• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 049

49º Dia – 18 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Leis Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Leis acerca de Responsabilidades Sociais

(Ex 22.21) 21“Não maltrate nem oprima os estrangeiros. Lembre-se de que vocês também foram estrangeiros na terra do Egito” (NVT).

(Ex 23.9) 9“Não explore os estrangeiros. Vocês sabem o que significa viver em terra estranha, pois foram estrangeiros no Egito” (NVT).

(Lv 19.33-34) 33“Não maltratem os estrangeiros que vivem na terra de vocês (NTLH)34O estrangeiro residente que viver com vocês será tratado como o natural da terra. Amem-no como a si mesmos, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês” (NVI).

(Lv 19.35-36) 35“Não usem medidas desonestas quando medirem comprimento, peso ou quantidade (NVI). 36Suas balanças e seus pesos devem ser exatos, assim como suas vasilhas para medir produtos secos ou líquidos. Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que os tirou da terra do Egito” (NVT).

(Ex 23.6-7) 6“Quando um pobre comparecer ao tribunal, não cometa injustiça contra ele (NTLH). 7Não se envolva em falsas acusações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado” (NVI).

(Ex 22.22-24) 22“Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; 23porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. 24Com grande ira matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos” (NVI).

(Ex 23.1-3) 1“Não espalhe notícias falsas e não entre em acordo com o ímpio, para ser testemunha maldosa (NAA). 2Não se deixe levar pela maioria na prática do mal. Quando o chamarem para testemunhar em um processo legal, não permita que a multidão o influencie a perverter a justiça. 3E não incline seu testemunho em favor de uma pessoa só porque ela é pobre” (NVT).

(Lv 19.15-16) 15“Não distorçam a justiça em questões legais, favorecendo os pobres ou tomando partido dos ricos e poderosos. Julguem sempre com imparcialidade (NVT). 16Não espalhem calúnias entre o seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor Yahweh (NVI).

(Lv 19.17-18) 17Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as consequências de um pecado. 18Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor Yahweh (NVI).

(Ex 23.8) 8“Não aceite subornos, pois eles o levam a fazer vista grossa para algo que se pode ver claramente. O suborno faz até o justo distorcer a verdade” (NVT).

(Ex 22.25-27) 25“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando lucro (NVI). 26Se tomar a capa do seu próximo como garantia para um empréstimo, devolva-a antes do pôr do sol. 27Talvez a capa seja a única coberta que ele tem para se aquecer. Como ele poderá dormir sem ela? Se não a devolver e se o seu próximo pedir socorro a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso” (NVT).

(Ex 23.4-5) 4“Se você encontrar perdido o boi ou o jumento que pertence ao seu inimigo, leve-o de volta a ele (NVI). 5Se vir o jumento de alguém que o odeia cair sob o peso de sua carga, não faça de conta que não viu. Pare e ajude o dono a levantá-lo” (NVT).

(Lv 23.22) 22“Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos e não apanhem aquilo que cair das mãos dos ceifeiros. Deixem esses grãos para os pobres e estrangeiros que vivem entre vocês. Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

(Lv 19.9-10) 9“Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos nem apanhem aquilo que os ceifeiros deixarem cair. 10O mesmo se aplica à colheita da uva. Não cortem até o último cacho de cada videira nem apanhem as uvas que caírem no chão. Deixem-nas para os pobres e estrangeiros que vivem entre vocês. Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

(Lv 19.11) 11“Não roubem. Não mintam nem enganem uns aos outros” (NVT).

(Lv 19.13) 13 “Não explorem nem roubem o seu próximo. Não fiquem até o dia seguinte com o pagamento de seus empregados” (NVT).

(Lv 19.14) 14“Não amaldiçoe o surdo, nem ponha tropeço diante do cego, mas tema o seu Deus Elohym . Eu sou o Senhor Yahweh (NAA).

(Nm 5.5-10) 5Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 6“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Se alguém do povo, homem ou mulher, ofender ao Senhor Yahweh prejudicando outra pessoa, será culpado. 7Confessará seu pecado e pagará indenização completa pelo dano causado, com um acréscimo de um quinto do valor, e entregará o total à pessoa prejudicada (NVT). 8Mas, se essa pessoa morreu e não existe parente chegado que receba o pagamento, então o culpado deverá pagar ao Senhor Yahweh , e o pagamento será do Sacerdote. Além desse pagamento, também será entregue o carneiro que o Sacerdote oferecerá em sacrifício para conseguir o perdão do pecado dessa pessoa (NTLH)9Todas as ofertas sagradas que os israelitas levarem ao Sacerdote serão dele (NVT). 10Cada Sacerdote ficará com as ofertas sagradas que lhe forem apresentadas” (NTLH).

(Lv 19.32) 32Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, tema o seu Deus Elohym . Eu sou o Senhor Yahweh (NVI).

Leis acerca da Estética

(Nm 15.37-41) 37O Senhor Yahweh disse a Moisés: 38“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Vocês e as gerações futuras farão franjas na bainha da roupa e as prenderão com um fio azul. 39Quando virem as franjas, recordarão todos os mandamentos do Senhor Yahweh e os cumprirão. Assim, não serão infiéis, seguindo os desejos de seu coração e de seus olhos. 40As franjas os ajudarão a lembrar que devem obedecer a todos os meus mandamentos e ser santos para o seu Deus Elohym . 41Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus Elohym . Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym ’” (NVT).

(Lv 19.27) 27“Não cortem o cabelo dos lados da cabeça nem raspem a barba rente à pele” (NVT).

