Bíblia Cronológica – Versões | Dia 364
![](https://aguavivabocaina.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Leia-a-Biblia-100x170-2.png)
364º Dia – 30 de Dezembro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 139º ano do domínio romano sobre a Judeia
- 67º ano após a Ressurreição de Jesus
- 32º ano de Perseguição do Império Romano aos Cristãos
- 15º e último ano do reinado de Domiciano como Imperador Romano
- Início do reinado de Nerva como Imperador Romano
ILHA DE PATMOS – 5ª Taça: O Poder do Anticristo é Humilhado
(Ap 16.10-11) 10O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da Besta, cujo reino ficou em trevas. De tanta agonia, os homens mordiam a própria língua 11e blasfemavam contra o Deus Theos dos céus, por causa das suas dores e das suas feridas; contudo, recusaram arrepender-se das obras que haviam praticado (NVI).
6ª Taça: A Batalha no Armagedom
(Ap 16.12-14) 12O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente (NVI). 13Então vi sair da boca do Dragão, da boca da Besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs (NAA). 14São espíritos de demônios que realizam sinais milagrosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso Theos Pantokratôr (NVI).
(Ap 16.15) 15“Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha” (NAA).
(Ap 16.16) 16E os espíritos reuniram todos os governantes e seus exércitos no lugar que, em hebraico, se chama Armagedom (NVT).
7ª Taça: A 2ª Vinda de Jesus
(Ap 16.17) 17O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do Santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: “Está feito!”
(Ap 11.19) 19Então foi aberto o Santuário de Deus Theos nos céus, e ali foi vista a Arca da sua Aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo (NVI).
(Ap 16.18) 18Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra (NVI).
(Ap 16.19-21) 19A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus Theos lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira (NVI). 20Todas as ilhas desapareceram, e todos os montes foram arrasados (NVT). 21Também desabou do céu sobre as pessoas uma grande chuva de granizo, com pedras que pesavam mais de trinta quilos (NAA). E elas blasfemaram contra Deus Theos por causa da terrível praga de granizo (NVT).
A Grande Meretriz
(Ap 17.1-2) 1Um dos sete anjos que derramaram as sete taças se aproximou e disse: “Venha comigo, e eu lhe mostrarei o julgamento da grande prostituta que governa sobre muitas águas. 2Os reis da terra cometeram adultério com ela, e os habitantes da terra se embriagaram com o vinho de sua imoralidade” (NVT).
(Ap 17.3-5) 3Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa Besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres (NVI). 4A mulher estava vestida de púrpura e vermelho e enfeitada com joias de ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão um cálice de ouro cheio de abominações e das impurezas de sua imoralidade. 5Em sua testa estava escrito um nome misterioso: “Babilônia, a Grande, a Mãe das Prostitutas e das Abominações da Terra” (NVT).
(Ap 17.6-8) 6Então vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus. E, quando a vi, admirei-me com grande espanto (NAA). 7“Por que você está tão espantado?”, o anjo perguntou. “Eu lhe explicarei o mistério desta mulher e da Besta com sete cabeças e dez chifres na qual ela está montada. 8A Besta que você viu esteve viva, mas agora não está mais. E, no entanto, em breve subirá do abismo e irá para a destruição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a criação do mundo, ficarão admirados com o reaparecimento da Besta que havia morrido” (NVT).
(Ap 17.9-11) 9“Aqui é preciso pensar com sabedoria. As sete cabeças da Besta representam os sete montes onde a mulher governa, e também representam sete reis. 10Cinco deles já caíram, o sexto está governando e o sétimo ainda não veio, mas seu reinado será breve. 11A Besta que esteve viva, mas agora não está mais, é o oitavo rei. É como os outros sete, e também caminha para a destruição” (NVT).
(Ap 17.12-14) 12“Os dez chifres que você viu são dez reis que ainda não receberam reino, mas que por uma hora receberão, com a Besta, autoridade como reis (NVI). 13Estes têm um mesmo propósito e oferecem à Besta o poder e a autoridade que possuem (NAA). 14Juntos, guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os derrotará, pois é Senhor Kurios dos senhores e Rei dos reis. E com ele estarão seus chamados, escolhidos e fiéis” (NVT).
(Ap 17.15-18) 15Em seguida, o anjo me disse: “As águas que você viu, onde a prostituta governa, representam multidões de todas as nações e línguas. 16A Besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a deixarão nua, comerão sua carne e destruirão o restante com fogo. 17Porque Deus Theos colocou no coração deles um plano que executará sua vontade. Eles concordarão em entregar a autoridade à Besta, cumprindo-se assim as palavras de Deus Theos . 18E a mulher que você viu representa a grande cidade que governa sobre os reis da terra” (NVT).
A Queda da Babilônia
(Ap 18.1-3) 1Depois disso, vi outro anjo descer do céu com grande autoridade, e a terra se iluminou com seu esplendor. 2Ele deu um forte grito: “Caiu a Babilônia! A grande cidade caiu! Tornou-se habitação de demônios, esconderijo de todo espírito impuro, covil de toda ave impura e de todo animal impuro e detestável. 3Porque todas as nações caíram por causa do vinho da fúria de sua imoralidade. Os reis da terra cometeram adultério com ela. Por ela tanto desejar luxo extravagante, os comerciantes da terra enriqueceram” (NVT).
