• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 062

62º Dia – 3 de Março

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

Relembrando Fatos: Moisés é proibido de entrar na Terra Prometida

(Dt 3.23-28) 23“Também naquela ocasião, supliquei ao Senhor Yahweh : 24‘Ó Senhor Adonay Soberano, o Senhor apenas começou a mostrar a este teu servo a tua grandeza e a força da tua mão. Existe algum deus no céu ou na terra capaz de realizar obras tão grandiosas e poderosas como as que o Senhor realiza? 25Por favor, peço que me deixe atravessar o Jordão para ver a boa terra do outro lado do rio, a bela região montanhosa e o Líbano’ (NVT). 26Porém o Senhor Yahweh estava indignado contra mim, por causa de vocês, e não me ouviu. Pelo contrário, ele me disse: ‘Basta! Não me fale mais nisso. 27Suba ao alto do monte Pisga e levante os olhos para o oeste, para o norte, para o sul e para o leste e contemple com os seus próprios olhos, porque você não passará este Jordão. 28Dê ordens a Josué, anime-o e fortaleça-o; porque ele irá à frente deste povo e o fará possuir a terra que você apenas verá’ (NAA).

(Dt 3.21-22) 21Naquela ocasião, dei a Josué a seguinte ordem: ‘Você viu com os próprios olhos tudo que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , fez a esses dois reis. Ele fará o mesmo a todos os reinos do lado oeste do Jordão. 22Não tenham medo dessas nações, pois o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lutará por vocês’” (NVT).

(Dt 3.29)29Assim, ficamos no vale junto a Bete-Peor” (NVT).

Exortações à Obediência

(Dt 1.5) 5Enquanto estavam na terra de Moabe, a leste do Jordão, Moisés começou a lhes explicar as seguintes instruções (NVT).

(Dt 11.1-7) 1“Amem o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, e sempre guardem os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos. 2Considerem hoje (e não me dirijo aos filhos de vocês, que não conheceram nem viram a disciplina do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym ), sim, considerem a grandeza do Senhor Yahweh , a sua mão poderosa e o seu braço estendido (NAA). 3Lembrem dos milagres e de tudo o que o Senhor Deus Yahweh fez no Egito contra Faraó, rei do Egito, e contra toda aquela nação. 4Vocês viram o que Deus Elohym fez com o exército dos egípcios e com os seus cavalos e carros de guerra, quando estavam perseguindo vocês. O Senhor Yahweh  fez com que as águas do mar Vermelho os cobrissem e afogassem, e assim acabou com eles para sempre (NTLH)5Considerem o que ele fez no deserto, até que vocês chegassem a este lugar. 6E ainda o que ele fez com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a boca e os engoliu, junto com as famílias deles, as tendas e tudo o que os seguia, no meio de todo o Israel. 7Porque vocês viram com os seus próprios olhos todas as grandes obras que o Senhor Yahweh fez” (NAA).

(Dt 4.1-4) 1“Agora, Israel, ouça com atenção estes decretos e estatutos que lhe ensinarei. Cumpram-nos para que vocês vivam, entrem na terra que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados, lhes dá e tomem posse dela. 2Não acrescentem coisa alguma às ordens que eu lhes dou, nem tirem coisa alguma delas. Simplesmente obedeçam aos mandamentos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que eu lhes dou. 3Vocês viram com os próprios olhos o que o Senhor Yahweh fez no incidente em Baal-Peor. Ali, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , destruiu todos aqueles que adoraram Baal, o deus de Peor (NVT). 4Porém vocês que permaneceram fiéis ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , todos hoje estão vivos” (NAA).

(Dt 4.5-9) 5Estas são as leis às quais vocês deverão obedecer quando passarem a viver na terra que vão conquistar. São mandamentos do Senhor Yahweh . Ele me deu estas leis para eu transmitir a vocês (BV). 6Portanto, guardem e cumpram essas leis, porque isto será a sabedoria e o entendimento de vocês aos olhos dos povos que, ouvindo todos esses estatutos, dirão: ‘De fato, este grande povo é gente sábia e inteligente’ (NAA). 7Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda (NTLH)8E que nação, por grande que seja, tem leis tão justas e boas como estas que estou apresentando a vocês hoje? (BV) 9Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos (NVI).