Leia acerca das Festas Solenes ao Senhor

(Lv 23.1-2) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2 “Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Estas são as festas que o Senhor Yahweh estabeleceu e que vocês proclamarão como reuniões sagradas’” (NVT):

Leis acerca do Ano Shabático

(Ex 23.10-11) 10“Durante seis anos você semeará as suas terras e colherá o que elas produzirem (NTLH). 11Mas, no sétimo ano, deixem que ela se renove e descanse sem cultivo. Permitam que os pobres do povo colham o que crescer espontaneamente durante esse ano. Deixem o resto para servir de alimento aos animais selvagens. Façam o mesmo com os vinhedos e os olivais” (NVT).

Leis acerca do ShabatO Dia do Descanso

(Lv 19.3) 3b“Guardem também meu Shabat. Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

(Ex 23.12) 12“Em seis dias façam os seus trabalhos, mas no sétimo não trabalhem, para que o seu boi e o seu jumento possam descansar, e o seu escravo e o estrangeiro renovem as forças” (NVI).

(Lv 23.3) 3“Vocês têm seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais, mas o sétimo dia é o Shabat, o dia de descanso absoluto e de reunião sagrada. Não façam trabalho algum, pois é o Shabat do Senhor Yahweh e deve ser guardado onde quer que morarem” (NVT).

(Lv 19.30) 30“Guardem meu Shabat e tratem meu Santuário com reverência. Eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

Leis acerca das Festas

(Lv 23.4) 4“Além do Shabat, estas são as festas que o Senhor Yahweh estabeleceu, as reuniões sagradas que serão celebradas anualmente no devido tempo” (NVT):

Festa da PáscoaA Festa dos Pães sem Fermento (14 e 15 de Nisã (março/abril) – Duração de 7 Dias)

(Lv 23.5-8) 5“A Páscoa do Senhor Yahweh começa ao entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês. 6No dia seguinte, o décimo quinto dia, comecem a celebrar a Festa dos Pães sem Fermento. Essa celebração em homenagem ao Senhor Yahweh continuará por sete dias e, durante esse tempo, o pão que comerem será preparado sem fermento. 7No primeiro dia da festa, todos suspenderão seus trabalhos habituais e realizarão uma reunião sagrada. 8Durante sete dias, apresentarão ofertas especiais para o Senhor Yahweh . No sétimo dia, suspenderão novamente seus trabalhos habituais para realizar uma reunião sagrada” (NVT).

Festa de PentecostesA Festa da Colheita ou Primícias (50 dias após a Festa da Páscoa no mês de Sivan (maio/junho) – Duração 1 Dia)

(Lv 23.9-14) 9O Senhor Yahweh disse a Moisés: 10“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel: ‘Quando entrarem na terra que eu lhes dou e começarem a primeira colheita, levem ao Sacerdote um feixe dos primeiros cereais que colherem. 11No dia depois do Shabat, o Sacerdote moverá o feixe para o alto diante do Senhor Yahweh , para que seja aceito em favor de vocês. 12Nesse mesmo dia, ofereçam um cordeiro de um ano, sem defeito, como holocausto para o Senhor Yahweh . 13Junto com o sacrifício, apresentem uma oferta de cereal de quatro litros de farinha da melhor qualidade umedecida com azeite. Será uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh . Ofereçam também um litro de vinho como oferta derramada. 14Nesse dia, não comam pão algum, nem cereal torrado ou fresco, enquanto não apresentarem a oferta ao seu Deus Elohym . Essa é uma lei permanente para vocês e deve ser cumprida de geração em geração, onde quer que morarem’” (NVT).

(Nm 15.17-21) 17Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 18“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Quando chegarem à terra para onde os levo 19e comerem das colheitas que ela produz, separarão uma parte como oferta para o Senhor Yahweh . 20Apresentem um bolo feito da primeira farinha que moerem e separem-no como oferta, como fazem com os primeiros cereais da eira (NVT). 21Das primícias da farinha grossa vocês apresentarão ao Senhor Yahweh oferta nas suas gerações’” (NAA).

(Lv 23.15-18) 15“A partir do dia seguinte ao Shabat, o dia em que levarem o feixe de cereal a fim de ser movido para o alto como oferta especial, contem sete semanas completas. 16Continuem contando até o dia depois do sétimo Shabat, isto é, cinquenta dias depois. Então apresentem uma oferta de cereal novo para o Senhor Yahweh . 17Onde quer que morarem, levem dois pães que serão movidos para o alto como oferta especial diante do Senhor Yahweh . Preparem os pães com quatro quilos de farinha da melhor qualidade e assem-nos com fermento. Serão uma oferta para o Senhor Yahweh dos primeiros frutos de sua colheita. 18Junto com o pão, apresentem sete cordeiros de um ano e sem defeito, um novilho e dois carneiros como holocaustos para o Senhor Yahweh . Esses holocaustos, junto com as ofertas de cereal e ofertas derramadas, serão uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 23.19-21) 19“Em seguida, ofereçam um bode como oferta pelo pecado e dois cordeiros de um ano como ofertas de paz. 20O Sacerdote levantará os dois cordeiros como oferta especial para o Senhor Yahweh , junto com os pães que representam os primeiros frutos de suas colheitas. Essas ofertas, que são santas para o Senhor Yahweh , pertencem aos Sacerdotes. 21Esse mesmo dia será declarado dia de reunião sagrada, um dia em que não farão nenhum trabalho habitual. Essa é uma lei permanente para vocês e deve ser cumprida de geração em geração, onde quer que morarem” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.