, também eu, tendo ouvido a respeito da fé que vocês têm no Senhor Jesus Kurios Iesous e do amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os nas minhas orações (NAA).

(Ef 1.17-19) 17Peço ao Deus Theos de nosso Senhor Jesus Cristo Kurios Iesous Christos , o Pai Patêr da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. 18Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos 19e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder (NAA).

(Ef 1.20-23) 20Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nas regiões celestiais, 21acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro. 22E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja (NAA), 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância (NVI).

Pela Graça Através da Fé

(Ef 2.1-2) 1Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência (NAA).

(Ef 2.3-5) 3Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira (NVI). 4Mas Deus Theos , sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou (NAA), 5deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões. Pela graça vocês são salvos (NVI).

(Ef 2.6-10) 6Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus (NVI). 7Deus fez isso para mostrar nos tempos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus Theos ; 9não de obras, para que ninguém se glorie. 10Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus Theos de antemão preparou para que andássemos nelas (NAA).

Somos Um em Cristo

(Ef 2.11-13) 11Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que (NVI), 12naquele tempo, vocês viviam afastados de Cristo. Não tinham os privilégios do povo de Israel e não conheciam as promessas da aliança. Viviam no mundo sem Deus atheos e sem esperança. 13Agora, porém, estão em Cristo Jesus. Antigamente, estavam distantes de Deus, mas agora foram trazidos para perto dele por meio do sangue de Cristo (NVT).

(Ef 2.14-16) 14Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. 15Ele acabou com o sistema da Lei, com seus mandamentos e ordenanças, promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. 16Assim, ele os reconciliou com Deus Theos em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles (NVT).

(Ef 2.17-18) 17Ele trouxe essas boas-novas de paz tanto a vocês que estavam distantes dele como aos que estavam perto (NVT), 18pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai Patêr , por um só Espírito (NVI).

(Ef 2.19-22) 19Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus Theos (NVI), 20edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. 21Nele, todo o edifício, bem-ajustado, cresce para ser um Santuário dedicado ao Senhor Kurios . 22Nele também vocês estão sendo edificados, junto com os outros, para serem morada de Deus Theos no Espírito (NAA).

(Ef 3.1) 1Por essa razão oro, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, em favor de vocês, gentios (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.