(Dt 11.8-15) 8“Portanto, guardem todos os mandamentos que hoje lhes ordeno, para que vocês sejam fortes, entrem e tomem posse da terra para onde estão indo, 9e para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor Yahweh , sob juramento, prometeu dar aos pais de vocês e à descendência deles, terra que mana leite e mel. 10Porque a terra da qual vocês tomarão posse não é como a terra do Egito, de onde vocês saíram, em que semeavam as suas sementes e depois tinham de regar com o pé, como se a plantação fosse uma horta. 11Mas a terra da qual vocês tomarão posse é terra de montes e de vales, que bebe a água da chuva dos céus. 12É terra da qual o Senhor Yahweh , seu Deus, cuida; os olhos do Senhor Yahweh , Deus Elohym de vocês, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano. 13Se vocês de fato obedecerem aos meus mandamentos que hoje lhes ordeno, de amar o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e de o servir de todo o coração e de toda a alma, 14então no devido tempo darei as chuvas que a terra de vocês precisa, tanto as primeiras como as últimas, para que vocês recolham o seu cereal, o vinho e o azeite. 15Nos campos, darei pasto ao gado, e vocês comerão e se fartarão” (NAA).

(Dt 11.16-21) 16“Tenham cuidado para que não aconteça que o coração de vocês se engane, e vocês se desviem, sirvam outros deuses e se prostrem diante deles. 17Se isso acontecer, a ira do Senhor Yahweh se acenderá contra vocês, ele fechará o céu para que não chova, a terra não dará a sua colheita, e em pouco tempo vocês serão eliminados da boa terra que o Senhor Yahweh lhes dá (NAA). 18Gravem estas minhas palavras no coração e na mente. Amarrem-nas às mãos e prendam-nas à testa como lembrança (NVT). 19Ensinem essas palavras aos seus filhos, falando delas quando estiverem sentados em casa, andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. 20Devem escrevê-las nos umbrais de sua casa e nas suas portas, 21para que se multipliquem os seus dias e os dias de seus filhos na terra que o Senhor Yahweh , sob juramento, prometeu dar aos pais de vocês, e para que esses dias sejam tão numerosos como os dias do céu acima da terra” (NAA).

(Dt 11.22-25) 22Porque, se vocês de fato guardarem todos estes mandamentos que lhes ordeno, amando o Senhor Yahweh , o Deus de vocês, andando em todos os seus caminhos, e sendo fiéis a ele, 23o Senhor Yahweh expulsará todas estas nações e vocês tomarão posse de nações maiores e mais poderosas do que vocês. 24Todo lugar onde puserem a planta do pé, desde o deserto, desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até o mar ocidental, será de vocês. 25Ninguém poderá resistir a vocês. O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , espalhará o terror e o temor de vocês por toda terra que vocês pisarem, como ele já lhes prometeu” (NAA).

Instruções sobre Amar e Temer somente ao Senhor

(Dt 4.44-49) 44Esta é a lei que Moisés apresentou aos filhos de Israel. 45São estes os testemunhos, os estatutos e os juízos que Moisés falou aos filhos de Israel, quando saíram do Egito, 46além do Jordão, no vale diante de Bete-Peor, na terra de Seom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, a quem Moisés e os filhos de Israel derrotaram quando saíram do Egito, 47e tomaram posse da terra dele, bem como da terra de Ogue, rei de Basã, dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, para o nascente do sol. 48Essas terras se estendiam desde Aroer, que está à beira do vale de Arnom, até o monte Siom, que é Hermom, 49e incluíam toda a Arabá, além do Jordão, do lado leste, até o mar da Arabá, pelas encostas do monte Pisga (NAA).

O Grande Mandamento

(Dt 6.1-3) 1“Estes são os mandamentos, os decretos e os estatutos que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , me encarregou de lhes ensinar. Não deixem de cumpri-los na terra que em breve vocês possuirão (NVT). 2Temam o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , vocês, os seus filhos e os seus netos, e cumpram sempre todos os mandamentos e leis que eu lhes estou dando e assim vocês viverão muitos anos (NTLH)3Ouça com atenção, Israel, e tenha o cuidado de obedecer. Então tudo irá bem com vocês e terão muitos filhos na terra que produz leite e mel com fartura, exatamente como lhes prometeu o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados” (NVT).

