Bíblia Cronológica – Versões | Dia 358
358º Dia – 24 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 112º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 40º ano após a Ressurreição de Jesus
- 5º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 3º ano da Primeira Guerra Judaico-Romana
- Início do reinado de Vespasiano como Imperador Romano
Sacrifícios que Agradam a Deus
(Hb 13.1-3) 1Seja constante o amor fraternal. 2Não se esqueçam da hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. 3Lembrem-se dos presos, como se estivessem na cadeia com eles; dos que sofrem maus-tratos, como se vocês mesmos fossem os maltratados (NAA).
(Hb 13.4) 4O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus Theos julgará os imorais e os adúlteros (NVI).
(Hb 13.5-6) 5Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. 6Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor Kurios é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (NVI)
(Hb 13.7) 7Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus Theos a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé (NVI).
(Hb 13.8-9) 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre (NVI). 9Portanto, não se deixem atrair por ensinos novos e estranhos. A força de vocês vem da graça de Deus, e não de regras sobre alimentos, que em nada ajudam aqueles que as seguem (NVT).
(Hb 13.10-14) 10Temos um altar do qual os Sacerdotes no Tabernáculo não têm direito de comer (NVT). 11O Sumo Sacerdote leva sangue de animais até o Lugar Santíssimo como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento (NVI). 12Da mesma forma, Jesus sofreu fora das portas da cidade, para santificar seu povo mediante seu próprio sangue. 13Portanto, vamos até ele, para fora do acampamento, e soframos a mesma desonra que ele sofreu. 14Pois não temos neste mundo uma cidade permanente; aguardamos a cidade por vir (NVT).
(Hb 13.15-16) 15Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus Theos um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome (NVI). 16E não se esqueçam de fazer o bem e de repartir o que têm com os necessitados, pois esses são os sacrifícios que agradam a Deus Theos (NVT).
(Hb 13.17) 17Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês (NVT).
(Hb 13.18-19) 18Orem por nós, pois estamos certos de que temos a consciência limpa, querendo em todas as circunstâncias fazer o que é correto (NAA). 19Orem especialmente para que eu volte e possa vê-los em breve (NVT).
Bênçãos
(Hb 13.20-21) 20E, agora, que o Deus Theos da paz, que trouxe de volta dos mortos nosso Senhor Jesus Kurios Iesous , o grande Pastor das ovelhas, e confirmou uma aliança eterna com seu sangue (NVT), 21os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! (NVI)
Saudações Finais
(Hb 13.22-23) 22Irmãos, peço que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu escrevi é pouco. 23Quero que saibam que o nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele chegar logo, irei vê-los com ele (NVI).
(Hb 13.24-25) 24Transmitam minhas saudações a todos os seus líderes e a todo o povo santo. Os irmãos da Itália também mandam lembranças. 25Que a graça de Deus seja com todos vocês (NVT).
CURIOSIDADES:
- 113º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 41º ano após a Ressurreição de Jesus
- 6º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- Fim da Guerra Judaico-Romana: O general Tito cercou e conquistou Jerusalém após um longo cerco. A cidade foi devastada, e o segundo Templo foi destruído, marcando o fim da revolta e o início da dispersão dos judeus (Diáspora). A destruição de Jerusalém por Tito foi um marco crucial na história judaica e no relacionamento da Judeia com o Império Romano.
- 1º ano do reinado de Vespasiano como Imperador Romano
CURIOSIDADES:
- 122º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 50º ano após a Ressurreição de Jesus
- 15º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 10º e último ano do reinado de Vespasiano como Imperador Romano
- Início do reinado de Tito como Imperador Romano
CURIOSIDADES:
- 124º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 52º ano após a Ressurreição de Jesus
- 17º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 2º e último ano do reinado de Tito como Imperador Romano
- Início do reinado de Domiciano como Imperador Romano
CURIOSIDADES:
- 133º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 61º ano após a Ressurreição de Jesus
- 26º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 9º ano do reinado de Domiciano como Imperador Romano
CIDADE DE ÉFESO– A Palavra da Vida
(1Jo 1.1-4) 1Proclamamos a vocês aquele que existia desde o princípio, aquele que ouvimos e vimos com nossos próprios olhos e tocamos com nossas próprias mãos. Ele é a Palavra da vida. 2Aquele que é a vida nos foi revelado, e nós o vimos. Agora, testemunhamos e lhes proclamamos que ele é a vida eterna. Ele estava com o Pai Patêr e nos foi revelado (NVT). 3Proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai Patêr e com seu Filho Jesus Cristo. 4Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa (NVI).
Andando na Luz
(1Jo 1.5-7) 5Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: “ Deus Theos é luz; nele não há treva alguma”. 6Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (NVI).
(1Jo 1.8-10) 8Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade. 9Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 10Se afirmamos que não pecamos, chamamos Deus de mentiroso e mostramos que não há em nós lugar para sua palavra (NVT).
Cristo nosso Advogado
(1Jo 2.1-2) 1Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai Patêr , Jesus Cristo, o Justo (NAA). 2Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo (NVT).
