• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 016

16º Dia – 16 de Janeiro

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE ISAQUE

CENÁRIO HISTÓRICO: Outros Descendentes de Abraão (Aproximadamente 1.826 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 591 anos (Filho de Noé)
  • Héber com 426 anos (Trineto de Noé)
  • Abraão com 141 anos
  • Ismael com 55 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 41 anos
  • Rebeca com 21 anos

REGIÃO DE HEBROM

(1Cr 1.28) 28Os filhos de Abraão foram Isaque e Ismael (ARC).

(Gn 25.1-4) 1Abraão casou-se com outra mulher, chamada Quetura. 2Ela lhe deu os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. 3Jocsã gerou Sabá e Dedã; os descendentes de Dedã foram (NVI) Assurim, Letusim e Leumim. 4Os filhos de Midiã foram Efá, Éfer, Enoque, Abida e Elda (ARA). Todos eles foram descendentes de Abraão por meio de Quetura (NVT).

(1Cr 1.32-33) 32Abraão também teve filhos com sua outra mulher Quetura, e os seus nomes foram (BV): Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Foram estes os filhos de Jocsã: Sabá e Dedã. 3Foram estes os filhos de Midiã: Efá, Éfer, Enoque, Abida e Elda (NVI). Todos estes foram da família de Abraão e Quetura (BV).

(Gn 25.5-6) 5Abraão deixou tudo o que tinha para Isaque. 6Mas para os filhos de suas concubinas deu presentes; e, ainda em vida, enviou-os para longe de Isaque, para a terra do Oriente (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Sem aos 600 anos (Filho de Noé) (Aproximadamente 1.817 a.C.)CURIOSIDADES

  • Héber com 435 anos (Trineto de Noé)
  • Abraão com 150 anos
  • Ismael com 64 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 50 anos
  • Rebeca com 30 anos

MESOPOTÂMIA

(Gn 11.11) 11Depois disso Sem viveu mais quinhentos anos e foi pai de outros filhos e filhas (NTLH).

REGIÃO DA ARÁBIAOs Descendentes de Ismael

(Gn 25.12-16) 12Eis a descendência de Ismael, o filho de Abraão, que lhe gerou Agar, a serva egípcia de Sara (BJ). 13São estes os nomes dos filhos de Ismael, alistados por ordem de nascimento: Nebaiote, o filho mais velho de Ismael, Quedar, Adbeel, Mibsão, 14Misma, Dumá, Massá, 15Hadade, Temá, Jetur, Nafis e Quedemá. 16Foram esses os doze filhos de Ismael, que se tornaram os líderes de suas tribos; os seus povoados e acampamentos receberam os seus nomes (NVI).

(1Cr 1.29-31) 29Estes são seus registros genealógicos: Os filhos de Ismael foram: Nebaiote, o mais velho, Quedar, Adbeel, Mibsão, 30Misma, Dumá, Massá, Hadade, Temá, 31Jetur, Nafis e Quedemá. Esses foram os filhos de Ismael (NVT).

REGIÃO DO NEGUEBEA Gravidez de Rebeca

(Gn 25.19-23) 19Esta é a história da família de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque (NVI). 20Isaque tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Aram, e irmã de Labão, o arameu (BJ). 21Isaque orou ao Senhor Yahweh em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor Yahweh respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou (NVI). 22Os dois bebês lutavam um com o outro no ventre da mãe, de modo que ela consultou o Senhor Yahweh a esse respeito. “Por que isso está acontecendo comigo?”, perguntou ela (NVT). 23E o Senhor Yahweh lhe respondeu: “Duas nações estão no seu ventre, dois povos, nascidos de você, se dividirão: um povo será mais forte do que o outro, e o mais velho servirá o mais moço” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Esaú e Jacó (Aproximadamente 1.807 a.C.)CURIOSIDADES

  • Héber com 445 anos (Trineto de Noé)
  • Abraão com 160 anos
  • Ismael com 74 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 60 anos
  • Rebeca com 40 anos

(Gn 25.24-26) 24Quando chegou a hora de dar à luz, Rebeca descobriu que, de fato, eram gêmeos. 25O primeiro a nascer era ruivo e coberto de pelos; por isso o chamaram de Esaú (NVT). 26O segundo nasceu agarrando o calcanhar de Esaú com uma das mãos, e por isso lhe deram o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca teve os gêmeos (NTLH).

