• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 001

1º Dia – 1º de Janeiro

A CRIAÇÃO DO UNIVERSO E DE TUDO O QUE NELE EXISTE

Criação do Invisível e do Visível

(Gn 1.1) 1No princípio, criou Deus Elohym os céus e a Terra (ARA).

(Gn 1.2) 2A Terra era sem forma e vazia, a escuridão cobria as águas profundas, e o Espírito de Deus Elohym se movia sobre a superfície das águas (NVT).

1º DIACriação do Tempo (Kairós “O Tempo de Deus”)

(Gn 1.3-5) 3Disse Deus Elohym : “Haja luz”. E a luz apareceu (BV). 4E Deus Elohym viu que a luz era boa, e separou a luz da escuridão. 5 Deus Elohym chamou a luz de “dia” e a escuridão de “noite” (NVT). Houve tarde e manhã, o primeiro dia (ARA).

2º DIACriação do Espaço Físico (Altura, Largura e Profundidade)

(Gn 1.6-8) 6Então Deus Elohym disse: “Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!” E assim aconteceu. 7 Deus Elohym fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima. 8Nessa divisão Deus Elohym pôs o nome de “céu” (NTLH). Houve tarde e manhã, o segundo dia (ARA).

3º DIAO Surgimento do nosso Planeta e da Vegetação

(Gn 1.9-10) 9E Deus Elohym disse: “Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca”. E assim aconteceu. 10 Deus Elohym chamou à porção seca “Terra” e ao ajuntamento de águas chamou “mares”. E Deus Elohym viu que isso era bom (NAA).

(Gn 2.5-6) 5Não havia ainda nenhuma planta do campo na Terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus Yahweh Elohym não tinha feito chover sobre a Terra, e também não havia ninguém para cultivar o solo (NAA). 6Um vapor, porém, subia da Terra (ARC) e regava toda a superfície do solo (ARA).

(Gn 1.11-13) 11Então disse Deus Elohym : “Cubra-se a Terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. 12E assim foi (NVI). E a Terra produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E Deus Elohym viu que isso era bom (NAA). 13Houve tarde e manhã, o terceiro dia (ARA).

4º DIACriação dos Corpos Celestes e do Tempo (Chronos)

(Gn 1.14-19) 14E Deus Elohym disse: “Que haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. 15E sirvam de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminar a Terra”. E assim aconteceu. 16 Deus Elohym fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas (NAA). 17 Deus Elohym colocou essas luzes no céu para iluminar a Terra, 18para governar o dia e a noite e para separar a luz da escuridão. E Deus Elohym viu que isso era bom. 19Houve tarde e manhã, o quarto dia (ARA).

5º DIACriação dos Animais Aquáticos e Alados

(Gn 1.20-23) 20Então Deus Elohym disse: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves no céu acima da Terra”. 21Assim, Deus Elohym criou os grandes animais marinhos e todos os seres vivos que se movem em grande número pelas águas, bem como uma grande variedade de aves, cada um conforme a sua espécie. E Deus Elohym viu que isso era bom (NVT). 22Então Deus Elohym os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na Terra” (NVI). 23Houve tarde e manhã, o quinto dia (ARA).

6º DIACriação dos Animais Terrestres e do Ser Humano

(Gn 1.24-25) 24Então Deus Elohym disse: “Que a Terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie!” E assim aconteceu (NTLH). 25 Deus Elohym fez as feras segundo sua espécie, os animais domésticos segundo sua espécie e todos os répteis do solo segundo sua espécie, e Deus Elohym viu que isso era bom (BJ).

Criação do HomemAdão (Aproximadamente em 3.975 a.C.)

(Gn 1.26) 26E Deus Elohym disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a Terra e sobre todos os animais que rastejam pela Terra” (NAA).

(Gn 2.7) 7Então o Senhor Deus Yahweh Elohym formou o homem do pó do solo e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente (NVI).

Criação do Jardim do Éden

(Gn 2.8-9) 8O Senhor Deus Yahweh Elohym plantou um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que havia criado (NVT). 9O Senhor Deus Yahweh Elohym fez nascer então do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (NVI).

(Gn 2.10-14) 10No Éden nascia um rio que regava o jardim e que, saindo dali se dividia, formando quatro rios (NTLH). 11O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre toda a terra de Havilá, onde existe ouro. 12O ouro daquela terra é excelente; lá também existem o bdélio e a pedra de ônix (NVI). 13O nome do segundo rio é Giom; é o que rodeia a terra de Cuxe. 14O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo leste da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates (NAA).

JARDIM DO ÉDENDeus Estabelece o Livre Arbítrio

(Gn 2.15-17) 15O Senhor Deus Yahweh Elohym tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16E o Senhor Deus Yahweh Elohym ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer livremente, 17mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá” (NAA).