(1Jo 2.3-6) 3Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos (NVI). 4Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece a seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. 5Mas quem obedece à palavra de Deus Theos mostra que o amor que vem dele está se aperfeiçoando em sua vida. Desse modo, sabemos que estamos nele. 6Quem afirma que permanece nele deve viver como ele viveu (NVT).
Novo Mandamento
(1Jo 2.7-8) 7Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês tiveram desde o princípio. Esse mandamento antigo é a palavra que vocês ouviram (NAA). 8No entanto, o que escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz (NVI).
(1Jo 2.9-11) 9Quem afirma estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas. 10Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (NVI). 11Mas quem odeia o seu irmão está nas trevas, anda nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos (NAA).
(1Jo 2.12-13) 12Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus (NVI). 13Pais, escrevo a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevo a vocês, porque vocês têm vencido o Maligno (NAA).
(1Jo 2.14) 14Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai Patêr . Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus Theos permanece e vocês venceram o Maligno (NVI).
Não Amem o Mundo
(1Jo 2.15-17) 15Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai Patêr não está em vocês (NVT). 16Porque tudo o que há no mundo: “Os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida; não procede do Pai Patêr , mas procede do mundo”. 17Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus Theos permanece para sempre (NAA).
Anticristos
(1Jo 2.18-19) 18Filhinhos, esta é a última hora. E, como vocês ouviram que o Anticristo vem, também agora muitos Anticristos têm surgido; por isso sabemos que é a última hora (NAA). 19Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos (NVI).
(1Jo 2.20-23) 20Mas vocês não são assim, pois o Santo lhes deu sua unção, e todos vocês conhecem a verdade. 21Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque a conhecem e sabem que a verdade não produz mentira alguma. 22E quem é mentiroso? Aquele que afirma que Jesus não é o Cristo. Quem nega o Pai Patêr e o Filho é o Anticristo (NVT). 23Todo o que nega o Filho também não tem o Pai Patêr ; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai Patêr (NVI).
(1Jo 2.24-25) 24Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai Patêr (NVI). 25E esta é a promessa que ele mesmo nos fez: “A vida eterna” (NAA).
(1Jo 2.26-27) 26Escrevo estas coisas para adverti-los sobre os que desejam enganá-los. 27Vocês, porém, receberam dele a unção, e ela permanece em vocês, de modo que não precisam que alguém lhes ensine a verdade. Pois o que a unção lhes ensina é verdade, e não mentira, e é tudo que precisam saber. Portanto, como lhes ensinou a unção, permaneçam nele (NVT).
Filhos de Deus
(1Jo 2.28-29) 28Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda (NVI). 29Se sabem que ele é justo, reconheçam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido de Deus (NAA).
(1Jo 3.1) 1Vejam que grande amor o Pai Patêr nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus Theos ; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu (NAA).
(1Jo 3.2-3) 2Amados, agora somos filhos de Deus Theos , e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. 3Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro (NVI).
(1Jo 3.4-6) 4Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 5Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado (NVI). 6Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu (NAA).
(1Jo 3.7-8) 7Filhinhos, não se deixem enganar por ninguém. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8Aquele que pratica o pecado procede do Diabo, porque o Diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus Theos : “Para destruir as obras do Diabo” (NAA).
(1Jo 3.9-10) 9Aquele que é nascido de Deus Theos não vive no pecado, pois a vida de Deus está nele. Logo, não pode continuar a pecar, pois é nascido de Deus Theos (NVT). 10Assim, podemos identificar quem é filho de Deus Theos e quem é filho do Diabo. Quem não pratica a justiça e não ama seus irmãos não pertence a Deus Theos (NVT).
Amar o Próximo
(1Jo 3.11-13) 11Porque a mensagem que vocês ouviram desde o princípio é esta: “Que nos amemos uns aos outros” (NAA). 12Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas (NVI). 13Portanto, meus irmãos, não se surpreendam se o mundo os odiar (NVT).
(1Jo 3.14-15) 14Se amamos nossos irmãos, significa que passamos da morte para a vida. Mas quem não ama continua morto. 15Quem odeia seu irmão já é assassino. E vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna (NVT).
(1Jo 3.16-17) 16Nisto conhecemos o amor: “Que Cristo deu a sua vida por nós; portanto, também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos” (NAA). 17Se alguém tem recursos suficientes para viver bem e vê um irmão em necessidade, mas não mostra compaixão, como pode estar nele o amor de Deus Theos ? (NVT)
(1Jo 3.18-20) 18Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade (NAA). 19Com isso saberemos que pertencemos à verdade, e nos tranquilizaremos quando estivermos diante de Deus (NVT). 20Pois, se o nosso coração nos acusar, Deus Theos é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
(1Jo 3.21-24) 21Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus Theos (NAA); 22e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada (NVI). 23E este é seu mandamento: “Que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amemos uns aos outros, conforme ele nos ordenou”. 24Aqueles que obedecem a seus mandamentos permanecem nele, e ele permanece neles. E sabemos que ele permanece em nós porque o Espírito que ele nos deu permanece em nós (NVT).