• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 014

14º Dia – 14 de Janeiro

A DESTRUIÇÃO DA REGIÃO DE SODOMA E GOMORRA

CENÁRIO HISTÓRICO: recebe em sua Casa os Dois Anjos (Aproximadamente 1.868 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 549 anos (Filho de Noé)
  • Selá com 414 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 384 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 159 anos
  • Naor com 129 anos (Irmão de Abraão)
  • Ló com 99 anos (Sobrinho de Abraão)
  • Abraão com 99 anos
  • Milca com 95 anos (Sobrinha de Abraão)
  • Sara com 89 anos
  • Ismael com 13 anos (Filho de Abraão com Agar)

CIDADE DE SODOMA

(Gn 19.1-3) 1Ao anoitecer, os dois anjos chegaram a Sodoma. Ló estava sentado junto ao portão da cidade. Quando viu os anjos, levantou-se e, indo ao encontro deles, prostrou-se com o rosto em terra 2e lhes disse: “Por favor, meus senhores, venham para a casa deste servo de vocês. Poderão passar a noite, lavar os pés, levantar-se de madrugada e seguir o seu caminho”. Mas eles responderam: “Não; passaremos a noite na praça” (NAA). 3Mas ele insistiu tanto com eles que, finalmente, o acompanharam e entraram em sua casa. Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram (NVI).

(Gn 19.4-11) 4Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa (NVI). 5Eles chamaram Ló e perguntaram: “Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite? Traga-os aqui fora para nós, pois queremos ter relações com eles” (NTLH). 6Ló saiu para conversar com os homens e fechou a porta atrás de si (NVT). 7E lhes disse: “Não, meus amigos! Não façam essa perversidade! (NVI) 8Escutem, tenho duas filhas virgens. Deixem-me trazê-las para fora, e vocês poderão fazer com elas o que desejarem. Mas, por favor, deixem os homens em paz, pois são meus hóspedes e estão sob minha proteção (NVT). 9Mas eles responderam: “Saia da nossa frente!” E diziam uns aos outros: “Esse homem é estrangeiro e quer mandar em nós!” Depois, virando-se para Ló, disseram: “Pois agora vamos fazer com você pior ainda do que íamos fazer com os seus hóspedes”. Os homens de Sodoma se atiraram contra Ló e chegaram perto da porta para arrombá-la (NTLH). 10Os dois anjos, porém, estenderam a mão, puxaram Ló para dentro da casa e trancaram a porta (NVT). 11Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta (NVI).

Ló sai de Sodoma

(Gn 19.12-14) 12Os dois homens perguntaram a Ló: “Você tem mais alguém na cidade? Genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui! 13Porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao Senhor Yahweh contra este povo são tantas que Ele Yahweh nos enviou para destruir a cidade”. 14Então Ló foi falar com seus genros, os quais iam se casar com suas filhas, e lhes disse: “Saiam imediatamente deste lugar, porque o Senhor Yahweh está para destruir a cidade!” Mas eles pensaram que ele estava brincando (NVI).

(Gn 19.15-22) 15Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: “Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada” (NVI). 16Como, porém, ele se demorasse, aqueles homens o pegaram pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor Yahweh misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade (NAA). 17Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: “Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!” (NVI) 18Ló lhe respondeu: “Não, meu Senhor Adone , eu te peço! (BJ) 19Os senhores foram muito bondosos comigo, salvaram minha vida e mostraram grande compaixão. Não posso, contudo, ir para as montanhas. A calamidade também me alcançaria ali, e bem depressa eu morreria (NVT). 20Aqui perto há uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo”. 21“Está bem”, respondeu ele. “Também lhe atenderei esse pedido; não destruirei a cidade da qual você fala (NVI). 22Vá depressa e refugie-se nela; pois nada posso fazer, enquanto você não tiver chegado lá”. Por isso, a cidade recebeu o nome de Zoar (NAA).

CIDADE DE ZOARA destruição de Sodoma e de Gomorra

(Gn 19.23-26) 23O sol estava aparecendo no horizonte, quando Ló entrou em Zoar (BV). 24Então o Senhor Yahweh , o próprio Senhor Yahweh , fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. 25Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação (NVI). 26E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal (NTLH).

REGIÃO DE HEBROMA destruição de Sodoma e de Gomorra

(Gn 19.27-29) 27 No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e foi até o lugar onde havia falado com Deus, o Senhor Yahweh (NTLH). 28E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha. 29Quando Deus Elohym arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia (NVI).

