• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 003

3º Dia – 3 de Janeiro

A ARCA DE NOÉ E O DILÚVIO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Arca de Noé (Aproximadamente 2.387 a.C.)CURIOSIDADES

  • Matusalém com 901 anos (Avô de Noé)
  • Lameque com 714 anos (Pai de Noé)
  • Noé com 532 anos
  • Sem com 30 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 29 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 28 anos (3º Filho de Noé)

(Gn 6.9-12) 9Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus Elohym (NVI). 10Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé (NAA). 11Ora, a Terra estava corrompida aos olhos de Deus Elohym e cheia de violência (NVI). 12 Deus Elohym olhou para a Terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na Terra (NAA).

(Gn 6.13) 13Então, disse Deus Elohym a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a Terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a Terra (ARC).

(Gn 6.14-16) 14Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora (NVI). 15Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. 16Faça uma cobertura, deixando entre ela e a arca uma abertura de meio metro. Coloque uma porta lateral e faça três andares: um embaixo, um segundo e um terceiro” (NAA).

(Gn 6.17-22) 17Porque vou trazer um dilúvio de águas sobre a Terra para destruir todo ser em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na Terra será destruído. 18Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca, você e os seus filhos, a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos. 19De todos os seres vivos, você fará entrar na arca dois de cada espécie, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você (NAA). 20De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. 21E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento. 22E Noé fez tudo exatamente como Deus Elohym lhe tinha ordenado (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Lameque aos 777 anos (Pai de Noé) (Aproximadamente 2.324 a.C.)CURIOSIDADES

  • Matusalém com 964 anos (Avô de Noé)
  • Noé com 595 anos
  • Sem com 93 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 92 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 91 anos (3º Filho de Noé)

(Gn 5.31) 31E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos; e morreu (ARC).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Matusalém aos 969 anos (Avô de Noé) (Aproximadamente 2.319 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 600 anos
  • Sem com 98 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 97 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 96 anos (3º Filho de Noé)
  • Matusalém, avô de Noé, morre pouco antes do Dilúvio

(Gn 5.27) 27E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos; e morreu (ARC).

O Dilúvio (Aproximadamente 2.319 a.C.)

(Gn 7.1-5) 1O Senhor Yahweh disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque reconheço que você tem sido justo diante de mim no meio desta geração. 2De todo animal puro Animais “puros” e “impuros” estão relacionados às instruções dadas a Noé antes do dilúvio. Deus instrui Noé a levar animais “puros” em maior quantidade para oferecer sacrifícios após o dilúvio. A distinção entre animais puros e impuros é frequentemente associada à rituais de purificação na tradição judaica, onde alguns tipos de animais são considerados cerimonialmente puros e outros não. Posteriormente, Moisés apresenta em detalhes, quais são estes animais, especificamente no Livro de Levítico. leve com você sete pares: o macho e sua fêmea. Mas dos animais impuros leve um par: o macho e sua fêmea. 3Também das aves dos céus leve sete pares: macho e fêmea, para se conservar a semente sobre a face da Terra. 4Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a Terra durante quarenta dias e quarenta noites; e farei desaparecer da superfície do solo todos os seres que fiz”. 5E Noé fez tudo como o Senhor Yahweh lhe havia ordenado (NAA).

Dia 10 do 2ª Mês do ano 600 de Noé: Noé, sua família e os animais entram na Arca (1º dia)

(Gn 7.6-10) 6Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a Terra. 7Por causa das águas do dilúvio, Noé entrou na arca, ele com os seus filhos, a sua mulher e as mulheres dos seus filhos. 8Dos animais puros, dos animais impuros das aves e de todo animal que rasteja sobre o solo, 9vieram entraram para junto de Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus Elohym havia ordenado a Noé. 10E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a Terra as águas do dilúvio (NAA).

Dia 17 do 2ª Mês do ano 600 de Noé: Começa o Dilúvio (7º dia)

(Gn 7.11-16) 11No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, 12e caiu chuva sobre a Terra durante quarenta dias e quarenta noites. 13Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, os seus filhos Sem, Cam e Jafé, a mulher dele e as mulheres dos seus filhos (NAA). 14Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais (NVI). 15De todos os seres em que havia fôlego de vida, entraram na arca de dois em dois, para junto de Noé; 16eram macho e fêmea os que entraram de todos os seres vivos, como Deus Elohym havia ordenado a Noé; e o Senhor Yahweh fechou a porta da arca (NAA).

Dia 27 do 3ª Mês do ano 600 de Noé: Quarenta Dias de Chuva Ininterrupta (47º dia)

(Gn 7.17-18) 17Quarenta dias durou o dilúvio sobre a Terra, e as águas aumentaram e elevaram a arca acima da Terra. 18As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a Terra, e a arca flutuava na superfície das águas (NVI).

