Bíblia Cronológica – Versões | Dia 017
17º Dia – 17 de Janeiro
A HISTÓRIA DE JACÓ
- Isaque com 130 anos
- Rebeca com 110 anos
- Esaú com 70 anos
- Jacó com 70 anos
CIDADE DE BERSEBA
(Gn 27.41) 41Daquele momento em diante, Esaú passou a odiar Jacó porque seu pai o havia abençoado. Começou a tramar: “Em breve meu pai morrerá. Então, matarei meu irmão Jacó” (NVT).
(Gn 27.41-45) 42Chegaram aos ouvidos de Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho. Então ela mandou chamar Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse: “Eis que o seu irmão Esaú se consola fazendo planos para matá-lo (NAA). 43Ouça, pois, o que lhe digo, meu filho: ‘Fuja imediatamente para a casa de meu irmão Labão, em Harã (NVI). 44Fica com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão (ARA). 45Quando seu irmão não estiver mais irado contra você e esquecer o que você lhe fez, mandarei buscá-lo’. Por que perderia eu vocês dois num só dia?”
(Gn 27.46)46Então Rebeca disse a Isaque: “Estou desgostosa da vida, por causa destas mulheres hititas. Se Jacó escolher esposa entre as mulheres desta terra, entre mulheres hititas como estas, perderei a razão de viver” (NVI).
(Gn 28.1-5) 1Isaque chamou Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: “Não escolha uma esposa dentre as filhas de Canaã (NAA). 2Vá a Padã-Arã, à casa de Betuel, seu avô materno, e case-se com uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe (NVI). 3Que o Deus Todo-Poderoso El Shadday o abençoe, faça com que seja fecundo e o multiplique para que você venha a ser uma multidão de povos (NAA). 4Que ele abençoe você e os seus descendentes, como abençoou Abraão, para que sejam donos desta terra onde você tem vivido como estrangeiro, terra que Deus Elohym deu a Abraão!” (NTLH) 5Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi a Padã-Arã, à casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú (ARA).
Esaú se Casa com a filha de Ismael
(Gn 28.6-9) 6Esaú viu que Isaque havia abençoado Jacó e o havia mandado a Padã-Arã, para tomar de lá esposa para si, e que, ao abençoá-lo, lhe havia ordenado que não escolhesse uma esposa dentre as filhas de Canaã. 7Soube também que Jacó, obedecendo ao seu pai e à sua mãe, havia ido a Padã-Arã (NAA). 8Percebendo então Esaú que seu pai Isaque não aprovava as mulheres cananéias (NVI),9 Esaú foi à casa de Ismael e, além das mulheres que já tinha, tomou por mulher Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote (NAA).
CIDADE DE BETEL – A Visão da Escada e a Coluna em Betel
(Gn 28.10-17) 10Nesse meio-tempo, Jacó partiu de Berseba e rumou para Harã (NVT). 11Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. 12E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na Terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus Elohym subiam e desciam por ela (NVI). 13Eis que o Senhor Yahweh estava perto dele e lhe disse: “Eu sou o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Abraão, seu pai, e Deus Elohym de Isaque. A terra em que agora você está deitado, eu a darei a você e à sua descendência (NAA). 14A sua descendência será como o pó da terra; você se estenderá para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Em você e na sua descendência serão benditas todas as famílias da terra. 15Eis que eu estou com você e o guardarei por onde quer que você for. Farei com que você volte para esta terra, porque não o abandonarei até que eu cumpra aquilo que lhe prometi”. 16Quando Jacó despertou do sono, disse: “Na verdade, o Senhor Yahweh está neste lugar, e eu não o sabia”. 17Contudo, também teve medo e disse: “Como é temível este lugar! Não é outro, senão a Casa de Deus Elohym ; é a porta para os céus!” (NVT)
(Gn 28.18-22) 18Na manhã seguinte, Jacó levantou-se de madrugada, pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs em pé como coluna. E sobre o topo dela derramou azeite (NAA). 19E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz (NVI). 20Jacó fez também um voto, dizendo: “Se Deus Elohym for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa para vestir, 21de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o Senhor Yahweh será o meu Deus Elohym (NAA); 22e esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de Santuário de Deus Elohym ; e de tudo o que me der certamente te darei o dízimo” (NVI).
