• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 015

15º Dia – 15 de Janeiro

A HISTÓRIA DE ISAQUE

CIDADE DE HARÃDescendentes de Naor (Irmão de Abraão)

(Gn 22.20-24) 20Passado algum tempo, disseram a Abraão que Milca dera filhos a seu irmão Naor: 21Uz, o mais velho, Buz, seu irmão, Quemuel, pai de Arã, 22Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel, 23pai de Rebeca. Estes foram os oito filhos que Milca deu a Naor, irmão de Abraão. 24E sua concubina, chamada Reumá, teve os seguintes filhos: Tebá, Gaã, Taás e Maaca (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Rebeca (Futura esposa de Isaque) (Aproximadamente 1.847 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 570 anos (Filho de Noé)
  • Héber com 405 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 180 anos
  • Naor com 150 anos (Irmão de Abraão)
  • Abraão com 120 anos
  • Milca com 116 anos (Sobrinha de Abraão)
  • Sara com 110 anos
  • Ismael com 34 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 20 anos

CENÁRIO HISTÓRICO: Deus põe Abraão à Prova (Aproximadamente 1.834 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 583 anos (Filho de Noé)
  • Héber com 418 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 193 anos
  • Abraão com 133 anos
  • Sara com 123 anos
  • Ismael com 47 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 33 anos
  • Rebeca com 13 anos

CIDADE DE BERSEBA

(Gn 22.1-2) 1Passado algum tempo, Deus Elohym pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. 2Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá Região de Moriá que significa “ordenado/considerado por Deus” faz parte de uma cadeia de montanhas pertencente à antiga cidade de Jebus (futura Jerusalém). Neste mesmo local, Salomão, por ordem de seu pai Davi, construiria o Templo.. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei” (NVI).

(Gn 22.3-5) 3Na manhã seguinte, Abraão se levantou cedo e preparou seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e seu filho Isaque. Cortou lenha para o fogo do holocausto e partiu para o lugar que Deus Elohym tinha indicado. 4No terceiro dia da viagem, Abraão levantou os olhos e viu o lugar de longe (NVT). 5Então disse aos servos: “Esperem aqui com o jumento. Eu e o rapaz iremos até lá e, depois de termos adorado, voltaremos para junto de vocês” (NAA).

MONTE MORIÁDeus Proverá

(Gn 22.6-14) 6Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho. Ele, por sua vez, levava nas mãos o fogo e a faca. Assim, os dois caminhavam juntos. 7Isaque rompeu o silêncio e disse a Abraão, seu pai: “Meu pai!” Abraão respondeu: “Eis-me aqui, meu filho!” Isaque perguntou: “Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” 8Abraão respondeu: Deus Elohym proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois seguiam juntos (NAA). 9Quando chegaram ao lugar que Deus Elohym lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho (NVI). 11Mas o Anjo do Senhor Yahweh lhe bradou desde os céus, e disse: “Abraão, Abraão!” E ele disse: “Eis-me aqui” (ACF). 12“Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus Elohym , porque não me negou seu filho, o seu único filho”. 13Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. 14Abraão deu àquele lugar o nome de ‘o Senhor Proverá Yahweh Yereh ’. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor Yahweh se proverá” (NVI).

(Gn 22.15-18) 15Então do céu pela segunda vez o Anjo do Senhor Yahweh chamou Abraão (NAA) 16e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor Yahweh , “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, 17esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos 18e, por meio dela, todos povos da Terra serão abençoados, porque você me obedeceu” (NVI).

(Gn 22.19) 19Então voltaram até onde estavam os servos e partiram para Berseba, onde Abraão continuou a morar (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Sara aos 127 anos (Aproximadamente 1.830 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 587 anos (Filho de Noé)
  • Héber com 422 anos (Trineto de Noé)
  • Jó com 197 anos
  • Abraão com 137 anos
  • Ismael com 51 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 37 anos
  • Rebeca com 17 anos