(1Cr 1.34) 34Abraão gerou Isaque. Estes foram os filhos de Isaque: Esaú e Israel (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Abraão aos 175 anos (Aproximadamente 1.792 a.C.)CURIOSIDADES

  • Héber com 460 anos (Trineto de Noé)
  • Ismael com 89 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 75 anos
  • Rebeca com 55 anos
  • Esaú com 15 anos
  • Jacó com 15 anos

REGIÃO DE HEBROM

(Gn 25.7-11) 7Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos (ARA). 8Morreu em boa velhice, em idade bem avançada, e foi reunido aos seus antepassados (NVI). 9Os filhos dele, Isaque e Ismael, o sepultaram na caverna de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, em frente de Manre, 10o campo que Abraão havia comprado dos filhos de Hete. Ali foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher (NAA). 11Depois da morte de Abraão, Deus Elohym abençoou Isaque, e ele se estabeleceu perto de Beer-Laai-Roi, no Neguebe (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Héber aos 464 anos (Trineto de Noé) (Aproximadamente 1.788 a.C.)CURIOSIDADES

  • Ismael com 93 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 79 anos
  • Rebeca com 59 anos
  • Esaú com 19 anos
  • Jacó com 19 anos

MESOPOTÂMIA

(Gn 11.17) 17Depois disso Héber viveu mais quatrocentos e trinta anos e foi pai de outros filhos e filhas (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: Esaú vende os seus Direitos de Primogenitura (Aproximadamente 1.782 a.C.)CURIOSIDADES

  • Ismael com 99 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 85 anos
  • Rebeca com 65 anos
  • Esaú com 25 anos
  • Jacó com 25 anos

REGIÃO DO NEGUEBE

(Gn 25.27-28) 27Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa (NTLH). 28Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó (NVI).

(Gn 25.29-34) 29Certo dia, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou do deserto, exausto e faminto (NVT). 30E pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!” (NVI) (Por isso Esaú também ficou conhecido como Edom) (NVT). 31Jacó respondeu: “Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho” (NTLH). 32Ele respondeu: “Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?” (ARA) 33Mas Jacó disse: “Primeiro, jure que seus direitos de filho mais velho agora são meus”. Esaú fez um juramento e, desse modo, vendeu todos os seus direitos de filho mais velho a seu irmão, Jacó (NVT). 34E Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura (NAA).

CIDADE DE GERARIsaque na Terra dos Filisteus

(Gn 26.1-5) 1Uma fome terrível atingiu a região, como havia acontecido antes no tempo de Abraão. Por isso, Isaque se mudou para Gerar, onde vivia Abimeleque, rei dos filisteus (NVT). 2O Senhor Yahweh apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar. 3Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão (NVI). 4Farei que seus descendentes sejam tão numerosos quanto as estrelas do céu e darei a eles todas estas terras. Por meio de sua descendência, todas as nações da Terra serão abençoadas (NVT). 5Porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis” (NVI).

(Gn 26.6-7) 6Em face disso, Isaque ficou em Gerar (BV). 7Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: “É minha irmã”; pois temia dizer: “É minha mulher”; para que, dizia ele consigo, “os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca”, porque era formosa de aparência (ARA).

(Gn 26.8-11) 8Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher (NVI). 9Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: “É evidente que ela é a sua mulher! Como é que você disse que ela era a sua irmã?” Isaque respondeu: “É que eu pensei que poderiam me matar por causa dela” (NAA). 10“Como você pôde fazer uma coisa dessas conosco?”, exclamou Abimeleque. “Um dos meus homens poderia ter tomado sua mulher e dormido com ela e, por sua causa, seríamos culpados de grande pecado!” 11 Então Abimeleque declarou a todo o povo: “Quem tocar neste homem ou em sua mulher será executado!” (NVT)

(Gn 26.12-18) 12Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor Yahweh o abençoou. 13O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo (NVI). 14Possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. 15E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra (ARA). 16Até que um dia Abimeleque disse a Isaque: “Vá embora da nossa terra. Você ficou muito mais poderoso do que nós” (NTLH). 17Então Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde ficou morando. 18Isaque tornou a abrir os poços que haviam sido cavados nos dias de Abraão, seu pai, porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão, e lhes deu os mesmos nomes que o seu pai já lhes tinha dado (NAA).

(Gn 26.19-22) 19Os servos de Isaque também cavaram no vale de Gerar e encontraram uma fonte de água corrente (NVT). 20Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: “A água é nossa!” Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele (NVI). 21Em seguida, os homens de Isaque cavaram outro poço, mas, novamente, houve conflito por causa dele. Por isso, Isaque o chamou de Sitna (NVT). 22Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: “Porque agora nos deu lugar o Senhor Yahweh , e prosperaremos na terra” (ARA).

