Bíblia Cronológica – Versões | Dia 050
50º Dia – 19 de Fevereiro
O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI
- Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
- Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
- Moisés com 82 anos
- Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
- Calebe com 40 anos
- Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
- Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
- Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
- Josué com 21 anos
- Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
DESERTO DO SINAI
Festa das Trombetas – Rosh Hashaná – Ano Novo (1º de Tishrei (setembro/outubro) – Duração de 1 dia)
(Lv 23.23-25) 23O Senhor Yahweh disse a Moisés: 24“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel: ‘No primeiro dia do sétimo mês, tenham um dia de descanso absoluto. Será uma reunião sagrada, uma celebração memorial comemorada com toques de trombeta. 25Não façam nenhum trabalho habitual nesse dia, mas apresentem ofertas especiais para o Senhor Yahweh ’” (NVT).
O Dia da Expiação – O Dia do Perdão – Yom Kippur (10 de Tishrei (setembro/outubro) – Duração 1 dia)
(Lv 23.26-32) 26O Senhor Yahweh disse a Moisés: 27“Comemorem o Dia da Expiação no décimo dia do mesmo sétimo mês. Celebrem-no como uma reunião sagrada, um dia para se humilharem e apresentarem ofertas especiais para o Senhor Yahweh . 28Não façam trabalho algum durante todo esse dia, pois é o Dia da Expiação, no qual se fará expiação em seu favor diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT). 29Qualquer pessoa que, nesse dia, não se humilhar será eliminada do seu povo (NAA). 30Eu destruirei do meio do seu povo todo aquele que realizar algum trabalho nesse dia (NVI). 31Não façam trabalho algum. Essa é uma lei permanente para vocês e deve ser cumprida de geração em geração, onde quer que morarem. 32Será um Shabat de descanso absoluto para vocês e, nesse dia, deverão se humilhar. O dia de descanso começará ao entardecer do nono dia do mês e se estenderá até o entardecer do décimo dia” (NVT).
Festa dos Tabernáculos – A Festa das Cabanas (15 de Tishrei (setembro/outubro) – Duração de 7 dias)
(Lv 23.33-36) 33O Senhor Yahweh também disse a Moisés: 34“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel: ‘Comecem a celebrar a Festa das Cabanas no décimo quinto dia do sétimo mês. Essa festa em homenagem ao Senhor Yahweh durará sete dias. 35O primeiro dia da festa será declarado reunião sagrada, na qual não farão nenhum trabalho habitual. 36Durante sete dias, vocês apresentarão ofertas especiais para o Senhor Yahweh . No oitavo dia, haverá outra reunião sagrada, na qual apresentarão ofertas especiais para o Senhor Yahweh . Será uma ocasião solene, e ninguém fará nenhum trabalho habitual’” (NVT).
(Lv 23.38-43) 38“Celebrem-nas além do Shabat habitual do Senhor Yahweh e apresentem as ofertas além das ofertas pessoais que vocês trazem no cumprimento de votos e das ofertas voluntárias para o Senhor Yahweh . 39Lembrem-se de que essa festa de sete dias em homenagem ao Senhor Yahweh , a Festa das Cabanas, começa no décimo quinto dia do sétimo mês, depois de terem colhido tudo que a terra produziu. Celebrem a Festa do Senhor Yahweh por sete dias. O primeiro e o oitavo dia da festa serão de descanso absoluto. 40No primeiro dia, recolham galhos das mais belas árvores, folhagens de palmeiras, ramos de árvores verdejantes e de salgueiros que crescem junto dos riachos. Celebrem com alegria diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , por sete dias. 41Comemorem essa festa em homenagem ao Senhor Yahweh por sete dias a cada ano. Essa é uma lei permanente para vocês e deve ser cumprida no sétimo mês, de geração em geração. 42Durante sete dias, morarão ao ar livre em pequenas cabanas. Todos os israelitas de nascimento morarão em cabanas. 43Desse modo, lembrarão cada nova geração de israelitas que eu fiz seus antepassados morarem em cabanas quando os libertei da terra do Egito. Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym ” (NVT).