(Gn 7.19-24) 19As águas prevaleceram excessivamente sobre a Terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu. 20As águas ficaram sete metros acima deles; e os montes foram cobertos. 21E morreram todos os seres vivos que se moviam sobre a Terra: aves, animais domésticos, animais selvagens, e todos os enxames de criaturas que povoam a Terra, e todos os seres humanos. 22Tudo o que havia em terra seca e que tinha fôlego de vida em suas narinas morreu (NAA). 23Todos os seres vivos foram exterminados da face do solo; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da Terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca (NVI). 24E as águas cobriram a Terra durante cento e cinquenta dias (BV).

CENÁRIO HISTÓRICO: Dia 17 do 7º Mês do ano 600 de Noé: A Arca nas Montanhas de Ararate (157º dia) O Fim do Dilúvio (Aproximadamente 2.318 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 600 anos
  • Sem com 98 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 97 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 96 anos (3º Filho de Noé)

(Gn 8.1-4) 1Então Deus Elohym se lembrou de Noé e de todos os animais selvagens e de todos os animais domésticos que estavam com ele na arca. Deus Elohym fez soprar um vento sobre a Terra, e as águas começaram a baixar (NAA). 2As fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou. 3As águas foram baixando pouco a pouco sobre a Terra. Ao fim de cento e cinquenta dias, as águas tinham diminuído (NVI). 4No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas do Ararate (NAA).

Dia 1º do 10º mês do ano 600 de Noé: Os Picos das Montanhas Aparecem (220º dia)

(Gn 8.5) 5E as águas continuaram escoando até o décimo mês, e no primeiro dia do décimo mês apareceram os picos das montanhas (NVI).

Dia 10 do 11º mês do ano 600 de Noé: Noé Solta um Corvo (260º dia)

(Gn 8.6-7) 6Quarenta dias depois, Noé abriu a janela que tinha feito na arca 7e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas sobre a Terra.

Dia 17 do 11º mês do ano 600 de Noé: Noé Solta uma Pomba (267º dia)

(Gn 8.6-9)  8Depois, Noé soltou uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído na superfície do solo; 9mas a pomba, não achando lugar para pousar os pés, voltou para junto de Noé, na arca; porque as águas ainda cobriam a Terra. Noé, estendendo a mão, pegou a pomba e a recolheu consigo na arca e a trouxe de novo para dentro da arca (NAA).

Dia 24 do 11º mês do ano 600 de Noé: Noé Solta a Pomba pela 2ª Vez (274º dia)

(Gn 8.10-11) 10Noé esperou mais sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca (NAA). 11Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a Terra (NVI).

Dia 1º do 12º mês do ano 600 de Noé: Noé Solta a Pomba pela 3ª Vez (281º dia)

(Gn 8.12) 12Esperou mais sete dias e de novo soltou a pomba; ela, porém, já não voltou mais para ele (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Dia 1º do 1º mês do ano 601 de Noé: Noé Abre a Cobertura da Arca (325º dia) (Aproximadamente 2.318 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 601 anos
  • Sem com 99 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 98 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 97 anos (3º Filho de Noé)

(Gn 8.13) 13Aconteceu que, no primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um, as águas que estavam sobre a Terra secaram. Então Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto (NAA).

Dia 27 do 2º mês do ano 601 de Noé: Todos Saem da Arca (382º dia)

(Gn 8.14-19) 14No dia vinte e sete do segundo mês, a Terra estava completamente seca (NTLH). 15Então Deus Elohym disse a Noé (NVI): 16“Saia da arca, você, a sua mulher, os seus filhos e as mulheres dos seus filhos (NAA). 17Faça que saiam também todos os animais que estão com você: as aves, os animais grandes e os animais pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela Terra, sejam férteis e se multipliquem” (NVI). 18Saiu, pois, Noé, com os seus filhos, a sua mulher e as mulheres dos seus filhos (NAA). 19E com todos os animais grandes, todos os animais pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a Terra saiu da arca, uma espécie após outra (NVI).

Noé Levanta um Altar

(Gn 8.20-22) 20Depois Noé levantou um altar ao Senhor Yahweh e, tomando de animais puros e de aves puras, ofereceu holocaustos sobre o altar. 21E o Senhor Yahweh aspirou o aroma agradável e disse consigo mesmo: Nunca mais vou amaldiçoar o solo por causa das pessoas, porque é mau o desígnio íntimo do ser humano desde a sua mocidade. Também nunca mais vou destruir todos os seres vivos, como fiz desta vez. 22Enquanto durar a Terra, não deixará de haver semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite (NAA).

Deus Faz uma Aliança com Noé

(Gn 9.1-7) 1 Deus Elohym abençoou Noé e os seus filhos, dizendo: Sejam fecundos, multipliquem-se e encham a Terra. 2Todos os animais da Terra e todas as aves dos céus terão medo e pavor de vocês. Tudo o que se move sobre o solo e todos os peixes do mar serão entregues nas mãos de vocês (NAA). 3Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas (NVI). 4A exceção será a carne com o sangue ainda presente nela: não a comam, pois no sangue está a vida (MSG). 5A todo que derramar sangue, tanto homem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo. 6Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus Elohym foi o homem criado (NVI). 7Mas sejam fecundos e multipliquem-se; povoem a Terra e multipliquem-se sobre ela (NAA).

