• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 044

44º Dia – 13 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Instruções Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Instruções sobre Animais Oferecidos em Sacrifícios

(Lv 22.17-20) 17O Senhor Yahweh também disse a Moisés: 18“Dê as seguintes instruções a Arão, a seus filhos e a todo o povo de Israel. Elas se aplicam tanto aos israelitas de nascimento como aos estrangeiros que vivem entre vocês. ‘Se alguém apresentar ao Senhor Yahweh um holocausto, seja como cumprimento de um voto ou como oferta voluntária, 19só será aceito se o animal oferecido for um macho sem defeito. Poderá ser um boi, um carneiro ou um bode. 20Não apresentem um animal defeituoso, pois o Senhor Yahweh não o aceitará em favor de vocês’” (NVT).

(Lv 22.21-22) 21“Se alguém apresentar ao Senhor Yahweh uma oferta de paz, seja como cumprimento de um voto ou como oferta voluntária, escolha do gado ou do rebanho um animal perfeito, sem defeito algum. 22Não ofereçam um animal cego, aleijado, ferido, ou que tenha um quisto, um ferimento na pele, ou sarna. Nunca ofereçam nenhum desses animais no altar como ofertas especiais para o Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 22.23-25) 23“Todavia, poderão apresentar como oferta voluntária um boi ou um carneiro ou um cabrito deformados ou atrofiados, mas no caso do cumprimento de voto não serão aceitos (NVI). 24Se um animal tiver testículos danificados ou for castrado, não poderá ser oferecido ao Senhor Yahweh . Nunca façam isso em sua própria terra 25e não recebam de estrangeiros animais como esses em pagamento, para depois oferecê-los como sacrifício a Deus Elohym . Não serão aceitos em seu favor, pois são mutilados ou defeituosos” (NVT).

(Lv 22.26-28) 26E o Senhor Yahweh disse a Moisés: 27“Quando nascer um bezerro, cordeiro ou cabrito, ficará sete dias com a mãe. Do oitavo dia em diante, será aceitável como oferta especial para o Senhor Yahweh (NVT). 28Não matem no mesmo dia para os oferecerem em sacrifício uma vaca e o seu bezerro, uma ovelha e o seu carneirinho ou uma cabra e o seu cabritinho” (NTLH).

(Lv 22.29-30) 29“Quando vocês oferecerem um sacrifício de gratidão ao Senhor Yahweh , ofereçam-no de maneira que seja aceito em favor de vocês (NVI). 30Comam todo o animal sacrificado no dia em que for apresentado. Não deixem parte alguma do animal até a manhã seguinte. Eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 22.31-33) 31“Guardem fielmente meus mandamentos pondo-os em prática, pois eu sou o Senhor Yahweh (NVT). 32Não profanem o meu santo nome, mas serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor Yahweh , que os santifico (NAA). 33Eu os libertei da terra do Egito para ser o seu Deus Elohym . Eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

Instruções sobre as Ofertas por Pecados Cometidos pelos Sacerdotes

(Lv 4.1-2) 1O Senhor Yahweh ordenou a Moisés: 2“Diga aos israelitas: ‘Quando alguém pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor Yahweh , assim se fará’” (NVI):

(Lv 4.3-7) 3“Se o Sacerdote ungido pecar, trazendo culpa sobre todo o povo, apresentará ao Senhor Yahweh um novilho sem defeito como oferta pelo pecado que cometeu. 4Trará o novilho perante o Senhor Yahweh à entrada da Tenda do Encontro, colocará a mão sobre a cabeça do animal e o matará diante do Senhor Yahweh (NVT). 5Então o Sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do novilho e o levará à Tenda do Encontro; 6molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor Yahweh , diante do véu do Santuário (NVI). 7Em seguida, o Sacerdote colocará um pouco do sangue nas pontas do altar de incenso perfumado que está na presença do Senhor Yahweh , dentro da Tenda do Encontro. O restante do sangue do novilho ele derramará na base do altar do holocausto, à entrada da Tenda do Encontro” (NVT).

(Lv 4.8-12) 8Depois, removerá toda a gordura do novilho a ser apresentado como oferta pelo pecado, incluindo a gordura que envolve os órgãos internos, 9os dois rins, a gordura ao redor deles perto dos lombos e o lóbulo do fígado. Removerá todas essas partes junto com os rins, 10como se faz com os animais apresentados como oferta de paz, e queimará tudo no altar do holocausto (NVT). 11Mas o couro do novilho, toda a sua carne, a cabeça, as pernas, as entranhas e o excremento (NAA), 12ele tomará e levará para um lugar cerimonialmente puro, fora do acampamento, onde são jogadas as cinzas. Ali, sobre o monte de cinzas, queimará os restos num fogo feito com lenha” (NVT).

