Bíblia Cronológica – Versões | Dia 045
45º Dia – 14 de Fevereiro
O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI
- Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
- Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
- Moisés com 82 anos
- Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
- Calebe com 40 anos
- Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
- Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
- Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
- Josué com 21 anos
- Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
DESERTO DO SINAI
Instruções sobre as Ofertas por Pecados Ocultos
(Lv 5.14-16) 14O Senhor Yahweh disse a Moisés: 15“Quando alguém cometer uma ofensa, pecando sem intenção em qualquer coisa consagrada ao Senhor Yahweh , trará ao Senhor Yahweh um carneiro do rebanho, sem defeito, avaliado em prata com base no peso padrão do Santuário, como oferta pela culpa (NVI). 16A pessoa pagará uma indenização referente ao delito religioso que cometeu, com um acréscimo de um quinto do valor. Quando entregar o pagamento ao Sacerdote, ele fará expiação pela pessoa com o carneiro sacrificado como oferta pela culpa, e ela será perdoada” (NVT).
(Lv 5.17-19) 17“Se alguém pecar, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor Yahweh , ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá as consequências da sua iniquidade (NVI). 18Como oferta pela culpa, trará ao Sacerdote um carneiro sem defeito do próprio rebanho, devidamente avaliado. Desse modo, o Sacerdote fará expiação pelo pecado não intencional que a pessoa cometeu, e ela será perdoada (NVT). 19Ela é culpada de ter pecado contra o Senhor Yahweh , e essa oferta é para tirar a sua culpa” (NTLH).
(Nm 15.30-31) 30“Mas aquele que arrogantemente fizer algo contrário à vontade de Deus, seja israelita de nascimento ou estrangeiro, blasfema contra o Senhor Yahweh e deverá ser eliminado do meio do povo. 31Uma vez que tratou a palavra do Senhor Yahweh com desprezo e desobedeceu à sua ordem de propósito, deverá ser eliminado e sofrer o castigo por sua culpa” (NVT).
(Lv 6.1-7) 1Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Quando alguém pecar, enganando seu próximo, também estará cometendo um delito contra o Senhor Yahweh . Se esse alguém for desonesto num negócio que envolve depósito como garantia, ou roubar, ou praticar extorsão, 3ou encontrar um objeto e negar que o encontrou, ou mentir depois de jurar dizer a verdade a respeito desse pecado, ou alguma prática semelhante, 4será culpado pelo pecado que cometeu. Devolverá o que roubou, ou o valor que extorquiu, ou o depósito feito como garantia, ou o objeto perdido que encontrou, 5ou qualquer coisa que tenha obtido com juramento falso. Fará restituição pagando à pessoa prejudicada o total, com um acréscimo de um quinto do valor. No mesmo dia, apresentará uma oferta pela culpa. 6Como oferta pela culpa para o Senhor Yahweh , trará ao Sacerdote um carneiro sem defeito do próprio rebanho, devidamente avaliado. 7Desse modo, o Sacerdote fará expiação pela pessoa diante do Senhor Yahweh , e ela será perdoada de qualquer desses pecados que tenha cometido” (NVT).
(Lv 7.1-6) 1“Estas são as instruções para a oferta pela culpa. É oferta santíssima. 2O animal sacrificado como oferta pela culpa será morto onde são mortos os animais para os holocaustos, e seu sangue será derramado em todos os lados do altar. 3Em seguida, o Sacerdote oferecerá toda a gordura sobre o altar, incluindo a gordura da parte gorda da cauda, a gordura que envolve os órgãos internos, 4os dois rins, a gordura ao redor deles perto dos lombos e o lóbulo do fígado. Ele removerá todas essas partes junto com os rins 5e queimará tudo no altar como oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh . É a oferta pela culpa. 6Qualquer homem da família dos Sacerdotes poderá comer a carne. Deverá comê-la num lugar sagrado, pois é santíssima” (NVT).
