Bíblia Cronológica – Versões | Dia 359

359º Dia – 25 de Dezembro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da Primeira Carta de João (Aproximadamente 90 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 133º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • 61º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 26º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
  • 9º ano do reinado de Domiciano como Imperador Romano

CIDADE DE ÉFESOColoquem os Espíritos à Prova

(1Jo 4.1) 1Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus Theos ; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora (NAA).

(1Jo 4.2-3) 2Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus Theos deste modo: “Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus Theos ; 3mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus Theos “. Esse é o espírito do Anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo (NVI).

(1Jo 4.4-6) 4Filhinhos, vocês são de Deus Theos e venceram os falsos profetas, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo (NAA). 5Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. 6Nós viemos de Deus Theos , e todo aquele que conhece a Deus Theos nos ouve; mas quem não vem de Deus Theos não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro (NVI).

Deus é Amor

(1Jo 4.7-8) 7Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus Theos . Aquele que ama é nascido de Deus Theos e conhece a Deus Theos . 8Quem não ama não conhece a Deus Theos , porque Deus Theos é amor (NVI).

(1Jo 4.9-10) 9Foi assim que Deus Theos manifestou o seu amor entre nós: “Enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele” (NVI). 10É nisto que consiste o amor: “Não em que tenhamos amado a Deus Theos , mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados” (NVT).

(1Jo 4.11-12) 11Amados, visto que Deus Theos tanto nos amou, certamente devemos amar uns aos outros (NVT). 12Nunca ninguém viu Deus Theos . Se amarmos uns aos outros, Deus Theos permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado (NAA).

(1Jo 4.13-14) 13Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito (NVI). 14Além disso, vimos com os próprios olhos e agora testemunhamos que o Pai Patêr enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo (NVT).

(1Jo 4.15-17) 15Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus Theos , Deus Theos permanece nele, e ele em Deus Theos . 16Assim conhecemos o amor que Deus Theos tem por nós e confiamos nesse amor. Deus Theos é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus Theos , e Deus Theos nele (NVI). 17Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, assim como ele é, também nós somos neste mundo (NAA).

(1Jo 4.18-19) 18No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor (NAA). 19Nós amamos porque ele nos amou primeiro (NVI).

(1Jo 4.20-21) 20Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus Theos “, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus Theos , a quem não vê (NVI). 21E o mandamento que dele temos é este: “Quem ama a Deus Theos , que ame também o seu irmão” (NAA).

A Fé que Vence o Mundo

(1Jo 5.1-3) 1Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus Theos , e todo aquele que ama o Pai ama também o que dele foi gerado (NVI). 2Nisto sabemos que amamos os filhos de Deus Theos : “Quando amamos a Deus Theos e praticamos os seus mandamentos” (NAA). 3Porque nisto consiste o amor a Deus Theos : “Em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados” (NVI).

(1Jo 5.4-5) 4Porque todo, o que é nascido de Deus Theos vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: “A nossa fé” (NAA). 5Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus Theos (NVI).

O Tríplice Testemunho Sobre Cristo

(1Jo 5.6-9) 6Jesus Cristo foi revelado por meio de seu batismo na água e pelo derramamento de seu sangue; não só por meio da água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito, que é a verdade, o confirma com seu testemunho (NVT). 7Pois há três que dão testemunho no céu: “O Pai Patêr , a Palavra Logos e o Espírito Santo; e estes três são um”. 8E três são os que testificam na terra: “O Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito” (ARA). 9Porque cremos em testemunho humano, certamente podemos crer no testemunho de Deus Theos , que tem ainda mais valor. E Deus Theos dá testemunho acerca de seu Filho (NVT).

(1Jo 5.10-12) 10Aquele que crê no Filho de Deus Theos tem, nele, esse testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus Theos faz de Deus um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus Theos dá a respeito do seu Filho (NAA). 11E este é o testemunho:   Theos nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho (NVI). 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus Theos não tem a vida” (NAA).

Várias Instruções

(1Jo 5.13-15) 13Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus Theos , para que saibam que têm a vida eterna. 14Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: “Se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá”. 15E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos (NVI).

(1Jo 5.16-17) 16Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus Theos dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este (NVI). 17Toda injustiça é pecado, mas nem todo pecado leva à morte (NVT).