CIDADE DE HARÃ – Jacó se encontra com Raquel
(Gn 29.1-8) 1Pôs-se Jacó a caminho e se foi à terra do povo do Oriente (ARA). 2Viu um poço ao longe e, junto ao poço, no campo, três rebanhos de ovelhas, à espera de que lhes dessem água. Uma pedra pesada cobria a boca do poço. 3Era costume naquele lugar esperar que todos os rebanhos chegassem para, então, remover a pedra e dar água aos animais. Depois, a pedra era recolocada na boca do poço (NVT). 4Jacó perguntou aos pastores: “De onde são vocês, meus irmãos?” Responderam: “Somos de Harã” (NAA). 5“Vocês conhecem Labão, neto de Naor?”, perguntou-lhes Jacó. Eles responderam: “Sim, nós o conhecemos” 6Então Jacó perguntou: “Ele vai bem?” “Sim, vai bem”, disseram eles, “e ali vem sua filha Raquel com as ovelhas” 7Disse ele: “Olhem, o sol ainda vai alto e não é hora de recolher os rebanhos. Deem de beber às ovelhas e levem-nas de volta ao pasto” (NVI). 8E disseram: “Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas” (ARC).
(Gn 29.9-14) 9Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora (NVI). 10Uma vez que Raquel era sua prima, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas pertenciam a seu tio Labão, Jacó foi até o poço, removeu a pedra que o cobria e deu de beber ao rebanho de seu tio (NVT). 11Depois ele beijou Raquel e, muito emocionado, começou a chorar (NTLH). 12Explicou para Raquel que era seu primo por parte do pai dela e filho de Rebeca, tia dela. Raquel foi correndo contar a seu pai, Labão (NVT). 13Logo que Labão ouviu as notícias acerca de Jacó, seu sobrinho, correu ao seu encontro, abraçou-o e o beijou. Depois, levou-o para casa, e Jacó contou-lhe tudo o que havia ocorrido (NVI). 14Labão exclamou: “Você é, de fato, sangue do meu sangue” (NVT). E Jacó, pelo espaço de um mês, permaneceu com ele (ARA).
A Proposta de Casamento entre Jacó e Raquel
(Gn 29.15-19) 15Labão lhe disse: “Você não deve trabalhar de graça para mim só porque somos parentes. Diga-me qual deve ser o seu salário” (NAA). 16Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel (NVI). 17Lia, porém, tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista (ARC). 18Visto que Jacó estava apaixonado por Raquel, disse a Labão: “Trabalharei para o senhor por sete anos se me der Raquel, sua filha mais nova, para ser minha esposa” (NVT). 19Labão respondeu: “Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo” (NVI).
- Isaque com 138 anos
- Rebeca com 118 anos
- Esaú com 78 anos
- Jacó com 78 anos
(Gn 29.20-24) 20Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava (NVI). 21Quando passaram os sete anos, Jacó disse a Labão: “Dê-me a minha mulher. O tempo combinado já passou, e eu quero me casar com ela” (NTLH). 22Então Labão reuniu todo o povo daquele lugar e deu uma festa (NVI). 23À noite, porém, quando estava escuro, Labão tomou Lia e a entregou a Jacó, e Jacó se deitou com ela (NVT). 24Labão também entregou sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela (NVI).
(Gn 29.25-30) 25Na manhã seguinte, quando Jacó acordou, viu que era Lia. Então Jacó perguntou a Labão: “O que o senhor fez comigo? Trabalhei sete anos por Raquel! Por que o senhor me enganou?” 26Labão respondeu: “Aqui não é costume casar a filha mais nova antes da mais velha. 27Espere, contudo, até terminar a semana de núpcias, e eu também lhe entregarei Raquel, desde que você prometa trabalhar mais sete anos para mim” (NVT). 28Jacó concordou. Passou aquela semana de núpcias com Lia, e Labão lhe deu sua filha Raquel por mulher. 29Labão deu a Raquel sua serva Bila, para que ficasse a serviço dela (NVI). 30E Jacó teve relações também com Raquel. Ele amava Raquel mais do que amava Lia. E continuou trabalhando para Labão durante mais sete anos (NVT).
