• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 043

43º Dia – 12 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Consagrações Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Instruções sobre os Sacrifícios Ofertados No Antigo Testamento, os hebreus realizavam diferentes tipos de ofertas, incluindo: 1) Ofertas de Holocausto: Sacrifícios queimados como uma expressão de devoção e adoração a Deus. 2) Ofertas de Manjares: Ofertas de alimentos, geralmente feitas de grãos, como uma expressão de gratidão a Deus. 3) Ofertas de Paz: Ofertas feitas em gratidão a Deus por Sua paz e bênçãos. 4) Ofertas pela Culpa: Ofertas feitas para expiar pecados específicos ou transgressões. 5) Ofertas pelo Pecado: Ofertas feitas para purificar o pecado e reconciliar-se com Deus. 6) Ofertas de Consagração: Ofertas feitas para consagrar pessoas ou objetos ao serviço sagrado de Deus. Essas ofertas faziam parte do sistema sacrificial instituído por Deus para os hebreus como parte de seu relacionamento com Ele e para a expiação de pecados.

(Lv 1.1-5) 1Da Tenda do Encontro o Senhor Yahweh chamou Moisés e lhe ordenou: 2Diga o seguinte aos israelitas: ‘Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor Yahweh , que seja do gado ou do rebanho de ovelhas. 3Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor Yahweh (NVI). 4Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação (NAA). 5Então o novilho será morto perante o Senhor Yahweh , e os Sacerdotes, descendentes de Arão, trarão o sangue e o derramarão nos lados do altar, que está na entrada da Tenda do Encontro’” (NVI).

(Lv 1.6-9) 6“Depois se tirará a pele do animal, que será cortado em pedaços. 7Então os descendentes do Sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo (NVI). 8Arrumarão também os pedaços da oferta, incluindo a cabeça e a gordura, sobre a lenha acesa no altar, 9mas os órgãos internos e as pernas serão lavados primeiro com água. Então o Sacerdote queimará tudo no altar como holocausto. É uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 1.10-13) 10“Se o homem oferecer em sacrifício a Deus um carneiro ou um cabrito, o animal deverá ser um macho sem defeito (NTLH)11O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor Yahweh ; os Sacerdotes, descendentes de Arão, derramarão o sangue nos lados do altar. 12Então o animal será cortado em pedaços. O Sacerdote arrumará os pedaços, inclusive a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo do altar (NVI). 13Mas os órgãos internos e as pernas serão lavados primeiro com água. Então o Sacerdote queimará tudo no altar como holocausto. É uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 1.14-17) 14“Se a sua oferta ao Senhor Yahweh for um holocausto de aves, traga uma rolinha ou um pombinho (NVI). 15O Sacerdote a oferecerá sobre o altar e, apertando-lhe o pescoço, deslocará a cabeça e a queimará sobre o altar; e fará o seu sangue correr sobre a parede do altar (BJ). 16Tirará o papo com suas penas e o jogará junto ao altar, para o lado leste, no lugar da cinza. 17Então abrirá a ave, puxando pelas asas, mas sem separá-la em duas metades; o Sacerdote a queimará sobre o altar, em cima da lenha que está no fogo; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor Yahweh (NAA).

Instruções sobre os Sacerdotes e os Holocaustos

(Lv 6.8-13) 8O Senhor Yahweh disse a Moisés (NVI)9“Dê a Arão e a seus filhos as seguintes instruções para os holocaustos: ‘Os holocaustos serão deixados sobre o altar até a manhã seguinte, e o fogo sobre o altar será mantido aceso a noite toda (NVT). 10O Sacerdote vestirá suas roupas de linho e os calções de linho por baixo, retirará as cinzas do holocausto que o fogo consumiu no altar e as colocará ao lado do altar (NVI). 11Em seguida, removerá as roupas de linho, vestirá suas roupas habituais e levará as cinzas para fora do acampamento, até um lugar cerimonialmente puro. 12Enquanto isso, o fogo do altar será mantido aceso; nunca deverá se apagar. A cada manhã, o Sacerdote acrescentará mais lenha ao fogo, arrumará sobre ele o holocausto e queimará nele a gordura das ofertas de paz. 13Lembrem-se de que o fogo deverá ser mantido aceso no altar o tempo todo; nunca deverá se apagar” (NVT).

Instruções sobre as Ofertas de Cereais

(Lv 6.14-18) 14“Estas são as instruções para as ofertas de cereal. Os filhos de Arão apresentarão esta oferta ao Senhor Yahweh diante do altar. 15O Sacerdote de serviço pegará da oferta de cereal um punhado de farinha da melhor qualidade, umedecida com azeite, junto com todo o incenso, e queimará essa porção memorial no altar como aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT). 16Arão e seus filhos comerão o restante da oferta, mas deverão comê-lo sem fermento e em lugar sagrado, no átrio da Tenda do Encontro (NVI). 17Lembrem-se de que essa oferta nunca deverá ser preparada com fermento. Eu a dei aos Sacerdotes como porção das ofertas especiais apresentadas a mim. É santíssima, como a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa. 18Todos os homens descendentes de Arão poderão comer das ofertas especiais apresentadas ao Senhor Yahweh . É seu direito permanente, de geração em geração. Qualquer pessoa ou objeto que tocar nessas ofertas se tornará santo” (NVT).