As Festas Anuais
(Ex 23.14-17) 14“Três vezes no ano celebrem uma festa para mim. 15Celebrem a Festa da Páscoa; durante sete dias vocês comerão pães sem fermento, como ordenei a vocês. Façam isso no tempo indicado no mês de Abibe, porque nesse mês vocês saíram do Egito. Ninguém apareça diante de mim de mãos vazias (NAA). 16Celebrem a Festa de Pentecostes, dos primeiros frutos do seu trabalho, do que vocês semeiam no campo, e a Festa dos Tabernáculos, ao final do ano, quando vocês recolhem do campo o fruto do seu trabalho (NAA). 17Três vezes por ano, nessas três festas, todos os homens devem vir adorar a mim, o Senhor Yahweh Deus Elohym ” (NTLH).
(Ex 23.18-19) 18“Não ofereçam o sangue do meu sacrifício com pão fermentado, nem deixem que a gordura da minha festa fique durante a noite até a manhã seguinte (NAA). 19Quando fizerem a colheita, levem à casa do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , o melhor de seus primeiros frutos. Não cozinhem o cabrito no leite da mãe dele” (NVT).
(Lv 23.37) 37“Essas são as festas que o Senhor Yahweh estabeleceu. Celebrem-nas a cada ano como reuniões sagradas, apresentando para o Senhor Yahweh , no dia apropriado, as ofertas especiais de sacrifícios queimados, ofertas de cereal, sacrifícios e ofertas derramadas” (NVT).
(Lv 23.44) 44Assim, Moisés transmitiu aos israelitas essas instruções sobre as festas anuais do Senhor Yahweh (NVT).
O Senhor Deus é Santo
(Lv 19.1-2) 1O Senhor Yahweh também disse a Moisés: 2“Dê as seguintes instruções a toda a comunidade de Israel: ‘Sejam santos, pois eu, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , sou santo’” (NVT).
(Lv 19.5-8) 5“Quando sacrificarem uma oferta de paz ao Senhor Yahweh , apresentem-na de forma apropriada, para que sejam aceitos. 6Comam o sacrifício no mesmo dia em que o oferecerem, ou no dia seguinte. O que restar até o terceiro dia será completamente queimado. 7Se algo do sacrifício for comido no terceiro dia, estará contaminado e não será aceito. 8Quem o comer no terceiro dia será castigado, pois contaminou aquilo que é santo ao Senhor Yahweh , e será eliminado do meio do povo” (NVT).
(Lv 19.37) 37“Obedeçam a todos os meus decretos e a todos os meus estatutos pondo-os em prática. Eu sou o Senhor Yahweh ” (NVT).
(Lv 20.7-8) 7“Portanto, consagrem-se e sejam santos, pois eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT). 8Guardem os meus estatutos e tratem de cumpri-los. Eu sou o Senhor Yahweh , que os santifico” (NAA).
A Postura do Sumo Sacerdote
(Lv 21.10-12) 10“O Sumo Sacerdote ocupa a posição mais elevada entre todos os Sacerdotes. O óleo da unção foi derramado sobre sua cabeça, e ele foi consagrado para vestir as roupas sacerdotais. Nunca deixará o cabelo despenteado nem rasgará suas roupas em sinal de luto (NVT). 11Não se contaminará por aproximar-se de um cadáver. Não se tornará cerimonialmente impuro nem mesmo por causa de seu pai ou de sua mãe. 12Não sairá do Santuário, nem profanará o Santuário do seu Deus Elohym , pois a consagração do óleo da unção do seu Deus Elohym está sobre ele. Eu sou o Senhor Yahweh ” (NAA).
