• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 349

349º Dia – 15 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CIDADE DE ROMA – Continuação da CARTA AOS EFÉSIOS

Andando como Filhos da Luz

(Ef 5.1-2) 1Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, 2e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus (NVI).

(Ef 5.3-5) 3Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. 4Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. 5Porque vocês podem estar certos disto: “Nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus” (NVI).

(Ef 5.6-10) 6Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência (NVI). 7Portanto, não participem daquilo que eles fazem (NAA). 8Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, 9pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; 10e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor (NVI).

(Ef 5.11-14) 11Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. 12Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. 13Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas (NVI). 14Por isso é que se diz: “Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará” (NAA).

(Ef 5.15-17) 15Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios (NAA), 16remindo o tempo, porque os dias são maus (ARA). 17Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor (NAA).

Sejam Cheios do Espírito Santo

(Ef 5.18-21) 18Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 21Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo (NVI).

Esposas e Maridos

(Ef 5.22-24) 22Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor; 23porque o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido (NAA).

(Ef 5.25-27) 25Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a Igreja. Ele entregou a vida por ela, 26a fim de torná-la santa, purificando-a ao lavá-la com água por meio da palavra. 27Assim o fez para apresentá-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa (NVT).

(Ef 5.28-32) 28Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua esposa, como amam o próprio corpo, pois o homem que ama sua esposa na verdade ama a si mesmo (NVT). 29Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a Igreja (NVI), 30e nós somos membros de seu corpo (NVT). 31Eis porque “o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (NAA). 32Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à Igreja (NVI).

(Ef 5.33) 33Portanto, volto a dizer: “Cada homem deve amar a esposa como ama a si mesmo, e a esposa deve respeitar o marido” (NVT).

Pais e Filhos

(Ef 6.1-3) 1Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer (NVT). 2“Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa (NAA). 3Se honrar pai e mãe, “tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra” (NVT).

(Ef 6.4) 4Pais, não tratem seus filhos de modo a irritá-los; antes, eduquem-nos com a disciplina e a instrução que vêm do Senhor (NVT).

Servos e Senhores

(Ef 6.5-8) 5Quanto a vocês, servos, obedeçam a seus senhores aqui na terra com temor e tremor, com sinceridade de coração, como a Cristo, 6não servindo apenas quando estão sendo vigiados, somente para agradar pessoas, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. 7Sirvam de boa vontade, como se estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas, 8sabendo que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, seja servo, seja livre (NAA).

(Ef 6.9) 9E vocês, senhores, façam o mesmo com os servos, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como de vocês, está nos céus, e que ele não trata as pessoas com parcialidade (NAA).

A Armadura de Deus

(Ef 6.10-13) 10Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo. 12Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. 13Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis (NAA).

(Ef 6.14-18) 14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça (NVI). 15Tenham os pés calçados com a preparação do Evangelho da paz, 16segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (NAA). 18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos (NVI).

(Ef 6.19-20) 19E orem também por mim, para que, no abrir da minha boca, me seja dada a palavra, para com ousadia tornar conhecido o mistério do Evangelho, 20pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazer (NAA).

Saudações Finais

(Ef 6.21-22) 21Tíquico lhes dará um relatório completo do que tenho feito e de como tenho passado. Ele é um irmão amado e um colaborador fiel na obra do Senhor (NVT). 22Eu o estou enviando a vocês com esta finalidade: para que conheçam a nossa situação e para que ele console o coração de vocês (NAA).

(Ef 6.23-24) 23Paz seja com os irmãos e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo (NVI). 24Que a graça de Deus esteja eternamente sobre todos que amam nosso Senhor Jesus Cristo (NVT).

CIDADE DE ROMA – CARTA AOS FILIPENSES

Saudação

(Fp 1.1-2) 1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive Bispos e diáconos que vivem em Filipos. 2Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês (NAA).

Ações de Graças e Oração

(Fp 1.3-6) 3Todas as vezes que penso em vocês, dou graças a meu Deus (NVT). 4Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria (NVI), 5pois, são meus cooperadores na propagação das boas-novas, desde o primeiro dia até agora (NVT). 6Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (NVI).

(Fp 1.7) 7É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o Evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus (NVI).

(Fp 1.8-11) 8Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus (NVI). 9Oro para que o amor de vocês transborde cada vez mais e que continuem a crescer em conhecimento e discernimento. 10Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar. 11Que vocês sejam sempre cheios do fruto da justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus (NVT).

O Crescimento do Evangelho

(Fp 1.12-14) 12Quero que saibam, irmãos, que tudo que me aconteceu tem ajudado a propagar as boas-novas (NVT), 13de maneira que toda a guarda pretoriana e todos os demais sabem que estou preso por causa de Cristo. 14E os irmãos, em sua maioria, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar a palavra com mais coragem (NAA).

(Fp 1.15-17) 15É verdade que alguns proclamam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade (NAA). 16Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do Evangelho. 17Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso (NVI).

(Fp 1.18-19) 18Mas que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me (NVI), 19porque estou certo de que, pela súplica de vocês e com a ajuda do Espírito de Jesus Cristo, isso resultará em minha libertação (NAA).

O Viver é Cristo

(Fp 1.20-21) 20Minha ardente expectativa e esperança é que em nada serei envergonhado, mas que, com toda a ousadia, como sempre, também agora, Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte (NAA), 21porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro (NVI).

(Fp 1.22-26) 22Mas, se continuar vivo, posso trabalhar e produzir fruto para Cristo. Na verdade, não sei o que escolher (NVT). 23Estou cercado pelos dois lados, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (NAA). 24Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. 25Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz (NVT). 26Desse modo, vocês terão mais motivo para se gloriarem em Cristo Jesus por minha causa, pela minha presença, de novo, no meio de vocês (NAA).

(Fp 1.27-30) 27Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do Evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, 28sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; 29pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, 30já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.