Nomeação dos Animais

(Gn 2.19-20) 19Depois que formou do solo todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus Yahweh Elohym os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome (NVI). 20O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele (NAA).

Criação da MulherEva

(Gn 2.18) 18O Senhor Deus Yahweh Elohym disse ainda: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele” (NAA).

(Gn 2.21-25) 21Então o Senhor Deus Yahweh Elohym fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne (NVI). 22E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus Yahweh Elohym formou uma mulher e a levou até ele (NAA). 23Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher ishshah , porque do homem ish foi tirada” (NVI). 24É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa (NTLH). 25Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam (ARA).

Finalização da Criação e do Gênero Humano

(Gn 1.27) 27Assim, Deus Elohym criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus Elohym os criou; homem e mulher os criou (NVT).

(Gn 3.20) 20E o homem deu à sua mulher o nome de Eva, por ser a mãe de todos os seres humanos (NAA).

(Gn 1.28-31) 28 Deus Elohym os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a Terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela Terra”. 29Disse Deus Elohym : “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a Terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês (NVI). 30E para todos os animais da Terra, todas as aves dos céus e todos os animais que rastejam sobre a Terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes servirá de alimento”. E assim aconteceu (NAA). 31Então Deus Elohym olhou para tudo que havia feito e viu que era muito bom (NVT). Houve tarde e manhã, o sexto dia (ARA).

(Gn 2.1) 1Desse modo, completou-se a criação dos céus e da Terra e de tudo que neles há (NVT).

7º DIAO Dia do Descanso

(Gn 2.2-3) 2No sétimo dia Deus Elohym acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito (NTLH). 3E Deus Elohym abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito (NAA).

(Gn 2.4) 4Estas são as origens dos céus e da Terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus Yahweh Elohym fez a Terra e os céus (ARC).

A QUEDA EM PECADO DA RAÇA HUMANA

JARDIM DO ÉDENA Sedução da Serpente

(Gn 3.1-5) 1Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus Yahweh Elohym tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus Elohym disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” (NVI) 2A mulher respondeu: “Podemos comer as frutas de qualquer árvore, (NTLH) 3mas Deus Elohym disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’” (NVI). 4Então a serpente disse à mulher: “É certo que vocês não morrerão (NAA). 5 Deus Elohym disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus Elohym , conhecendo o bem e o mal” (NTLH).

A Desobediência

(Gn 3.6-7) 6Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu. 7Então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si (NAA).

(Gn 3.8-13) 8Ao ouvirem a voz do Senhor Deus Yahweh Elohym , que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus Yahweh Elohym , entre as árvores do jardim. 9E o Senhor Deus Yahweh Elohym chamou o homem e lhe perguntou: Onde você está?“. 10Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi (NAA). 11E Deus Elohym perguntou: Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? (NVI). 12Então o homem disse: A mulher que o Senhor me deu para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi (NAA). 13O Senhor Deus Yahweh Elohym perguntou então à mulher: Que foi que você fez? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (NVI).

Sentenças em Consequência da Desobediência

(Gn 3.14-15) 14Então o Senhor Deus Yahweh Elohym disse à serpente: Por causa do que você fez, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Você rastejará sobre o seu ventre e comerá todos os dias da sua vida. 15Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar (NAA).

(Gn 3.16) 16E à mulher ele disse: Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará (NAA).

(Gn 3.17-19) 17E ao homem declarou: Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldito é o solo por sua causa; com sofrimento você se alimentará dele todos os dias da sua vida. 18Ele produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo. 19No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte ao solo, pois dele você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará (NAA).

(Gn 3.21) 21E o Senhor Deus Yahweh Elohym fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem (NTLH).

A Expulsão do Jardim do Éden

(Gn 3.22-24) 22Então o Senhor Deus Yahweh Elohym disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. É preciso impedir que estenda a mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente”. 23Por isso o Senhor Deus Yahweh Elohym o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar o solo da qual havia sido tomado. 24E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida (NAA).

6 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 001”

  1. Fabrício Machado disse:

    Bom dia
    Iniciei e finalizei meu primeiro dia vamos seguir firme no propósito da leitura da Bíblia obrigado pastor e sua esposa!

  2. Cristovão Antonio de Oliveira disse:

    Saber que o Senhor Deus nos criou vegetariano (ou vegano) é interessante

    1. Katia Simone Barbosa disse:

      Amém 🙌🙏

  3. Carlos Eduardo Amaragi disse:

    Primeiro dia de leitura concluído pra honra e gloria do Senhor Jesus

  4. Katia Simone Barbosa disse:

    Amém 🙌🙏

  5. Alexandra disse:

    Iniciei também essa leitura, tão bom aprender com Deus sobre seus ensinamentos 🙏🔥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.