(Lv 21.13-15) 13“O Sumo Sacerdote somente se casará com uma virgem. 14Não se casará com uma viúva, nem com uma mulher divorciada, nem com uma mulher contaminada pela prostituição. Sua esposa deverá ser uma virgem de seu próprio clã, 15para que ele não desonre seus descendentes entre o povo, pois eu sou o Senhor Yahweh , que o santifico” (NVT).
A Postura dos Sacerdotes
(Lv 21.1-4) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Dê as seguintes instruções aos Sacerdotes, os filhos de Arão. ‘Nenhum Sacerdote deverá se tornar cerimonialmente impuro por causa da morte de alguém do povo (NVT). 2As únicas exceções são seus parentes mais próximos: mãe ou pai, filho ou filha, irmão 3ou irmã virgem que dependa dele, uma vez que não tem marido. Nesse caso, poderá contaminar-se. 4O Sacerdote exerce funções de grande importância entre o povo. Por isso não pode ficar cerimonialmente impuro como qualquer um’” (BV).
(Lv 21.5-7) 5“Os Sacerdotes não rasparão a cabeça, não rasparão a barba rente à pele, nem farão cortes no corpo. 6Serão consagrados ao seu Deus Elohym e jamais desonrarão o nome de Deus Elohym , pois são eles que apresentam as ofertas especiais para o Senhor Yahweh , ofertas de alimento para o seu Deus Elohym . 7Os Sacerdotes não se casarão com uma mulher contaminada pela prostituição, nem se casarão com uma mulher divorciada do marido, pois o Sacerdote é consagrado ao seu Deus Elohym ” (NVT).
(Lv 21.8) 8“Tratem-no como santo, pois ele traz as ofertas de alimento perante o seu Deus Elohym . Considerem-no santo, pois eu, o Senhor Yahweh , sou santo e santifico vocês” (NVT).
(Lv 21.9) 9“Se a filha de um Sacerdote se tornar prostituta e, desse modo, se contaminar, também contamina a santidade de seu pai e deverá morrer queimada” (NVT).
(Lv 21.16-23) 16Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 17“Dê as seguintes instruções a Arão. ‘Nas gerações futuras, nenhum de seus descendentes portador de algum defeito físico estará qualificado para trazer ofertas de alimento ao seu Deus Elohym . 18Nenhum homem que tenha algum defeito estará qualificado, seja ele cego, aleijado, mutilado ou deformado, 19ou tenha o pé ou braço quebrado, 20ou seja corcunda, ou anão, ou tenha um olho defeituoso, ou feridas na pele ou sarna, ou testículos defeituosos. 21Nenhum descendente de Arão que tenha algum defeito se aproximará do altar para apresentar ofertas especiais para o Senhor Yahweh . Uma vez que tem defeito, não poderá se aproximar do altar para trazer ofertas de alimento ao seu Deus Elohym . 22No entanto, poderá comer do alimento oferecido a Deus Elohym , das ofertas santas e das ofertas santíssimas (NVT). 23Contudo, por causa do seu defeito, não se aproximará do véu nem do altar, para que não profane o meu Santuário. Eu sou o Senhor Yahweh , que os santifico’” (NVI).
(Lv 22.1-2) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Diga a Arão e a seus filhos que tenham muito respeito pelas ofertas sagradas que os israelitas consagrarem a mim, a fim de não desonrarem meu santo nome. Eu sou o Senhor Yahweh ” (NVT).
(Lv 22.3) 3“Dê a eles as seguintes instruções. ‘Nas gerações futuras, se algum de seus descendentes estiver cerimonialmente impuro ao se aproximar das ofertas sagradas que os israelitas consagrarem ao Senhor Yahweh , ele será eliminado de minha presença. Eu sou o Senhor Yahweh ” (NVT).