Instruções sobre as Ofertas por Pecados Cometidos pela Comunidade

(Nm 15.22-26) 22“Se vocês, sem intenção, deixarem de cumprir todos esses mandamentos que o Senhor Yahweh ordenou a Moisés, 23sim, tudo que o Senhor Yahweh lhes ordenou por meio de Moisés, desde o dia em que ele o ordenou, para vocês e para as gerações futuras, 24e a comunidade não se der conta de seu erro, toda a comunidade apresentará um novilho como holocausto de aroma agradável ao Senhor Yahweh . O sacrifício será apresentado junto com a oferta de cereal e a oferta derramada, conforme prescrito, e também com um bode como oferta pelo pecado. 25Com essa oferta, o Sacerdote fará expiação por toda a comunidade de Israel, e ela será perdoada. O pecado não foi intencional e foi expiado com as ofertas apresentadas ao Senhor Yahweh , a oferta especial e a oferta pelo pecado. 26Toda a comunidade de Israel será perdoada, incluindo os estrangeiros que vivem entre vocês, pois o pecado envolveu todo o povo” (NVT).

(Lv 4.13-18) 13“Se for toda a comunidade de Israel que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor Yahweh , ainda que não tenha consciência disso, a comunidade será culpada (NVI). 14Quando tiver consciência do pecado que cometeu, a comunidade trará um novilho como oferta pelo pecado e o apresentará diante da Tenda do Encontro (NVI). 15Ali, na presença do Senhor Yahweh , os líderes porão as mãos na cabeça do animal e o matarão (NTLH)16Então o Sacerdote ungido levará uma parte do sangue do novilho à Tenda do Encontro (NAA); 17molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor Yahweh , diante do véu. 18Porá o sangue nas pontas do altar que está perante o Senhor Yahweh na Tenda do Encontro e derramará todo o restante do sangue na base do altar dos holocaustos, na entrada da Tenda do Encontro” (NVI).

(Lv 4.19-21) 19Depois, removerá toda a gordura do novilho e a queimará no altar (NVT), 20e fará com este novilho como fez com o novilho da oferta pelo pecado. Assim, o Sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados (NAA). 21Depois levará o novilho para fora do acampamento e o queimará como queimou o primeiro. É oferta pelo pecado da comunidade” (NVI).

Instruções sobre as Ofertas por Pecados Cometidos pelos Líderes

(Lv 4.22-26) 22“Se um dos líderes do povo pecar, quebrando algum dos mandamentos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , mas não se der conta disso, ainda assim será culpado (NVT). 23Quando o conscientizarem do seu pecado, trará como oferta um bode sem defeito (NVI). 24Porá a mão sobre a cabeça do bode e o matará no lugar onde são mortos os animais oferecidos em holocausto, diante do Senhor Yahweh ; é oferta pelo pecado (NAA). 25Então o Sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue da oferta pelo pecado, o porá nas pontas do altar dos holocaustos e derramará o restante do sangue na base do altar do holocausto (NVI). 26Em seguida, queimará no altar toda a gordura do bode, como se faz com a oferta de paz. Desse modo, o Sacerdote fará expiação pelo líder, e ele será perdoado” (NVT).

Instruções sobre as Ofertas por Pecados Cometidos por Alguém

(Nm 15.27-29) 27“Se alguma pessoa cometer pecado involuntário, apresentará uma cabra de um ano como oferta pelo pecado. 28O Sacerdote fará expiação pela pessoa que errou, quando cometer pecado involuntário diante do Senhor Yahweh , fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado. 29Tanto para o natural dos filhos de Israel como para o estrangeiro que habita no meio deles a lei será a mesma, caso alguém cometer pecado involuntário” (NAA).

(Lv 4.27-31) 27“Se outra pessoa do povo pecar, quebrando algum dos mandamentos do Senhor Yahweh , mas não se der conta disso, ainda assim será culpada (NVT). 28Quando o conscientizarem do seu pecado, trará como oferta pelo pecado que cometeu uma cabra sem defeito (NVI). 29Colocará a mão sobre a cabeça do animal da oferta pelo pecado e o matará no mesmo lugar onde são mortos os animais para os holocaustos. 30O Sacerdote molhará o dedo no sangue e o colocará nas pontas do altar do holocausto. O restante do sangue ele derramará na base do altar. 31Em seguida, removerá toda a gordura da cabra, como se faz com a oferta de paz, e a queimará sobre o altar como um aroma agradável ao Senhor Yahweh . Desse modo, o Sacerdote fará expiação pela pessoa, e ela será perdoada” (NVT).

