• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 055

55º Dia – 24 de Fevereiro

A JORNADA NO DESERTO DO POVO DE ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: A Jornada pelo Deserto (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DE PARÃ – CADES

Relatório dos Espiões e a Posição de Calebe e Josué

(Nm 13.25-29) 25Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra. 26Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra (NVI)27Este foi o relatório que deram a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou e, de fato, é uma terra que produz leite e mel com fartura. Aqui está o tipo de fruto que nela há (NVT). 28Mas o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são muito grandes e fortificadas. Também vimos ali os filhos de Anaque. 29Os amalequitas habitam na terra do Neguebe. Os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas. Os cananeus habitam perto do mar e na beira do Jordão” (NAA).

(Nm 13.30-33) 30Então Calebe fez calar o povo diante de Moisés e disse: “Vamos subir agora e tomar posse da terra, porque somos perfeitamente capazes de fazer isso” (NAA). 31Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós” (NVI). 32Então espalharam entre os israelitas um relatório negativo sobre a terra, dizendo: “A terra que atravessamos ao fazer o reconhecimento devorará quem for morar ali! Todas as pessoas que vimos são enormes (NVT). 33Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também éramos aos olhos deles” (NAA).

A Rebelião de todo o Povo de Israel

(Nm 14.1-5) 1Então toda a comunidade começou a chorar em voz alta e continuou em prantos a noite toda (NVT)2Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3E por que o Senhor Yahweh nos traz a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não seria melhor voltarmos para o Egito?” (NAA) 4E disseram uns aos outros: “Vamos escolher um novo líder e voltar para o Egito!” 5Moisés e Arão se curvaram com o rosto em terra diante de toda a comunidade de Israel (NVT).

(Nm 14.6-9) 6E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra, rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza (NTLH) 7e disseram a toda à comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. 8Se o Senhor Yahweh se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. 9Somente não sejam rebeldes contra o Senhor Yahweh . E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor Yahweh está conosco. Não tenham medo deles!” (NVI)

(Nm 14.10-12) 10Apesar disso, toda a congregação disse que Josué e Calebe deviam ser apedrejados; porém a glória do Senhor Yahweh apareceu na Tenda do Encontro a todos os filhos de Israel. 11O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Até quando este povo me provocará e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? (NAA) 12Ferirei este povo com pragas, e não serão mais meus herdeiros, e de você farei um povo maior e mais forte do que este!” (BV)

A Intercessão de Moisés

(Nm 14.13-19) 13Moisés, porém, respondeu ao Senhor Yahweh : “O que os egípcios pensarão? Eles sabem muito bem do poder que o Senhor Yahweh mostrou ao resgatar o teu povo do meio deles. 14Os egípcios informarão isso aos habitantes dessa terra, que já ouviram falar que o Senhor Yahweh vive entre o teu povo. Sabem, Senhor, que aparece ao teu povo face a face e que a tua nuvem permanece sobre ele e que vai adiante dele na coluna de nuvem de dia e na coluna de fogo à noite. 15Se o Senhor exterminar todo este povo com um só golpe, as nações que ouviram falar de tua fama dirão: 16‘O Senhor Yahweh não foi capaz de levá-los à terra que jurou lhes dar, por isso os matou no deserto’ (NVT). 17Agora, pois, peço que a força do meu Senhor Adonay se engrandeça, como tens falado, dizendo: 18‘O Senhor Yahweh é tardio em irar-se e rico em bondade; ele perdoa a iniquidade e a transgressão, mas não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração’. 19Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui” (NAA).

Uma Geração sentenciada a morrer no Deserto

(Nm 14.20-25) 20Então o Senhor Yahweh disse: “Eu os perdoarei, como você me pediu. 21Mas, tão certo quanto eu vivo e tão certo quanto a Terra está cheia da glória do Senhor Yahweh (NVT), 22nenhum desses homens viverá para entrar naquela terra. Eles viram a minha glória e os milagres que fiz no Egito e no deserto. No entanto dez vezes puseram à prova a minha paciência e não quiseram me obedecer (NTLH)23nenhuma dessas pessoas entrará na terra. Todas elas viram a minha presença gloriosa e os sinais que realizei no Egito e no deserto. Repetidamente, porém, me puseram à prova, recusando-se a ouvir a minha voz (NVT). 24Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra (NTLH)25Agora, deem meia-volta e não sigam rumo à terra onde habitam os amalequitas e cananeus. Amanhã partirão para o deserto, em direção ao mar Vermelho” (NVT).