- Isaque com 138 anos
- Rebeca com 118 anos
- Esaú com 78 anos
- Jacó com 78 anos
(Gn 29.31-32) 31Quando o Senhor Yahweh viu que Lia era desprezada, fez com que ela fosse fecunda, ao passo que Raquel era estéril. 32Assim, Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben, pois disse: “O Senhor Yahweh viu a minha aflição. Por isso, agora meu marido vai me amar” (NAA).
- Isaque com 140 anos
- Rebeca com 120 anos
- Esaú com 80 anos
- Jacó com 80 anos
- Rubén com 1 ano e 8 meses
(Gn 29.33) 33Ela ficou grávida outra vez e deu à luz um filho. E disse: “O Senhor Yahweh ouviu que eu era desprezada e me deu mais este filho”. E deu-lhe o nome de Simeão (NAA).
- Isaque com 142 anos
- Rebeca com 122 anos
- Esaú com 82 anos
- Jacó com 82 anos
- Rubén com 4 anos
- Simeão com 1 ano e 10 meses
(Gn 29.34) 34Lia engravidou pela terceira vez e deu à luz outro filho. Chamou-o de Levi, pois disse: “Certamente, desta vez meu marido terá afeição por mim, pois lhe dei três filhos!” (NVT)
- Isaque com 143 anos
- Rebeca com 123 anos
- Esaú com 83 anos
- Jacó com 83 anos
- Rubén com 5 anos
- Simeão com 3 anos
- Levi com 1 ano e 2 meses
(Gn 30.1-4) 1Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: “Dê-me filhos, do contrário morrerei” (NAA). 2Jacó ficou irritado e disse: “Por acaso estou no lugar de Deus Elohym , que a impediu de ter filhos?” 3Então ela respondeu: “Aqui está Bila, minha serva. Deite-se com ela, para que tenha filhos em meu lugar e por meio dela eu também possa formar família” (NVI). 4Assim, Raquel lhe deu Bila, sua serva, por mulher; e Jacó teve relações com ela (NAA).
- Isaque com 144 anos
- Rebeca com 124 anos
- Esaú com 84 anos
- Jacó com 84 anos
- Rubén com 6 anos
- Simeão com 4 anos
- Levi com 1 ano e 10 meses
(Gn 29.35) 35Lia engravidou mais uma vez e deu à luz outro filho. Chamou-o de Judá, pois disse: “Agora louvarei ao Senhor Yahweh !” Então, parou de ter filhos (NVT).
- Isaque com 144 anos
- Rebeca com 124 anos
- Esaú com 84 anos
- Jacó com 84 anos
- Rubén com 6 anos
- Simeão com 4 anos
- Levi com 1 ano e 11 meses
- Judá com 1 mês
(Gn 30.5-6) 5Bila ficou grávida e deu à luz um filho a Jacó. 6Então Raquel disse: “ Deus Elohym me fez justiça; ouviu a minha voz e me deu um filho”. Por isso lhe chamou Dã (NAA).
- Isaque com 145 anos
- Rebeca com 125 anos
- Esaú com 85 anos
- Jacó com 85 anos
- Rubén com 7 anos
- Simeão com 5 anos
- Levi com 3 anos
- Judá com 1 ano e 3 meses
- Dã com 1 ano e 2 meses
(Gn 30.9) 9Quando Lia percebeu que tinha parado de engravidar, tomou sua serva Zilpa e a entregou a Jacó por mulher (NVT).
- Isaque com 146 anos
- Rebeca com 126 anos
- Esaú com 86 anos
- Jacó com 86 anos
- Rubén com 8 anos
- Simeão com 6 anos
- Levi com 4 anos
- Judá com 2 anos
- Dã com 2 anos
(Gn 30.7-8) 7Outra vez Bila, serva de Raquel, ficou grávida e deu à luz o segundo filho a Jacó. 8Raquel disse: “Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e consegui vencer”. Por isso deu ao filho o nome de Naftali (NAA).
- Isaque com 146 anos
- Rebeca com 126 anos
- Esaú com 86 anos
- Jacó com 86 anos
- Rubén com 8 anos
- Simeão com 6 anos
- Levi com 4 anos
- Judá com 2 anos
- Dã com 2 anos
- Naftali com 1 mês
(Gn 30.10-11) 10Pouco tempo depois, Zilpa deu um filho a Jacó (NVT). 11Então disse Lia: “Que grande sorte!” Por isso o chamou Gade (NVI).
- Isaque com 147 anos
- Rebeca com 127 anos
- Esaú com 87 anos
- Jacó com 87 anos
- Rubén com 9 anos
- Simeão com 7 anos
- Levi com 5 anos
- Judá com 3 anos
- Dã com 3 anos
- Naftali com 1 ano e 2 meses
- Gade com 1 ano e 1 mês
(Gn 30.14-16) 14Nos dias da colheita do trigo, Rúben saiu e achou umas mandrágoras no campo. Ele as trouxe para Lia, sua mãe. Então Raquel disse a Lia: “Dê-me algumas das mandrágoras que o seu filho trouxe” (NAA). 15Lia, porém, respondeu: “Não basta ter roubado meu marido? Agora também quer roubar as mandrágoras de meu filho?” Raquel propôs: “Em troca de algumas mandrágoras, deixarei que Jacó se deite com você esta noite”. 16Ao entardecer, quando Jacó estava voltando do campo, Lia foi ao seu encontro e disse: “Esta noite você deve se deitar comigo. Paguei por você com algumas mandrágoras que meu filho encontrou”. Assim, naquela noite Jacó se deitou com Lia (NVT).
- Isaque com 148 anos
- Rebeca com 128 anos
- Esaú com 88 anos
- Jacó com 88 anos
- Rubén com 10 anos
- Simeão com 8 anos
- Levi com 6 anos
- Judá com 4 anos
- Dã com 4 anos
- Naftali com 2 anos
- Gade com 2 anos
(Gn 30.12-13) 12Depois, deu Zilpa, serva de Lia, um segundo filho a Jacó (ARC). 13Então Lia disse: “É a minha felicidade! Porque as mulheres dirão que sou feliz”. E lhe deu o nome de Aser (NAA).
- Isaque com 148 anos
- Rebeca com 128 anos
- Esaú com 88 anos
- Jacó com 88 anos
- Rubén com 10 anos
- Simeão com 8 anos
- Levi com 6 anos
- Judá com 4 anos
- Dã com 4 anos
- Naftali com 2 anos
- Gade com 2 anos
- Aser (Recém-nascido)
(Gn 30.17-18) 17Deus respondeu às orações de Lia, que engravidou novamente e deu a Jacó o quinto filho. 18Então Lia disse: “ Deus Elohym me recompensou, porque dei a minha serva ao meu marido”. E deu ao filho o nome de Issacar (NVT).
- Isaque com 149 anos
- Rebeca com 129 anos
- Esaú com 89 anos
- Jacó com 89 anos
- Rubén com 11 anos
- Simeão com 9 anos
- Levi com 7 anos
- Judá com 5 anos
- Dã com 5 anos
- Naftali com 3 anos
- Gade com 3 anos
- Aser com 1 ano e 5 meses
- Issacar com 1 ano e 4 meses
(Gn 30.22) 22Então Deus Elohym se lembrou de Raquel e, em resposta a suas orações, permitiu que ela se tornasse fértil (NVT).
- Isaque com 150 anos
- Rebeca com 130 anos
- Esaú com 90 anos
- Jacó com 90 anos
- Rubén com 12 anos
- Simeão com 10 anos
- Levi com 8 anos
- Judá com 6 anos
- Dã com 6 anos
- Naftali com 4 anos
- Gade com 4 anos
- Aser com 1 ano e 11 meses
- Issacar com 1 ano e 10 meses
(Gn 30.19-20) 19E Lia engravidou mais uma vez e deu a Jacó o sexto filho. 20E disse: “ Deus Elohym me concedeu excelente dádiva. Agora meu marido vai permanecer comigo, porque lhe dei seis filhos”. E ela deu ao filho o nome de Zebulom (NAA).