(1Jo 5.18-21) 18Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus Theos não vive em pecado, porque quem é nascido de Deus Theos guarda a si mesmo, e o Maligno não pode tocar nele. 19Sabemos que somos de Deus Theos e que o mundo inteiro jaz no Maligno (NAA). 20Também sabemos que o Filho de Deus Theos já veio e nos tem dado entendimento para reconhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus Theos e a vida eterna (NAA). 21Meus filhinhos, cuidado com os falsos deuses! (NTLH)

ÉFESO – A 2ª CARTA DE JOÃO

Saudação

(2Jo 1-3) 1Eu, o Presbítero, escrevo à Senhora escolhida e a seus filhos, a quem amo na verdade, como fazem todos os que conhecem a verdade, 2porque a verdade permanece em nós e estará conosco para sempre (NVT). 3Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Theos Pai Patêr e de Jesus Cristo, o Filho do Pai Patêr , estejam conosco em verdade e amor (NAA).

Andando em Verdade e Amor

(2Jo 4-6) 4Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai Patêr . 5E agora eu lhe peço, senhora, não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, mas o que já tínhamos desde o princípio: “Que amemos uns aos outros”. 6E este é o amor: “Que andemos em obediência aos seus mandamentos”. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: “Que vocês andem em amor” (NVI).

(2Jo 7-9) 7Digo isso porque muitos enganadores têm ido pelo mundo afora, negando que Jesus Cristo veio em corpo humano. Quem age assim é o Enganador e o Anticristo. 8Tenham cuidado para não perder aquilo que nos esforçamos tanto para conseguir. Sejam diligentes a fim de receber a recompensa completa (NVT). 9Todo aquele que vai além da doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus Theos ; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai Patêr como o Filho (NAA).

(2Jo 10-11) 10Se alguém for a suas reuniões e não ensinar a verdade de Cristo, não o convidem a entrar em sua casa, nem lhe deem nenhum tipo de apoio. 11Quem apoia esse tipo de pessoa torna-se cúmplice de suas obras malignas (NVT).

Saudações Finais

(2Jo 12-13) 12Tenho muito mais a lhes dizer, mas não quero fazê-lo com papel e tinta, pois espero visitá-los em breve e conversar com vocês pessoalmente. Então nossa alegria será completa (NVT). 13Os filhos da sua irmã eleita mandam saudações (NAA).

ÉFESO – A 3ª CARTA DE JOÃO

Saudação

(3Jo 1) 1O Presbítero, ao amado Gaio, a quem amo na verdade (NVI).

(3Jo 2-4) 2Amado, peço a Deus que tudo corra bem com você e que esteja com boa saúde, assim como vai bem a sua alma (NAA). 3Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade (NVI). 4Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade (NAA).

Apoio e Oposição

(3Jo 5-8) 5Amado, você tem sido fiel no que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros (NAA). 6Eles falaram à Igreja daqui a respeito de sua amizade afetuosa. Peço que continue a suprir as necessidades deles de modo agradável a Deus Theos (NVT). 7Pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber nada dos gentios (NAA). 8Assim, nós mesmos devemos sustentá-los, a fim de nos tornarmos seus cooperadores quando eles ensinarem a verdade (NVT).

(3Jo 9-10) 9Escrevi à Igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. 10Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da Igreja (NVI).

(3Jo 11-12) 11Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus Theos ; aquele que faz o mal não viu a Deus Theos . 12Quanto a Demétrio, todos falam bem dele, e a própria verdade testemunha a seu favor. Nós também testemunhamos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro (NVI).

Saudações Finais

(3Jo 13-15) 13Tenho muito que escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta (NVI), 14pois espero vê-lo em breve, e então conversaremos pessoalmente (NVT). 15A paz esteja com você. Os amigos mandam saudações. Dê saudações aos amigos, um por um (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Apocalipse de João (Aproximadamente 96 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 139º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • 67º ano após a Ressurreição de Jesus
  • 32º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
  • 15º e último ano do reinado de Domiciano como Imperador Romano
  • Início do reinado de Nerva como Imperador Romano

ILHA DE PATMOS – APOCALIPSE DE JOÃO

Prólogo

(Ap 1.1-3) 1Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus Theos lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João (NAA), 2que relatou fielmente tudo que viu. Este é seu relato da palavra de Deus Theos e do testemunho de Jesus Cristo (NVT). 3Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo (NAA).

Saudações às Sete Igrejas

(Ap 1.4-6) 4João, às sete Igrejas que estão na província da Ásia: “Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono 5e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da Terra. Àquele que nos ama e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados (NAA), 6e fez de nós uma Realeza e Sacerdotes para Deus Theos , seu Pai Patêr , a ele pertencem a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (BJ)

(Ap 1.7) 7Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém! (NVI)

(Ap 1.8) 8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus Kurios , “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-Poderoso Pantokratôr (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.