(Dt 6.4-9) 4Ouça, ó Israel: ‘O Senhor Yahweh , o nosso Deus Elohym , é o único Senhor Yahweh (NVI). 5Portanto, ame o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força (NAA). 6Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração (NVI). 7Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se (NAA). 8Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa (NVI). 9E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas’” (NAA).

(Dt 6.10-12) 10“Em breve, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os conduzirá à terra que ele jurou dar a seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó. É uma terra com cidades grandes e prósperas que vocês não construíram. 11As casas estarão cheias de bens que vocês não produziram. Vocês tirarão água de cisternas que não cavaram, e comerão os frutos de vinhedos e oliveiras que não plantaram. Quando tiverem comido até se fartarem nessa terra, 12cuidem para não se esquecerem do Senhor Yahweh , que os libertou da escravidão na terra do Egito” (NVT).

(Dt 6.13-19) 13“Temam o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e sirvam a ele. Quando fizerem um juramento, jurem somente pelo nome dele (NVT). 14Não sigam outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que estiverem à sua volta, 15porque o Senhor Yahweh , seu Deus zeloso Elohym , é Deus El Kanáh no meio de vocês, para que a ira do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , não se acenda contra vocês e os destrua de sobre a face da terra (NAA). 16“Não ponham à prova o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , como fizeram quando se queixaram em Massá. 17Obedeçam cuidadosamente aos mandamentos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , bem como a todos os preceitos e decretos que ele lhes ordenou (NVT). 18Façam o que é reto e bom aos olhos do Senhor Yahweh , para que tudo lhes vá bem, e para que vocês entrem e possuam a boa terra que o Senhor Yahweh , sob juramento, prometeu aos pais de vocês (NAA), 19e, conforme prometeu, ele expulsará todos os inimigos que vocês enfrentarem” (NTLH).

(Dt 6.20-25) 20“No futuro, seus filhos lhes perguntarão: ‘O que significam estes preceitos, decretos e estatutos que o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , lhes deu?’  21Então vocês lhes dirão: ‘Éramos escravos do Faraó no Egito, mas o Senhor Yahweh nos tirou de lá com sua mão forte (NVT). 22Diante dos nossos olhos o Senhor Yahweh fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito e contra Faraó e toda a sua casa. 23Ele nos tirou do Egito, para nos trazer e nos dar a terra que, sob juramento, prometeu aos nossos pais. 24O Senhor Yahweh nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , para o nosso perpétuo bem, para nos preservar a vida, como tem feito até hoje (NAA). 25Pois a nossa justiça estará em obedecermos cuidadosamente aos mandamentos que o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , nos ordenou’” (NVT).

Instruções sobre o Local de Adoração e Combate à Idolatria

(Dt 12.1-3) 1“São estes os estatutos e juízos que vocês devem ter o cuidado de cumprir todos os dias que viverem na terra que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus pais, lhes deu por herança. 2Destruam por completo todos os lugares onde as nações que vocês irão expulsar serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre as colinas e debaixo de toda árvore frondosa. 3Derrubem os seus altares, quebrem as suas colunas sagradas, queimem os postes da deusa Aserá, despedacem as imagens esculpidas dos seus deuses e façam com que o nome desses deuses desapareça daquele lugar” (NAA).

(Dt 12.4-9) 4“Não adorem o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , do jeito que aqueles povos adoram os seus deuses (NTLH). 5Pelo contrário, busquem o lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher entre todas as tribos, para ali pôr o seu nome e sua habitação; é para lá que vocês devem ir. 6A esse lugar vocês devem levar os seus holocaustos, os seus sacrifícios, os seus dízimos, as ofertas que vocês prepararam, as ofertas prometidas, as ofertas voluntárias e os primogênitos das vacas e das ovelhas de vocês. Ali, vocês comerão diante do Senhor Yahweh (NAA). 7Ali vocês e seus familiares comerão na presença do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e se alegrarão com tudo que realizaram, porque o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os abençoou (NVT). 8Vocês não agirão como estamos agindo aqui, cada um fazendo o que bem entende (NVI), 9pois ainda não chegaram ao lugar de descanso, à terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá como herança” (NVT).