(Nm 14.26-35) 26Disse mais o Senhor Yahweh a Moisés e a Arão (NVI): 27Até quando esta comunidade perversa há de murmurar contra mim? Ouvi as queixas que os filhos de Israel murmuraram contra mim (BJ). 28Agora, digam-lhes o seguinte: ‘Tão certo quanto eu vivo, declara o Senhor Yahweh , farei com vocês exatamente aquilo que os ouvi dizerem. 29Todos vocês cairão mortos neste deserto! Uma vez que se queixaram contra mim, todos com mais de vinte anos que foram contados no censo morrerão (NVT). 30Vocês não entrarão na terra na qual jurei que os faria habitar, com a exceção de Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. 31Mas os seus filhos, dos quais vocês dizem que serão por presa, esses eu farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vocês desprezaram (NAA). 32Mas, quanto a vocês, cairão mortos neste deserto. 33Seus filhos serão como pastores, andando sem rumo pelo deserto durante quarenta anos. Desse modo, sofrerão a consequência de sua infidelidade, até que o último de vocês morra no deserto. 34Uma vez que seus espiões passaram quarenta dias fazendo o reconhecimento da terra, vocês andarão sem rumo pelo deserto durante quarenta anos, um ano para cada dia, como punição por sua culpa. Assim, saberão o resultado de se opor a mim (NVT). 35Eu, o Senhor Yahweh , falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão” (NVI).

(Nm 14.36-39) 36Os homens que Moisés havia mandado para espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, falando mal da terra (NAA), 37morreram repentinamente de uma praga diante do Senhor Yahweh (NVT)38Dos doze homens que foram espionar a terra, somente Josué e Calebe ficaram vivos (NTLH). 39E uma grande tristeza tornou conta de todo acampamento, quando Moisés contou ao povo as palavras de Deus (BV).

O Povo de Israel é derrotado pelos Cananeus

(Nm 14.40-45) 40No dia seguinte, levantaram-se cedo e subiram em direção ao alto dos montes. “Vamos!”, disseram. “Reconhecemos que pecamos, mas agora estamos prontos para entrar na terra que o Senhor Yahweh nos prometeu” (NVT). 41Moisés, porém, disse: “Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor Yahweh ? Isso não terá sucesso! (NVI) 42Não subam para a terra agora, pois o Senhor Yahweh não estará com vocês. Seus inimigos os aniquilarão! (NVT) 43Porque os amalequitas e os cananeus estão logo ali adiante, e vocês cairão à espada. Uma vez que se desviaram do Senhor Yahweh , o Senhor Yahweh não estará com vocês” (NAA). 44Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a Arca da Aliança do Senhor Yahweh saíram do acampamento. 45Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram e os derrotaram e os perseguiram até Hormá (NVI).

SALMOS DE MOISÉSA Eternidade de Deus e a Transitoriedade da Natureza Humana

(Sl 90.1-12) 1 Senhor Adonay , o Senhor é o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. 2Antes de nascerem os montes e de criar a Terra e o mundo, de eternidade a eternidade o Senhor é Deus El . 3Faz os homens voltarem ao pó, dizendo: “Retornem ao pó, seres humanos!” 4De fato, mil anos para o Senhor são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite. 5Como uma correnteza, o Senhor arrasta os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer (NVI); 6pela manhã, brota e floresce, mas, à tarde, murcha e seca (NVT). 7Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor. 8Conhece as nossas iniquidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença (NVI). 9Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento (NAA). 10Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos (NAA). 11Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido (NVI). 12Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (NAA).

