• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 010

10º Dia – 10 de Janeiro

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JÓ

CENÁRIO HISTÓRICO: As Falas de EliúEliú Irado Contra Jó e seus Três Amigos (Aproximadamente 1.967 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 450 anos (Filho de Noé)
  • Arfaxade com 350 anos (Neto de Noé)
  • Selá com 315 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 285 anos (Trineto de Noé)
  • Reú com 221 anos (Triavô de Abraão)
  • Serugue com 189 anos (Bisavô de Abraão)
  • Terá com 130 anos (Pai de Abraão)
  • Harã com 60 anos (Irmão de Abraão)
  • Jó com 60 anos
  • Naor com 30 anos (Irmão de Abraão)
  • Abraão e Ló (Recém-nascidos)

TERRA DE UZ

(Jó 32.1-5) 1Os três amigos de Jó pararam de lhe responder, pois ele insistia em dizer que era inocente (NVT). 2Mas Eliú, filho de Baraquel, de Buz, da família de Rão, indignou-se muito contra Jó, porque este se justificava a si mesmo diante de Deus Elohym (NVI). 3Eliú também ficou irado com os três amigos de Jó, porque, mesmo não tendo o que responder, eles o condenavam (NAA). 4Ele tinha ficado em silêncio durante a longa discussão porque era jovem e respeitou o direito dos mais velhos (BV). 5Mas, quando viu que não tinham mais nada a dizer, expressou sua indignação (NVT).

(Jó 32.6-10) 6Assim, Eliú, filho de Baraquel, o buzita, disse: “Eu sou jovem, e vocês são idosos; por isso me contive e não dei minha opinião (NVT). 7Pensei assim: ‘Que fale a voz da experiência, que os muitos anos mostrem a sua sabedoria!’ (NTLH) 8Contudo, há um espírito dentro de cada um, o sopro do Todo-Poderoso Shadday , que lhe dá entendimento (NVT). 9Não é a idade avançada que dá sabedoria, nem a velhice o discernimento do que é certo (BJ). 10Por isso digo: ‘Escutem-me; também vou dizer o que sei’” (NVI).

(Jó 32.11-14) 11“Esperei todo esse tempo, ouvindo seus argumentos atentamente, observando enquanto procuravam palavras. 12Dei-lhes toda a atenção, mas nenhum de vocês provou que Jó está errado, nem respondeu a seus argumentos. 13Não venham me dizer: ‘Ele é sábio demais para nós; só Deus El pode convencê-lo’ (NVT). 14Só que não foi contra mim que Jó dirigiu as suas palavras, e não vou responder a ele com os argumentos de vocês” (NVI).

(Jó 32.15-22) 15“Desconcertados, já não respondem, faltam-lhes palavras (BJ). 16Será que devo esperar, pois não falam, estão parados e nada mais respondem? (NAA) 17Também vou dar a minha opinião, também vou dizer o que sei, 18pois não me faltam palavras, e dentro de mim o espírito me impulsiona (NVI). 19Dentro de mim há como um vinho novo que quer transbordar e faz estalar os odres novos (BJ). 20Permitam, pois, que eu fale para poder desabafar; abrirei os lábios e responderei (NAA). 21Não serei parcial com ninguém, e a ninguém bajularei, 22porque não sou bom em bajular; se fosse, o meu Criador em breve me levaria” (NVI).

Eliú Repreende a Jó

(Jó 33.1-4) 1“Por isso, Jó, escute as minhas palavras e preste atenção em tudo o que vou dizer (NTLH). 2Estou prestes a abrir a boca; minhas palavras estão na ponta da língua. 3Minhas palavras procedem de um coração íntegro; meus lábios falam com sinceridade o que eu sei (NVI). 4Pois foi o Espírito de Deus El que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso Shadday que me dá vida” (NTLH).

(Jó 33.5-7) 5“Responda-me, se for capaz; prepare os seus argumentos e apresente-se diante de mim (NAA). 6Sou igual a você diante de Deus El ; eu também fui feito do barro. 7Por isso não lhe devo inspirar temor, e a minha mão não há de ser pesada sobre você” (NVI).

(Jó 33.8-11) 8“Escutei bem o que você disse, várias e várias vezes (BV): 9‘Estou limpo e sem pecado; estou puro e sem culpa. 10Contudo, Deus procurou em mim motivos para inimizade; ele me considera seu inimigo (NVI). 11Prende meus pés no tronco e vigia todos os meus movimentos’” (NVT).

(Jó 33.12-18) 12“Mas eu lhe digo que você não está certo, porquanto Deus Eloah é maior do que o homem (NVI). 13E você também estava errado ao dizer que Deus não lhe dá conta das coisas que Ele faz! Deus não é obrigado a fazer isso (BV). 14 Deus El fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção (NTLH). 15Ele se revela através de sonhos e visões, quando os homens estão dormindo profundamente. 16Nessas horas Deus faz o homem ouvir seus ensinos e lhe dá sabedoria e instruções (BV), 17para prevenir o homem das suas más ações e livrá-lo do orgulho (NVI), 18para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada” (ARA).

(Jó 33.19-33) 19“Deus os disciplina no leito de enfermidade, com dores constantes nos ossos (NVT), 20de modo que abomina o pão, e detesta até a comida mais saborosa (NAA). 21A sua carne, que se via, agora desaparece, e os seus ossos, que não se viam, agora se descobrem (ARA). 22Sua alma aproxima-se da cova, e sua vida, dos mensageiros da morte. 23Havendo, porém, um anjo ao seu lado, como mediador dentre mil, que diga ao homem o que é certo a seu respeito (NVI), 24então Deus terá misericórdia dele e dirá ao anjo: ‘Livre-o, para que não desça à cova; já achei um resgate para ele’ (NAA). 25Então seu corpo se tornará saudável como o de um menino; será forte e jovem outra vez (NVT). 26Ele ora a Deus Eloah , que se agrada dele; com alegria vê a face de Deus, e Deus lhe restitui a sua justiça (NAA). 27Depois, ele dirá a seus amigos: ‘Eu pequei, desobedecendo a Lei de Deus, mas Ele me perdoou (BV). 28Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer à cova, e viverei para desfrutar a luz’ (NVI). 29Sim, Deus El faz essas coisas acontecerem repetidas vezes com as pessoas (NVT). 30Para desviar a sua alma da perdição, e o iluminar com a luz dos viventes (ACF). 31Preste atenção, Jó, fique quieto e ouça-me, pois, tenho mais coisas para falar (NVT). 32Se você tem alguma coisa a dizer, diga; fale, porque gostaria de lhe dar razão (NAA). 33Se não tem nada a dizer, ouça-me, fique em silêncio, e eu lhe ensinarei a sabedoria” (NVI).

Eliú Justifica a Deus

(Jó 34.1-4) 1Eliú disse mais: 2“Vocês que são sábios, ouçam as minhas palavras; vocês que são instruídos, escutem o que vou dizer. 3Porque o ouvido avalia as palavras, assim como o paladar prova a comida. 4Escolhamos para nós o que é direito; conheçamos entre nós o que é bom” (NAA).

(Jó 34.5-9) 5“Eis que Jó afirmou: ‘Eu sou justo e Deus El me nega o direito (BJ). 6Apesar do meu direito, sou considerado mentiroso; a minha ferida é incurável, embora não tenha cometido nenhum pecado’. 7Será que existe outro homem semelhante a Jó que bebe a zombaria como se fosse água? (NAA) 8A ponto de desprezar a Deus como os perversos fazem e se tornar como um deles, dizendo: 9‘Não vale a pena tentar agradar a Deus Elohym !’” (BV)

(Jó 34.10-15) 10“Por isso, vocês que têm entendimento, me escutem: ‘Longe de Deus El o praticar ele a maldade, e longe do Todo-Poderoso Shadday o cometer injustiça (NAA). 11Ele retribui ao homem segundo suas obras, e dá a cada um conforme o seu proceder’ (BJ). 12Na verdade, Deus El não procede maliciosamente; nem o Todo-Poderoso Shadday perverte o juízo. 13Quem lhe entregou o governo da Terra? Quem lhe confiou o universo? 14Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro (ARA), 15a humanidade pereceria toda de uma vez, e o homem voltaria ao pó” (NVI).

(Jó 34.16-28) 16“Portanto, se você tem entendimento, escute isto; dê ouvidos ao som das minhas palavras: 17‘Se Deus odiasse o direito, será que poderia governar?’ E será que você quer condenar aquele que é justo e poderoso? 18Será que alguém diria a um rei: ‘Você não vale nada!?’ Ou diria aos príncipes: ‘Seus perversos!?’ 19Quanto menos dirá isso àquele que não privilegia os príncipes, e que não favorece o rico em prejuízo do pobre; porque todos são obra de suas mãos (NAA). 20Morrem num momento, em plena noite; cambaleiam e passam. Os poderosos são retirados sem a intervenção de mãos humanas (NVI). 21Porque seus olhos acompanham o proceder de cada um e vigiam todos os seus passos (BJ). 22Não existe nenhum lugar, por mais escuro que seja, onde um pecador possa se esconder de Deus (NTLH). 23Pois Deus El não precisa observar por muito tempo o homem antes de o fazer ir a juízo perante ele (ARA). 24Ele destrói os poderosos sem consultar ninguém e põe outros em seu lugar (NVT). 25Visto que ele repara nos atos que eles praticam, derruba-os, e eles são esmagados (NVI). 26Ele os fere porque são perversos e os castiga em público, para que todos vejam (NVT). 27Porque se afastaram de Deus, e não quiseram compreender nenhum de seus caminhos, 28e assim fizeram com que o grito dos pobres subisse até Deus, e este ouviu o lamento dos aflitos” (NAA).

(Jó 34.29-30) 29“Mas, se ele permanecer calado, quem o criticará? Quando ele esconde seu rosto, ninguém pode encontrá-lo, nem indivíduo nem nação (NVT). 30Para que o homem hipócrita nunca mais reine, e não haja laços no povo” (ACF).

(Jó 34.31-37) 31“Se alguém se dirige a Deus El , dizendo: ‘Sofri, não vou pecar mais; 32ensina-me o que não consigo ver; se cometi injustiça, jamais voltarei a praticá-la’ (NAA). 33Não deve pensar que por isso pode escolher sua recompensa e fazer as decisões em lugar de Deus. É você, Jó, que deve dizer se está pensando assim (BV). 34As pessoas sábias e sensatas que me estão escutando certamente dirão assim (NTLH): 35‘Jó falou sem conhecimento, e nas suas palavras não há sabedoria’ (ARA). 36Pai meu! Provado seja Jó até ao fim, pelas suas respostas próprias de homens malignos (ARC). 37Pois ao seu pecado acrescenta rebelião; entre nós, em tom de zombaria, bate palmas e multiplica as suas palavras contra Deus El (NAA).

Eliú Afirma que Deus Não Ouve aos Aflitos por Causa de sua Arrogância

(Jó 35.1-4) 1Disse mais Eliú (ARA): 2“Você acha que é justo dizer: ‘A minha justiça é maior do que a de Deus El ?’ (NAA) 3Pois você também pergunta: ‘O que eu ganho com isso? Que vantagem há em não pecar?’ (NVT) 4Pois eu vou responder a você e também aos seus amigos (NTLH).

(Jó 35.5-8) 5“Olhe para o céu e veja; contemple as altas nuvens acima de você (NAA). 6Se você pecar, em que isso afetará Deus? Mesmo que peque repetidamente, que efeito terá sobre ele? (NVT) 7Se você for justo, o que lhe dará? Ou o que ele receberá de sua mão? (NVI) 8A sua impiedade só pode fazer mal ao homem; e a sua justiça só pode dar proveito ao filho do homem” (NAA).

(Jó 35.9-13) 9“As pessoas clamam por socorro quando oprimidas; gritam pedindo ajuda sob a força dos poderosos (NVT). 10Mas ninguém diz: ‘Onde está Deus Eloah , que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite 11que nos ensina mais do que aos animais da Terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus?’ (ARA) 12E quando pedem ajuda a Deus, Ele não responde, porque os pecadores em vez de pedir humildemente, exigem com o coração cheio de orgulho (BV). 13Só gritos vazios Deus El não ouvirá; o Todo-Poderoso Shadday não lhes dará atenção” (NAA).

(Jó 35.14-16) 14“Jó, ainda que você diga que não o vê, a sua causa está diante dele; por isso, espere em Deus (NAA). 15Mas agora, porque Deus na sua ira não está punindo, nem fazendo muito caso das transgressões (ARA), 16você abre a sua boca com palavras vazias, amontoando frases sem sabedoria” (NAA).

Ninguém Explica Deus

(Jó 36.1-4) 1Disse mais Eliú (NVI): 2“Mais um pouco de paciência, e te mostrarei que ainda tenho argumentos a favor de Deus Eloah . 3De longe trarei o meu conhecimento e ao meu Criador atribuirei a justiça (ARA). 4Porque, na verdade, as minhas palavras não serão falsas; contigo está um que é sincero na sua opinião” (ARC).

(Jó 36.5-12) 5“Eis que Deus El é grande e não despreza ninguém; ele é grande na força da sua compreensão (NVT). 6Não poupa a vida ao perverso, mas faz justiça aos aflitos (ARA). 7Dos justos não tira os seus olhos; antes, com os reis no trono os assenta para sempre, e assim são exaltados (ARC). 8Mas, se alguns são presos com correntes ou são amarrados com as cordas dos sofrimentos, 9então Deus lhes mostra que isso é por causa do que fizeram, que é o castigo pelos seus pecados e pelo seu orgulho (NTLH). 10Abre-lhes também os ouvidos para a instrução e manda-lhes que se convertam da iniquidade. 11Se o ouvirem e o servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias (ARA). 12Porém, se não o ouvirem, serão traspassados pela espada e morrerão na sua cegueira” (NAA).

(Jó 36.13-15) 13“Pois os ímpios são cheios de ressentimento; mesmo quando Deus os castiga, não clamam por socorro. 14Morrem em plena juventude, depois de desperdiçar a vida em imoralidade (NVT). 15Mas Deus nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos” (NTLH).

(Jó 36.16-21) 16“É isso que Deus quer fazer com você! Quer acabar com o seu sofrimento e devolver a você uma vida de prazer e felicidade, com todas as delícias que havia antes (BV). 17Mas você se enche do juízo do perverso, e, por isso, o juízo e a justiça o alcançarão. 18Tenha cuidado para que a ira não o leve a zombar, nem permita que a grande quantia do resgate o desvie (NAA). 19Acaso a sua riqueza, ou mesmo todos os seus grandes esforços, dariam a você apoio e alívio da aflição? (NVI) 20Não suspire pela noite, em que povos serão tirados do seu lugar (NAA). 21Fique atento! Afaste-se do mal, pois Deus enviou este sofrimento para guardá-lo de uma vida de maldade” (NVT).

(Jó 36.22-26) 22“Lembre-se de que Deus El é grande e muito poderoso; ninguém sabe ensinar como Ele! (BV) 23Quem lhe prescreveu o seu caminho ou quem pode lhe dizer: ‘O senhor cometeu uma injustiça?’ 24Lembre-se de exaltar as obras de Deus, que as pessoas celebram (NAA). 25Toda a humanidade as vê; de lugares distantes os homens as contemplam. 26Como Deus El é grande! Ultrapassa o nosso entendimento! Não há como calcular os anos da sua existência” (NVI).

(Jó 36.27-33) 27“Ele atrai as gotas de água, que se dissolvem e descem como chuva para os regatos (NVI); 28a qual as nuvens derramam e gotejam sobre o homem abundantemente (ARA). 29Quem entende o movimento das nuvens ou o barulho dos trovões no céu, onde Deus mora? (NTLH) 30Observe como ele espalha os seus relâmpagos ao redor, iluminando até as profundezas do mar. 31É assim que ele governa as nações e lhes fornece grande fartura. 32Ele enche as mãos de relâmpagos e lhes determina o alvo que deverão atingir. 33Seu trovão anuncia a tempestade que está a caminho; até o gado a pressente” (NVI).

(Jó 37.1-13) 1“Quando penso nisso, meu coração bate mais depressa e estremece dentro de mim (NVT). 2Ouça! Escute o estrondo da sua voz, o trovejar da sua boca. 3Ele solta os seus relâmpagos por baixo de toda a extensão do céu e os manda para os confins da Terra. 4Depois vem o som do seu grande estrondo: ele troveja com sua majestosa voz. Quando a sua voz ressoa, nada o faz recuar. 5A voz de Deus El troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento. 6Ele diz à neve: ‘Caia sobre a Terra’, e à chuva: ‘Seja um forte aguaceiro’. 7Ele paralisa o trabalho de cada homem, a fim de que todos os que ele criou conheçam a sua obra. 8Os animais vão para os seus esconderijos; e ficam nas suas tocas (NVI). 9De suas recamaras ao sul sai o furacão, e, dos ventos do norte, o frio (BJ). 10Pelo sopro de Deus El se dá a geada, e as largas águas se congelam (ARA). 11Também carrega de umidade as nuvens, e entre elas espalha os seus relâmpagos (NVI). 12Então, elas, segundo o rumo que ele dá, se espalham para uma e outra direção, para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a redondeza da Terra (ARA). 13Ele traz as nuvens, ora para castigar os homens, ora para regar a sua Terra e mostrar o seu amor” (NVI).

(Jó 37.14-20) 14“A isto, ó Jó, inclina os teus ouvidos; para, e considera as maravilhas de Deus El (ACF). 15Acaso você sabe como Deus Eloah comanda as nuvens e faz brilhar os seus relâmpagos? (NVI) 16Será que você sabe algo sobre o equilíbrio das nuvens e sobre as maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento? (NAA) 17Que faz aquecer as tuas vestes, quando há calma sobre a Terra por causa do vento sul? (ARA) 18Será que você pode ajudar Deus a estender o firmamento, que é sólido como espelho de metal fundido? 19Ensine-nos o que devemos dizer a ele, porque nós, envoltos em trevas, não podemos expor a nossa causa diante dele (NAA). 20Eu não teria o atrevimento de discutir com Deus, pois isso seria pedir que ele me destruísse” (NTLH).

(Jó 37.21-24) 21“Eis que o homem não pode olhar para o sol, que brilha no céu, uma vez passado o vento que o deixa limpo (ARA). 22Da mesma forma, dourado esplendor vem do monte de Deus Eloah ; ele está vestido de tremenda majestade (NVT). 23Quanto ao Todo-Poderoso Shadday , não o podemos compreender. Ele é grande em poder, porém não perverte o juízo e a plenitude da justiça (NAA). 24Por isso, os homens o temem; ele não olha para os que se julgam sábios” (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.