(Lv 7.7-10) 7“As mesmas instruções se aplicam tanto à oferta pela culpa como à oferta pelo pecado. Ambas pertencem ao Sacerdote que as utiliza para fazer expiação. 8No caso dos holocaustos, o Sacerdote poderá ficar com o couro do animal sacrificado. 9Toda oferta de cereal assada no forno, preparada numa panela ou cozida numa assadeira, pertence ao Sacerdote que a apresenta. 10Todas as outras ofertas de cereal, preparadas com farinha seca ou farinha umedecida com azeite, deverão ser divididas em partes iguais entre todos os Sacerdotes, os descendentes de Arão” (NVT).
(Lv 7.37-38) 37Essas são as instruções para o holocausto, a oferta de cereal, a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa e também para a oferta de consagração e a oferta de paz. 38O Senhor Yahweh deu essas instruções a Moisés no monte Sinai, quando ordenou que os israelitas apresentassem suas ofertas ao Senhor Yahweh no deserto do Sinai (NVT).
Instruções sobre os Animais Puros e Impuros
(Lv 11.1-8) 1Disse o Senhor Yahweh a Moisés e a Arão: 2“Digam aos israelitas: ‘De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer (NVI): 3Todos os que têm unhas fendidas, cujo casco se divide em dois e que ruminam, esses vocês podem comer (NAA). 4Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido. O camelo, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-no impuro (NVI). 5O coelho silvestre rumina, mas não tem cascos divididos, por isso é impuro (NVT). 6A lebre, embora rumine, não tem casco fendido; considerem-na impura. 7E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro (NVI). 8Não comerão a carne desses animais nem tocarão em seu cadáver. São cerimonialmente impuros para vocês’” (NVT).
(Lv 11.9-12) 9“De todos os animais que vivem nas águas, estes são os que vocês poderão consumir como alimento: qualquer animal aquático que tenha barbatanas e escamas, seja de água salgada ou de rios. 10Contudo, jamais comerão animais de mar ou de rio que não tenham barbatanas e escamas. São detestáveis para vocês. Isso se aplica tanto às criaturas pequenas que vivem em águas rasas como a todas as criaturas que vivem em águas profundas. 11Serão sempre detestáveis para vocês. Não comerão a carne delas nem tocarão em seu cadáver (NVT). 12Tudo o que vive na água e não possui barbatanas e escamas será proibido para vocês” (NAA).
(Lv 11.13-19) 13“Estas são as aves que vocês considerarão impuras, das quais não poderão comer porque são proibidas: a águia, o urubu, a águia-marinha (NVI), 14o milhafre e todas as espécies de falcão, 15todas as espécies de corvos (NVT), 16o avestruz, a coruja, a gaivota e as diferentes espécies de gavião (BJ), 17o mocho, a coruja-pescadora e o corujão (NVI), 18a gralha, o pelicano, o abutre (ARA), 19a cegonha, todas as espécies de garças, a poupa e o morcego” (NVT).
(Lv 11.20-23) 20“Todos os insetos alados que caminham sobre quatro pés serão para vós imundos (BJ). 21Mas vocês poderão comer os insetos que têm pernas e que saltam (NTLH). 22Os insetos que vocês poderão comer incluem todas as espécies de gafanhotos, gafanhotos migradores, grilos e gafanhotos devoradores (NVT). 23Mas todos os outros insetos que andam e que voam são impuros” (NTLH).
(Lv 11.24-28) 24“Por causa dessas criaturas vocês se tornarão cerimonialmente impuros. Quem tocar em seus cadáveres ficará contaminado até o entardecer. 25Quem levar o cadáver desses animais deverá lavar as suas roupas e ficará impuro até a tarde (NAA). 26Todo animal com cascos divididos de forma desigual ou que não rumina é impuro para vocês. Quem tocar em algum desses animais ficará contaminado. 27Dentre os quadrúpedes, aqueles que andam sobre a planta dos pés são impuros. Se alguém tocar no cadáver de algum desses animais, ficará impuro até o entardecer (NVT). 28E quem levar o cadáver desses animais deverá lavar as suas roupas e ficará impuro até a tarde; esses animais serão impuros para vocês” (NAA).
(Lv 11.29-30) 29“Dos animais pequenos que rastejam pelo chão, estes são impuros para vocês: a doninha, o rato, todas as espécies de lagartos grandes, 30a lagartixa, o lagarto pintado, o lagarto comum, o lagarto da areia e o camaleão” (NVT).