CIDADE DE GERARAbraão e os Filisteus

(Gn 20.1-7) 1Abraão partiu dali para a região do Neguebe e foi viver entre Cades e Sur. Depois morou algum tempo em Gerar (NVI). 2Abraão dizia que Sara era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou que trouxessem Sara para o seu palácio (NTLH). 3Certa noite Deus Elohym veio a Abimeleque num sonho e lhe disse: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada” (NVI). 4Abimeleque, porém, ainda não havia dormido com ela. Assim, disse: Senhor Adonay , castigará uma nação inocente? (NVT) 5Não foi ele mesmo que me disse: ‘É minha irmã?’ E ela também me disse: ‘Ele é meu irmão’. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso (ARA). 6Então Deus Elohym lhe respondeu no sonho: “Sim, eu sei que você fez isso de coração puro. Eu mesmo impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la. 7Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é Profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão” (NVI).

(Gn 20.8-18) 8Na manhã seguinte, Abimeleque convocou todos os seus conselheiros e, quando lhes contou tudo o que acontecera, tiveram muito medo. 9Depois Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que você fez conosco? Em que foi que pequei contra você para que trouxesse tamanha culpa sobre mim e sobre o meu reino? O que você me fez não se faz a ninguém!” (NVI) 10E Abimeleque perguntou a Abraão: “O que é que levou você a fazer uma coisa dessas?” (NAA) 11Abraão respondeu: “Eu pensei que neste lugar ninguém respeitasse a Deus Elohym e que me matariam para ficar com a minha mulher (NTLH). 12Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher. 13E quando Deus Elohym me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: ‘Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão’”. 14Então Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, sua mulher (NVI). 15Abimeleque disse: “Veja, minha terra está à sua disposição. More onde lhe parecer melhor” (NVT). 16E disse a Sara: “Estou dando a seu irmão mil peças de prata diante de todas estas testemunhas para reparar qualquer dano que eu lhe tenha causado. Assim, todos saberão que você é inocente”. 17Então Abraão orou a Deus Elohym , e Deus Elohym curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de modo que pudessem ter filhos (NVT), 18pois o Senhor Yahweh havia tornado estéreis todas as mulheres do harém de Abimeleque por causa do que tinha acontecido com Sara, mulher de Abraão (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Origem dos Moabitas e Amonitas (Aproximadamente 1.867 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 550 anos (Filho de Noé)
  • Selá com 415 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 385 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 160 anos
  • Naor com 130 anos (Irmão de Abraão)
  • Ló com 100 anos (Sobrinho de Abraão)
  • Abraão com 100 anos
  • Milca com 96 anos (Sobrinha de Abraão)
  • Sara com 90 anos
  • Ismael com 14 anos (Filho de Abraão com Agar)

MONTANHAS DE ZOAR

(Gn 19.30-38) 30Ló partiu de Zoar com suas duas filhas e passou a viver nas montanhas, porque tinha medo de permanecer em Zoar. Ele e suas duas filhas ficaram morando numa caverna (NVI). 31A mais velha disse à mais nova: “Nosso pai já está velho e na terra não há nenhum homem para ter relação conosco, como se faz em todo lugar (ACF). 32Venha cá, vamos dar vinho a papai até que fique bêbado. Então nós nos deitaremos com ele e assim teremos filhos dele” (NTLH). 33Naquela noite, portanto, embebedaram o pai com vinho, e a filha mais velha teve relações com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou. 34Na manhã seguinte, a filha mais velha disse à irmã mais nova: “Ontem à noite, tive relações com nosso pai. Vamos embebedá-lo com vinho outra vez hoje à noite, e você terá relações com ele. Com isso, preservaremos nossa descendência por meio de nosso pai”. 35Naquela noite, portanto, voltaram a embebedar o pai com vinho, e a filha mais nova teve relações com ele. Mais uma vez, ele não percebeu quando ela se deitou nem quando se levantou (NVT). 36Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai. 37A mais velha teve um filho, e deu-lhe o nome de Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje. 38A mais nova também teve um filho, e deu-lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje (NVI).

CIDADE DE BERSEBANascimento de Isaque (Filho de Abraão com Sara)

(Gn 21.1-7) 1O Senhor Yahweh visitou Sara, como tinha dito, e cumpriu o que lhe havia prometido. 2Sara ficou grávida e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus Elohym lhe havia falado (NAA). 3Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. 4Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado (NVI). 5E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho (ACF). 6E disse Sara: Deus Elohym me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo” (ARA). 7E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice!” (NVI)

CENÁRIO HISTÓRICO: Isaque é Desmamado (Aproximadamente 1.864 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 553 anos (Filho de Noé)
  • Selá com 418 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 388 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 163 anos
  • Naor com 133 anos (Irmão de Abraão)
  • Ló com 103 anos (Sobrinho de Abraão)
  • Abraão com 103 anos
  • Milca com 99 anos (Sobrinha de Abraão)
  • Sara com 93 anos
  • Ismael com 17 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 3 anos

(Gn 21.8) 8O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa (NVI).

