• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 260

260º Dia – 17 de Setembro

POVO DE JUDÁ E O IMPÉRIO PERSA

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação do Ministério Proféticos de Zacarias (Aproximadamente 520 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 15º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 2º ano do reinado de Dario I sobre a Pérsia

CIDADE DE JERUSALÉM: Profeta Zacarias: A Quarta Visão: O Sumo-Sacerdote Josué

(Zc 3.1-10) 1Deus me mostrou o Sumo Sacerdote Josué, que estava diante do Anjo do Senhor Yahweh ; mostrou também Satanás, que estava à direita de Josué, para o acusar (NAA). 2O anjo do Senhor Yahweh disse a Satanás: “O Senhor Yahweh o repreenda, Satanás! O Senhor Yahweh que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? (NVI) 3Josué, vestido com roupas sujas, continuava de pé em frente do Anjo (NTLH). 4O Anjo tomou a palavra e disse aos que estavam diante dele: “Tirem as roupas sujas que ele está usando”. E a Josué ele disse: “Eis que tirei de você a sua iniquidade e agora o vestirei com roupas finas”. 5Então eu disse: “Ponham um turbante limpo na cabeça dele”. Puseram um turbante limpo na cabeça dele e o vestiram, na presença do Anjo do Senhor Yahweh (NAA). 6Então o Anjo do Senhor falou solenemente a Josué e disse (NVT): 7Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e observar os meus preceitos, você julgará o meu Templo e guardará os meus átrios. Eu lhe darei livre acesso entre estes que aqui se encontram’. 8Portanto, escute, Josué, Sumo Sacerdote, você e os seus companheiros que estão sentados diante de você, porque estes homens são um sinal do que há de vir: ‘Eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo (NAA). 9Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor Yahweh dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia. 10Naquele dia’, declara o Senhor Yahweh dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’ (NVI).

Profeta Zacarias: A Quinta Visão: O Candelabro de Ouro

(Zc 4.1-5) 1Depois o anjo que falava comigo tornou a despertar-me, como se desperta alguém do sono, 2e me perguntou: “O que você está vendo?” Respondi: “Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas. 3Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda”. 4Perguntei ao anjo que falava comigo: “O que significa isto, meu senhor?” (NVI) 5O anjo que falava comigo disse: “Você não sabe o que é isto?” Respondi: “Não, meu senhor” (NAA).

(Zc 4.6-7) 6Ele prosseguiu e me disse: “Esta é a palavra do Senhor Yahweh a Zorobabel: ‘Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA). 7Nada será obstáculo para Zorobabel, nem mesmo uma grande montanha; diante dele ela se tornará uma planície! E, quando Zorobabel colocar em lugar a última pedra do Templo, o povo gritará: ‘É pela graça! É pela graça!’(NVT).

(Zc 4.8-10) 8Novamente a palavra do Senhor Yahweh veio a mim, dizendo: 9As mãos de Zorobabel lançaram os alicerces deste Templo, e as mãos dele vão terminar a construção”, para que vocês saibam que o Senhor Yahweh dos Exércitos é quem me enviou a vocês (NAA). 10Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel. Então ele me disse: “Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor Yahweh , que sondam toda a Terra” (NVI).

(Zc 4.11-14) 11A seguir perguntei ao anjo: “O que significam estas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?” (NVI) 12E acrescentei uma segunda pergunta: “O que são aqueles dois ramos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem azeite dourado?” 13Ele me respondeu: “Você não sabe o que é isto?” Eu respondi: “Não, meu senhor” (NAA). 14Então ele me disse: “São os dois homens que foram ungidos para servir ao Soberano Adon de toda a Terra!” (NVI)

Profeta Zacarias: A Sexta Visão: O Rolo Voador

(Zc 5.1-4) 1Tornei a levantar os olhos e vi, e eis um livro em forma de rolo que voava. 2O anjo me perguntou: “O que você está vendo?” Eu respondi: “Vejo um rolo voando, que tem nove metros de comprimento e quatro metros e meio de largura”. 3Então ele me disse: “Esta é a maldição que sai pela face de toda a Terra. Porque quem roubar será expulso segundo a maldição, e quem jurar falsamente será expulso também segundo a mesma maldição. 4‘Enviarei essa maldição’, diz o Senhor Yahweh dos Exércitos, ‘e a farei entrar na casa do ladrão e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; ela ficará nessas casas e consumirá a sua madeira e as suas pedras’(NAA).