O que a Grande Cidade Plantou agora irá Colher
(Ap 18.4-8) 4Então ouvi outra voz do céu, que disse: “Saiam dela, meu povo! Não participem de seus pecados, ou serão castigados com ela. 5Pois os pecados dela se amontoaram até o céu, e Deus Theos se lembrou de seus atos perversos. 6Façam com ela o que ela tem feito; deem-lhe em dobro o castigo por seus atos. Ela preparou um cálice de terror para os outros, por isso preparem-lhe uma porção dobrada (NVT). 7Glorificou a si mesma e viveu em luxo, agora retribuam com igual quantidade de tormento e tristeza. Ela se vangloriou em seu coração: ‘Sou rainha em meu trono. Não sou uma viúva desamparada, e não tenho motivo para me lamentar’. 8Por isso, estas pragas a alcançarão num só dia: morte, pranto e fome. O fogo a consumirá por completo, pois o Senhor Deus Kurios Theos , que a julga, é poderoso” (NVT).
O Lamento de Todos que Conviveram com a Grande Cidade
(Ap 18.9-10) 9“Os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, vão chorar e se lamentar por causa dela, quando virem a fumaça do seu incêndio (NAA). 10Ficarão de longe, aterrorizados com seu tormento, e clamarão: ‘Que terrível, que terrível, ó Babilônia, grande cidade! Num só instante, o julgamento caiu sobre você!’” (NVT)
(Ap 18.11-17) 11“Os negociantes da terra chorarão e se lamentarão por causa dela, porque ninguém mais compra a sua mercadoria (NVI): 12‘Ela comprava grandes quantidades de ouro, prata, joias e pérolas; linho fino, púrpura, seda e tecido vermelho; produtos feitos de perfumada madeira de cedro, de marfim e de madeira preciosa; bronze, ferro e mármore. 13Também comprava canela, especiarias, incenso, mirra, bálsamo, vinho, azeite de oliva, farinha fina, trigo, gado, ovelhas, cavalos, carroças, escravos e vidas humanas. 14Acabaram as coisas extravagantes de que você tanto gostava”, dizem eles. “Todo o seu luxo e esplendor se foram para sempre, e nunca mais serão seus’(NVT). 15Os mercadores destas coisas, que, por meio dela, se enriqueceram, ficarão de longe, com medo do seu tormento, chorando e pranteando (NAA): 16“Que terrível, que terrível para essa grande cidade! Ela se vestia da mais fina púrpura e de linho vermelho, adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas! 17Num só instante, toda a sua riqueza se foi!” E todos os capitães dos navios mercantes, e também seus passageiros, marinheiros e tripulantes, ficarão de longe” (NVT).
(Ap 18.18-19) 18“Ao verem a fumaça do incêndio dela, exclamarão: ‘Que outra cidade jamais se igualou a esta grande cidade?’ (NVI) 19Chorarão, jogarão pó sobre a cabeça e clamarão: ‘Que terrível, que terrível para essa grande cidade! Os donos dos navios se enriqueceram, transportando pelos mares sua imensa riqueza. Num só instante, tudo se foi!’” (NVT)
A Justiça de Deus contra a Grande Cidade
(Ap 18.20) 20“Alegrem-se por causa dela, ó céus, e também vocês, santos, Apóstolos e Profetas, porque Deus Theos julgou a causa de vocês contra ela” (NAA).
(Ap 18.21-24) 21Então um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho, lançou-a ao mar e disse: “Com igual violência será lançada por terra a grande cidade da Babilônia, para nunca mais ser encontrada. 22Nunca mais se ouvirá em seu meio o som de harpistas, dos músicos, dos flautistas e dos tocadores de trombeta. Nunca mais se achará dentro de seus muros artífice algum, de qualquer profissão. Nunca mais se ouvirá em seu meio o ruído das pedras de moinho (NVI). 23Também nunca mais brilhará em você a luz de uma lamparina, e nunca mais se ouvirá em você uma voz de noivo ou de noiva, pois os seus mercadores foram os grandes da terra, porque com a sua feitiçaria você seduziu todas as nações (NAA). 24Nela foi encontrado sangue de profetas e de santos, e de todos os que foram assassinados na terra” (NVI).
Júbilo nos Céus pelo Julgamento da Grande Cidade
(Ap 19.1-2) 1Depois destas coisas, ouvi no céu o que parecia ser a voz forte de uma grande multidão, dizendo: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder são do nosso Deus Theos , 2porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos” (NAA).
(Ap 19.3-5) 3E, mais uma vez, as vozes ressoaram: “Aleluia! A fumaça dessa cidade sobe para todo o sempre!” (NVT) 4Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus Theos , que estava assentado no trono, e exclamaram: “Amém, Aleluia!” 5Então veio do trono uma voz, conclamando: “Louvem o nosso Deus Theos , todos vocês, seus servos, vocês que o temem, tanto pequenos como grandes!” (NVI)
As Bodas do Cordeiro
(Ap 19.6-8) 6Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: “Aleluia! Pois reina o Senhor Kurios , o nosso Deus Theos , o Todo-Poderoso Pantokratôr (NVI). 7Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das Bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou (NAA). 8Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos (NVI).
(Ap 19.9-10) 9Então o anjo me disse: “Escreva: ‘Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das Bodas do Cordeiro’”. E acrescentou: “São estas as verdadeiras palavras de Deus Theos ” (NAA). 10Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus Theos ! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (NVI).