• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 064

64º Dia – 5 de Março

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

Instruções sobre os Direitos dos Sacerdotes e dos Levitas

(Dt 18.1-2) 1“Lembrem-se de que os Sacerdotes Levitas e todos os outros membros da tribo de Levi não receberão porção alguma de terra como herança entre as outras tribos de Israel. Em vez disso, os Sacerdotes e Levitas comerão das ofertas especiais apresentadas ao Senhor Yahweh , pois essa é parte que lhes cabe. 2Não terão herança entre os israelitas. O Senhor Yahweh é a sua herança, conforme lhes prometeu” (NVT).

(Dt 18.3-5) 3De cada sacrifício oferecido ao Senhor Yahweh , de bois ou de ovelhas, estas são as partes que deverão ser reservadas para os Sacerdotes: a espádua, as queixadas e o bucho (BV). 4Deem também aos Sacerdotes a primeira porção dos cereais, do vinho novo, do azeite e da lã na época da tosquia (NVT), 5pois, de todas as tribos, o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , escolheu os Levitas e os seus descendentes para estarem na presença do Senhor Yahweh , e para ministrarem sempre em seu nome” (NVI).

(Dt 18.6-8) 6Se um Levita que estiver morando em qualquer cidade de Israel, desejar ir ao local escolhido pelo Senhor Yahweh , 7poderá ministrar em nome do Senhor Yahweh , do seu Deus Elohym , à semelhança de todos os outros Levitas que ali servem na presença do Senhor Yahweh . 8Ele receberá uma porção de alimento igual à dos outros Levitas; além disso, ficará com o que receber com a venda dos bens da sua família” (NVI).

Instruções sobre os Deveres dos Juízes e Oficiais

(Dt 16.18-20) 18“Nomeiem juízes e oficiais de cada uma de suas tribos em todas as cidades que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá. Eles julgarão o povo com justiça. 19Nunca distorçam a justiça nem mostrem parcialidade. Nunca aceitem subornos, pois eles cegam os olhos dos sábios e corrompem as decisões dos íntegros. 20Que a justiça verdadeira prevaleça sempre, para que vocês vivam e tomem posse da terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá” (NVT).

Instruções sobre os Deveres dos Futuros Reis de Israel

(Dt 17.14-17) 14“Quando vocês entrarem na terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , está dando a vocês para que dela tomem posse, e estiverem morando nela, e disserem: ‘Poremos sobre nós um rei, tal como todas as nações que estão ao nosso redor’ (NAA), 15tenham o cuidado de nomear o rei que o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , escolher. Ele deve vir dentre os seus próprios irmãos israelitas. Não coloquem um estrangeiro como rei, alguém que não seja israelita (NVI). 16Porém esse rei não deve multiplicar para si cavalos, nem fazer o povo voltar ao Egito, para multiplicar cavalos, pois o Senhor Yahweh já lhes disse: ‘Nunca mais vocês devem voltar por este caminho”. 17O rei não tomará para si muitas esposas, pois elas afastarão seu coração do Senhor Yahweh . Também não acumulará para si grandes quantidades de prata e de ouro” (NVT).

(Dt 17.18-20) 18“Quando sentar-se no trono para reinar, copiará esta lei para si num rolo, na presença dos Sacerdotes Levitas. 19Trará essa cópia sempre consigo e a lerá todos os dias enquanto viver. Assim, aprenderá a temer o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , cumprindo todos os termos desta lei e destes decretos. 20Isso o impedirá de tornar-se orgulhoso e agir como se estivesse acima de seus irmãos israelitas. Evitará também que ele se desvie, por menos que seja, destes mandamentos, e garantirá que ele e seus descendentes tenham longos reinados em Israel” (NVT).

Instruções sobre as Ofertas Diárias

(Nm 28.1-8) 1O Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Dê as seguintes instruções ao povo de Israel. ‘Não deixem de trazer o alimento para as ofertas especiais que vocês apresentam a mim. São aroma agradável, que deverão ser oferecidas na ocasião certa’. 3Diga-lhes: ‘Esta é sua oferta especial, que vocês apresentarão ao Senhor Yahweh como holocausto diário: dois cordeiros de um ano e sem defeito. 4Sacrifiquem um cordeiro pela manhã e outro ao entardecer. 5Apresentem também uma oferta de cereal de dois quilos de farinha da melhor qualidade misturada com um litro de azeite puro de olivas prensadas (NVT)6Este é o holocausto diário instituído no monte Sinai de aroma agradável; é oferta dedicada ao Senhor Yahweh , preparada no fogo (NVI)7Junto com cada carneirinho, será oferecido um litro de vinho. Esse vinho deverá ser derramado no Lugar Santo, em honra do Senhor Yahweh (NTLH)8Ofereçam o segundo cordeiro ao cair da tarde, juntamente com o mesmo tipo de oferta de cereal e de oferta derramada que vocês prepararem de manhã. É uma oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVI).

