• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 026

26º Dia – 26 de Janeiro

O POVO DE ISRAEL NO EGITO

CENÁRIO HISTÓRICO: Moisés decide voltar para o Egito (Aproximadamente 1.464 a.C.)CURIOSIDADES

  • Anrão com 135 anos (Pai de Moisés)
  • Miriã com 92 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 82 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 79 anos
  • Gérson com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 37 anos
  • Eliézer com 34 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 34 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 31 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 25 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 18 anos
  • Finéias com 3 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

TERRA DE MIDIÃ

(Ex 4.18-19) 18Moisés voltou à casa de Jetro, seu sogro, e lhe disse: “Por favor, permita-me voltar ao Egito para procurar meus parentes. Nem sei se ainda vivem”. “Vá em paz”, respondeu Jetro. 19Antes de Moisés partir de Midiã, o Senhor Yahweh lhe disse: “Volte ao Egito, pois todos que queriam matá-lo já morreram” (NVT).

(Ex 4.20-23) 20Então Moisés tomou sua mulher e seus filhos, montou-os num jumento e voltou para a terra do Egito. Levava na mão a vara de Deus Elohym . 21O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Quando chegar ao Egito, apresente-se ao Faraó e faça todos os milagres para os quais eu o capacitei. Contudo, endurecerei o coração dele, para que se recuse a deixar o povo sair (NVT). 22Diga a Faraó: ‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: ‘Israel é meu filho, meu primogênito. 23E eu digo a você: deixe o meu filho ir, para que me adore; mas, se você não quiser deixá-lo ir, eis que eu matarei seu filho, seu primogênito’” (NAA).

Moisés é Afligido por Deus

(Ex 4.24-26) 24No caminho para o Egito, no lugar onde Moisés e sua família haviam parado a fim de passar a noite, o Senhor Yahweh o confrontou e estava prestes a matá-lo. 25Mas Zípora pegou uma faca de pedra e circuncidou seu filho. Com o prepúcio, tocou os pés de Moisés e lhe disse: “Agora você é para mim um marido de sangue”. 26(Quando disse “um marido de sangue”, estava se referindo à circuncisão.) Depois disso, o Senhor Yahweh deixou Moisés (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Encontro de Moisés e Arão (Aproximadamente 1.463 a.C.)CURIOSIDADES

  • Anrão com 136 anos (Pai de Moisés)
  • Miriã com 93 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 83 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 80 anos
  • Gérson com 38 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 38 anos
  • Eliézer com 35 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 35 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 32 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 29 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 26 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 19 anos
  • Finéias com 4 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

MONTE HOREBE

(Ex 4.27-28) 27Então o Senhor Yahweh disse a Arão: “Vá ao deserto encontrar-se com Moisés”. Ele foi, encontrou-se com Moisés no monte de Deus Elohym , e o saudou com um beijo (NVI). 28Moisés contou a Arão tudo que o Senhor Yahweh havia ordenado que ele dissesse e falou também sobre os sinais que deveria realizar (NVT).

EGITOMoisés e Arão diante dos Líderes do Povo de Israel

(Ex 4.29-31) 29Aí Moisés e Arão foram para o Egito e reuniram todos os líderes do povo de Israel (NTLH). 30E Arão lhes contou tudo o que o Senhor Yahweh dissera a Moisés. Em seguida Moisés também realizou os sinais diante do povo (NVI). 31O povo de Israel se convenceu de que o Senhor Yahweh tinha enviado Moisés e Arão. Quando ouviram que o Senhor Yahweh se preocupava com eles e tinha visto seu sofrimento, prostraram-se e o adoraram (NVT).

(Ex 6.26-27) 26Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor Yahweh disse: “Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos” (ARC). 27Foram eles, Moisés e Arão, que falaram ao Faraó, rei do Egito, a fim de tirar os israelitas do Egito (NVI).