(Lv 2.1-3) 1“Quando alguma pessoa fizer oferta de cereais ao Senhor Yahweh , a sua oferta será da melhor farinha; derramará azeite sobre a farinha e porá incenso sobre ela. 2Levará a oferta aos filhos de Arão, os Sacerdotes, e um deles pegará um punhado da melhor farinha e do seu azeite com todo o seu incenso e os queimará como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor Yahweh (NAA). 3O restante da oferta de cereal será entregue a Arão e a seus filhos. Essa oferta será considerada parte santíssima das ofertas especiais apresentadas ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 2.4-10) 4“Se a oferta for de cereal assado no forno, deverá ser de farinha da melhor qualidade, mas sem fermento: bolos misturados com azeite ou pães finos untados com azeite. 5Se a oferta de cereal for preparada numa assadeira, deverá ser de farinha da melhor qualidade misturada com azeite, mas sem fermento. 6Divida-a em pedaços e derrame azeite sobre ela. É oferta de cereal. 7Se a oferta de cereal for preparada numa panela, deverá ser de farinha da melhor qualidade misturada com azeite (NVT). 8Traga ao Senhor Yahweh a oferta de cereal feita desses ingredientes, apresente-a ao Sacerdote, que a levará ao altar (NVI). 9Da oferta de cereais o Sacerdote pegará a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor Yahweh (NAA). 10O restante da oferta de cereal será entregue a Arão e a seus filhos como alimento. Essa oferta será considerada parte santíssima das ofertas especiais apresentadas ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 2.11-13) 11“Não use fermento ao preparar qualquer das ofertas de cereal a ser apresentada ao Senhor Yahweh , pois nem fermento nem mel devem ser queimados como oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh (NVT). 12Vocês podem trazê-los ao Senhor Yahweh como oferta das primícias, mas não os porão sobre o altar como aroma agradável (NAA). 13Tempere com sal todas as ofertas de cereais, pois o sal representa a aliança que Deus Elohym fez com o seu povo. Toda oferta de cereais deverá ser temperada com sal” (NTLH).

(Lv 2.14-16) 14“Se você trouxer ao Senhor Yahweh oferta de cereais das primícias, faça a oferta de cereais das suas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes (NAA). 15Derrame azeite sobre essa oferta de cereal e acrescente um pouco de incenso. 16O Sacerdote tomará uma porção memorial dos grãos umedecidos com azeite, junto com todo o incenso, e queimará como oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh (NVT).

Instruções sobre os Sacrifícios PacíficosOfertas de Paz e Gratidão

(Lv 3.1-5) 1“Quando a oferta de alguém for sacrifício de comunhão, assim se fará: se oferecer um animal do gado, seja macho ou fêmea, apresentará ao Senhor Yahweh um animal sem defeito. 2Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto na entrada da Tenda do Encontro. Os descendentes de Arão, os Sacerdotes, derramarão o sangue nos lados do altar (NVI). 3Dessa oferta de paz, uma parte será apresentada como oferta especial para o Senhor Yahweh . Incluirá toda a gordura que envolve os órgãos internos, 4os dois rins, a gordura ao redor deles perto dos lombos e o lóbulo do fígado. Todas essas partes serão removidas junto com os rins, 5e os filhos de Arão queimarão tudo sobre a lenha acesa no altar. É uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 3.6-11) 6“Se apresentar ao Senhor Yahweh um animal dos rebanhos de ovelhas ou de cabras como oferta de paz, poderá ser macho ou fêmea, desde que seja sem defeito. 7Se apresentar como oferta um cordeiro, traga-o perante o Senhor Yahweh (NVT). 8Porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e matará o animal diante da Tenda do Encontro; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor (NAA). 9Dessa oferta de paz, a gordura será apresentada como oferta especial para o Senhor Yahweh . Incluirá a gordura da parte gorda da cauda, cortada rente à espinha, toda a gordura que envolve os órgãos internos, 10os dois rins, a gordura ao redor deles perto dos lombos e o lóbulo do fígado. Todas essas partes serão removidas junto com os rins, 11e o Sacerdote queimará tudo no altar. É uma oferta especial de alimento apresentado ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 3.12-16) 12“Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o Senhor Yahweh a oferecerá (ARC). 13Porá a mão sobre a cabeça da cabra e a matará diante da Tenda do Encontro; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor (NAA). 14Dessa oferta, uma parte será apresentada como oferta especial para o Senhor Yahweh . Incluirá toda a gordura que envolve os órgãos internos, 15os dois rins, a gordura ao redor deles perto dos lombos e o lóbulo do fígado. Todas essas partes serão removidas junto com os rins, 16e o Sacerdote queimará tudo no altar. É uma oferta especial de alimento, um aroma agradável ao Senhor Yahweh . Toda a gordura pertence ao Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 3.17) 17“Jamais coma a gordura ou o sangue. Essa é uma lei permanente para você e deve ser cumprida de geração em geração, onde quer que morarem” (NVT).