CENÁRIO HISTÓRICO: As Mulheres de Esaú (Aproximadamente 1.767 a.C.)CURIOSIDADES

  • Ismael com 114 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 100 anos
  • Rebeca com 80 anos
  • Esaú com 40 anos
  • Jacó com 40 anos

(Gn 26.34-35) 34Quando tinha quarenta anos, Esaú se casou com Judite, filha de Beeri, e com Basemate, filha de Elom, duas moças hetéias (NTLH). 35Essas duas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Isaque Edifica um Altar em Berseba (Aproximadamente 1.757 a.C.)CURIOSIDADES

  • Ismael com 124 anos (Filho de Abraão com Agar)
  • Isaque com 110 anos
  • Rebeca com 90 anos
  • Esaú com 50 anos
  • Jacó com 50 anos

CIDADE DE BERSEBA

(Gn 26.23-25) 23Dali, Isaque se mudou para Berseba (NVT). 24Naquela noite, o Senhor Yahweh lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Elohym de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”. 25Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor Yahweh . Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Ismael aos 137 anos (Aproximadamente 1.744 a.C.)CURIOSIDADES

  • Isaque com 123 anos
  • Rebeca com 103 anos
  • Esaú com 63 anos
  • Jacó com 63 anos

REGIÃO DA ARÁBIA

(Gn 25.17-18) 17Ismael viveu cento e trinta e sete anos. Morreu e foi reunido aos seus antepassados (NVI). 18Os filhos de Ismael habitaram desde Havilá até Sur, nas imediações do Egito, no caminho para a Assíria. Ele se estabeleceu diante de todos os seus irmãos (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Isaque e Abimeleque fazem uma Aliança (Aproximadamente 1.738 a.C.)CURIOSIDADES

  • Isaque com 129 anos
  • Rebeca com 109 anos
  • Esaú com 69 anos
  • Jacó com 69 anos

CIDADE DE BERSEBA

(Gn 26.26-31) 26Por aquele tempo, veio a ele Abimeleque, de Gerar, com Auzate, seu conselheiro pessoal, e Ficol, o comandante dos seus exércitos. 27Isaque lhes perguntou: “Por que me vieram ver, uma vez que foram hostis e me mandaram embora? (NVI) 28Eles responderam: “Vimos claramente que o Senhor Yahweh está com você. Então pensamos que seria bom se houvesse um juramento entre nós e você. Queremos fazer uma aliança com você (NAA). 29Jure que não nos fará mal, assim como nós nunca lhe fizemos mal. Sempre o tratamos bem e o despedimos em paz. E agora, veja como o Senhor Yahweh o abençoou!” 30Então Isaque lhes preparou um banquete, e eles comeram e beberam juntos. 31Logo cedo, na manhã seguinte, cada um fez o juramento solene de não interferir com o outro. Isaque se despediu deles, e partiram em paz (NVT).

(Gn 26.32-33) 32Naquele mesmo dia os servos de Isaque vieram falar-lhe sobre o poço que tinham cavado, e disseram: “Achamos água!” 33 Isaque deu-lhe o nome de Seba e, por isso, até o dia de hoje aquela cidade é conhecida como Berseba (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Isaque Abençoa Jacó no lugar de Esaú (Aproximadamente 1.737 a.C.)CURIOSIDADES

  • Isaque com 130 anos
  • Rebeca com 110 anos
  • Esaú com 70 anos
  • Jacó com 70 anos

(Gn 27.1-4) 1Tendo Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar. Certo dia chamou Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: “Meu filho!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 2Disse-lhe Isaque: “Já estou velho e não sei o dia da minha morte (NVI). 3Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça (ACF). 4Depois, prepare meu prato favorito e traga-o aqui para eu comer. Então pronunciarei a bênção que pertence a você, meu filho mais velho, antes de eu morrer” (NVT).

(Gn 27.5-13) 5Ora, Rebeca estava ouvindo o que Isaque dizia a seu filho Esaú. Quando Esaú saiu ao campo para caçar (NVI), 6então, disse Rebeca a Jacó, seu filho: “Ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, assim (ARA): 7‘Traga-me alguma caça e prepare-me aquela comida saborosa, para que eu a coma e o abençoe na presença do Senhor Yahweh antes de morrer’ (NVI). 8Agora, meu filho, preste atenção e faça exatamente o que lhe direi. 9Vá ao rebanho e traga-me dois dos melhores cabritos. Eu os usarei para preparar o prato favorito de seu pai. 10Depois, leve a comida para seu pai, para que ele a coma e o abençoe antes de morrer” (NVT). 11Mas Jacó disse a Rebeca, sua mãe: “Esaú, meu irmão, é um homem peludo, e eu sou um homem de pele lisa (NAA). 12E se meu pai me apalpar? Vai parecer que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de tolo e, em vez de bênção, trarei sobre mim maldição” (NVI). 13A mãe respondeu: “Caia sobre mim essa maldição, meu filho. Faça somente o que eu digo: ‘Vá e traga os cabritos para mim’” (NAA).