Instruções sobre as Ofertas SemanaisO Shabat

(Nm 28.9-10) 9“No Shabat serão oferecidos dois carneirinhos de um ano, sem defeito, junto com dois quilos da melhor farinha misturada com azeite, como oferta de cereais, e também uma oferta de vinho (NTLH)10Este é o holocausto de cada Shabat, além do holocausto contínuo e a libação que o acompanha” (NAA).

Instruções sobre as Ofertas MensaisFestas na Lua Nova

(Nm 28.11-13) 11“No primeiro dia de cada mês, apresentem ao Senhor Yahweh um holocausto adicional de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito. 12Serão acompanhados de ofertas de cereal de farinha da melhor qualidade umedecida com azeite: seis quilos para cada novilho, quatro quilos para o carneiro 13e dois quilos para cada cordeiro. Esse holocausto será uma oferta especial, um aroma agradável ao Senhor Yahweh (NVT).

(Nm 28.14-15) 14“As libações que acompanham serão dois litros de vinho para um novilho, um litro e meio para um carneiro, e um litro para um cordeiro. Este é o holocausto da lua nova de cada mês, para todos os meses do ano. 15Também se trará um bode como oferta pelo pecado, ao Senhor Yahweh , além do holocausto contínuo, com a libação que o acompanha” (NAA).

Instruções sobre os Dízimos

(Dt 14.22-26) 22“Separem o dízimo de suas colheitas, um décimo de toda a sua safra anual. 23Levem o dízimo ao lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher para estabelecer seu nome e comam o dízimo ali, na presença do Senhor Yahweh . Isso se aplica aos dízimos de cereais, do vinho novo, do azeite e dos machos das primeiras crias do gado e dos rebanhos. Com isso, aprenderão a sempre temer o Senhor Yahweh , seu Deus (NVT)24Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo Senhor Yahweh , pelo seu Deus Elohym , e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo Senhor Yahweh para ali pôr o seu Nome é longe demais (NVI)25vocês poderão vender a parte das colheitas e rebanhos correspondentes ao dízimo e levar o dinheiro ao Santuário do Senhor Yahweh (BV)26Quando chegarem, usem o dinheiro para comprar o tipo de alimento que desejarem: bois, ovelhas, vinho ou qualquer outra bebida fermentada. Então, na presença do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , comam e alegrem-se com toda a sua família” (NVT).

(Dt 15.19-23) 19“Separem para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os machos das primeiras crias do gado e dos rebanhos. Não usem a primeira cria do gado para trabalhar no campo, e não tosquiem a primeira cria das ovelhas. 20Em vez disso, a cada ano, comam esses animais com sua família na presença do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , no lugar que ele escolher. 21Mas, se essa primeira cria tiver algum defeito, se o animal for manco, cego ou tiver algum outro problema, não o sacrifiquem ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym 22Comam o animal na cidade em que morarem. Qualquer pessoa poderá comê-lo, esteja cerimonialmente pura ou impura, assim como qualquer um pode comer uma gazela ou um veado (NVT)23Tão somente não comam o sangue; este vocês devem derramar sobre a terra como se fosse água” (NAA).

Instruções sobre os Dízimos dedicados aos Levitas

(Dt 14.27-29) 27“E não se esqueçam de cuidar dos Levitas de sua cidade, pois eles não receberão porção alguma de terra como herança entre vocês. 28Ao final de cada três anos, levem todo o dízimo da colheita daquele ano à cidade mais próxima e armazenem-no ali. 29Entreguem o dízimo aos Levitas, que não receberão porção alguma de terra como herança entre vocês, e também aos estrangeiros que vivem entre vocês, e aos órfãos e às viúvas de suas cidades, para que eles comam até se saciarem. Então o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os abençoará em todo o seu trabalho” (NVT).

(Dt 26.12-15) 12“A cada três anos, separem um dízimo especial de suas colheitas. Nesse ano, entreguem seus dízimos aos Levitas, aos estrangeiros, aos órfãos e às viúvas, para que eles comam até se saciarem em suas cidades. 13Então declarem na presença do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym : ‘Dediquei, da minha casa, a oferta sagrada e a entreguei aos Levitas, aos estrangeiros, aos órfãos e às viúvas, conforme o Senhor Yahweh ordenou. Não quebrei nenhum dos teus mandamentos nem me esqueci de nenhum deles. 14Não comi coisa alguma desta oferta enquanto estava de luto, nem a toquei enquanto estava cerimonialmente impuro, e não ofereci coisa alguma dela aos mortos. Obedeci ao Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , e fiz tudo que me ele me ordenou. 15Agora, olha desde a tua santa habitação no céu e abençoa o teu povo, Israel, e a terra que o Senhor Yahweh jurou a nossos antepassados que nos daria, uma terra que produz leite e mel com fartura’” (NVT).