(Gn 21.9-13) 9Sara viu que o filho que Agar, a egípcia, teve com Abraão estava zombando de Isaque (NVT). 10Então Sara disse a Abraão: “Mande embora essa escrava e o filho dela, porque o filho dessa escrava não será herdeiro com o meu filho Isaque” (NAA). 11Abraão ficou muito preocupado com isso, pois Ismael também era seu filho (NTLH). 12Mas Deus Elohym disse a Abraão: “Não fique incomodado por causa do menino e por causa da escrava. Faça tudo o que Sara disser, porque por meio de Isaque será chamada a sua descendência. 13Mas também do filho da escrava farei uma grande nação, porque ele é seu descendente” (NAA).

Agar e Ismael são mandados Embora

(Gn 21.14-19) 14Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Agar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba. 15Quando acabou a água que havia no odre, Agar colocou o menino debaixo de um dos arbustos, 16e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: “Não posso ver o menino morrer”. Sentada ali perto, começou a chorar (NVI). 17 Deus Elohym , porém, ouviu a voz do menino. E, do céu, o Anjo de Deus Elohym chamou Agar e lhe disse: “O que é que você tem, Agar? Não tenha medo, porque Deus Elohym ouviu a voz do menino, aí onde ele está (NAA). 18Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação”. 19Então Deus Elohym abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber (NTLH).

(Gn 21.20-21) 20 Deus Elohym estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro (ARA); 21e se estabeleceu no deserto de Parã, e sua mãe conseguiu para ele uma esposa egípcia (NVT).

Abraão faz Aliança com Abimeleque

(Gn 21.22-24) 22Por esse tempo Abimeleque foi conversar com Abraão. Ficol, comandante do seu exército, foi com ele. Abimeleque disse a Abraão: Deus Elohym está com você em tudo o que você faz (NTLH). 23Portanto, aqui neste lugar, jure por Deus Elohym que você não enganará a mim, nem a meu filho, nem a meu neto, e que tratará a mim e a terra em que você tem morado com a mesma bondade com que eu tratei você”. 24Abraão respondeu: “Eu juro” (NAA).

(Gn 21.25-31) 25Todavia Abraão reclamou com Abimeleque a respeito de um poço que os servos de Abimeleque lhe tinham tomado à força (NVI). 26Abimeleque explicou: “Não sei quem fez isso. Você nunca me falou nada, e esta é a primeira vez que estou ouvindo falar desse assunto” (NTLH). 27Então Abraão pegou ovelhas e bois e os deu a Abimeleque. E os dois fizeram uma aliança (NAA). 28Pôs Abraão, porém, à parte sete cordeiras do rebanho (ACF). 29Abimeleque lhe perguntou: “Por que você separou estas sete das demais?” (NVT) 30Ele respondeu: “É para que aceite de minha mão essas sete ovelhas, a fim de que sejam um testemunho de que eu cavei este poço” (BJ). 31Por isso aquele lugar ficou sendo chamado de Berseba, pois ali os dois fizeram um juramento (NTLH).

(Gn 21.32-34) 32Firmado esse acordo em Berseba, Abimeleque e Ficol, comandante das suas tropas, voltaram para a terra dos filisteus. 33Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira A tamargueira é uma planta arbustiva. Ela é comumente encontrada em regiões áridas e tem a capacidade de tolerar altos níveis de salinidade no solo. Essa planta é valorizada por sua resistência às condições adversas. em Berseba e ali invocou o nome do Senhor Yahweh , o Deus Eterno El Ôlam (NVI). 34E foi Abraão, por muito tempo, morador na terra dos filisteus Os filisteus são um povo estrangeiro, que veio do oeste e se estabeleceu em cinco cidades: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e Gate. Foram um povo que ocupou a costa sudoeste de Canaã, com seu território nomeado como Filístia. Apesar de eles terem adotado a língua e a cultura local cananeia, uma origem indo-europeia tem sido sugerida para um grande número de palavras filisteias. (ARA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Selá aos 433 anos (Bisneto de Noé) (Aproximadamente 1.849 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 568 anos (Filho de Noé)
  • Héber com 403 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 178 anos
  • Naor com 148 anos (Irmão de Abraão)
  • Abraão com 118 anos
  • Milca com 114 anos (Sobrinha de Abraão)
  • Sara com 108 anos
  • Ismael com 32 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 18 anos

MESOPOTÂMIA

(Gn 11.15) 15Depois disso Selá viveu mais quatrocentos e três anos e foi pai de outros filhos e filhas (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.