(Ex 6.28-30) 28Foi a estes Arão e Moisés que o Senhor Yahweh disse: “Eu sou o Senhor Yahweh . 29Vão entregar a Faraó a mensagem que dei a vocês”. 30Foi este Moisés que respondeu ao Senhor Yahweh , dizendo: “Não posso fazer esse trabalho! Eu não sou bom para falar! Como posso esperar que Faraó me escute?” (BV)

Moisés e Arão falam com Faraó

(Ex 5.1-5) 1Depois disso, Moisés e Arão foram ver o Faraó e declararam: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Deixe meu povo sair para celebrar uma festa em minha honra no deserto’” (NVT). 2O Faraó respondeu: “Quem é o Senhor Yahweh , para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor Yahweh , e não deixarei Israel sair” (NVI). 3Eles prosseguiram: “O Deus Elohym dos hebreus veio ao nosso encontro; portanto, deixe-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , para evitar que ele venha sobre nós com peste ou com espada” (NAA). 4O rei do Egito respondeu: “Moisés e Arão, por que distraem o povo de suas tarefas? Voltem ao trabalho!” (NVT) 5E Faraó disse também: “O povo da terra já é muito e vocês ainda querem que eles descansem de suas tarefas!” (NAA)

Faraó aflige ainda mais os Israelitas

(Ex 5.6-14) 6Naquele mesmo dia, o Faraó deu a seguinte ordem aos capatazes egípcios e aos supervisores israelitas (NVT): 7“Daqui em diante vocês não vão mais dar palha ao povo, para fazer tijolos. Que eles mesmos ajuntem a palha (NTLH). 8No entanto, continuem a exigir que produzam a mesma quantidade de tijolos que antes. Não reduzam a cota. Eles são preguiçosos e, por isso, clamam: ‘Deixe-nos sair para sacrificar ao nosso Deus Elohym (NVT). 9Façam essa gente trabalhar mais duro ainda e os mantenham ocupados, a fim de que não tenham tempo de ouvir mentiras” (NTLH). 10Os capatazes e os supervisores saíram e informaram o povo: “Assim diz o Faraó: ‘Vocês não receberão mais palha’ (NVT). 11Ele manda que vocês vão ajuntar palha onde puderem achar. Mas terão de continuar fazendo a mesma quantidade de tijolos” (NTLH). 12Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito para ajuntar restolho em lugar de palha (NAA). 13Enquanto isso, os capatazes egípcios continuavam a pressioná-los: “Completem sua cota diária de tijolos, como faziam quando nós lhes fornecíamos palha!” (NVT) 14E açoitavam os supervisores israelitas que haviam sido encarregados das equipes de trabalhadores: “Por que não completaram as cotas nem ontem nem hoje? perguntavam (NVT).

(Ex 5.15-19) 15Então os supervisores israelitas foram suplicar ao Faraó: “Por favor, não trate seus servos desse modo (NVT). 16Agora não nos dão mais palha, mas exigem que continuemos fazendo tijolos! Além disso batem em nós; no entanto, os seus feitores é que são os culpados” (NTLH). 17O Faraó, porém, gritou: “Vocês são preguiçosos! Preguiçosos! Por isso, andam dizendo: ‘Deixe-nos sair para oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh (NVT). 18Voltem ao trabalho! Não receberão palha nenhuma, e terão de fazer a mesma quantidade de tijolos que faziam antes!” (BV) 19Quando os supervisores israelitas ouviram: “Vocês não poderão reduzir a quantidade de tijolos produzidos por dia”, perceberam que estavam em sérios apuros (NVT).

Os Israelitas se queixam de Moisés e Arão

(Ex 5.20-23) 20Ao sair do palácio do Faraó, encontraram Moisés e Arão, que os esperavam do lado de fora. 21Eles disseram aos dois irmãos: “O Senhor Yahweh os julgue e os castigue por terem feito o Faraó e seus oficiais nos odiarem. Vocês colocaram uma espada na mão deles e lhes deram uma desculpa para nos matar!” (NVT) 22Moisés falou outra vez com Deus, o Senhor Yahweh . Ele disse: “Ó Senhor Adonay , por que está tratando tão mal este povo? Por que me mandou para cá? (NTLH) 23Pois desde que transmiti a sua mensagem a Faraó, ele piorou o tratamento dado ao seu povo. E a verdade é que o Senhor não libertou o Seu povo!” (BV)

Deus promete livrar o seu Povo

(Ex 6.1) 1Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Agora você verá o que farei ao Faraó: Por minha mão poderosa, ele os deixará ir; por minha mão poderosa, ele os expulsará do seu país” (NVI).