Instruções sobre a Festa da Páscoa

(Dt 16.1-8) 1“A cada ano, no mês de abibe, celebrem a Páscoa em homenagem ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , pois foi nesse mês, durante a noite, que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os libertou do Egito (NVT)2Ofereçam como sacrifício da Páscoa ao Senhor Yahweh , ao seu Deus Elohym , um animal dos rebanhos de bois ou de ovelhas no local que o Senhor Yahweh escolher para habitação do seu Nome (NVI)3Comam o sacrifício com pães sem fermento. Durante sete dias, comam pão sem fermento, como fizeram quando fugiram às pressas do Egito. Comam esse pão, o pão do sofrimento, para se lembrarem, por toda a vida, do dia em que saíram do Egito. 4Durante esses sete dias, não deve haver a mínima quantidade de fermento nas casas em toda a sua terra. E, quando sacrificarem o cordeiro de Páscoa ao entardecer do primeiro dia, não deixem sobras para a manhã seguinte (NVT). 5Vocês não podem sacrificar a Páscoa em nenhuma das cidades que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá, 6a não ser no lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher para ali fazer habitar o seu nome. Ali vocês devem oferecer o sacrifício da Páscoa à tarde, ao pôr do sol, na hora em que saíram do Egito (NAA)7Cozinhem e comam a carne no lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher; na manhã do dia seguinte vocês podem voltar para as suas tendas. 8Durante seis dias comam pães sem fermento, e, no sétimo dia, haverá reunião solene ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym ; não façam nenhum trabalho nesse dia” (NAA).

(Nm 28.16-21) 16“No primeiro mês, aos catorze dias do mês, é a Páscoa do Senhor Yahweh 17Aos quinze dias do mesmo mês, haverá festa; sete dias se comerão pães sem fermento (NAA)18No primeiro dia dessa festa ninguém trabalhará; todos se reunirão para adorar a Deus Elohym (NTLH)19Apresentarão ao Senhor Yahweh como oferta especial um holocausto de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito. 20Os sacrifícios serão acompanhados de uma oferta de cereal de farinha da melhor qualidade umedecida com azeite: seis quilos para cada novilho, quatro quilos para o carneiro 21e dois quilos para cada um dos sete cordeiros” (NVT).

(Nm 28.22-25) 22“Vocês também devem oferecer um bode como oferta pelo pecado, para vocês serem perdoados (BV)23Ofereçam estas coisas, além do holocausto da manhã, que é o holocausto contínuo. 24Assim, ofereçam cada dia, durante sete dias, o alimento da oferta queimada em aroma agradável ao Senhor Yahweh . Além do holocausto contínuo, ofereçam isto, juntamente com a libação que acompanha (NAA)25No sétimo dia vocês se reunirão para adorar a Deus Elohym , e ninguém trabalhará” (NTLH).

Instruções sobre as Ofertas das Primícias da Terra

(Dt 26.1-11) 1“Ao entrar na terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhe dá por herança, ao possuí-la e morar nela, 2você deve pegar as primícias de todos os frutos que colheu na terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhe deu, colocá-las num cesto e ir ao lugar que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , escolher para ali fazer habitar o seu nome. 3Você chegará ao Sacerdote que estiver de serviço naqueles dias e lhe dirá: ‘Hoje declaro ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que entrei na terra que o Senhor Yahweh , sob juramento, prometeu dar aos nossos pais’ (NAA). 4O Sacerdote pegará o cesto e o colocará diante do altar do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym 5Então você testificará diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , dizendo: ‘Meu pai foi um arameu prestes a perecer. Ele foi para o Egito, e ali viveu como estrangeiro com pouca gente; e ali veio a ser uma nação grande, forte e numerosa (NAA). 6Quando os egípcios nos oprimiram e nos humilharam, sujeitando-nos à escravidão (NVT)7clamamos ao Senhor Yahweh , Deus Elohym de nossos pais; e o Senhor Yahweh ouviu a nossa voz e viu a nossa angústia, o nosso trabalho e a nossa opressão (NAA)8Por isso, o Senhor Yahweh nos libertou do Egito com mão forte e braço poderoso, com atos temíveis, sinais e maravilhas. 9Trouxe-nos para este lugar e nos deu esta terra que produz leite e mel com fartura! (NVT) 10Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da terra que o Senhor Yahweh , ó Deus, me deu’. Então você as colocará diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e se prostrará diante dele. 11Você se alegrará por todo o bem que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , tem dado a você e à sua casa. E também se alegrarão os Levitas e os estrangeiros que morarem onde você vive” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.