• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 054

54º Dia – 23 de Fevereiro

A JORNADA NO DESERTO DO POVO DE ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: A Jornada pelo Deserto (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DE PARÃ – TABERÁ

A Queixa do Povo e o Fogo do Senhor (23 de Yvar (abril/maio) – Aproximadamente 1.461 a.C.)

(Nm 10.33-36) 33Depois de partirem do monte do Senhor Yahweh , marcharam por três dias. A Arca da Aliança do Senhor ia à frente deles para lhes mostrar onde parar e descansar. 34A cada dia, enquanto seguiam viagem, a nuvem do Senhor Yahweh permanecia sobre eles. 35Sempre que a Arca partia, Moisés exclamava: “Levanta-te, ó Senhor Yahweh ! Que teus inimigos se dispersem e teus adversários fujam de diante de ti!” 36E, quando a Arca parava, ele dizia: “Volta, ó Senhor Yahweh , aos muitos milhares de Israel!” (NVT).

(Nm 11.1-3) 1O povo começou a reclamar de sua situação ao Senhor Yahweh , que ouviu tudo que diziam. Então a ira do Senhor Yahweh se acendeu, e ele enviou fogo que ardeu entre o povo, devorando alguns que viviam nas extremidades do acampamento (NVT)2Então o povo clamou a Moisés. Este orou ao Senhor Yahweh , e o fogo se apagou. 3Por isso aquele lugar foi chamado de Taberá, porque o fogo do Senhor Yahweh se havia acendido entre eles (NAA).

(Nm 33.16) 16Partiram do deserto do Sinai e acamparam em Quibrote-Hataavá (NAA).

DESERTO DE PARÃ – QUIBROTE-HATAAVÁMurmurações por causa do Maná

(Nm 11.4-9) 4Então o bando de estrangeiros que viajava com os israelitas começou a desejar intensamente a comida do Egito. E o povo de Israel também começou a se queixar: “Ah, se tivéssemos carne para comer! 5Que saudade dos peixes que comíamos de graça no Egito! Também tínhamos pepinos, melões, alhos-porós, cebolas e alhos à vontade. 6Mas, agora, perdemos o apetite. Não vemos outra coisa além desse maná!” (NVT) 7O maná era do tamanho da semente de coentro e se parecia com gotinhas de resina da casca de uma árvore (BV)8O povo ia por toda parte e o colhia. Eles o moíam em moinhos ou o socavam em pilões. Depois o cozinhavam em panelas e dele faziam bolos. O sabor do maná era como o de bolos amassados com azeite. 9Quando, de noite, descia o orvalho sobre o arraial, sobre este também caía o maná (NAA).

Moisés e o Peso de sua Responsabilidade

(Nm 11.10-15) 10Moisés ouviu todas as famílias reclamando à entrada de suas tendas, e a ira do Senhor Yahweh se acendeu. Com isso, Moisés se revoltou 11e disse ao Senhor Yahweh : “Por que trata a mim, teu servo, com tanta crueldade? Tem misericórdia de mim! O que fiz para merecer o peso de todo este povo? 12Por acaso gerei ou dei à luz este povo? Por que me pede para carregá-lo nos braços como a mãe carrega o bebê que mama? Como o levarei à terra que o Senhor Yahweh jurou dar a seus antepassados? (NVT) 13Onde eu poderia conseguir carne para dar a todo este povo? Pois chora diante de mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer’ (NAA). 14Sozinho, não sou capaz de carregar todo este povo! O peso é grande demais! (NVT) 15Se é assim que vai me tratar, mata-me agora mesmo; se te agrada de mim, não me deixe ver a minha própria ruína” (NVI).

Setenta Líderes são escolhidos para auxiliar a Moisés

(Nm 11.16-17) 16O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Reúna para mim setenta homens dos anciãos de Israel, que você sabe que são anciãos e superintendentes do povo, e traga-os diante da Tenda do Encontro, para que estejam ali com você. 17Então descerei e ali falarei com você. Tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles; e eles ajudarão você a levar a carga do povo, para que você não tenha de levá-la sozinho” (NAA).

(Nm 11.18-23) 18“Diga ao povo: ‘Consagrem-se, pois amanhã terão carne para comer. Vocês reclamaram e o Senhor Yahweh os ouviu quando disseram: ‘Ah, se tivéssemos carne para comer! Estávamos melhor no Egito!’. Agora o Senhor Yahweh lhes dará carne, e vocês terão de comê-la (NVT). 19E não comerão só um dia, nem dois, nem cinco, nem dez, nem vinte (NTLH)20comerão carne por um mês inteiro, até lhes sair pelo nariz e vocês enjoarem dela, pois rejeitaram o Senhor Yahweh que está aqui entre vocês e reclamaram contra ele, dizendo: ‘Por que saímos do Egito?’’ 21Moisés, porém, respondeu ao Senhor Yahweh : “Tenho comigo um exército de seiscentos mil soldados e, no entanto, o Senhor Yahweh diz: ‘Eu lhes darei carne durante um mês inteiro!’. 22Mesmo que abatêssemos todos os nossos rebanhos, bastaria para satisfazê-los? Mesmo que pegássemos todos os peixes do mar, seria suficiente?” (NVT). 23O Senhor Yahweh respondeu a Moisés: “Estará limitado o poder do Senhor Yahweh ? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não” (NVI).

