Bíblia Cronológica – Versões | Dia 304
304º Dia – 31 de Outubro
O NOVO TESTAMENTO
CURIOSIDADES:
- 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
- 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
- Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
- Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
- Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
- Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
- Jesus com 33 anos
- 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
- 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
- Paulo com 19 anos
- 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
- 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
- 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia
CIDADE DE JERICÓ – Jesus na Casa de Zaqueu
(Lc 18.35) 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, havia um mendigo cego sentado à beira do caminho (NVT).
(Mc 10.46) 46aEntão chegaram a Jericó (NVI).
(Lc 19.1-4) 1Entrando em Jericó, Jesus atravessava a cidade (NAA). 2Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos (NVT). 3Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 4Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali (NVI).
(Lc 19.5-7) 5Quando Jesus chegou ali, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa”. 6Sem demora, Zaqueu desceu e, com alegria, recebeu Jesus em sua casa (NVT). 7Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um pecador” (NVI).
(Lc 19.8-10) 8Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor Kurios : “ Senhor Kurios , vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se extorqui alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais” (NAA). 9Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. 10Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (NVI).
A Parábola da Boa e da Má Administração
(Lc 19.11-12) 11Estando eles a ouvi-lo, Jesus passou a contar-lhes uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e o povo pensava que o Reino de Deus Theos ia se manifestar de imediato (NVI). 12Por isso, Jesus disse: “Certo homem nobre partiu para uma terra distante, a fim de tomar posse de um reino e voltar” (NAA).
(Lc 19.13) 13“Antes de partir, reuniu dez de seus servos e deu a cada um deles dez moedas de prata, dizendo: ‘Invistam esse dinheiro enquanto eu estiver fora’” (NVT).
(Lc 19.14-15) 14“Mas os seus súditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’. 15Contudo, ele foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado” (NAA).
(Lc 19.16-17) 16“O primeiro servo informou: ‘Senhor, investi seu dinheiro, e ele rendeu dez vezes a quantia recebida’. 17‘Muito bem!’, disse o rei. ‘Você é um bom servo. Foi fiel no pouco que lhe confiei e, como recompensa, governará dez cidades’” (NVT).
(Lc 19.18-19) 18“O servo seguinte informou: ‘Senhor, investi seu dinheiro, e ele rendeu cinco vezes a quantia recebida’. 19‘Muito bem!’, disse o rei. ‘Você governará cinco cidades’” (NVT).
(Lc 19.20-23) 20“O outro empregado chegou e disse: ‘Patrão, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei num lenço e a escondi (NTLH). 21Tive medo, pois o senhor é um homem severo. Toma o que não lhe pertence e colhe o que não plantou’. 22‘Servo mau!’, exclamou o senhor. ‘Suas próprias palavras o condenam. Se você sabia que sou homem severo, que tomo o que não me pertence e colho o que não plantei (NVT), 23por que você não pôs o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, eu o receberia com juros’” (NAA).
(Lc 19.24-27) 24“Então, voltando-se para os outros que estavam ali perto, o rei ordenou: ‘Tomem o dinheiro deste servo e deem ao que tem dez moedas’ (NVT). 25Eles ponderaram: ‘Senhor, ele já tem dez’. 26Ao que o senhor respondeu: ‘Pois eu declaro a vocês que a todo o que tem será dado ainda mais; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado (NAA). 27E, quanto a esses meus inimigos que não queriam que eu fosse seu rei, tragam-nos aqui e executem-nos na minha presença’” (NVT).
(Lc 19.28) 28Depois de contar essa história, Jesus prosseguiu rumo a Jerusalém (NVT).
Milagres de Jesus
(Mt 20.29) 29Quando Jesus e seus discípulos saíam de Jericó, uma grande multidão os seguiu (NVT).
(Mc 10.46) 46bQuando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas (NVI).