(Gn 9.8-17) 8 Deus Elohym também disse a Noé e aos seus filhos: 9Eis que estabeleço a minha aliança com vocês, e com a descendência de vocês, 10e com todos os seres vivos que estão com vocês: tanto as aves, os animais domésticos e os animais selvagens que saíram da arca como todos os animais da Terra. 11Estabeleço a minha aliança com vocês: ‘Nunca mais os seres vivos serão destruídos pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a Terra’”. 12E Deus Elohym disse: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vocês e entre todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as futuras gerações: 13‘Porei o meu arco nas nuvens e ele será por sinal da aliança entre mim e a Terra. 14Quando eu trouxer nuvens sobre a Terra, e nelas aparecer o arco, 15então me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vocês e todos os seres vivos de todas as espécies; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir todos os seres vivos (NAA). 16Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus Elohym e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na Terra’” (NVI). 17 Deus Elohym disse a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e todos os seres vivos sobre a Terra (NAA).

(Gn 9.18-19) 18Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé. Cam é o pai de Canaã. 19Esses três são os filhos de Noé; e a partir deles se povoou toda a Terra (NAA).

DESCENDENTES DE NOÉ

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Arfaxade (Neto de Noé) (Aproximadamente 2.317 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 602 anos
  • Sem com 100 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 99 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 98 anos (3º Filho de Noé)

MESOPOTÂMIA

(Gn 11.10) 10São estes os descendentes de Sem. Dois anos depois do dilúvio, quando Sem tinha cem anos, nasceu o seu filho Arfaxade  (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Embriaguez de Noé e a Maldição Sobre Canaã (Aproximadamente 2.312 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 607 anos
  • Sem com 105 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 104 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 103 anos (3º Filho de Noé)
  • Arfaxade com 5 anos (Neto de Noé)

(Gn 9.20-23) 20Sendo Noé agricultor, passou a plantar uma vinha. 21Bebendo do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda. 22Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, foi contar isso aos seus dois irmãos, que estavam do lado de fora. 23Então Sem e Jafé pegaram uma capa, puseram-na sobre os seus próprios ombros e, andando de costas e com os rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem (NAA).

(Gn 9.24-27) 24Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula lhe havia feito (NVI). 25Então disse: “Maldito seja Canaã; seja servo dos servos para os seus irmãos”. 26E continuou: “Bendito seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Sem; e Canaã lhe seja servo. 27Que Deus Elohym engrandeça Jafé, e que ele habite nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Selá (Bisneto de Noé) (Aproximadamente 2.282 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 637 anos
  • Sem com 135 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 134 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 133 anos (3º Filho de Noé)
  • Arfaxade com 35 anos (Neto de Noé)

(Gn 11.12) 12Quando tinha trinta e cinco anos, Arfaxade foi pai de um filho chamado Selá (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Héber (Trineto de Noé) (Aproximadamente 2.252 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 667 anos
  • Sem com 165 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 164 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 163 anos (3º Filho de Noé)
  • Arfaxade com 65 anos (Neto de Noé)
  • Selá com 30 anos (Bisneto de Noé)

(Gn 11.14) 14Quando Selá tinha trinta anos, nasceu o seu filho Héber (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Pelegue (Tetraneto de Noé) (Aproximadamente 2.218 a.C.)CURIOSIDADES

  • Noé com 701 anos
  • Sem com 199 anos (Filho de Noé)
  • Jafé com 198 anos (2º Filho de Noé)
  • Cam com 197 anos (3º Filho de Noé)
  • Arfaxade com 99 anos (Neto de Noé)
  • Selá com 64 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 34 anos (Trineto de Noé)

(Gn 11.16) 16Quando Héber tinha trinta e quatro anos, nasceu o seu filho Pelegue (NTLH).

2 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 003”

  1. Alexandra disse:

    OLÁ , NO CAPÍTULO 7
    O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO ANIMAIS PURO LEVE SETE PARES , E TAMBÉM ANIMAIS IMPUROS, MACHO E FÊMEA ?

    1. Pastores Tonny e Luciene disse:

      Graça e Paz irmã.
      Obrigada por caminhar conosco nesta jornada de leitura da Bíblia.
      Quando Deus instruiu Noé a levar sete pares de animais puros e um par de animais impuros na arca, Ele estava estabelecendo a base para a preservação da vida animal durante o dilúvio.
      Os animais “puros” eram aqueles que poderiam ser oferecidos como sacrifícios e eram considerados limpos de acordo com as leis religiosas judaicas. Os animais “impuros” eram aqueles que não eram adequados para sacrifícios e não eram considerados limpos pelas leis religiosas. A instrução de levar mais animais puros do que impuros pode ter sido para garantir que houvesse um número suficiente desses animais para a adoração e sacrifício após o dilúvio.
      A preservação das diferentes espécies de animais também foi um aspecto importante.
      A inclusão de animais impuros pode ter sido para preservar a diversidade ecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.