Diferentes Tipos de Ofertas Pacíficas

(Lv 7.11-15) 11“Estas são as instruções sobre os diferentes tipos de oferta de paz que podem ser apresentados ao Senhor Yahweh . 12Se alguém apresentar sua oferta de paz para expressar gratidão, o animal que normalmente é oferecido será acompanhado de bolos sem fermento misturados com azeite, pães finos sem fermento untados com azeite e bolos feitos de farinha da melhor qualidade misturada com azeite. 13Essa oferta de paz para expressar gratidão também será acompanhada de pães preparados com fermento. 14Um pão de cada tipo será apresentado como oferta para o Senhor Yahweh . Os pães serão do Sacerdote que derramar o sangue da oferta de paz no altar. 15A carne da oferta de paz para expressar gratidão será comida no mesmo dia em que for oferecida. Nada poderá ser guardado até a manhã seguinte” (NVT).

(Lv 7.16-18) 16“Se alguém apresentar uma oferta como cumprimento de um voto ou como oferta voluntária, a carne será comida no mesmo dia em que o sacrifício for oferecido, mas o que restar poderá ser comido no dia seguinte (NVT). 17Mas, se no terceiro dia ainda sobrar carne, então ela deverá ser queimada (NTLH)18Se a carne da oferta de comunhão for comida ao terceiro dia, ela não será aceita. A oferta não será atribuída àquele que a ofereceu, pois a carne estará estragada; e quem dela comer sofrerá as consequências da sua iniquidade” (NVI).

(Lv 7.19-21) 19“A carne que tocar qualquer coisa cerimonialmente impura não poderá ser comida; deverá ser totalmente queimada. Mas a carne do sacrifício poderá ser comida por quem estiver cerimonialmente puro. 20Se alguém estiver cerimonialmente impuro e comer a carne da oferta de paz apresentada ao Senhor Yahweh , será eliminado do meio do povo (NVT). 21Se uma pessoa tocar alguma coisa impura, como impureza humana, ou um animal impuro, ou qualquer impureza abominável, e comer da carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor Yahweh , será eliminada do meio do seu povo” (NAA).

(Lv 7.22-27) 22Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 23“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Jamais comam gordura, seja de boi, carneiro ou cabrito. 24A gordura de um animal encontrado morto ou despedaçado por animais selvagens jamais deverá ser comida, embora possa ser usada para outros fins. 25Quem comer a gordura de um animal apresentado como oferta especial para o Senhor Yahweh será eliminado do meio do povo (NVT). 26Onde quer que vocês vivam, não comam o sangue de nenhuma ave nem de animal. 27Quem comer sangue será eliminado do meio do seu povo’” (NVI).

(Nm 15.1-7) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: ‘Quando entrarem na terra em que vocês vão habitar, a terra que eu lhes darei, 3e ao Senhor Yahweh fizerem oferta queimada, holocausto ou sacrifício, em cumprimento de um voto ou em oferta voluntária, ou, nas suas festas fixas, apresentarem ao Senhor Yahweh aroma agradável com o sacrifício de gado e ovelhas (NAA), 4quando apresentarem essas ofertas, também entregarão ao Senhor Yahweh uma oferta de cereal de dois litros de farinha da melhor qualidade misturada com um litro de azeite. 5Para cada cordeiro apresentado como holocausto ou sacrifício, vocês entregarão também um litro de vinho como oferta derramada. 6Se o sacrifício for um carneiro, apresentem uma oferta de cereal de quatro litros de farinha da melhor qualidade misturada com um litro e um terço de azeite 7e um litro e um terço de vinho como oferta derramada. Será um aroma agradável ao Senhor Yahweh ’” (NVT).

(Nm 15.8-13) 8“Quando apresentarem um novilho como holocausto, como sacrifício para cumprir um voto, ou como oferta de paz ao Senhor Yahweh , 9também entregarão uma oferta de cereal de seis litros de farinha da melhor qualidade misturada com dois litros de azeite 10e dois litros de vinho como oferta derramada. Será uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh . 11Cada sacrifício de novilho, carneiro, cordeiro ou cabrito deverá ser preparado dessa maneira. 12Sigam essas instruções para cada sacrifício que apresentarem. 13Todos os israelitas de nascimento seguirão essas instruções quando apresentarem uma oferta especial como aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT).

(Nm 15.14-16) 14“E, se algum estrangeiro que os visita ou que vive entre vocês ou entre seus descendentes quiser apresentar uma oferta especial como aroma agradável ao Senhor Yahweh , deverá seguir os mesmos procedimentos. 15Os israelitas de nascimento e os estrangeiros são iguais diante do Senhor Yahweh e estão sujeitos aos mesmos decretos da comunidade. Essa é uma lei permanente para vocês, a ser cumprida de geração em geração. 16As mesmas instruções e ordens se aplicam tanto a vocês como aos estrangeiros que vivem em seu meio” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.