REGIÃO DE HEBROM

(Gn 23.1-9) 1Tendo Sara vivido cento e vinte e sete anos (ARA), 2morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, em Canaã; e Abraão foi lamentar e chorar por ela (NVI). 3Depois, Abraão levantou-se da presença da falecida e falou aos filhos de Hete: 4“Sou estrangeiro e morador entre vocês. Deixem-me adquirir uma sepultura na terra de vocês, para que eu possa sepultar a minha falecida mulher. 5Os filhos de Hete responderam a Abraão, dizendo: 6“Escute: o senhor é um príncipe de Deus Elohym em nosso meio. Sepulte a falecida numa das nossas melhores sepulturas. Nenhum de nós se recusará a ceder a sua própria sepultura, para que você sepulte a sua falecida. 7Então Abraão se levantou e se inclinou diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete (NAA), 8e disse-lhes: “Já que vocês me dão permissão para sepultar minha mulher, peço que intercedam por mim junto a Efrom, filho de Zoar (NVI), 9para que ele me ceda a Caverna de Macpela, que pertence a ele e que fica no extremo do seu campo. Que ele a entregue a mim pelo devido preço, para que eu tenha uma sepultura entre vocês” (NAA).

(Gn 23.10-18) 10Ora, Efrom, o heteu, sentando-se no meio dos filhos de Hete, respondeu a Abraão, ouvindo-o os filhos de Hete, a saber, todos os que entravam pela porta da sua cidade (ARA): 11“De modo nenhum, meu senhor. Escute: ‘Eu lhe dou o campo e também a caverna que nele está. Na presença dos filhos do meu povo eu lhe dou isso; sepulte a sua falecida’” (NAA). 12Novamente Abraão curvou-se perante o povo daquela terra 13e disse a Efrom, sendo ouvido por todos: “Ouça-me, por favor. Pagarei o preço do campo. Aceite-o, para que eu possa sepultar a minha mulher”. 14Efrom respondeu a Abraão: 15“Ouça-me, meu senhor: aquele pedaço de terra vale quatrocentas peças de prata, mas o que significa isso entre mim e você? Sepulte a sua mulher”. 16Abraão concordou com Efrom e pesou-lhe o valor por ele estipulado diante dos heteus: quatrocentas peças de prata, de acordo com o peso corrente entre os mercadores (NVI). 17Assim, o Campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia, e todo o terreno ao redor 18passaram a ser propriedade de Abraão, na presença dos filhos de Hete, a saber, de todos os que entravam pelo portão da cidade (NAA).

(Gn 23.19-20) 19Em seguida Abraão enterrou Sara na caverna do campo de Macpela, defronte de Manre (que é Hebrom), na terra de Canaã (BJ). 20E assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, em posse de sepultura (ARA).

CENÁRIO HISTÓRICO:A Morte de Jó aos 200 anos (Aproximadamente 1.827 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 590 anos (Filho de Noé)
  • Héber com 425 anos (Trineto de Noé)
  • Abraão com 140 anos
  • Ismael com 54 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 40 anos
  • Rebeca com 20 anos

TERRA DE UZ

(Jó 42.16-17) 16Depois de seu sofrimento e vitória, Jó ainda viveu cento e quarenta anos. Ele ainda chegou a conhecer seus netos e bisnetos (BV). 17E então morreu, em idade muito avançada (NVI).

REGIÃO DE HEBROM Abraão manda buscar uma Esposa para Isaque

(Gn 24.1-10) 1Abraão já era velho, de idade bem avançada, e o Senhor Yahweh o havia abençoado em tudo. 2Abraão disse ao mais antigo servo da sua casa, que governava tudo o que possuía: “Ponha a sua mão por baixo da minha coxa, 3para que eu faça com que você jure pelo Senhor Yahweh , Deus Elohym do céu e da terra, que você não buscará uma esposa para o meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou morando (NAA), 4mas irá à minha terra e buscará entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaque” (NVI). 5Então o servo disse: “Talvez a mulher não queira vir comigo para esta terra. Nesse caso, devo levar o seu filho à terra de onde o senhor veio? (NAA) 6Abraão lhe respondeu: “Em nenhum caso leva meu filho para lá” (BJ). 7O Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos céus, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra, enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para meu filho. 8Se a mulher não quiser vir, você estará livre do juramento. Mas não leve o meu filho de volta para lá” (NVI). 9Com isso, pôs o servo a mão por baixo da coxa O costume de fazer um juramento pondo a mão sob a coxa de outrem significa a associação do poder peculiar dessa região do corpo com a linhagem da pessoa, já que a palavra “coxa” indica também à área genital, dando ao juramento um poder maior por envolver a genealogia e a descendência de quem está se comprometendo. de Abraão, seu senhor, e jurou fazer segundo o resolvido (ARA). 10O servo pegou dez dos camelos do seu senhor e, levando consigo uma parte dos bens dele, levantou-se e partiu para a Mesopotâmia, para a cidade onde Naor havia morado (NAA).