Profeta Zacarias: A Sétima Visão: A Mulher e o Cesto de Medir

(Zc 5.5-11) 5Em seguida o anjo que falava comigo se adiantou e me disse: “Olhe e veja o que vem surgindo” (NVI). 6“O que é?”, perguntei. Ele respondeu: “É um cesto para medir cereais e está cheio do pecado de todos que habitam a Terra” (NVT). 7Então foi levantada a tampa de chumbo que cobria o cesto, e eis que uma mulher estava sentada dentro do cesto (NAA). 8O anjo disse: “A mulher se chama Perversidade”, e a empurrou de volta para dentro do cesto e fechou a tampa. 9Em seguida, levantei os olhos e vi duas mulheres voando em nossa direção, planando no vento. Suas asas pareciam asas de cegonha, e elas pegaram o cesto e o carregaram pelos ares (NVT). 10Então perguntei ao anjo que falava comigo: “Para onde elas estão levando o cesto?” (NAA) 11E ele me disse: “Para lhe edificarem uma casa na terra de Sinar; e, estando ela acabada, ele será posto ali na sua base” (ACF).

Profeta Zacarias: A Oitava Visão: As Quatro Carruagens

(Zc 6.1-8) 1Olhei novamente, e vi diante de mim quatro carruagens que vinham saindo do meio de duas montanhas de bronze (NVI). 2Na primeira carruagem, os cavalos eram vermelhos; na segunda, eram pretos (NAA); 3à terceira, cavalos brancos, e à quarta, cavalos malhados. Todos eram vigorosos. 4Perguntei ao anjo que falava comigo: “Que representam estes cavalos atrelados, meu senhor?” 5O anjo me respondeu: “Estes são os quatro espíritos do céu, que acabam de sair da presença do Soberano Adon de toda a Terra. 6A carruagem puxada pelos cavalos pretos vai em direção à terra do Norte, a que tem cavalos brancos vai em direção ao Oriente, e a que tem cavalos malhados vai para a terra do Sul. 7Os vigorosos cavalos avançavam, impacientes por percorrer a Terra”. E o anjo lhes disse: “Percorram toda a Terra!” E eles foram. 8Então ele me chamou e disse: “Veja, os que foram para a terra do Norte deram repouso ao meu Espírito naquela terra” (NVI).

Profeta Zacarias: A Coroação do Sumo-Sacerdote Josué

(Zc 6.9-15) 9Então recebi outra mensagem do Senhor Yahweh (NVT): 10Receba o que foi trazido pelos exilados Heldai, Tobias e Jedaías, que voltaram da Babilônia, e no mesmo dia entre na casa de Josias, filho de Sofonias (NAA). 11Pegue a prata e o ouro, faça uma coroa, e coloque-a na cabeça do Sumo Sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. 12Diga-lhe que assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o Templo do Senhor Yahweh (NVI). 13Sim, ele construirá o Templo do Senhor Yahweh . Então receberá a honra devida e, de seu trono, governará como rei. De seu trono, também servirá como Sacerdote, e haverá harmonia perfeita entre as duas funções’. 14A coroa será um memorial no Templo do Senhor Yahweh para honrar aqueles que a ofereceram: Heldai, Tobias, Jedaías e Josias, filho de Sofonias. 15Pessoas virão de terras distantes para reconstruir o templo do Senhor Yahweh “. Quando isso acontecer, vocês saberão que o Senhor Yahweh dos Exércitos me enviou. Tudo isso acontecerá se vocês obedecerem fielmente às ordens do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

Nova Oposição à Reconstrução do Templo

(Ed 5.3-5) 3Nesse tempo, Tatenai, governador da região deste lado do Eufrates, e Setar-Bozenai e os seus companheiros vieram até eles e assim lhes perguntaram: “Quem deu ordem para vocês reconstruírem este Templo e restaurarem esta muralha?” (NAA) 4Também perguntaram os nomes de todos os homens que trabalhavam no Templo (NVT). 5Mas os olhos do seu Deus Elah estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto (NVI).

(Ed 5.6-8) 6Esta é uma cópia da carta que o governador Tatenai, Setar-Bozenai e os outros oficiais da província a oeste do rio Eufrates enviaram ao rei Dario (NVT): 7O relatório que lhe enviaram dizia o seguinte: “Ao rei Dario: Paz e prosperidade! 8Informamos ao rei que fomos à província de Judá, ao Templo do grande Deus Elah . O povo o está reconstruindo com grandes pedras e colocando vigas de madeira nas paredes. A obra está sendo executada com diligência e está tendo rápido progresso” (NVI).

(Ed 5.9-12) 9“Perguntamos aos líderes: ‘Quem lhes deu permissão para reconstruir este Templo e restaurar esta estrutura?’ 10E exigimos os nomes deles, para que pudéssemos dizer ao rei quem eram os líderes (NVT). 11Esta é a resposta que nos deram: ‘Somos servos do Deus Elah dos céus e da Terra, e estamos reconstruindo o Templo construído há muitos anos, Templo que foi construído e terminado por um grande rei de Israel (NVI). 12Nossos antepassados, porém, provocaram a ira do Deus Elah dos céus, e ele os entregou a Nabucodonosor, rei da Babilônia, que destruiu este Templo e deportou o povo para a Babilônia’” (NVT).