- Isaque com 150 anos
- Rebeca com 130 anos
- Esaú com 90 anos
- Jacó com 90 anos
- Rubén com 12 anos
- Simeão com 10 anos
- Levi com 8 anos
- Judá com 6 anos
- Dã com 6 anos
- Naftali com 4 anos
- Gade com 4 anos
- Aser com 2 anos
- Issacar com 2 anos
- Zebulom com 3 meses
(Gn 30.23-24) 23Ela engravidou, e deu à luz um filho e disse: “ Deus Elohym tirou de mim a minha humilhação” (NVI). 24E deu ao filho o nome de José, dizendo: “Que o Senhor Yahweh me dê ainda outro filho” (NAA).
Labão e Jacó fazem uma Nova Aliança
(Gn 30.25-36) 25Depois que Raquel deu à luz José, Jacó disse a Labão: “Deixe-me voltar para a minha terra natal (NVI). 26Permita-me levar minhas mulheres e meus filhos, pelos quais o servi, e deixe-me partir. O senhor sabe muito bem como trabalhei arduamente a seu serviço” (NVT). 27Labão lhe respondeu: “Se puder me fazer este favor, peço que fique comigo. Descobri por meio de adivinhações que o Senhor Deus Yahweh me abençoou por causa de você (NAA). 28E acrescentou: “Diga o seu salário, e eu lhe pagarei” (NVI). 29Jacó respondeu: “O senhor sabe como trabalhei arduamente a seu serviço e como seus rebanhos cresceram sob meus cuidados (NVT). 30O pouco que você possuía antes da minha chegada aumentou muito, pois o Senhor Yahweh o abençoou depois que vim para cá. Contudo, quando farei algo em favor da minha própria família?” 31Então Labão perguntou: “Que você quer que eu lhe dê?” “Não me dê coisa alguma”, respondeu Jacó. “Voltarei a cuidar dos seus rebanhos se você concordar com o seguinte: (NVI) 32‘Passarei hoje por todo o seu rebanho, separando para mim todas as ovelhas salpicadas e malhadas, todos os cordeiros negros, e todas as cabras malhadas e salpicadas. Isto será o meu salário’. 33Assim, a minha justiça responderá por mim, no dia de amanhã, quando o senhor vier conferir o meu salário. As cabras que não forem salpicadas e malhadas e as ovelhas que não forem negras, caso forem achadas comigo, o senhor pode considerá-las como roubadas” (NAA). 34E disse Labão: “De acordo. Seja como você disse” (NVI). 35Naquele mesmo dia, porém, Labão saiu e tirou do rebanho todos os bodes listrados e malhados, todas as cabras salpicadas e malhadas ou com manchas brancas, e todas as ovelhas pretas. Colocou os animais sob os cuidados de seus filhos, 36que os levaram a um lugar a três dias de viagem de onde Jacó estava. Assim, Jacó ficou e tomou conta do resto do rebanho de Labão (NVT).
(Gn 30.37-43) 37Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia (ACF), 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época do cio, os rebanhos vinham beber e 39se acasalavam diante dos galhos. E geravam filhotes listrados, salpicados e pintados (NVI). 40Jacó separou as ovelhas dos bodes e fez com que olhassem na direção dos animais listados e dos animais pretos do rebanho de Labão. Assim, Jacó foi formando o seu próprio rebanho, separando-o dos animais de Labão (NTLH). 41Sempre que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Jacó colocava os galhos descascados nos bebedouros em frente delas, para que se acasalassem diante dos galhos (NVT). 42Mas, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Desse modo, os animais fracos ficavam para Labão e os mais fortes para Jacó (NVI). 43O resultado foi que Jacó se tornou muito rico, dono de grandes rebanhos e também de servos e servas e muitos camelos e jumentos (NVT).
- Isaque com 151 anos
- Rebeca com 131 anos
- Esaú com 91 anos
- Jacó com 91 anos
- Rubén com 13 anos
- Simeão com 11 anos
- Levi com 9 anos
- Judá com 7 anos
- Dã com 7 anos
- Naftali com 5 anos
- Gade com 5 anos
- Aser com 3 anos
- Issacar com 3 anos
- Zebulom com 1 ano
- José com 1 ano
(Gn 30.21) 21Depois, Lia deu à luz uma filha e a chamou de Diná (NVT).