CIDADE DE HARÃO Encontro de Eliézer com a Família de Rebeca

(Gn 24.11-14) 11Quando o empregado chegou, fez os camelos se ajoelharem perto do poço, fora da cidade. Era de tardinha, a hora em que as mulheres vinham buscar água (NTLH). 12Então o servo orou: “Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym de meu senhor Abraão, peço-te que me ajude hoje e seja bondoso para com o meu senhor Abraão! (NAA) 13Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água (ACF). 14Concede, pois, que a moça a quem eu disser: ‘Incline o cântaro para que eu beba’; e ela me responder: ‘Beba, e darei ainda de beber aos seus camelos’, seja a que o Senhor designou para o teu servo Isaque; e nisso verei que foi bondoso para com o meu senhor” (NAA).

(Gn 24.15-27) 15Antes que ele acabasse de orar, eis que surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro sobre o ombro (NAA). 16A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou (NVI). 17O servo de Abraão correu até ela e lhe pediu: “Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro para eu beber” (NVT). 18Ela respondeu: “Bebe, meu senhor”, e abaixou depressa seu cântaro sobre o braço e o fez beber. 19Quando acabou de lhe dar de beber, ela disse: “Vou dar de beber também a teus camelos, até que fiquem saciados” (BJ). 20Assim ela esvaziou depressa seu cântaro no bebedouro e correu de volta ao poço para tirar mais água para todos os camelos (NVI). 21O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o Senhor Yahweh levado a bom termo a sua jornada ou não (ARA). 22Quando os camelos acabaram de beber, o homem pegou um pendente de ouro pesando seis gramas e duas pulseiras para as mãos dela, pesando cento e vinte gramas de ouro. 23Em seguida perguntou: “Diga-me: ‘De quem você é filha? Será que na casa de seu pai haveria lugar para eu e os que estão comigo passarmos a noite?’” 24Ela respondeu: “Sou filha de Betuel, que é filho de Milca e de Naor (NAA). 25E acrescentou: “Temos bastante palha e forragem, e também temos lugar para vocês passarem a noite” (NVI). 26Então, se inclinou o homem e adorou ao Senhor Yahweh (ARA). 27Ele disse: “Bendito seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Abraão, o meu patrão! Pois foi fiel e bondoso com ele, guiando-me diretamente até a casa dos seus parentes” (NTLH).

(Gn 24.28-31) 28A jovem correu para casa e contou à família tudo o que tinha acontecido (BV). 29Rebeca tinha um irmão chamado Labão. Ele saiu apressado à fonte para conhecer o homem (NVI). 30Acontece que Labão tinha visto o pendente e as pulseiras nas mãos de sua irmã e ouvido as palavras de Rebeca, sua irmã, que dizia: “Ele me falou assim e assim”. Por isso foi até onde ele estava e o encontrou em pé junto aos camelos, ao lado da fonte (NAA). 31Labão lhe disse: “Venha e fique conosco, abençoado do Senhor Yahweh ! Por que ficar aí fora? Já mandei arrumar acomodações para você e seus homens e lugar para os camelos” (NVT).

(Gn 24.32-41) 32Então o homem foi com ele para casa. Labão mandou descarregar os camelos, dar palha para os animais se deitarem e forragem para comerem, e água para o homem e seus ajudantes lavarem os pés (NVT). 33Depois lhe trouxeram comida, mas ele disse: “Não comerei enquanto não disser o que tenho para dizer”. Disse Labão: “Então fale”. 34E ele disse: “Sou servo de Abraão (NVI). 35O Senhor Yahweh tem abençoado muito o meu senhor, e ele se tornou um grande homem. O Senhor lhe deu ovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos. 36Sara, mulher do meu senhor, já era idosa quando lhe deu à luz um filho, a quem o meu senhor deu tudo o que tem. 37E meu senhor me fez jurar, dizendo: ‘Não busque uma esposa para o meu filho entre as mulheres dos cananeus, em cuja terra estou morando. 38Pelo contrário, vá à casa de meu pai e à minha família e ali busque uma esposa para o meu filho’ (NAA). 39Então perguntei a meu senhor: ‘E se a mulher não quiser me acompanhar?’ (NVI) 40Ele me disse: ‘O Senhor Yahweh , em cuja presença eu ando, enviará o seu Anjo com você e levará a bom termo a sua jornada, para que, da minha família e da casa de meu pai, você traga uma esposa para o meu filho. 41Você estará desobrigado do seu juramento, caso você for até a minha família e eles não quiserem dar a moça a você; neste caso, você estará desobrigado do juramento’” (NAA).

