• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 063

63º Dia – 4 de Março

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

A Santidade é exigida de todo o Povo de Israel

(Dt 7.1-4) 1“Quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os fizer entrar na terra que vocês em breve possuirão, ele removerá de diante de vocês muitas nações: os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Essas sete nações são mais numerosas e mais poderosas que vocês (NVT), 2e, quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , as tiver entregue nas mãos de vocês, para que as ataquem, vocês devem destruí-las totalmente. Não façam aliança com essas nações, nem tenham piedade delas (NAA). 3Não se unam a elas por meio de casamentos. Não deem suas filhas em casamento aos filhos delas, nem tomem as filhas delas como esposas para seus filhos, 4pois farão seus filhos se afastarem de mim para adorar outros deuses. Então a ira do Senhor Yahweh arderá contra vocês e os destruirá rapidamente” (NVT).

(Dt 7.5-8) 5“Portanto, façam o seguinte: quebrem seus altares idólatras e despedacem suas colunas sagradas. Cortem os postes de Aserá e queimem seus ídolos. 6Vocês são um povo santo que pertence ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Dentre todos os povos da terra, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os escolheu para serem sua propriedade especial (NVT). 7O Senhor Yahweh os amou e os escolheu, não porque vocês eram mais numerosos do que outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos (NAA). 8Antes, foi simplesmente porque o Senhor Yahweh os amou e foi fiel ao juramento que fez a seus antepassados. Por isso o Senhor Yahweh os libertou com mão forte da escravidão e da opressão do Faraó, rei do Egito” (NVT).

(Dt 7.9-14) 9Portanto, saibam que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , é Deus Elohym ; ele é o Deus El fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos (NAA). 10Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição; ele não demora em retribuir àqueles que o desprezam (NVI). 11Portanto, guardem os mandamentos, os estatutos e os juízos que hoje lhes mando cumprir. 12Portanto, se vocês derem ouvidos a estes juízos, e os guardarem e cumprirem, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , guardará a aliança e a misericórdia prometida sob juramento aos seus pais (NAA). 13Ele os amará, os abençoará e os fará crescer, tornando férteis seus filhos, sua terra e seus animais. Quando chegarem à terra que ele jurou dar a seus antepassados, vocês terão produção farta de cereais, vinho novo e azeite, e também grandes rebanhos de bois e ovelhas. 14Vocês serão mais abençoados que todas as nações da terra. Nenhum de seus homens ou mulheres será estéril, e todos os seus animais darão cria” (NVT).

(Dt 7.15-21) 15O Senhor Yahweh os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos (NVI). 16Destruam todas as nações que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes entregar. Não tenham pena delas nem adorem seus deuses, pois isso seria uma armadilha para vocês (NVT). 17Talvez vocês digam a si mesmos: ‘Essas nações são mais fortes do que nós. Como poderemos expulsá-las?’ (NVI) 18Não tenham medo delas! Lembrem-se apenas daquilo que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , fez ao Faraó e a toda a terra do Egito (NVT). 19Lembrem-se das grandes provas que vocês viram com os seus próprios olhos, dos sinais, das maravilhas, da mão poderosa e do braço estendido, com que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os tirou do Egito; assim o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , fará com todos os povos, dos quais vocês estão com medo (NAA). 20Sim, o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , enviará terror para expulsar os poucos sobreviventes que ainda estiverem escondidos de vocês! (NVT) 21Não fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , que está com vocês, é Deus El grande e temível” (NVI).

(Dt 7.22-24) 22O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , expulsará essas nações de diante de vocês, pouco a pouco. Vocês não as eliminarão de uma vez, pois, se assim fosse, os animais selvagens se multiplicariam rápido demais e os ameaçariam. 23Mas o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , as entregará a vocês. Ele as lançará em total confusão, até que sejam destruídas (NVT). 24Entregará também nas mãos de vocês os reis dessas nações, para que vocês apaguem o nome deles da face da terra; ninguém poderá resistir a vocês, até que os destruam” (NAA).