(Mt 20.30-31) 30Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando souberam que Jesus vinha naquela direção, começaram a gritar: “ Senhor Kurios , Filho de Davi, tenha misericórdia de nós!” 31“Calem-se!”, diziam aos brados os que estavam na multidão. Eles, porém, gritavam ainda mais alto: “ Senhor Kurios , Filho de Davi, tenha misericórdia de nós!” (NVT)
(Lc 18.36-39) 36Ao ouvir o barulho da multidão que passava, perguntou o que estava acontecendo (NVT). 37Anunciaram-lhe que Jesus, o Nazareno, estava passando. 38Então ele gritou: “Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim!” 39E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: “Filho de Davi, tenha compaixão de mim!” (NAA)
(Mc 10.47-48) 47Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” 48Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim! (NVI)
(Mc 10.49) 49Jesus parou e disse: “Chamem o cego”. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: “Coragem! Levante-se, porque ele está chamando você” (NAA).
(Mc 10.50) 50Atirando a capa para o lado, o cego levantou-se de um salto e foi até onde estava Jesus (NAA).
(Mt 20.32-33) 32Ao ouvi-los, Jesus parou e perguntou: “O que vocês querem que eu lhes faça?” (NVT) 33Responderam eles: “ Senhor Kurios , queremos que se abram os nossos olhos” (NVI).
(Mc 10.51) 51“O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou Jesus. O cego respondeu: “Rabi, quero enxergar” (NVT).
(Lc 18.40-41) 40Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. E, tendo ele chegado, Jesus perguntou: 41“O que você quer que eu lhe faça?” Ele respondeu: “ Senhor Kurios , que eu possa ver de novo” (NAA).
(Mc 10.52) 52Então Jesus lhe disse: “Vá, a sua fé salvou você”. E imediatamente passou a ver e foi seguindo Jesus estrada afora (NAA).
(Lc 18.42-43) 42Jesus lhe disse: “Pois, então, veja! A sua fé salvou você” (NAA). 43No mesmo instante, o homem passou a enxergar, e seguia Jesus, louvando a Deus Theos . E todos que presenciaram isso também louvavam a Deus Theos (NVT).
(Mt 20.34) 34Profundamente compadecido, Jesus tocou nos olhos deles. E imediatamente recuperaram a vista e o seguiram (NAA).
CIDADE DE JERUSALÉM – Planos para Prenderem Jesus
(Jo 11.55-57) 55Ao se aproximar a Páscoa judaica, muitos foram daquela região para Jerusalém a fim de participarem das purificações cerimoniais antes da Páscoa (NVI). 56Eles procuravam Jesus e, no pátio do Templo, perguntavam uns aos outros: “O que é que vocês acham? Será que ele vem à festa?” (NTLH) 57Ora, os principais Sacerdotes e os fariseus haviam ordenado que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para que pudessem prendê-lo (NAA).
CIDADE DE BETÂNIA – Jesus Tem os seus Pés Ungidos (8 de abril de 29 d.C.)
(Jo 12.1) 1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado dentre os mortos (NAA).
(Jo 12.2-6) 2Prepararam um jantar em homenagem a Jesus; Marta servia, e Lázaro estava à mesa com ele (NVT). 3Então Maria, pegando um frasco de perfume de nardo puro, muito precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E toda a casa se encheu com o cheiro do perfume. 4Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que estava para trair Jesus, disse (NAA): 5“Este perfume valia trezentas moedas de prata. Deveria ter sido vendido, e o dinheiro, dado aos pobres”. 6Não que ele se importasse com os pobres; na verdade, era ladrão e, como responsável pelo dinheiro dos discípulos, muitas vezes roubava uma parte para si (NVT).
(Jo 12.7-8) 7Jesus respondeu: “Deixe-a em paz. Ela fez isto como preparação para meu sepultamento. 8Vocês sempre terão os pobres em seu meio, mas nem sempre terão a mim” (NVT).
Planos para Matar Lázaro
(Jo 12.9) 9Uma numerosa multidão dos judeus ficou sabendo que Jesus estava em Betânia. Eles foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado dentre os mortos (NAA).
(Jo 12.10-11) 10Então os principais Sacerdotes decidiram matar também Lázaro (NVT), 11porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus (NAA).
CIDADE DE JERUSALÉM – A Entrada Triunfal de Jesus (9 de abril de 29 d.C. – Shabat)
(Jo 12.12) 12No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém (NVI).