(Gn 24.42-49) 42“Hoje, quando cheguei à fonte, fiz a seguinte oração: ‘Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym do meu senhor Abraão, por favor, dá-me sucesso em minha missão (NVT). 43Eis-me agora junto à fonte de água. A moça que sair para tirar água, a quem eu disser: ‘Dê-me um pouco de água do seu cântaro’, 44e ela me responder: ‘Beba, e também tirarei água para os seus camelos’, seja essa a mulher que o Senhor Yahweh designou para o filho de meu senhor’ (NAA). 45Antes que eu acabasse de orar em meu íntimo, eis que veio Rebeca trazendo o seu cântaro sobre o ombro. Ela desceu à fonte e tirou água. E eu lhe disse: ‘Peço que me dê de beber’ (NAA). 46Ela prontamente baixou o cântaro do ombro e disse: ‘Beba, e também darei de beber aos seus camelos’. Bebi, e ela deu de beber aos camelos (NAA). 47Daí perguntei: ‘Quem são seus pais?’ Ela respondeu: ‘Sou filha de Betuel, filho de Naor e de Milca’. Então dei a ela o pendente e as pulseiras (BV), 48e curvei-me em adoração ao Senhor Yahweh . Bendisse ao Senhor Yahweh , o Deus Elohym do meu senhor Abraão, que me guiou pelo caminho certo para buscar para o filho dele a neta do irmão do meu senhor (NVI). 49Agora, pois, se estiverem dispostos a usar de bondade e de fidelidade para com o meu senhor, digam; do contrário, digam também, para que eu siga o meu caminho, para a direita ou para a esquerda” (NAA).

(Gn 24.50-61) 50Labão e Betuel responderam: “É evidente que o Senhor Yahweh o trouxe até aqui. Sendo assim, não há nada que possamos dizer (NVT). 51Aqui está Rebeca; leve-a com você e que ela seja a mulher do filho do seu senhor, segundo a palavra do Senhor Deus Yahweh (NAA). 52Quando o servo de Abraão ouviu o que disseram, curvou-se até ao chão diante do Senhor Yahweh . 53Então o servo deu joias de ouro e de prata e vestidos a Rebeca; deu também presentes valiosos ao irmão dela e à sua mãe. 54Depois ele e os homens que o acompanhavam comeram, beberam e ali passaram a noite. Ao se levantarem na manhã seguinte, ele disse: “Deixem-me voltar ao meu senhor”. 55Mas o irmão e a mãe dela responderam: “Deixe a jovem ficar mais uns dez dias conosco; então você poderá partir”. 56Mas ele disse: “Não me detenham, agora que o Senhor Yahweh coroou de êxito a minha missão. Vamos despedir-nos, e voltarei ao meu senhor”. 57Então lhe disseram: “Vamos chamar a jovem e ver o que ela diz” (NVI). 58Chamaram, pois, Rebeca e lhe perguntaram: “Você quer ir com este homem?” Ela respondeu: “Sim, quero” (NAA). 59Com isso, eles se despediram de Rebeca e a enviaram com o servo de Abraão e seus homens. A serva que havia amamentado Rebeca a acompanhou. 60Na hora da partida, abençoaram Rebeca, dizendo: “Nossa irmã, que você se torne mãe de muitos milhares! Que seus descendentes conquistem as cidades de seus inimigos!” (NVT) 61Então Rebeca e suas servas se aprontaram, montaram seus camelos e partiram com o homem. E assim o servo partiu levando Rebeca (NVI).

REGIÃO DO NEGUEBEO Casamento de Isaque e Rebeca

(Gn 24.62-67) 62Nesse meio-tempo, Isaque, que morava no Neguebe, havia regressado de Beer-Laai-Roi. 63Ao entardecer, enquanto caminhava pelo campo e meditava, levantou os olhos e viu que camelos se aproximavam (NVT). 64Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo (NVI) 65e disse ao servo: “Quem é aquele homem, no campo, que vem ao nosso encontro?” O servo respondeu: “É meu senhor”. Então ela tomou seu véu e se cobriu (BJ). 66O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. 67Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.