(Dt 7.25-26) 25Queimem as imagens de escultura dos deuses desses povos. Não cobicem a prata e o ouro que estão sobre essas imagens, nem fiquem com isso para vocês, para que não sejam uma armadilha para vocês; pois são abominação ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA). 26Não levem nenhum ídolo para dentro de suas casas, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês. Detestem e odeiem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada” (NTLH).

Instruções sobre as Formas Proibidas de Adoração

(Dt 12.29-32) 29“Quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , for adiante de vocês e destruir as nações, e vocês as expulsarem e se estabelecerem na terra delas (NVT), 30cuidem para que vocês não caiam na cilada de imitar essas nações, depois que elas foram eliminadas de diante de vocês. Não procurem saber a respeito dos deuses dessas nações, dizendo: ‘Assim como estas nações serviram os seus deuses, também nós queremos fazer!’ 31Não é assim que vocês devem adorar o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , porque eles adoraram os seus deuses, fazendo tudo o que é abominável ao Senhor Yahweh e que ele odeia; até seus filhos e suas filhas eles queimaram aos seus deuses. 32Tudo o que eu lhes ordeno vocês devem observar; não acrescentem nem diminuam nada” (NAA).

(Dt 16.21-22) 21“Jamais levantem um poste de madeira para Aserá junto ao altar que edificarem para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . 22Jamais levantem colunas sagradas para adoração, pois isso é detestável para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

(Dt 17.1) 1Não sacrifiquem para o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , um boi ou uma ovelha que tenha qualquer defeito ou imperfeição; isso seria detestável para ele” (NVI).

Instruções sobre como Lidar com os Idólatras

(Dt 17.2-7) 2“Quando vocês começarem a viver nas cidades que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá, poderá acontecer de um homem ou uma mulher do povo fazer algo mau aos olhos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e quebrar a aliança. 3Pode ser que essa pessoa sirva outros deuses ou adore o sol, a lua ou qualquer das estrelas, o exército do céu, algo que eu proibi expressamente. 4Quando ficarem sabendo disso, façam uma investigação cuidadosa. Se for verdade que se fez tal coisa detestável em Israel, 5levem o homem ou a mulher que cometeu esse ato perverso até as portas da cidade e executem essa pessoa por apedrejamento. 6Jamais executem alguém com base no depoimento de apenas uma testemunha. Deve sempre haver duas ou três testemunhas. 7As testemunhas jogarão as primeiras pedras e, em seguida, todo o povo participará da execução. Desse modo, vocês eliminarão o mal do seu meio” (NVT).

(Dt 13.1-5) 1“Se aparecer no meio de vocês um profeta ou sonhador e anunciar um sinal ou prodígio (NAA). 2Se os sinais ou milagres preditos acontecerem, e essas pessoas disserem: ‘Venham, vamos adorar outros deuses!’, deuses que até então vocês não conheciam (NVT), 3não deem ouvidos às palavras desse profeta ou sonhador. Porque o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , está pondo vocês à prova, para saber se vocês amam o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , de todo o coração e de toda a alma. 4Sigam o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e temam somente a ele. Guardem os seus mandamentos, deem ouvidos à sua voz, sirvam-no e sejam fiéis a ele (NAA). 5Os falsos profetas e sonhadores que tentarem desviá-los devem ser executados, pois incentivaram a rebelião contra o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que os libertou da escravidão e os tirou da terra do Egito. Uma vez que eles tentaram desviá-los do caminho que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , ordenou que seguissem, vocês terão de executá-los. Desse modo, vocês eliminarão o mal do seu meio” (NVT).

(Dt 13.6-11) 6“Se alguém o instigar secretamente, seja seu irmão, seu filho ou filha, sua esposa querida ou seu amigo mais chegado, e disser: ‘Vamos adorar outros deuses!’, deuses que nem você nem seus antepassados conheceram (NVT), 7deuses dos povos que estão ao redor de você, tanto os que estão perto como os que estão longe, desde uma até a outra extremidade da terra, 8não concorde com ele, nem dê ouvidos a ele. Não olhe para ele com piedade, não o poupe, nem o esconda; 9pelo contrário, você certamente o matará. Você será o primeiro a levantar a mão contra ele, para o matar, e depois todo o povo levantará a mão contra ele. 10Vocês devem apedrejá-lo até que morra, porque ele procurou afastá-los do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que os tirou da terra do Egito, da casa da servidão (NAA). 11Então todo o Israel ouvirá e temerá, e ninguém voltará a agir tão perversamente no meio de vocês” (NVT).