(Lv 22.4-8) 4“Ninguém da descendência de Arão que for leproso ou tiver fluxo comerá das ofertas sagradas, até que esteja puro. Também não poderá comer das ofertas sagradas o que tocar alguma coisa impura por causa de um morto ou aquele que tiver emissão de sêmen (NAA); 5tocar num animal que rasteja pelo chão e seja impuro ou tocar em alguém que, por qualquer motivo, esteja cerimonialmente impuro. 6Quem se contaminar de alguma dessas formas ficará impuro até o entardecer. Não comerá das ofertas sagradas enquanto não tiver se banhado com água. 7Depois do pôr do sol, estará cerimonialmente puro outra vez e poderá comer das ofertas sagradas, pois são seu alimento. 8Não comerá um animal que morreu de forma natural ou que foi despedaçado por animais selvagens, pois se contaminaria. Eu sou o Senhor Yahweh ” (NVT).
(Lv 22.9) 9“Os Sacerdotes obedecerão fielmente às minhas ordens. Do contrário, serão culpados de pecado e morrerão, pois menosprezaram o que lhes ordenei. Eu sou o Senhor Yahweh , que os santifica” (NVT).
(Lv 22.10-11) 10“Ninguém de fora da família do Sacerdote comerá das ofertas sagradas. Nem mesmo hóspedes e empregados da casa do Sacerdote poderão comê-las. 11Mas, se o Sacerdote comprar um escravo, esse escravo poderá comer das ofertas sagradas. E, se o escravo tiver filhos, eles também poderão comer de seu alimento” (NVT).
(Lv 22.12-13) 12“Se a filha do Sacerdote se casar com alguém de fora da família Sacerdotal, não poderá mais comer das ofertas sagradas. 13Se, contudo, ficar viúva ou divorciar-se, sem ter filhos para sustentá-la, e voltar a morar na casa do pai, como quando era jovem, poderá comer novamente do alimento do pai. Com exceção desses casos, ninguém de fora da família do Sacerdote comerá das ofertas sagradas” (NVT).
(Lv 22.14) 14“Se alguém não autorizado comer das ofertas sagradas por engano, pagará ao Sacerdote aquilo que comeu, mais um quinto do valor” (NVT).
(Lv 22.15-16) 15“Os Sacerdotes não deixarão que as ofertas sagradas que o povo apresenta a Deus Elohym , o Senhor Yahweh , sejam profanadas. 16Eles não permitirão que as ofertas sejam comidas por pessoas que não têm esse direito. Se essas pessoas comerem, serão culpadas e deverão ser castigadas. Eu sou o Senhor Yahweh , e faço com que as ofertas fiquem sagradas” (NTLH).
(Lv 21.24) 24Foi isso o que Moisés disse a Arão, aos filhos de Arão e a todo o povo de Israel (NTLH).
Flagrante de Blasfêmia
(Lv 24.10-12) 10Certo dia, um homem, filho de uma israelita e de um egípcio, saiu de sua tenda e se envolveu numa briga com um dos israelitas (NVT). 11Então o filho da mulher israelita blasfemou contra o nome do Senhor Yahweh e o amaldiçoou; por isso o levaram a Moisés. O nome da mãe dele era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã. 12E o levaram à prisão, até que o Senhor Yahweh lhes declarasse o que deviam fazer (NAA).
(Lv 24.13-16) 13Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 14“Leve o blasfemador para fora do acampamento e diga a todos que ouviram a maldição que coloquem as mãos sobre a cabeça dele. Depois, a comunidade toda o executará por apedrejamento. 15Diga ao povo de Israel: ‘Quem amaldiçoar o seu Deus Elohym será castigado por causa do seu pecado (NVT) 16e será morto a pedradas por todo o povo. Não importa que seja israelita ou um estrangeiro que mora no meio de vocês; quem blasfemar contra o nome do Senhor Deus Yahweh será morto’” (NTLH).
(Lv 24.23) 23Depois que Moisés transmitiu todas essas instruções aos israelitas, eles levaram o blasfemador para fora do acampamento e o executaram por apedrejamento. Os israelitas fizeram exatamente conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT).