• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 303

303º Dia – 30 de Outubro

O NOVO TESTAMENTO

CENÁRIO HISTÓRICO: Jesus Continua com seus Ensinos (Aproximadamente 29 d.C.)

CURIOSIDADES:

  • 564º ano do retorno dos judeus à Jerusalém
  • 72º ano do domínio romano sobre a Judeia
  • Tibério com 71 anos (2º Imperador Romano)
  • Herodes Filipe com 56 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Herodes Antipas com 49 anos (Filho de Herodes, o Grande)
  • Caifás com 44 anos (Sumo Sacerdote)
  • Pôncio Pilatos com 41 anos (Procurador da Judeia)
  • Jesus com 33 anos
  • 33º ano do governo de Herodes Antipas sobre a Galileia
  • 33º ano do governo de Herodes Filipe sobre o Nordeste da Galileia
  • Paulo com 19 anos
  • 15º ano do reinado de Tibério César como Imperador de Roma
  • 11º ano do Sumo Sacerdócio de Caifás (Genro de Anás) em Jerusalém
  • 3º ano do governo de Poncio Pilatos como Procurador da Judeia

CIDADE DE BETÂNIA ALÉM-JORDÃOJesus e o Jovem Rico

(Mc 10.17) 17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (NVI)

(Mt 19.16) 16E eis que alguém, aproximando-se de Jesus, lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para alcançar a vida eterna?” (NAA)

(Lc 18.18) 18Certo homem de destaque perguntou a Jesus: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (NAA)

(Mc 10.18) 18Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus Theos (NVI).

(Lc 18.19) 19Jesus respondeu: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus Theos (NAA).

(Mt 19.17) 17Jesus respondeu: “Por que você me pergunta a respeito do que é bom? Bom só existe um. Mas, se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos” (NAA).

(Mt 19.18-19) 18E ele lhe perguntou: “Quais?” Jesus respondeu: “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho; 19honre o seu pai e a sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (NAA).

(Mc 10.19) 19Você conhece os mandamentos: ‘Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Não dê falso testemunho. Não engane ninguém. Honre seu pai e sua mãe’”? (NVT)

(Lc 18.20) 20Você conhece os mandamentos: ‘Não cometa adultério, não mate, não furte, não dê falso testemunho, honre o seu pai e a sua mãe?” (NAA)

(Lc 18.21) 21O homem respondeu: “Tenho obedecido a todos esses mandamentos desde a juventude” (NVT).

(Mc 10.20) 20Então o homem respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude” (NAA).

(Mt 19.20) 20O jovem disse: “Tudo isso tenho observado. O que me falta ainda?” (NAA)

(Lc 18.22) 22Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me” (NVI).

(Mc 10.21) 21E Jesus, olhando para ele com amor, disse: “Só uma coisa falta a você: ‘Vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu; depois, venha e siga-me’” (NAA).

(Mt 19.21) 21Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me” (NAA).

(Lc 18.23) 23Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo (NAA).

(Mc 10.22) 22Ao ouvir isso, o homem ficou desapontado e foi embora triste, pois tinha muitos bens (NVT).

(Mt 19.22) 22Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico (NTLH).

(Lc 18.24-25) 24Ao ver a tristeza daquele homem, Jesus disse: “Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus Theos ! 25Na verdade, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino de Deus Theos (NVT).

(Mt 19.23-24) 23Então Jesus disse aos seus discípulos: “Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus Theos (NAA).

(Mc 10.23-25) 23Então Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: “Como é difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus Theos !” 24Os discípulos estranharam estas palavras, mas Jesus insistiu em dizer-lhes: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus Theos ! 25É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus Theos (NAA).

(Mc 10.26-27) 26Os discípulos ficaram perplexos e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?” (NVI) 27Jesus olhou atentamente para eles e respondeu: “Para as pessoas isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus Theos , tudo é possível” (NVT).

(Mt 19.25-26) 25Ouvindo isto, os discípulos ficaram muito admirados e perguntaram: “Sendo assim, quem pode ser salvo?” 26Jesus, olhando para eles, disse: “Para os seres humanos isto é impossível, mas para Deus Theos tudo é possível” (NAA).

(Lc 18.26-27) 26Os que ouviram isto perguntaram: “Sendo assim, quem pode ser salvo?” (NAA) 27Jesus respondeu: “O que é impossível para as pessoas é possível para Deus Theos (NVT).

(Mc 10.28-31) 28Então Pedro começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e seguimos o senhor” (NAA). 29Jesus respondeu: “Em verdade lhes digo que não há ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho (NAA), 30que não receba, já no presente, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, receberá a vida eterna (NAA). 31Contudo, muitos primeiros serão os últimos, e muitos últimos serão os primeiros” (NVT).

(Lc 18.28-30) 28Pedro disse: “Deixamos nossos lares para segui-lo” (NVT). 29Jesus lhes respondeu: “Em verdade lhes digo que não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus Theos , 30que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, receberá a vida eterna” (NAA).

(Mt 19.27-29) 27Então Pedro, tomando a palavra, disse: “Eis que nós deixamos tudo e seguimos o senhor; que será, pois, de nós?” (NAA) 28Jesus respondeu: “Eu lhes garanto que, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar em seu trono glorioso, vocês, que foram meus seguidores, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (NVT). 29E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. 30Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros” (NVI).

A Parábola dos Trabalhadores na Vinha

(Mt 20.1-2) 1“Pois o Reino dos Céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha (NVI). 2Combinou de pagar uma moeda de prata por um dia de serviço e os mandou trabalhar” (NVT).

(Mt 20.3-5) 3Saindo por volta de nove horas da manhã, viu, na praça, outros que estavam desocupados 4e lhes disse: ‘Vão vocês também trabalhar na vinha, e eu lhes pagarei o que for justo’. 5Eles foram. Tendo saído de novo, perto do meio-dia e às três horas da tarde, fez a mesma coisa” (NAA).

(Mt 20.6-7) 6“Às cinco da tarde, estava outra vez na cidade e viu por ali mais algumas pessoas. ‘Por que vocês não trabalharam hoje?’, perguntou ele (NVT). 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. Então ele lhes disse: ‘Vão vocês também trabalhar na vinha’(NAA).

(Mt 20.8-10) 8“Ao cair da tarde, o dono da vinha disse ao seu administrador: ‘Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até os primeiros’ (NAA). 9Os que foram contratados às cinco da tarde vieram e receberam uma moeda de prata (NVT). 10Quando chegaram os que foram contratados primeiro, imaginaram que receberiam mais. Contudo, também receberam uma moeda de prata” (NVT).

(Mt 20.11-16) 11Quando o receberam, começaram a se queixar do proprietário da vinha (NVI): 12‘Aqueles trabalharam apenas uma hora e, no entanto, o senhor lhes pagou a mesma quantia que a nós, que trabalhamos o dia todo no calor intenso!’ 13O proprietário respondeu a um deles: ‘Amigo, não fui injusto. Você não concordou em trabalhar o dia inteiro por uma moeda de prata? (NVT) 14Receba o que é seu e vá. Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que dei a você. 15Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?’ (NVI) 16Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos” (NVT).

A CAMINHO DE JERUSALÉMJesus Prediz sua Morte e Ressurreição Mais uma Vez

(Mc 10.32-34) 32Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer (NVI): 33Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais Sacerdotes e aos escribas. Eles vão condená-lo à morte e entregá-lo aos gentios. 34Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo; mas, depois de três dias, ressuscitará” (NAA).

(Mt 20.17-19) 17Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse (NVI): 18“Ouçam, estamos subindo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será traído e entregue aos principais Sacerdotes e aos Mestres da Lei. Eles o condenarão à morte (NVT) 19e entregá-lo aos gentios para ser zombado, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressuscitará” (NAA).

(Lc 18.31-33) 31Chamando os doze para um lado, Jesus lhes disse: “Eis que subimos para Jerusalém, onde se cumprirá tudo o que está escrito por meio dos Profetas a respeito do Filho do Homem. 32Ele será entregue aos gentios, que vão zombar dele, insultá-lo e cuspir nele. 33Depois de açoitá-lo, eles o matarão, mas, ao terceiro dia, ressuscitará” (NAA).

(Lc 18.34) 34Eles, porém, não entenderam nada disso. O significado dessas palavras lhes era encoberto, e eles não sabiam do que Jesus estava falando (NAA).

Privilégios Não Concedidos

(Mt 20.20) 20Então se aproximou de Jesus a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor (NAA).

(Mc 10.35) 35Então se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: “Mestre, queremos que o senhor nos conceda o que vamos pedir” (NAA).

(Mc 10.36) 36E Jesus lhes perguntou: “O que querem que eu lhes faça?” (NAA)

(Mt 20.21)  21a“O que você quer?”, perguntou ele (NVT).

(Mt 20.21) 21bEla respondeu: “Por favor, permita que, no seu reino, meus dois filhos se sentem em lugares de honra ao seu lado, um à sua direita e outro à sua esquerda” (NVT).

(Mc 10.37) 37Eles responderam: “Permite-nos que, na sua glória, nos assentemos um à sua direita e o outro à sua esquerda” (NAA).

(Mc 10.38) 38Mas Jesus lhes disse: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Será que podem beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?” (NAA)

(Mt 20.22) 22Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber?” “Podemos”, responderam eles (NVI).

(Mc 10.39-40) 39Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “Vocês beberão o cálice que eu bebo e receberão o batismo com que eu sou batizado. 40Quanto a sentar à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo, pois é para aqueles a quem está preparado” (NAA).

(Mt 20.23) 23Jesus lhes disse: “Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados por meu Pai Patêr (NVI).

(Mt 20.24) 24Quando os outros dez discípulos souberam o que os dois irmãos haviam pedido, ficaram indignados (NVT).

(Mc 10.41) 41Quando os outros dez discípulos ouviram o que Tiago e João haviam pedido, ficaram indignados (NVT).

(Mt 20.25-28) 25Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas (NVI). 26Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; 27e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; 28tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (NAA).

(Mc 10.42-45) 42Mas Jesus, chamando todos para junto de si, disse: “Vocês sabem que os que são considerados governadores dos povos os dominam e que os seus maiorais exercem autoridade sobre eles. 43Mas entre vocês não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; 44e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de todos (NAA). 45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.