(Dt 13.12-18) 12“Se em alguma das cidades que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá para morar vocês ouvirem dizer 13que homens malignos saíram do meio de vocês e incitaram os moradores da cidade, dizendo: ‘Vamos servir outros deuses’, deuses que vocês não conheceram (NAA), 14examinem os fatos com cuidado. Se descobrirem que a informação for verdadeira e esse ato detestável foi mesmo cometido entre vocês, 15ataquem a cidade e matem à espada todos os habitantes e todos os animais, destruindo-os completamente (NVT). 16Depois ajuntem todo o seu despojo no meio da praça e queimem a cidade e todo o seu despojo como oferta total ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . E a cidade ficará um montão de ruínas para sempre; nunca mais deverá ser edificada (NAA). 17Não guardem coisa alguma do despojo que foi separado para destruição. Então o Senhor Yahweh afastará sua ira ardente e os tratará com misericórdia. Terá compaixão de vocês e os transformará numa nação numerosa, como prometeu sob juramento a seus antepassados. 18O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , só será misericordioso se vocês ouvirem sua voz e obedecerem a todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, para que façam o que é certo aos olhos do Senhor Yahweh (NVT).

Instruções sobre a Proibição a todo Tipo de Idolatria

(Dt 4.15-20) 15“Tenham muito cuidado! No dia em que o Senhor Yahweh lhes falou do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram forma alguma (NVT). 16Portanto, tenham cuidado para não se corromperem e fazerem para si alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, 17semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de alguma ave que voa pelos céus, 18semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra. 19Quando levantarem os olhos para os céus e verem o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, cuidem para que vocês não sejam seduzidos a inclinar-se diante deles e prestar culto a essas coisas que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , repartiu a todos os povos debaixo dos céus (NAA). 20Lembrem-se de que o Senhor Yahweh os libertou do Egito, uma fornalha de fundir ferro, para torná-los seu povo e sua propriedade especial, como hoje se vê” (NVT).

(Dt 4.21-24) 21“O Senhor Yahweh irou-se contra mim por causa de vocês e jurou que eu não atravessaria o Jordão e não entraria na boa terra que o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , está lhes dando por herança. 22Eu morrerei nesta terra; não atravessarei o Jordão. Mas vocês atravessarão e tomarão posse daquela boa terra (NVI). 23Tenham o cuidado de não se esquecer da aliança que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , fez com vocês. Não façam para si nenhuma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, proibiu (NAA). 24Pois o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , é um fogo destruidor; ele não tolera outros deuses” (NTLH).

(Dt 4.25-28) 25“No futuro, quando vocês tiverem filhos e netos e já estiverem habitando na terra há muito tempo, não se corrompam fazendo ídolos de qualquer forma. Isso é mau aos olhos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e provocará sua ira. 26Hoje, apelo para o céu e para a terra como testemunhas contra vocês. Se quebrarem a aliança, desaparecerão rapidamente da terra da qual tomarão posse depois de atravessar o Jordão. Habitarão ali por pouco tempo e depois serão totalmente destruídos. 27O Senhor Yahweh os dispersará entre as nações, onde apenas alguns de vocês sobreviverão. 28Lá, em terra estrangeira, adorarão deuses de madeira e pedra, feitos por mãos humanas, deuses que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem cheirar” (NVT).

(Dt 4.29-31) 29“De lá, porém, vocês buscarão o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , outra vez. E, se o buscarem de todo o coração e de toda a alma, o encontrarão. 30No futuro distante, quando estiverem sofrendo todas essas coisas, finalmente voltarão para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e ouvirão o que ele lhes diz (NVT). 31Pois o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , é Deus El misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.