• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 027

27º Dia – 27 de Janeiro

O POVO DE ISRAEL NO EGITO

CENÁRIO HISTÓRICO: 3ª PRAGA: Os Piolhos (Aproximadamente 1.463 a.C.)CURIOSIDADES

  • Anrão com 136 anos (Pai de Moisés)
  • Miriã com 93 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 83 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 80 anos
  • Gérson com 38 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 38 anos
  • Eliézer com 35 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 35 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 32 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 29 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 26 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 19 anos
  • Finéias com 4 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

EGITO

(Ex 8.16-19) 16Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Diga a Arão que estenda a sua vara e fira o pó da terra, e o pó se transformará em piolhos por toda a terra do Egito” (NVI). 17Moisés e Arão assim fizeram. Quando Arão estendeu a mão e bateu no chão com a vara, piolhos infestaram toda a terra e cobriram os egípcios e seus animais. Todo o pó da terra do Egito se transformou em piolhos (NVT). 18Mas, quando os magos tentaram fazer surgir piolhos por meio das suas ciências ocultas, não conseguiram. E os piolhos infestavam os homens e os animais. 19Os magos disseram ao Faraó: “Isso é o dedo de Deus Elohym “. Mas o coração do Faraó permaneceu endurecido, e ele não quis ouvi-los, conforme o Senhor Yahweh tinha dito (NVI).

4ª PRAGA: As Moscas

(Ex 8.20-23) 20Em seguida, o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Levante-se cedo amanhã e coloque-se diante do Faraó quando ele descer ao rio. Diga-lhe: ‘Assim diz o Senhor Yahweh “: ‘Deixe meu povo sair para me adorar (NVT). 21Se você não deixar o meu povo ir, eis que eu enviarei enxames de moscas sobre você, sobre os seus oficiais, sobre o seu povo e nas suas casas. As casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem (NAA). 22Desta vez, porém, pouparei a região de Gósen, onde meu povo vive. Lá, não aparecerão moscas. Então você saberá que eu sou o Senhor Yahweh e que estou presente até mesmo no meio de sua terra. 23Farei clara distinção entre o meu povo e o seu. Esse sinal acontecerá amanhã’” (NVT).

(Ex 8.24) 24O Senhor Yahweh fez exatamente o que disse. Um denso enxame de moscas encheu o palácio do Faraó e as casas de seus oficiais. Todo o Egito ficou em estado de calamidade por causa das moscas (NVT).

(Ex 8.25-28) 25Faraó mandou chamar depressa Moisés e Arão, e disse: “Está bem! Podem oferecer sacrifícios ao seu Deus Elohym . Mas façam isso aqui mesmo, no Egito” (BV). 26Moisés respondeu: “Isso não daria certo, pois os animais que oferecemos em sacrifício ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , são sagrados para os egípcios. Se eles virem a gente matar os animais que eles adoram, com certeza nos matarão a pedradas (NTLH). 27Para oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , precisamos fazer uma viagem de três dias ao deserto, como ele ordenou” (NVT). 28Disse o Faraó: “Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh seu Deus Elohym no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também” (NVI).

(Ex 8.29-32) 29Moisés respondeu: “Assim que sairmos de sua presença, suplicaremos ao Senhor Yahweh , e amanhã os enxames de moscas deixarão o Faraó, seus oficiais e todo o seu povo. Mas fique avisado, ó Faraó, de que não deve mentir novamente, recusando-se a deixar o povo sair para sacrificar ao Senhor Yahweh “. 30Moisés saiu do palácio do Faraó e suplicou ao Senhor Yahweh que removesse todas as moscas (NVT). 31E o Senhor Yahweh atendeu o seu pedido: as moscas deixaram o Faraó, seus conselheiros e seu povo; não restou uma só mosca (NVI). 32Mas ainda dessa vez o rei continuou teimando e não deixou o povo ir (NTLH).

5ª PRAGA: A Peste nos Animais

(Ex 9.1-5) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Apresente-se a Faraó e diga-lhe: ‘Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos hebreus’: ‘Deixe o meu povo ir, para que me adore. 2Porque, se você se recusar a deixá-los ir e ainda por força quiser detê-los, 3eis que a mão do Senhor Yahweh trará uma terrível peste sobre o seu rebanho, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre o gado e sobre as ovelhas’” (NAA). 4“Mais uma vez, porém, o Senhor Yahweh fará distinção entre os animais dos israelitas e os dos egípcios. Não morrerá um só animal de Israel. 5O Senhor Yahweh já definiu quando a praga começará: amanhã o Senhor Yahweh ferirá a terra” (NVT).

(Ex 9.6) 6O Senhor Yahweh fez como tinha dito. Na manhã seguinte, todos os animais dos egípcios morreram, mas os israelitas não perderam um só animal (NVT).

(Ex 9.7) 7O Faraó mandou investigar e confirmou que o povo de Israel não havia perdido um só animal. Ainda assim, o coração do Faraó permaneceu endurecido, e ele continuou se recusando a deixar o povo sair (NVT).