(Ex 6.2-9) 2Falou mais Deus Elohym a Moisés e lhe disse: “Eu sou o Senhor Yahweh (ARA). 3Apareci a Abraão, Isaque e Jacó como El-Shaddai, ‘o Deus Todo-Poderoso’, mas não lhes revelei meu nome, ‘ Senhor Yahweh ’. 4Depois estabeleci com eles a minha aliança para dar-lhes a terra de Canaã, terra onde viveram como estrangeiros (NVI). 5Esteja certo de que ouvi os gemidos dos israelitas, que agora são escravos dos egípcios, e me lembrei da aliança que fiz com eles. 6Portanto, diga ao povo de Israel: ‘Eu sou o Senhor Yahweh . Eu os libertarei da opressão e os livrarei da escravidão no Egito. Eu os resgatarei com meu braço poderoso e com grandes atos de julgamento (NVT). 7Eu os farei meu povo e serei o Deus Elohym de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios. 8E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor Yahweh ’” (NVI). 9Moisés transmitiu ao povo essa mensagem do Senhor, mas eles já não quiseram lhe dar ouvidos. Estavam desanimados demais por causa da escravidão brutal que sofriam (NVT).

(Ex 6.10-13) 10Então o Senhor Yahweh ordenou a Moisés (NVI): 11“Volte ao Faraó, o rei do Egito, e diga a ele que deixe o povo de Israel sair de sua terra” (NVT). 12Moisés, porém, disse na presença do Senhor Yahweh : “Se os israelitas não me dão ouvidos, como me ouvirá o Faraó? Ainda mais que não tenho facilidade para falar!” 13Mas, o Senhor Yahweh ordenou a Moisés e a Arão que dissessem aos israelitas e ao Faraó, rei do Egito, que tinham ordem para tirar do Egito os israelitas (NVI).

Deus anima Moisés a falar outra vez com Faraó

(Ex 7.1-7) 1Disse o Senhor Yahweh a Moisés: “Veja! Eu nomeei você meu representante junto de Faraó, como se Eu mesmo estivesse falando com ele! E o seu irmão Arão falará por você, como os meus Profetas falam em meu nome (BV). 2Você falará tudo o que eu lhe ordenar, e o seu irmão Arão dirá ao Faraó que deixe os israelitas saírem do país (NVI). 3Mas vou fazer com que Faraó fique teimando em não deixar sair o povo. E vou multiplicar os meus milagres no Egito, como sinais do meu poder (BV). 4Faraó não vai ouvir vocês; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de juízo (NAA). 5Quando eu levantar a mão contra os egípcios e tirar do meio deles os israelitas, os egípcios ficarão sabendo que eu sou o Senhor Yahweh “. 6Moisés e Arão fizeram tudo como o Senhor Yahweh havia mandado (NTLH). 7Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão oitenta e três, quando falaram com o Faraó (NVI).

(Ex 7.8-13) 8Disse o Senhor Yahweh a Moisés e a Arão (NVI): 9“O Faraó exigirá: ‘Mostre-me um milagre’. Quando ele o fizer, diga a Arão: ‘Tome sua vara e jogue-a no chão, na frente do Faraó, e ela se transformará numa serpente’” (NVT). 10Moisés e Arão dirigiram-se ao Faraó e fizeram como o Senhor Yahweh tinha ordenado. Arão jogou a vara diante do Faraó e seus conselheiros, e ela se transformou em serpente. 11O Faraó, porém, mandou chamar os sábios e feiticeiros; e também os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas. 12Cada um deles jogou ao chão uma vara, e estas se transformaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as varas deles (NVI). 13O coração do Faraó, porém, permaneceu endurecido. Ele continuou se recusando a ouvir, exatamente como o Senhor Yahweh tinha dito (NVT).

1ª PRAGA: As Águas tornam-se em Sangue

(Ex 7.14-18) 14O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Faraó continua de coração duro, e teima em não deixar sair o povo (BV). 15Portanto, vá ao Faraó pela manhã, quando ele estiver descendo até o rio. Pare à margem do Nilo e encontre-se com ele ali. Não se esqueça de levar a vara que se transformou em serpente (NVT). 16Diga-lhe: ‘O Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos hebreus, mandou-me dizer-lhe: ‘Deixe ir o meu povo, para prestar-me culto no deserto. Mas até agora você não me atendeu’. 17Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Nisto você saberá que eu sou o Senhor Yahweh : com a vara que trago na mão ferirei as águas do Nilo, e elas se transformarão em sangue (NVI). 18Os peixes que estão no rio vão morrer, o rio vai cheirar mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio’” (NAA).