(Nm 11.24-25) 24Moisés saiu e transmitiu as palavras do Senhor Yahweh ao povo. Reuniu os setenta líderes e os colocou ao redor da Tenda da Reunião (NVT)25Então o Senhor Yahweh desceu na nuvem e falou com Moisés. E, tirando do Espírito que estava sobre Moisés, o pôs sobre aqueles setenta líderes. Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas isto nunca mais se repetiu (NAA).

(Nm 11.26-29) 26Dois homens, Eldade e Medade, haviam permanecido no acampamento. Faziam parte da lista de autoridades, mas não tinham ido à Tenda da Reunião. E, no entanto, o Espírito também pousou sobre eles, de modo que profetizaram ali no acampamento (NVT)27Então um jovem correu e anunciou a Moisés: “Eldade e Medade estão profetizando no arraial” (NAA). 28Josué, filho de Num que, desde jovem era auxiliar de Moisés, protestou: “Moisés, meu senhor, faça-os parar!” 29Moisés, porém, respondeu: “Você está com ciúmes por mim? Que bom seria se todos do povo do Senhor Yahweh fossem Profetas e se o Senhor Yahweh colocasse seu Espírito sobre todos eles!” (NVT).

(Nm 11.30) 30Depois Moisés e os setenta líderes do povo de Israel voltaram para o acampamento (NTLH).

As Codornas e a Praga enviada pelo Senhor

(Nm 11.31-32) 31O Senhor Yahweh mandou um vento que trouxe codornas do lado do mar e as fez voar baixo por todo o acampamento. Numa área de vários quilômetros em todas as direções, voavam a uma altura de quase um metro do chão. 32O povo saiu e pegou codornas durante todo aquele dia, toda aquela noite e todo o dia seguinte. Ninguém recolheu menos de dez cestos grandes. Em seguida, espalharam as codornas por todo o acampamento para secá-las (NVT).

(Nm 11.33-34) 33Mas, enquanto ainda se empanturravam, com a boca cheia de carne, a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra o povo, e ele os feriu com uma praga terrível (NVT)34Por isso aquele lugar foi chamado de Quibrote-Hataavá, porque ali foi sepultado o povo que teve o desejo das comidas dos egípcios (NAA).

(Nm 11.35) 35De Quibrote-Hataavá o povo viajou para Hazerote, onde ficou algum tempo (NVT).

(Nm 33.17) 17Saíram de Quibrote-Hataavá e acamparam em Hazerote (NVT).

DESERTO DE PARÃ – HAZEROTEMíriam e Arão se Opõem a Moisés

(Nm 12.1-9) 1Moisés havia se casado com uma mulher da Etiópia, e Míriam e Arão começaram a criticá-lo por causa disso (NTLH)2Disseram: “Acaso o Senhor Yahweh fala apenas por meio de Moisés? Também não falou por meio de nós?” E o Senhor Yahweh ouviu isso (NVT)3Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a Terra (NAA). 4No mesmo instante, o Senhor Yahweh chamou Moisés, Arão e Míriam e disse: “Vão à Tenda do Encontro, vocês três!”, e eles foram para lá. 5Então o Senhor Yahweh desceu na coluna de nuvem e parou à entrada da Tenda do Encontro. “Arão e Míriam!”, chamou ele. Os dois se aproximaram (NVT)6e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um Profeta do Senhor Yahweh , a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele (NVI). 7Não é assim, porém, com meu servo Moisés; ele tem sido fiel em toda a minha casa (NVT). 8Falo com ele face a face, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor Yahweh . Como, pois, vocês não tiveram medo de falar contra o meu servo, contra Moisés? 9E aí o Senhor Deus Yahweh foi embora muito irado com eles (NTLH).

A Lepra de Míriam

(Nm 12.10-15) 10Quando a nuvem se afastou de sobre a Tenda, eis que Míriam estava leprosa, branca como a neve. Arão olhou para Míriam, e eis que ela estava coberta de lepra (NAA)11Quando Arão viu o que tinha acontecido, gritou para Moisés: “Por favor, não nos castigue por causa deste pecado. De fato, nós fomos tolos e pecamos” (BV). 12Não permita que Míriam seja como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida (NAA). 13Então Moisés clamou ao Senhor Yahweh : “Ó Deus El , eu suplico que a cure!” (NVT). 14O Senhor Yahweh respondeu a Moisés: “Se o pai de Míriam tivesse cuspido no rosto dela, não seria envergonhada por sete dias? Que ela seja encerrada sete dias fora do arraial e, depois, trazida de volta” (NAA). 15Míriam foi mantida fora do acampamento por sete dias, e o povo esperou até ela ser trazida de volta para seguir viagem (NVT).