(Dt 12.10-14) 10“Em breve, porém, vocês atravessarão o rio Jordão e se estabelecerão na terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá. Quando ele lhes der descanso de todos os inimigos à sua volta e vocês estiverem vivendo em segurança na terra (NVT), 11então haverá um lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolherá para ali fazer habitar o seu nome. A esse lugar vocês levarão tudo o que eu lhes ordeno: os seus holocaustos, os seus sacrifícios, os seus dízimos, as ofertas que vocês prepararam e tudo o que tiverem decidido oferecer ao Senhor Yahweh em cumprimento a um voto. 12E vocês se alegrarão diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , vocês, os seus filhos, as suas filhas, os seus servos e as suas servas e os Levitas que moram nas cidades em que vocês vivem e que não têm porção nem herança entre vocês (NAA). 13Portanto, não ofereçam sacrifícios em qualquer lugar que quiserem (NTLH)14mas apresentem-nos apenas no lugar que o Senhor Yahweh escolher no território de uma das tribos. Ali vocês oferecerão seus holocaustos e farão tudo que lhes ordenei” (NVT).

(Dt 12.19) 19“Tenham o cuidado de não desamparar o Levita durante todo o tempo em que vocês viverem naquela terra (NAA).

(Dt 12.15-16) 15“Contudo, vocês poderão abater animais e comer a carne em qualquer cidade sempre que desejarem. Comam à vontade os animais com os quais o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os abençoar. Qualquer pessoa poderá comê-lo, esteja ela cerimonialmente pura ou impura, assim como qualquer um pode comer carne de gazela ou de veado (NVT). 16Tão somente não comam o sangue; este deve ser derramado na terra como se fosse água” (NAA).

(Dt 12.17-18) 17Nas suas cidades, vocês não poderão comer o dízimo do cereal, nem do vinho, nem do azeite, nem os primogênitos das vacas e das ovelhas, nem nenhuma das ofertas que tiverem prometido, nem as ofertas voluntárias, nem as ofertas que vocês prepararam. 18Estas ofertas só poderão ser comidas diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , no lugar que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, escolher. Isto se aplica a vocês, a seus filhos e filhas, a seus servos e servas, e aos Levitas que moram nas cidades onde vocês vivem. Vocês se alegrarão diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , em tudo o que fizerem” (NAA).

(Dt 12.20-25) 20Quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , expandir seu território como lhes prometeu, e vocês desejarem comer carne, poderão comer à vontade. 21Se o lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher para estabelecer seu nome ficar distante de onde moram, vocês poderão abater qualquer um dos animais que o Senhor Yahweh lhes deu, do gado ou dos rebanhos de ovelhas, e comer a carne em suas próprias cidades, conforme lhes ordenei. 22Qualquer pessoa poderá comê-lo, esteja cerimonialmente pura ou impura, assim como qualquer um pode comer carne de gazela ou de veado (NVT). 23Somente tenham o cuidado de não comer o sangue, porque o sangue é a vida, e vocês não devem comer a vida com a carne. 24Não comam o sangue; este deve ser derramado na terra como se fosse água (NAA). 25Não comam o sangue, para que tudo vá bem com vocês e com seus filhos, pois farão o que é certo aos olhos do Senhor Yahweh (NVT).

(Dt 12.26-28) 26“Porém as coisas que tiverem consagrado daquilo que lhes pertence e as ofertas prometidas vocês devem pegar e levar para o lugar que o Senhor Yahweh escolher. 27E ali, sobre o altar do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , vocês oferecerão os seus holocaustos, a carne e o sangue. Derramem o sangue dos seus sacrifícios sobre o altar do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym ; porém a carne vocês podem comer. 28Guardem e cumpram todas estas palavras que eu lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e com os seus filhos depois de vocês, para sempre, quando fizerem o que é bom e reto aos olhos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.