(Gn 27.14-17) 14Ele foi, pegou os cabritos e os trouxe a sua mãe, que fez uma saborosa comida, como o pai dele apreciava (NAA). 15Rebeca pegou as melhores roupas de Esaú, seu filho mais velho, roupas que tinha em casa, e colocou-as em Jacó, seu filho mais novo (NVI). 16Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pêlos (NTLH). 17Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado (ARA).

(Gn 27.18-29) 18Jacó foi a seu pai e disse: “Meu pai!” Ele respondeu: “Fala! Quem é você, meu filho? (ARA) 19Jacó disse a seu pai: “Sou Esaú, seu filho mais velho. Fiz como o senhor me disse. Agora, assente-se e coma do que cacei para que me abençoe”. 20Isaque perguntou ao filho: “Como encontrou a caça tão depressa, meu filho?” Ele respondeu: “O Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , a colocou no meu caminho” (NVI). 21Então Isaque disse a Jacó: “Chegue mais perto, meu filho, para que eu possa apalpá-lo e saber se você é realmente meu filho Esaú” (NVI). 22Então, se chegou Jacó a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: “A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú” (ARC). 23Não o reconheceu, porém, pois as mãos de Jacó estavam peludas, como as de Esaú. Assim, Isaque se preparou para abençoar Jacó (NVT). 24Então perguntou: “Você é mesmo o meu filho Esaú?” Ele respondeu: “Eu sou” (NAA). 25Então lhe disse: “Meu filho, traga-me da sua caça para que eu coma e o abençoe”. Jacó a trouxe, e o pai comeu; também trouxe vinho, e ele bebeu (NVI). 26Por fim, Isaque disse a Jacó: “Aproxime-se, por favor, e dê-me um beijo, meu filho”. 27Jacó se aproximou e o beijou. Quando Isaque sentiu o cheiro das roupas, finalmente abençoou o filho. Disse: “Ah! O cheiro de meu filho é como o cheiro do campo que o Senhor Yahweh abençoou! (NVT) 28Que Deus Elohym lhe conceda do céu o orvalho e da terra a riqueza, com muito cereal e muito vinho. 29Que as nações o sirvam e os povos se curvem diante de você. Seja senhor dos seus irmãos, e curvem-se diante de você os filhos de sua mãe. Malditos sejam os que o amaldiçoarem e benditos sejam os que o abençoarem” (NVI).

Esaú pede Desesperadamente uma Bênção do Pai

(Gn 27.30-40) 30E aconteceu que, depois que Isaque abençoou Jacó e este tinha acabado de sair da presença de seu pai, chegou Esaú, seu irmão, vindo da sua caçada. 31Ele também fez uma comida saborosa e a levou ao seu pai. E lhe disse: “Levante-se, meu pai, e coma da caça de seu filho, para que o senhor me abençoe” (NAA). 32Perguntou-lhe seu pai Isaque: “Quem é você?” Ele respondeu: “Sou Esaú, seu filho mais velho”. 33Profundamente abalado, Isaque começou a tremer muito e disse: “Quem então apanhou a caça e a trouxe para mim? Acabei de comê-la antes de você entrar e a ele abençoei; e abençoado ele será!” 34Quando Esaú ouviu as palavras de seu pai, deu um forte grito e, cheio de amargura, implorou ao pai: “Abençoe também a mim, meu pai!” (NVI) 35Mas Isaque respondeu: “Seu irmão veio e, com astúcia, tomou a bênção que era sua” (NAA). 36E disse Esaú: “Não é com razão que o seu nome é Jacó? Já é a segunda vez que ele me engana! Primeiro, tomou o meu direito de filho mais velho e agora recebeu a minha bênção!” Então perguntou ao pai: “O senhor não reservou nenhuma bênção para mim?” 37Isaque respondeu a Esaú: “Eu o constituí senhor sobre você, e a todos os seus parentes tornei servos dele; a ele supri de cereal e de vinho. Que é que eu poderia fazer por você, meu filho?” (NVI) 38Disse Esaú a seu pai: “Acaso, tem uma única bênção, meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai” (ARA). Então chorou Esaú em alta voz. 39Seu pai Isaque respondeu-lhe: “Sua habitação será longe das terras férteis, distante do orvalho que desce do alto céu (NVI). 40Viverá por sua espada e servirá a seu irmão. Quando, porém, conseguir se libertar, sacudirá do pescoço esse jugo” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.