(Jo 2.13) 13Estando próxima a Páscoa dos judeus, Jesus foi para Jerusalém (NAA).
PLANTA DA CIDADE DE JERUSALÉM
(Mt 21.1-3) 1Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos (NAA): 2“Vão àquele povoado adiante”, disse ele. “Assim que entrarem, verão uma jumenta amarrada, com seu jumentinho ao lado. Desamarrem os animais e tragam-nos para mim (NVT). 3Se alguém perguntar algo, digam-lhe que o Senhor Kurios precisa deles e logo os enviará de volta” (NVI).
(Lc 19.29-31) 29Quando chegou a Betfagé e Betânia, próximo ao monte das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos. 30“Vão àquele povoado adiante”, disse ele. “Assim que entrarem, verão amarrado ali um jumentinho no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no para cá. 31Se alguém perguntar: ‘Por que estão soltando o jumentinho?’, respondam apenas: ‘O Senhor Kurios precisa dele’” (NVT).
(Mc 11.1-3) 1Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, 2dizendo-lhes: “Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. 3Se alguém perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso?’, digam-lhe: ‘O Senhor Kurios precisa dele e logo o devolverá’” (NVI).
(Mt 21.6) 6Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado (NVI).
(Lc 19.32-34) 32Eles foram e encontraram o jumentinho, exatamente como Jesus tinha dito. 33E, enquanto o desamarravam, seus donos perguntaram: “Por que estão soltando o jumentinho?” (NVT) 34Eles responderam: “Porque o Senhor Kurios precisa dele” (NAA).
(Mc 11.4-6) 4Eles foram e encontraram um jumentinho na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam, 5alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: “O que vocês estão fazendo, desamarrando esse jumentinho?” 6Os discípulos responderam como Jesus lhes tinha dito, e eles os deixaram ir (NVI).
(Lc 19.35) 35Então trouxeram o jumentinho e lançaram seus mantos sobre o animal, para que Jesus montasse nele (NVT).
(Mt 21.7) 7Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram seus mantos sobre o jumentinho, e Jesus montou nele (NVT).
(Mc 11.7) 7Os discípulos trouxeram o jumentinho, puseram seus mantos sobre o animal, e Jesus montou nele (NVT).
(Jo 12.14-15) 14Jesus conseguiu um jumentinho e montou nele, cumprindo a profecia que dizia (NVT): 15“Não tenha medo, ó cidade de Sião; eis que o seu rei vem, montado num jumentinho” (NVI).
(Mt 21.4-5) 4Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Profeta: 5“Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’” (NVI).
(Lc 19.36) 36À medida que Jesus ia passando, as multidões espalhavam seus mantos ao longo do caminho diante dele (NVT).
(Mt 21.8) 8Grande parte da multidão estendeu seus mantos ao longo do caminho diante de Jesus, e outros cortaram ramos das árvores e os espalharam pelo chão (NVT).
(Mc 11.8) 8Muitos da multidão espalharam seus mantos ao longo do caminho diante de Jesus, e outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos (NVT).
(Jo 12.13) 13Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: “Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Rei de Israel!” (NVI)
(Mt 21.9) 9E as multidões, tanto as que iam adiante dele como as que o seguiam, clamavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor Kurios ! Hosana nas maiores alturas!” (NAA)
(Mc 11.9-10) 9E as pessoas, tanto as que iam à frente como as que o seguiam, gritavam: “Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor Kurios ! (NVT) 10Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!” (NVI)
(Lc 19.37-38) 37Quando ele chegou próximo à descida do monte das Oliveiras, seus seguidores começaram a gritar e a cantar enquanto o acompanhavam, louvando a Deus por todos os milagres maravilhosos que tinham visto (NVT). 38Diziam: “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor Kurios ! Paz no céu e glória nas maiores alturas!” (NAA)
(Lc 19.39-40) 39Alguns dos fariseus que estavam entre a multidão disseram: “Mestre, repreenda seus seguidores por dizerem estas coisas!” (NVT) 40“Eu digo a vocês”, respondeu ele; “se eles se calarem, as pedras clamarão” (NVI).