(Lv 4.32-35) 32“Mas, se trouxer uma cordeira como oferta pelo pecado, deverá trazer uma fêmea sem defeito (NAA). 33Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto como oferta pelo pecado no lugar onde é sacrificado o holocausto. 34Então o Sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos, e derramará o restante do sangue na base do altar (NVI). 35Em seguida, removerá toda a gordura da ovelha, como se faz com a gordura do cordeiro apresentado como oferta de paz, e a queimará no altar como oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh . Desse modo, o Sacerdote fará expiação pela pessoa, e ela será perdoada” (NVT).

(Lv 6.24-30) 24O Senhor Yahweh também disse a Moisés: 25 “Dê a Arão e a seus filhos as seguintes instruções para a oferta pelo pecado. O animal apresentado como oferta pelo pecado é oferta santíssima e será morto diante do Senhor Yahweh , onde são mortos os animais para os holocaustos. 26O Sacerdote que apresentar o sacrifício como oferta pelo pecado comerá sua porção num lugar sagrado dentro do átrio da Tenda do Encontro. 27Qualquer pessoa ou objeto que tocar a carne do sacrifício se tornará santo. Se o sangue do sacrifício respingar na roupa de alguém, a peça manchada será lavada num lugar sagrado. 28Se for usada uma panela de barro para cozinhar a carne do sacrifício, terá de ser quebrada em seguida. Se for usada uma panela de bronze, terá de ser esfregada e bem enxaguada com água. 29Qualquer homem da família dos Sacerdotes poderá comer dessa oferta. É oferta santíssima. 30Mas a oferta pelo pecado não poderá ser comida se o sangue for levado à Tenda do Encontro como oferta para fazer expiação no lugar santo. Nesse caso, será totalmente queimada no fogo” (NVT).

(Lv 5.1-4) 1“Quando alguém não quiser depor como testemunha de um crime que sabe que aconteceu ou que viu ser praticado, levará a culpa desse crime (BV). 2Se alguém, por descuido, tocar em qualquer coisa impura, como, por exemplo, o corpo morto de um animal impuro, seja selvagem ou doméstico, ou de um animal que se arrasta pelo chão, então essa pessoa ficará impura também e será culpada. 3Se alguém, por descuido, tocar numa coisa impura que venha de uma pessoa, seja o que for, ele ficará impuro e, logo que perceber o que fez, ficará sendo culpado (NTLH). 4Se alguém jurar de forma precipitada, dizendo que vai fazer alguma coisa má ou boa, seja o que for que alguém pronuncie de forma precipitada com juramento, e ele não se der conta disso, mas ficar sabendo depois, culpado será numa destas coisas” (NAA).

(Lv 5.5-6) 5“Quando alguém perceber sua culpa, em qualquer um desses casos, deverá confessar seu pecado (NVT). 6Como sua oferta pela culpa, pelo pecado que cometeu, essa pessoa trará ao Senhor Yahweh , do gado miúdo, uma cordeira ou uma cabrita como oferta pelo pecado; assim, o Sacerdote, por essa pessoa, fará expiação do seu pecado” (NAA).

(Lv 5.7-10) 7“Se não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará pela culpa do seu pecado duas rolinhas ou dois pombinhos ao Senhor Yahweh : um como oferta pelo pecado e o outro como holocausto (NVI). 8Ela as entregará ao Sacerdote, que apresentará a primeira ave como oferta pelo pecado. Ele torcerá o pescoço da ave, mas não arrancará a cabeça. 9Em seguida, aspergirá os lados do altar com um pouco do sangue da oferta pelo pecado e deixará o sangue restante escorrer para a base do altar. É uma oferta pelo pecado. 10Depois disso, o Sacerdote preparará a segunda ave como holocausto, de acordo com a forma prescrita. Desse modo, o Sacerdote fará expiação pelo pecado da pessoa, e ela será perdoada” (NVT).

(Lv 5.11-13) 11“Se a pessoa não tiver condições de oferecer sequer duas rolinhas ou dois pombinhos, trará dois litros de farinha da melhor qualidade como oferta pelo pecado. Uma vez que é uma oferta pelo pecado, não misturará azeite com a farinha nem acrescentará incenso (NVT)12Ele a trará ao Sacerdote, que apanhará um punhado dela como porção memorial e queimará essa porção no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor Yahweh , preparadas no fogo. É oferta pelo pecado (NVI)13Desse modo, o Sacerdote fará expiação por aqueles que forem culpados de algum desses pecados, e eles serão perdoados. O restante da farinha será do Sacerdote, como se faz com a oferta de cereal” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.