6ª PRAGA: Os Tumores

(Ex 9.8-12) 8O Senhor Yahweh disse a Moisés e a Arão: “Peguem um punhado de cinzas de um forno de olaria. Moisés deve lançá-las no ar, diante dos olhos do Faraó (NVT). 9Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em úlceras nas pessoas e nos animais” (NTLH). 10Então Moisés e Arão pegaram um punhado de cinzas de um forno de olaria e se colocaram diante do Faraó. Moisés lançou as cinzas no ar, e surgiram feridas tanto nas pessoas como nos animais. 11Nem mesmo os magos conseguiram permanecer diante de Moisés, pois surgiram feridas neles, e também em todos os egípcios (NVT). 12Mas o Senhor Yahweh endureceu o coração do Faraó, e ele se recusou a atender Moisés e Arão, conforme o Senhor Yahweh tinha dito a Moisés (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: 7ª PRAGA: A Chuva de Granizo (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Anrão com 137 anos (Pai de Moisés)
  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

(Ex 9.13-19) 13O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Levante-se de manhã cedo, apresente-se a Faraó e diga-lhe: ‘Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus dos hebreus’: ‘Deixe o meu povo ir, para que me adore (NAA). 14Do contrário, enviarei mais pragas sobre você, sobre seus oficiais e sobre seu povo. Então você saberá que não há ninguém como eu em toda a Terra (NVT). 15Porque eu já poderia ter estendido a mão, ferindo você e o seu povo com uma praga que teria eliminado você da Terra (NVI). 16Mas, em verdade, foi para isso que eu o mantive: para mostrar a você o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a Terra (NAA). 17Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir. 18Amanhã, a esta hora, enviarei a pior tempestade de granizo que já caiu sobre o Egito, desde o dia da sua fundação até hoje. 19Agora, mande recolher os seus rebanhos e tudo o que você tem nos campos. Todos os homens e animais que estiverem nos campos, que não tiverem sido abrigados, serão atingidos pelo granizo e morrerão’” (NVI).

(Ex 9.20-21) 20Alguns dos oficiais do Faraó se atemorizaram com o que o Senhor Yahweh tinha dito. Sem demora, recolheram seus servos e animais dos campos. 21Mas aqueles que não deram atenção à palavra do Senhor Yahweh deixaram seus rebanhos e servos no campo (NVT).

(Ex 9.22-26) 22Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Estenda a mão em direção ao céu para que caia granizo sobre toda a terra do Egito, sobre as pessoas, sobre os animais e sobre todas as plantas em toda a terra do Egito” (NVT). 2Quando Moisés estendeu a vara para o céu, o Senhor Yahweh fez vir trovões e granizo, e raios caíam sobre a terra. Assim o Senhor Yahweh fez chover granizo sobre a terra do Egito. 24Caiu granizo, e raios cortavam o céu em todas as direções. Nunca houve uma tempestade de granizo como aquela em todo o Egito, desde que este se tornou uma nação. 25Em todo o Egito o granizo atingiu tudo o que havia nos campos, tanto homens como animais; destruiu toda a vegetação, além de quebrar todas as árvores (NVI). 26O único lugar em que não caiu granizo foi a região de Gósen, onde vivia o povo de Israel (NVT).

(Ex 9.27-30) 27Então o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: “Desta vez eu pequei. O Senhor Yahweh é justo; eu e o meu povo é que somos culpados (NVI). 28Por favor, supliquem ao Senhor Yahweh que ele ponha fim à tempestade horrível de trovões e granizo. Já chega! Eu os deixarei ir. Não precisam mais ficar aqui” (NVT). 29Moisés respondeu: “Assim que eu sair da cidade, estenderei as mãos ao Senhor Yahweh . Os trovões e o granizo cessarão, e o Faraó saberá que a Terra pertence ao Senhor Yahweh (NVT). 30Mas quanto a você e aos seus oficiais, eu sei que ainda não temem o Senhor Yahweh Deus Elohym (NAA).

(Ex 9.31-35) 31Todo o linho e a cevada foram destruídos pelo granizo, pois a cevada estava na espiga, e o linho, em flor. 32Porém o trigo e o centeio não foram destruídos, pois ainda não haviam brotado (NTLH). 33Moisés deixou a corte do Faraó e saiu da cidade. Quando estendeu as mãos ao Senhor Yahweh , os trovões e o granizo cessaram, e a chuva torrencial parou (NVT). 34Quando o Faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões haviam cessado, pecou novamente e obstinou-se em seu coração, ele e os seus conselheiros. 35O coração do Faraó continuou endurecido, e ele não deixou que os israelitas saíssem, como o Senhor Yahweh tinha dito por meio de Moisés (NVI).

