• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 011

11º Dia – 11 de Janeiro

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JÓ

CENÁRIO HISTÓRICO: Deus Responde a Jó (Aproximadamente 1.967 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 450 anos (Filho de Noé)
  • Arfaxade com 350 anos (Neto de Noé)
  • Selá com 315 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 285 anos (Trineto de Noé)
  • Reú com 221 anos (Triavô de Abraão)
  • Serugue com 189 anos (Bisavô de Abraão)
  • Terá com 130 anos (Pai de Abraão)
  • Harã com 60 anos (Irmão de Abraão)
  • Jó com 60 anos
  • Naor com 30 anos (Irmão de Abraão)
  • Abraão e Ló (Recém-nascidos)

TERRA DE UZ

(Jó 38.1-3) 1Então, do meio de um redemoinho, o Senhor Yahweh respondeu a Jó e disse (NAA): 2“Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento? (NVI) 3Prepare-se como um guerreiro, pois lhe farei algumas perguntas, e você me responderá” (NVT).

(Jó 38.4-7) 4“Onde você estava quando lancei os alicerces da Terra? Responda-me, se é que você sabe tanto (NVI). 5Quem lhe fixou as dimensões? Se o sabe? Ou quem estendeu sobre ele a régua? (BJ) 6Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a Terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo, (NTLH) 7quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus Elohym gritavam de alegria? (NAA)

(Jó 38.8-11) 8 “Quem represou o mar lhe pondo portas, quando ele irrompeu do ventre materno (NVI), 9quando lhe dei nuvens como vestidos e espessas névoas como fraldas, 10quando lhe impus os limites e lhe firmei portas e trancas (BJ), 11e disse: ‘Até aqui você pode chegar, mas deste ponto não passará. Aqui se quebrará o orgulho das suas ondas?’” (NAA)

(Jó 38.12-15) 12“Alguma vez na vida você deu ordens à madrugada ou mostrou ao amanhecer o seu lugar, 13para que agarrasse a Terra pelas extremidades e dela sacudisse os perversos? (NAA) 14À medida que a luz se aproxima, a Terra toma forma, como o barro sob um anel de selar; como uma veste, seus contornos se mostram (NVT). 15Dos ímpios é retirada a sua luz, e o braço levantado para ferir se quebra” (NAA).

(Jó 38.16-18) 16“Por acaso você conhece as fontes que produzem os mares e oceanos? Já andou pelo fundo escuro dos mares? (BV) 17Alguém já lhe mostrou os portões do mundo dos mortos, aquele mundo de escuridão sem fim? 18Você tem alguma ideia da largura da Terra? Responda, se é que você sabe tudo isso” (NTLH).

(Jó 38.19-21) 19“De onde vem a luz, e qual é a origem da escuridão, (NTLH) 20para que você as conduza ao seu território e conheça o caminho para a sua casa? (NAA) 21Vai ver que conhece, pois você já tinha nascido! Você já viveu tantos anos! (NVI)

(Jó 38.22-24) 22“Você alguma vez visitou os depósitos de neve ou viu onde fica guardado o granizo (NVT), 23que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras? (NTLH) 24Qual é o caminho para o lugar onde se difunde a luz e onde o vento leste se espalha sobre a Terra?” (NAA)

(Jó 38.25-30) 25“Quem abriu para a inundação um leito, e um caminho para os relâmpagos dos trovões (ACF), 26para fazer chover sobre a Terra onde não há ninguém, e nos lugares desertos onde ninguém mora (NAA); 27para matar a sede do deserto árido e nele fazer brotar vegetação? (NVI) 28Por acaso a chuva tem pai? Ou quem gera as gotas de orvalho? (NAA) 29De que ventre materno vem o gelo? E quem dá à luz a geada que cai dos céus (NVI), 30que faz com que as águas virem pedra e que o mar fique coberto por uma camada de gelo?” (NTLH)

(Jó 38.31-33) 31“Você pode amarrar as lindas Plêiades? Pode afrouxar as cordas do Órion? (NVI) 32Você pode fazer aparecer as constelações a seu tempo ou guiar a Ursa Maior com os seus filhos? 33Você conhece as leis que governam os céus, e pode estabelecer a sua influência sobre a Terra? (NAA)

(Jó 38.34-38) 34“Você é capaz de levantar a sua voz até as nuvens, para que a abundância das águas cubra você? (NAA) 35É você que envia os relâmpagos, e eles lhe dizem: ‘Aqui estamos?’ (NVI) 36Quem fez as nuvens aparecerem na hora certa, como se tivessem sabedoria? Quem ensinou às estrelas cadentes o caminho a seguir, como se elas tivessem inteligência? (BV) 37Quem é que tem sabedoria para avaliar as nuvens? Quem é capaz de despejar os cântaros de água dos céus (NVI), 38para que o pó se transforme em massa sólida, e os torrões se apeguem uns aos outros?” (ARA)

(Jó 38.39-41) 39“Acaso você pode caçar a presa para a leoa e saciar a fome dos leõezinhos (NVT), 40enquanto eles descansam em suas covas ou cercam suas vítimas na floresta? 41Quem é que dá alimento aos corvos quando os filhotes gritam a Deus El e se agitam dentro do ninho por não terem o que comer?” (BV)

Deus Continua a Responder a Jó

(Jó 39.1-4) 1“Você sabe o tempo em que as cabras-monteses têm os filhos ou cuidou das corças quando dão suas crias? (NAA) 2Sabe quantos meses dura sua gestação? Sabe qual é o momento do parto? (NVT) 3Elas se agacham, dão à luz os seus filhotes, e suas dores se vão (NVI). 4Seus filhos se tornam robustos, crescem no campo aberto, saem e nunca mais tornam para elas” (ARA).

(Jó 39.5-8) 5“Quem pôs em liberdade o jumento selvagem? Quem soltou suas cordas? 6Eu lhe dei o deserto como lar, o leito seco de lagos salgados como sua morada (NVI). 7Ele despreza o barulho da cidade e não faz caso dos gritos do condutor (NVT). 8O que descobre nos montes é o seu pasto, e anda buscando tudo que está verde” (ARC).

(Jó 39.9-12) 9“Será que um touro selvagem vai querer trabalhar para você? Será que ele vai passar a noite no seu curral? (NTLH) 10Poderá você prendê-lo com arreio na vala? Irá atrás de você arando os vales? (NVI) 11Será que você pode confiar na grande força que ele tem, deixando por conta dele o trabalho pesado que há para fazer? (NTLH) 12Pode depender dele para recolher o trigo e levá-lo ao lugar de debulhar os grãos?” (NVT)

(Jó 39.13-18) 13“A avestruz bate as asas, contente da vida, mas não tem amor pelos seus filhos (BV). 14Ela abandona os ovos no chão e deixa que a areia os aqueça (NVI). 15Não se preocupa que alguém possa pisá-los ou que um animal selvagem os destrua (NVT). 16Ela trata mal os seus filhotes, como se não fossem dela, e não se importa se o seu trabalho é inútil. 17Isso porque Deus Eloah não lhe deu sabedoria nem parcela alguma de bom senso. 18Contudo, quando estende as penas para correr, ela ri do cavalo e daquele que o cavalga” (NVI).

(Jó 39.19-25) 19“Por acaso foi você quem deu forças aos cavalos? Foi você quem colocou no pescoço dos cavalos aquela crina tão bonita? (BV) 20É você que o ensina a saltar como um gafanhoto e a relinchar com majestade e terror? (BJ) 21Ele escarva com fúria, mostra com prazer a sua força, e sai para enfrentar as armas. 22Ele ri do medo, e nada teme; não recua diante da espada (NVI). 23Por cima deles, as flechas assobiam, e as lanças e os dardos brilham (NTLH). 24De fúria e ira devora o caminho e não se contém ao som da trombeta (ARA). 25Ao toque da trombeta, ele relincha: ‘Eia!’ De longe sente cheiro de combate, o brado de comando e o grito de guerra” (NVI).

(Jó 39.26-30) 26“Acaso é sua sabedoria que faz o falcão voar alto e abrir as asas para o sul? (NVT) 27É porque você manda, que a águia se eleva, e no alto constrói o seu ninho? (NVI) 28Um penhasco é sua morada, e ali passa a noite; uma rachadura na rochosa é a sua fortaleza (BJ). 29Dali, descobre a presa; seus olhos a avistam de longe (ARA). 30Seus filhotes bebem sangue; onde há um animal morto, ali ela está” (NVT).

(Jó 40.1-2) 1O Senhor Yahweh disse mais a Jó (NAA): 2“Ainda quer discutir com o Todo-Poderoso Shadday ? Você critica Deus Eloah , mas será que tem as respostas?” (NVT).

A Resposta Humilde de Jó

(Jó 40.3-5) 3Então, Jó respondeu ao Senhor Yahweh e disse (ARA): 4“Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca (NVI). 5Falei uma vez, mas não tenho resposta; sim, duas vezes, mas não direi mais nada” (NVI).

As Manifestações do Poder de Deus

(Jó 40.6-14) 6Então o Senhor Yahweh , do meio de um redemoinho, respondeu a Jó e disse (NAA): 7“Prepare-se como um guerreiro, pois lhe farei algumas perguntas, e você responderá. 8Porá em dúvida minha justiça e me condenará só para provar que tem razão? (NVT) 9Você tem um braço tão forte como o braço de Deus El ? Você pode trovejar com a voz como ele troveja? (NAA) 10Se você pode, então vista-se de glória e grandeza e enfeite-se com majestade e esplendor. 11Olhe para todos os orgulhosos; faça explodir a sua raiva contra eles e humilhe-os (NTLH). 12Sim, olhe para eles e humilhe-os; esmague os perversos no lugar onde estão (NTLH). 13Enterre-os todos juntos no pó; encubra os rostos deles no túmulo (NVI). 14Então eu mesmo reconhecerei que você tem poder e justiça para se salvar sozinho!” (BV)

(Jó 40.15-24) 15Olhe para o monstro BeemoteBeemote ou Behemoth é um monstro gigante, podendo ser retratado como um hipopótamo, apesar de alguns criacionistas o identificarem como um saurópode (uma espécie de dinossauro). Esta criatura tem um corpo couraçado e é típica dos desertos. É uma criatura que, em alguns casos, pode ter interpretação mitológica ou simbólica. Na tradição judaica ortodoxa, o Beemote é o monstro da terra, em oposição ao Leviatã, o monstro do mar, e Ziz, o monstro do ar., que eu criei, como também criei você. Ele come capim como o boi. 16Mas veja quanta força tem e como são poderosos os seus músculos! (NTLH) 17A cauda dele balança como o cedro; os nervos de suas coxas são firmemente entrelaçados (NVI). 18Os seus ossos são fortes como canos de bronze, e as suas pernas são como barras de ferro. 19Ele é a mais espantosa das minhas criaturas. Só eu, o seu Criador, sou capaz de vencê-lo (NTLH). 20Em verdade, os montes lhe produzem pasto, onde todos os animais do campo folgam (ARA). 21Ele se deita debaixo das plantas que nascem nos rios e lagos e se esparrama no lodo e na lama. 22Os lotos e juncos lhe dão sombra quando ele se deita, 23e ele não fica em dificuldade quando os rios transbordam, nem mesmo quando há terríveis enchentes no Rio Jordão (BV). 24Quem poderá agarrá-lo pela frente, ou atravessar-lhe o focinho com um gancho?” (BJ)

(Jó 41.1-11) 1E, quanto ao monstro Leviatã, será que você pode pescá-lo com um anzol ou amarrar a sua língua com uma corda? (NTLH) 2Você é capaz de passar uma corda pelo nariz dele ou furar o seu queixo com um gancho? (NTLH) 3Acaso ele implorará por misericórdia ou suplicará por piedade? (NVT) 4Acha que ele vai fazer acordo com você, para que você o tenha como escravo pelo resto da vida? (NVI) 5Será que você vai brincar com ele, como se fosse um passarinho? Irá prendê-lo com uma corda, para dá-lo às suas meninas? (NAA) 6Poderão os negociantes vendê-lo? Ou reparti-lo entre os comerciantes? 7Você consegue encher de arpões o seu couro, e de lanças de pesca a sua cabeça? (NVI) 8Se você encostar a mão nele, o resultado será uma batalha que você não esquecerá, e nunca mais tentará fazê-lo! (NVT) 9Esperar vencê-lo é ilusão; só vê-lo já é assustador. 10Ninguém é suficientemente corajoso para despertá-lo. Quem então será capaz de resistir a mim? (NVI) 11Quem primeiro deu algo a mim, para que eu tenha de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu” (NAA).