(Sl 90.13-17) 13“Olha de novo para nós, ó Senhor Deus Yahweh ! Até quando vai durar a tua ira? Tem compaixão dos teus servos. 14Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira (NTLH). 15Dá-nos alegria suficiente para compensar todas as desgraças que aconteceram conosco! Durante tantos anos suportamos sofrimentos, dá-nos agora outros tantos de felicidade! (BV) 16Que os teus servos vejam as grandes coisas que o Senhor faz! E que os nossos descendentes vejam o teu glorioso poder! (NTLH) 17Seja sobre nós a graça do Senhor Adonay , nosso Deus Elohym ; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos” (NAA).

Flagrante na Violação do Shabat

(Nm 15.32-36) 32Certo dia, enquanto o povo de Israel estava no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no Shabat. 33As pessoas que o encontraram recolhendo lenha o levaram perante Moisés, Arão e o restante da comunidade. 34Como ainda não estava determinado o que fariam com ele, mantiveram o homem preso. 35Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “O homem deve ser executado! Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento”. 36Assim, toda a comunidade levou o homem para fora do acampamento e o apedrejou até a morte, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT).

A Rebelião de Corá, Datã e Abirão

(Nm 16.1-7) 1Corá, filho de Isar, neto de Coate, bisneto de Levi, reuniu Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, todos da tribo de Rúben (NVI), 2com outros duzentos e cinquenta líderes israelitas, todos membros importantes da comunidade, os três instigaram uma rebelião contra Moisés (NVT)3E se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: “Basta! Toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o Senhor Yahweh está no meio deles. Por que, então, vocês se exaltam sobre a congregação do Senhor Yahweh ? (NAA) 4Quando Moisés ouviu o que disseram, curvou-se com o rosto em terra (NVT)5e disse o seguinte a Corá e a todos os seus seguidores: “Amanhã cedo o Senhor Deus Yahweh nos mostrará quem é dele e quem foi separado para o seu serviço. Deus fará com que chegue até o seu altar aquele a quem ele escolheu (NTLH)6Você, Corá, e todos os seus seguidores deverão fazer o seguinte: peguem incensários (NVI). 7Amanhã, acendam fogo neles e queimem incenso diante do Senhor Yahweh . Então veremos quem o Senhor Yahweh escolherá como consagrado a ele. Vocês, Levitas, foram longe demais!” (NVT).

(Nm 16.8-11) 8Moisés disse também a Corá: “Agora ouçam-me, Levitas! 9Não lhes é suficiente que o Deus Elohym de Israel os tenha separado do restante da comunidade de Israel e os tenha trazido para junto de si a fim de realizarem o trabalho no Tabernáculo do Senhor Yahweh e para estarem preparados para servir a comunidade? (NVI) 10Ele já deu a você, Corá, e a seus companheiros Levitas essa função, e agora exigem também o serviço Sacerdotal? (NVT) 11Quando vocês reclamam contra Arão, na verdade é contra o Senhor Yahweh  que você e os seus seguidores estão se revoltando” (NTLH).

(Nm 16.12-15) 12Então Moisés mandou chamar Datã e Abirão, filhos de Eliabe. Mas eles disseram: “Nós não iremos! (NVI) 13Será que não basta você nos ter tirado de uma terra boa e rica a fim de nos fazer morrer neste deserto? E além disso ainda quer mandar em nós? (NTLH) 14Além disso, você não nos levou a uma terra onde manam leite e mel, nem nos deu uma herança de campos e vinhas. Você pensa que pode cegar os olhos destes homens? Nós não iremos!” 15Moisés indignou-se e disse ao Senhor Yahweh : “Não aceite a oferta deles. Não tomei deles nem sequer um jumento, nem prejudiquei a nenhum deles” (NVI).

(Nm 16.16-17) 16Aí Moisés disse a Corá: “Amanhã você e os seus duzentos e cinquenta seguidores venham até a Tenda do Encontro. Arão também estará ali (NTLH)17Você e cada um de seus duzentos e cinquenta seguidores prepararão um incensário e colocarão incenso nele, a fim de apresentá-lo diante do Senhor Yahweh . Arão também trará seu incensário” (NVT).