(Ex 7.19-24) 19O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Diga a Arão: ‘Tome sua vara e estenda a mão sobre as águas do Egito, sobre todos os seus rios, canais, açudes e reservatórios. Toda a água se transformará em sangue, até mesmo a água armazenada em vasilhas de madeira e pedra’”. 20Moisés e Arão fizeram conforme o Senhor Yahweh ordenou. Diante dos olhos do Faraó e de todos os seus oficiais, Arão levantou a vara e bateu nas águas do Nilo, e o rio inteiro se transformou em sangue (NVT). 21Os peixes morreram, o rio ficou cheirando mal, e os egípcios não podiam beber água do rio. Isto não aconteceu somente ali, mas no Egito inteiro! 22Mas os mágicos egípcios fizeram a mesma coisa. Com práticas de magia, transformaram água em sangue. Por isso o coração de Faraó continuou endurecido, e ele não deu atenção a Moisés e a Arão. O Senhor Yahweh tinha prevenido que ia ser assim (BV). 23Faraó virou-se e foi para casa, sem dar atenção ao que havia acontecido (NAA). 24Todos os egípcios cavaram buracos às margens do Nilo para encontrar água potável, pois da água do rio não podiam mais beber (NVI).

(Ex 7.25) 25Assim se passaram sete dias, depois que o Senhor Yahweh feriu o rio (NAA).

2ª PRAGA: As Rãs

(Ex 8.1-4) 1Depois dessa semana sangrenta o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Vá ver Faraó outra vez, e diga que o Senhor Yahweh mandou dizer isto: ‘Deixe o meu povo ir fazer um culto para me servir (BV). 2Se você não quiser deixá-lo ir, mandarei sobre todo o seu território uma praga de rãs (NVI). 3O rio Nilo fervilhará de rãs. Elas subirão do rio e invadirão seu palácio, e até mesmo seu quarto e sua cama. Entrarão nas casas de seus oficiais e de seu povo. Saltarão para dentro dos fornos e das tigelas de amassar pão. 4As rãs avançarão sobre você, sobre seu povo e sobre todos os seus oficiais’” (NVT).

(Ex 8.5-7) 5O Senhor Yahweh também disse a Moisés: “Diga a Arão: ‘Estenda a vara que traz em sua mão sobre todos os rios, canais e açudes do Egito e faça subir rãs sobre toda a terra’”. 6Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs subiram e cobriram toda a terra. 7Os magos, porém, usaram suas artes mágicas para imitar a praga e também fizeram aparecer rãs sobre a terra do Egito (NVT).

(Ex 8.8-11) 8Naquela situação crítica, Faraó mandou chamar Moisés e Arão. O rei do Egito disse aos dois irmãos: “Peçam ao Senhor Yahweh que tire as rãs. E eu deixarei o povo ir oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh (BV). 9Moisés respondeu: “Terei muito prazer em levar o seu pedido. Diga quando é que o senhor quer que eu peça a Deus em seu favor, em favor dos seus funcionários e do seu povo, para que as rãs sumam do seu palácio e das casas e fiquem somente no rio” (NTLH). 10Faraó respondeu: “Que seja amanhã”. Disse Moisés: “Está bem. Perguntei isso para ficar claro que é o Senhor Deus Yahweh quem está agindo. Vossa Majestade saberá que não existe ninguém como o Senhor Yahweh nosso Deus Elohym (BV). 11As rãs deixarão você, às tuas casas, a teus conselheiros e a teu povo; sobrarão apenas as que estão no rio” (NVI).

(Ex 8.12-15) 12Então Moisés e Arão saíram da presença de Faraó. E Moisés clamou ao Senhor Yahweh por causa das rãs, conforme havia combinado com Faraó (NAA). 13E o Senhor Yahweh atendeu ao pedido de Moisés. Deste modo, morreram todas as rãs que estavam nas casas, nos quintais e nos campos. 14Foram feitos montões e montões de rãs mortas, espalhando um terrível mau cheiro pelo país todo (BV). 15Mas, quando o Faraó percebeu que a situação havia melhorado, seu coração se endureceu, e ele se recusou a dar ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor Yahweh tinha dito (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.