(Ed 5.13-16) 13“‘No entanto, Ciro, rei da Babilônia, no primeiro ano de seu reinado, publicou um decreto ordenando que o Templo de Deus Elah fosse reconstruído (NVT). 14O rei Ciro também devolveu os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor havia tirado do Templo de Deus Elah , em Jerusalém, e colocado no templo da Babilônia. Esses utensílios foram removidos dali e entregues a um homem chamado Sesbazar, a quem o rei Ciro nomeou governador de Judá (NVT), 15e lhe disse: ‘Leve estes utensílios e coloque-os no Templo de Jerusalém, e reconstrua a Casa de Deus Elah em seu antigo local’. 16Então Sesbazar veio e lançou os alicerces do Templo de Deus Elah em Jerusalém. Desde aquele dia ela tem estado em construção, mas ainda não foi concluída’” (NVI).

(Ed 5.17) 17“Portanto, se parecer bem ao rei, pedimos que se faça uma busca nos arquivos reais da Babilônia, para descobrir se o rei Ciro de fato publicou esse decreto ordenando a reconstrução do Templo de Deus Elah , em Jerusalém. E que o rei nos informe sua decisão sobre esse assunto” (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Decreto do rei Ciro é encontrado na Babilônia (Aproximadamente 519 a.C.)

CURIOSIDADES:

  • 16º ano do Retorno dos judeus à Jerusalém
  • 3º ano do reinado de Dario I sobre a Pérsia

CIDADE DE ECBATANA

(Ed 6.1-5) 1Então o rei Dario ordenou que se fizesse uma busca nos arquivos da Babilônia, que ficavam guardados junto aos tesouros (NVT). 2Em Ecbatana, a fortaleza que está na província da Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial que dizia assim (NAA): 3No primeiro ano do seu reinado, o rei Ciro promulgou um decreto acerca do Templo de Deus Elah em Jerusalém, nestes termos: “Que o Templo seja reconstruído como local destinado à apresentação de sacrifícios e que se lancem os seus alicerces. Ele terá vinte e sete metros de altura e vinte e sete metros de largura (NVI), 4a cada três camadas de grandes pedras, será colocada uma camada de madeira. Todas as despesas serão pagas pela tesouraria real. 5Além disso, os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor levou do Templo de Deus Elah , em Jerusalém, para a Babilônia devem ser devolvidos a Jerusalém e colocados em seus devidos lugares. Que sejam levados de volta ao Templo de Deus Elah (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMO Decreto do rei Dario II

(Ed 6.6-13) 6O rei Dario enviou esta mensagem: “Agora, portanto, Tatenai, governador da província a Oeste do rio Eufrates, Setar-Bozenai, seus companheiros e outros oficiais a Oeste do rio Eufrates, permaneçam afastados de lá! 7Não interfiram na construção do Templo de Deus Elah . Deixem que seja reconstruído em seu antigo local, e não impeçam o governador de Judá e os líderes dos judeus de realizarem seu trabalho (NVT). 8Além disso, promulgo o seguinte decreto a respeito do que vocês farão por esses líderes dos judeus na construção desse Templo de Deus Elah : ‘As despesas desses homens serão integralmente pagas pela tesouraria do rei, do tributo recebido do território a Oeste do Eufrates, para que a obra não pare. 9E o que for necessário: novilhos, carneiros, cordeiros para os holocaustos oferecidos ao Deus Elah dos céus, e trigo, sal, vinho e azeite, conforme for solicitado pelos Sacerdotes em Jerusalém, tudo deverá ser entregue diariamente a eles, sem falta, 10para que ofereçam sacrifícios agradáveis ao Deus Elah dos céus e orem pelo bem-estar do rei e dos seus filhos’ (NVI). 11Também estou decretando que, se alguém alterar este decreto, uma viga seja arrancada da sua casa, e que ele seja levantado e pendurado nela; e que a sua casa seja transformada num montão de entulho (NAA). 12E que Deus Elah , que fez o seu nome ali habitar, derrube qualquer rei ou povo que estender a mão para mudar este decreto ou para destruir esse Templo de Jerusalém. Eu, Dario, o decretei. Que seja plenamente executado” (NVI). 13Então Tatenai, o governador da região deste lado do Eufrates, Setar-Bozenai e os seus companheiros assim o fizeram com toda a diligência, segundo o que o rei Dario havia decretado (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...

Você não pode copiar o conteúdo desta página.