(Jó 41.12-34) 12Agora vou falar das pernas do Leviatã, do seu tamanho e da sua força sem igual. 13Quem pode arrancar o couro que o cobre ou furar a sua dupla couraça? (NTLH) 14Quem ousa abrir as portas de sua boca, cercada com seus dentes temíveis? (NVI) 15As escamas de suas costas são como fileiras de escudos firmemente unidos uns aos outros. 16São tão próximas umas às outras que nem mesmo ar passa entre elas (NVT). 17Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar (ARC). 18Seu forte sopro atira lampejos de luz; seus olhos são como os raios da alvorada. 19Tições saem da sua boca; fagulhas de fogo estalam. 20Das suas narinas sai fumaça como de panela fervente sobre fogueira de juncos (NVI). 21Seu hálito faria acender carvão, pois chamas saltam de sua boca (NVT). 22Tanta força reside em seu pescoço que o terror vai adiante dele (NVI). 23As dobras da sua carne são fortemente unidas; são tão firmes que não se movem (NVI). 24O coração dele é duro como uma pedra, firme como a pedra inferior de um moinho (NAA). 25Quando ele se levanta, os valentes se enchem de medo e são tomados de pavor (NVT). 26Se o golpe de espada o alcança, isso não tem efeito algum, e o mesmo vale para a lança, o dardo ou a flecha (NAA). 27Para essa criatura, ferro é como palha, e bronze, como madeira podre (NVT). 28As flechas não o afugentam, as pedras das fundas são como cisco para ele. 29O bastão lhe parece fiapo de palha; o brandir da grande lança o faz rir (NVI). 30Debaixo do ventre, há escamas pontiagudas; arrasta-se sobre a lama, como um instrumento de debulhar (ARA). 31Assim, ele levanta a lama do fundo dos rios com seus movimentos. Faz os lagos ferverem como uma panela ao fogo (BV). 32Deixa na água um rastro luminoso, que faz o mar parecer branco (NVT). 33Na terra, não há ninguém como ele, pois foi feito para nunca ter medo (NAA). 34Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos” (ARA).

A Confissão de Jó

(Jó 42.1-6) 1Então Jó respondeu ao Senhor Yahweh e disse (NAA): 2“Bem sei que tudo pode, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado (ARA). 3O Senhor perguntou: ‘Quem é este que, sem conhecimento, encobre os meus planos?’ Na verdade, falei do que eu não entendia, coisas que são maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia (NAA). 4O Senhor disse: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’ (NVI). 5Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos (NVT). 6Por isso, eu me arrependo de meu orgulho e me cubro de terra e de cinza para mostrar minha tristeza” (BV).

Deus Repreende os Três Amigos de Jó

(Jó 42.7-8) 7Depois que o Senhor Yahweh falou estas palavras a Jó, o Senhor Yahweh disse também a Elifaz, o temanita: “A minha ira se acendeu contra você e contra os seus dois amigos, porque vocês não falaram a meu respeito o que é reto, como o meu servo Jó falou. 8Agora peguem sete novilhos e sete carneiros, e vão até o meu servo Jó, e ofereçam holocaustos em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a intercessão dele, para que eu não os trate segundo a falta de juízo de vocês. Porque vocês não falaram a meu respeito o que é reto, como o meu servo Jó falou” (NAA).

(Jó 42.9) 9Então Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, foram e fizeram o que o Senhor Yahweh lhes havia ordenado; e o Senhor Yahweh aceitou a oração de Jó (NAA).

Deus Restaura a Prosperidade de Jó

(Jó 42.10-11) 10O Senhor Yahweh restaurou a sorte de Jó, quando este orou pelos seus amigos, e o Senhor Yahweh lhe deu o dobro de tudo o que tinha tido antes (NAA). 11Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor Yahweh tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.