(Lv 11.31-32) 31“Todos esses animais pequenos são impuros para vocês. Se alguém tocar no cadáver de um deles, ficará contaminado até o entardecer. 32Se um deles morrer e cair sobre algo, tornará impuro esse objeto, seja de madeira, tecido, couro ou pano de saco. Qualquer que seja seu uso, deverá ser colocado de molho em água e ficará impuro até o entardecer. Depois disso, estará cerimonialmente puro e poderá ser usado novamente” (NVT).
(Lv 11.33-34) 33“Se um desses animais cair numa vasilha de barro, tudo que estiver dentro da vasilha ficará contaminado, e a vasilha deverá ser despedaçada. 34Se a água dessa vasilha cair sobre algum alimento, ele ficará contaminado. Qualquer bebida que estiver dentro da vasilha ficará contaminada” (NVT).
(Lv 11.35-36) 35“Qualquer objeto no qual o cadáver de um desses animais cair ficará contaminado. Se o objeto for um fogão ou um forno de barro, deverá ser destruído, pois está contaminado e deverá ser tratado como tal. 36Se o cadáver de um desses animais cair numa fonte ou cisterna, a água continuará pura. Quem tocar no cadáver, porém, ficará cerimonialmente impuro” (NVT).
(Lv 11.37-38) 37“Se o cadáver cair sobre sementes a serem plantadas no campo, ainda assim as sementes serão consideradas puras (NVT). 38Mas, se as sementes estiverem de molho na água, e o corpo cair na água, então elas se tornarão impuras” (NTLH).
(Lv 11.39-40) 39“Quando morrer um animal que vocês têm permissão para comer, quem tocar no seu cadáver ficará impuro até à tarde (NVI). 40Se alguém comer da carne do animal ou carregar o cadáver, deverá lavar as roupas e ficará impuro até o entardecer” (NVT).
(Lv 11.41-44) 41“Todo animal que se move rente ao chão lhes será proibido e não poderá ser comido (NVI). 42É proibido comer qualquer um deles, tanto aqueles que se arrastam como aqueles que andam com quatro patas ou mais (NTLH). 43Não se contaminem com qualquer desses animais. Não se tornem impuros com eles nem deixem que eles os tornem impuros. 44Pois eu sou o Senhor Yahweh , Deus Elohym de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão” (NVI).
(Lv 11.45) 45“Eu sou o Senhor Yahweh que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus Elohym ; por isso, sejam santos, porque eu sou santo” (NVI).
(Lv 11.46-47) 46“Essas são as instruções acerca dos animais que vivem em terra, dos animais voadores, das criaturas aquáticas e dos animais que rastejam pelo chão. 47Com essas instruções, vocês saberão o que é impuro e o que é puro, os animais que vocês podem comer e os que não podem” (NVT).
Instruções sobre a Purificação após o Parto
(Lv 12.1-5) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Se uma mulher engravidar e der à luz um filho, ficará cerimonialmente impura por sete dias, como acontece durante a menstruação (NVT). 3No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado (NVI). 4Depois disso, por causa da perda de sangue, ela ficará impura por mais trinta e três dias. Durante esse tempo ela não poderá tocar em nada sagrado, nem poderá ir até a Tenda do Encontro (NTLH). 5Se a mulher der à luz uma filha, ficará cerimonialmente impura por duas semanas, como acontece durante a menstruação. Depois de esperar sessenta e seis dias, estará purificada do sangramento do parto’” (NVT).
(Lv 12.6-8) 6“Quando se completarem os dias da sua purificação pelo nascimento de um menino ou de uma menina, ela trará ao Sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, um cordeiro de um ano para o holocausto e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado (NVI). 7O Sacerdote as apresentará ao Senhor Yahweh para fazer expiação pela mulher. Ela voltará a ficar cerimonialmente pura depois do sangramento do parto. Essas são as instruções para a mulher depois do nascimento de um filho ou de uma filha. 8Se a mulher não tiver condições de levar um cordeiro, levará duas rolinhas ou dois pombinhos. Um será para o holocausto, e o outro, para a oferta pelo pecado. O Sacerdote os sacrificará para fazer expiação pela mulher, e ela ficará cerimonialmente pura” (NVT).