(Nm 12.16) 16Então saíram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã (NVT).

(Nm 33.18) 18Saíram de Hazerote e acamparam em Ritmá (NVT).

DESERTO DE PARÃ – RITMÁMoisés tem o apoio do Cunhado

(Nm 10.12) 12Os filhos de Israel puseram-se em marcha, partindo do deserto do Sinai, jornada após jornada; e a nuvem repousou no deserto de Parã (NAA).

(Nm 10.29-32) 29Moisés disse a seu cunhado Hobabe, filho do midianita Reuel: “Estamos a caminho do lugar que o Senhor Yahweh nos prometeu, pois ele disse: ‘Eu o darei a vocês’. Venha conosco e o trataremos bem, pois o Senhor Yahweh prometeu boas coisas a Israel!” 30Hobabe respondeu: “Não. Eu vou voltar para a minha terra e para a minha família” (NTLH). 31Moisés, porém, disse: “Por favor, não nos deixe. Você sabe onde devemos acampar no deserto e pode ser o nosso guia (NVI). 32Se nos acompanhar, compartilharemos com você todas as boas coisas que o Senhor Yahweh nos der” (NVT).

(Nm 33.19-36) 19Partiram de Ritmá e acamparam em Rimom-Perez (NAA). 20Saíram de Rimom-Perez e acamparam em Libna (NVT). 21Partiram de Libna e acamparam em Rissa (NAA). 22Saíram de Rissa e acamparam em Queelata (NVT). 23Partiram de Queelata e acamparam no monte Séfer (NAA). 24Saíram do monte Séfer e acamparam em Harada (NVT). 25Partiram de Harada e acamparam em Maquelote (NAA). 26Saíram de Maquelote e acamparam em Taate (NVT). 27Partiram de Taate e acamparam em Terá (NAA). 28Saíram de Terá e acamparam em Mitca (NVT). 29Partiram de Mitca e acamparam em Hasmona (NAA). 30Saíram de Hasmona e acamparam em Moserote (NVT). 31Partiram de Moserote e acamparam em Benê-Jaacã (NAA). 32Saíram de Bene-Jaacã e acamparam em Hor-Hagidgade (NVT). 33Partiram de Hor-Hagidgade e acamparam em Jotbatá (NAA). 34Saíram de Jotbatá e acamparam em Abrona (NVT). 35Partiram de Abrona e acamparam em Eziom-Geber (NAA). 36Saíram de Eziom-Geber e acamparam em Cades, no deserto de Zim (NVT).

DESERTO DE PARÃ – CADESEspiões são enviados à Canaã

(Nm 13.1-2) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Envie alguns homens que espiem a terra de Canaã, que eu vou dar aos filhos de Israel. Enviem um homem de cada tribo de seus pais, sendo cada qual chefe entre eles” (NAA).

(Nm 13.3-16) 3Moisés fez conforme o Senhor Yahweh ordenou. Do acampamento no deserto de Parã, enviou doze homens, todos eles chefes das tribos de Israel (NVT)4São estes os seus nomes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; 5da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; 6da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; 7da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José; 8da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num; 9da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu; 10da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; 11da tribo de José, isto é, da tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi; 12da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; 13da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; 14da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; 15da tribo de Gade, Güel, filho de Maqui (NVI). 16São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra. E a Oséias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué (NAA).

(Nm 13.17-20) 17Moisés os enviou a espiar a terra de Canaã e disse-lhes: “Subam pelo Neguebe e entrem na região montanhosa (NAA). 18Vejam como é a terra e descubram se seus habitantes são fortes ou fracos, poucos ou muitos. 19Observem em que tipo de terra vivem, se é boa ou ruim. As cidades têm muralhas ou são desprotegidas como campos abertos? (NVT) 20Também como é o solo, se é fértil ou estéril, se nele há matas ou não. Tenham coragem e tragam dos frutos da terra”. Aqueles dias eram os dias das primícias das uvas As primícias das uvas geralmente ocorrem no final do verão no mês de Elul, nosso agosto setembro. (NAA).

(Nm 13.21-24) 21Assim, foram e espiaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, à entrada de Hamate (NAA)22E subiram pelo Neguebe e foram até Hebrom. Ali viviam Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque. (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã, no Egito) (NAA)23Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo com um só cacho de uvas tão grande que dois deles precisaram carregá-lo numa vara. Levaram também amostras de romãs e figos (NVT)24Esse lugar foi chamado de vale de Escol, por causa do cacho de uvas que os filhos de Israel cortaram ali (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.