(Nm 16.18-24) 18Assim, pegaram cada qual o seu incensário, puseram brasas neles, sobre as brasas colocaram incenso e se puseram com Moisés e Arão diante da porta da Tenda do Encontro (NAA)19Corá havia instigado toda a comunidade contra Moisés e Arão, e todos se reuniram à entrada da Tenda do Encontro. Então a presença gloriosa do Senhor Yahweh apareceu a toda a comunidade, 20e o Senhor Yahweh disse a Moisés e a Arão (NVT): 21“Saiam do meio dessa gente, pois eu vou acabar com eles agora mesmo”. 22Mas Moisés e Arão se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e disseram: “Ó Deus El Elohym , o Senhor dá vida a todos. Será que por causa do pecado de uma só pessoa vai ficar irado com todo o povo?” 23Então o Senhor Yahweh  respondeu a Moisés (NTLH): 24“Diga à comunidade que se afaste das tendas de Corá, Datã e Abirão” (NVI).

(Nm 16.25-27) 25Aí Moisés saiu e, junto com os líderes do povo, foi para onde estavam Datã e Abirão (NTLH)26E Moisés disse ao povo: “Fiquem longe das tendas destes homens maus, e não encostem em nada que é deles, para vocês não morrerem por causa do pecado deles” (BV). 27Todo o povo se afastou das tendas de Corá, Datã e Abirão, e Datã e Abirão saíram e ficaram em pé à entrada das tendas, junto com suas esposas, seus filhos e suas crianças pequenas (NVT).

(Nm 16.28-30) 28Então Moisés disse: “Assim vocês saberão que o Senhor Yahweh me enviou para fazer todas estas coisas que tenho feito, pois não as realizei por minha própria conta (NVT). 29Se estes homens tiverem morte natural e experimentarem somente aquilo que normalmente acontece aos homens, então o Senhor Yahweh não me enviou (NVI). 30Mas, se ele fizer acontecer alguma coisa fora do comum, e se a terra se abrir e engolir essa gente com tudo o que eles têm, e eles descerem vivos para o Sheol, vocês ficarão sabendo que estes homens rejeitaram o Senhor Yahweh (NTLH).

(Nm 16.31-34) 31E aconteceu que, assim que Moisés acabou de falar, a terra se abriu debaixo deles (NTLH) 32e a terra abriu a sua boca e os engoliu juntamente com suas famílias, com todos os seguidores de Corá e com todos os seus bens (NVI)33Desceram vivos ao Sheol, junto com todos os seus pertences. A terra se fechou sobre eles, e desapareceram do meio da comunidade (NVT)34Ao ouvirem os gritos deles, todos os israelitas que estavam ali saíram correndo e gritando: “A terra vai engolir a gente também!” (NTLH)

(Nm 16.35-38) 35Em seguida, um fogo ardente saiu do Senhor Yahweh e queimou os duzentos e cinquenta homens que ofereciam incenso (NVT). 36O Senhor Yahweh disse a Moisés: 37“Diga a Eleazar, filho de Arão, o Sacerdote, que pegue os incensários do meio do incêndio e espalhe as brasas para longe, porque os incensários são santos (NAA). 38Quanto aos incensários daqueles que pecaram contra a sua própria vida, que deles se façam lâminas para cobertura do altar, porque eles os trouxeram diante do Senhor Yahweh ; por isso, são santos e serão por sinal aos filhos de Israel” (NVT).

(Nm 16.39-40) 39O Sacerdote Eleazar recolheu os incensários de bronze usados pelos homens que morreram queimados e bateu o metal com um martelo, até formar uma lâmina para revestir o altar. 40Essa lâmina serviria como recordação aos israelitas; ninguém que não fosse descendente de Arão poderia entrar na presença do Senhor Yahweh para queimar incenso. Se alguém o fizesse, aconteceria a ele o mesmo que havia acontecido a Corá e seus seguidores, conforme o Senhor Yahweh tinha dito por meio de Moisés (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.