8ª PRAGA: Os Gafanhotos

(Ex 10.1-6) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Volte ao Faraó, pois endureci o coração dele e o de seus oficiais, para que eu demonstre meus sinais entre eles, 2e também para que você conte a seus filhos e netos como eu ridicularizei os egípcios e lhes fale dos sinais que realizei no meio deles. Assim, vocês saberão que eu sou o Senhor Yahweh (NVT). 3Moisés e Arão apresentaram-se a Faraó e lhe disseram: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos hebreus: ‘Até quando você se recusará a humilhar-se diante de mim? Deixe o meu povo ir, para que me adore. 4Se você não deixar o meu povo ir, eis que amanhã trarei gafanhotos ao seu território (NAA). 5Eles cobrirão a face da terra até não se poder enxergar o solo. Devorarão tanto o pouco que ainda lhes restou da tempestade de granizo como todas as árvores que estiverem brotando nos campos (NVI). 6Invadirão seus palácios, as casas de seus oficiais e todas as casas do Egito. Nunca em toda a história do Egito seus antepassados viram uma praga como esta!’”. Quando terminou de falar, Moisés deu as costas ao Faraó e saiu (NVT).

(Ex 10.7-11) 7Então os oficiais de Faraó disseram: “Até quando este homem será um perigo para nós? Deixe essa gente ir, para que adorem o Senhor Yahweh , o Deus Elohym deles. Será que o rei ainda não sabe que o Egito está arruinado? (NAA) 8Em face disso, Moisés e Arão foram levados outra vez à presença de Faraó. “Podem ir fazer culto ao Senhor Yahweh seu Deus Elohym “, disse o rei. “Mas me digam uma coisa: ‘Quem vocês pretendem levar?’” (BV) 9Moisés respondeu: “Iremos todos: jovens e velhos, nossos filhos e filhas, e todos os nossos rebanhos, pois celebraremos uma festa em honra ao Senhor Yahweh (NVT). 10Disse-lhes o Faraó: “Vocês vão mesmo precisar do Senhor Yahweh quando eu deixá-los ir com as mulheres e crianças! É claro que vocês estão com más intenções. 11De forma alguma! Só os homens podem ir prestar culto ao Senhor Yahweh , como vocês têm pedido”. E Moisés e Arão foram expulsos da presença do Faraó (NVI).

(Ex 10.12-13) 12Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Estenda a mão sobre a terra do Egito para que venham os gafanhotos. Que eles cubram a terra do Egito e devorem todas as plantas que sobreviveram à tempestade de granizo” (NVT). 13Moisés estendeu a vara sobre o Egito, e o Senhor Yahweh fez soprar sobre a terra um vento oriental durante todo aquele dia e toda aquela noite. Pela manhã, o vento havia trazido os gafanhotos (NVI).

(Ex 10.14-15) 14E os gafanhotos se espalharam por toda a terra do Egito e pousaram sobre todo o seu território. Eram muito numerosos. Antes destes, nunca houve tantos gafanhotos, nem depois deles virão outros assim (NAA). 15Eles cobriram toda a face da terra de tal forma que essa escureceu. Devoraram tudo o que o granizo tinha deixado: toda a vegetação e todos os frutos das árvores. Não restou nada verde nas árvores nem nas plantas do campo, em toda a terra do Egito (NVI).

(Ex 10.16-20) 16O Faraó mandou chamar Moisés e Arão imediatamente e disse-lhes: “Pequei contra o Senhor Yahweh seu Deus Elohym e contra vocês! 17Agora perdoem ainda esta vez o meu pecado e orem ao Senhor Yahweh seu Deus Elohym para que leve esta praga mortal para longe de mim”. 18Moisés saiu da presença do Faraó e orou ao Senhor Yahweh . 19E o Senhor Yahweh fez soprar com muito mais força o vento ocidental, e este envolveu os gafanhotos e os lançou no mar Vermelho. Não restou um gafanhoto sequer em toda a extensão do Egito (NVI). 20Porém o Senhor Yahweh fez com que o rei continuasse teimando, e este não deixou que os israelitas fossem embora (NTLH).

9ª PRAGA: A Intensa Escuridão

(Ex 10.21-23) 21O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Estenda a mão em direção ao céu, e a terra do Egito ficará coberta de escuridão tão densa que poderá ser apalpada”. 22Moisés estendeu a mão em direção ao céu, e uma escuridão profunda cobriu toda a terra do Egito por três dias (NVT). 23Os egípcios não podiam ver uns aos outros, e naqueles dias ninguém saiu de casa. Porém em todas as casas dos israelitas havia claridade (NTLH).

(Ex 10.24-27) 24Então o Faraó mandou chamar Moisés e disse: “Vão e prestem culto ao Senhor Yahweh . Deixem somente as ovelhas e os bois; as mulheres e as crianças podem ir” (NVI). 25“De jeito nenhum!”, respondeu Moisés. “Por acaso o Faraó nos daria os animais necessários para as ofertas e os holocaustos ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym ? (NVT) 26E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor Yahweh nosso Deus Elohym ; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor Yahweh , até que cheguemos lá” (ACF). 27Porém o Senhor Yahweh fez com que o rei continuasse teimando, e este não deixou que os israelitas saíssem do Egito (NTLH)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.