• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 075

75º Dia – 16 de Março

A CONQUISTA DE CANAÃ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Conquista de Canaã (Aproximadamente 1.422 a.C.)CURIOSIDADES

  • Gérson com 79 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 79 anos
  • Eliézer com 76 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 70 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 67 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 60 anos
  • Finéias com 45 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SUDESTE DE CANAÃCampanha ao Sudeste (Confederação de Cinco Reinos)

(Js 10.1-5) 1Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué havia capturado e destruído completamente a cidade de Ai e matado seu rei, assim como tinha destruído a cidade de Jericó e matado seu rei. Também soube que os gibeonitas haviam feito um tratado de paz com Israel e agora viviam no meio deles. 2Ele e seu povo tiveram muito medo, pois Gibeon era uma cidade grande como as cidades reais, ainda maior que a cidade de Ai, e os gibeonitas eram guerreiros valentes. 3Por isso, Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou mensageiros a vários outros reis: a Hoão, rei de Hebrom, a Piram, rei de Jarmute, a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom: 4“Venham e ajudem-me a destruir Gibeon, pois seu povo fez um tratado de paz com Josué e os israelitas”, pediu ele (NVT). 5Então se ajuntaram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom, eles e todas as suas tropas; vieram e acamparam junto a Gibeon e atacaram a cidade (NAA).

(Js 10.6-8) 6Os homens de Gibeon enviaram mensageiros a Josué em seu acampamento em Gilgal. “Não abandone seus servos!”, suplicaram. “Venha depressa e salve-nos! Ajude-nos, pois todos os reis amorreus que vivem na região montanhosa uniram forças para nos atacar!” 7Josué e todo o seu exército, incluindo seus melhores guerreiros, partiram de Gilgal para Gibeon (NVT)8E o Senhor Yahweh disse a Josué: “Não tenha medo deles, porque eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles poderá resistir a você” (NAA).

(Js 10.9-11) 9Josué os atacou de surpresa, porque tinha marchado durante toda a noite, saindo de Gilgal. 10O Senhor Yahweh fez com que eles entrassem em pânico diante de Israel, e os derrotou completamente em Gibeon, e os foi perseguindo pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e os derrotou até Azeca e Maquedá. 11Enquanto os amorreus recuavam pelo caminho de Bete-Horom, o Senhor Yahweh os destruiu com uma terrível chuva de pedras de granizo que ele enviou do céu e que continuou até chegarem a Azeca. As pedras eliminaram mais inimigos do que os israelitas mataram à espada (NVT).

GIBEON E AIJALOM – Sol é Detido

(Js 10.12-14) 12No dia em que o Senhor Yahweh deu aos israelitas vitória sobre os amorreus, Josué orou ao Senhor Yahweh diante do povo e disse: “Que o sol pare sobre Gibeon, e a lua, sobre o vale de Aijalom!” (NVT) 13E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isso escrito no Livro dos Justos Sua referência sugere que era uma fonte histórica utilizada pelos autores bíblicos, mas sua natureza exata e conteúdo não são conhecidos com certeza. Alguns estudiosos sugerem que poderia ser um registro histórico ou uma coleção de poemas épicos perdidos ao longo do tempo. ? O sol se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, por quase um dia inteiro (NAA)14Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor Yahweh , assim, atendido à voz de um homem; porque o Senhor Yahweh lutava por Israel (NAA).

CIDADE DE MAQUEDÁOs Reis Amoritas são Executados

(Js 10.16-21) 16Durante a batalha, os cinco reis fugiram e se esconderam numa caverna em Maquedá (NVT)17E foi dito a Josué: “Os cinco reis foram achados. Estão escondidos numa caverna em Maquedá” (NAA). 18Disse ele: “Rolem grandes pedras até a entrada da caverna, e deixem ali alguns homens de guarda (NVI). 19Quanto aos demais soldados, continuem a perseguir os inimigos e matem os da retaguarda. Não deixem que voltem às suas cidades, pois o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes deu vitória sobre eles”. 20Assim, Josué e o exército israelita continuaram a aniquilar o inimigo. Exterminaram os cinco exércitos, com exceção de uns poucos sobreviventes que conseguiram chegar às cidades fortificadas (NVT)21O exército inteiro voltou então em segurança a Josué, ao acampamento de Maquedá, e depois disso, ninguém mais ousou abrir a boca para provocar os israelitas (NVI).

(Js 10.22-26) 22Então Josué ordenou: “Removam as pedras que estão na entrada da caverna e tragam os cinco reis para cá” (NVT). 23Eles fizeram assim e da caverna lhe trouxeram os cinco reis: o rei de Jerusalém, o de Hebrom, o de Jarmute, o de Laquis e o de Eglom. 24Quando os reis foram trazidos a Josué, este chamou todos os homens de Israel e disse aos capitães do exército que tinham ido com ele: “Venham e ponham o pé sobre o pescoço destes reis”. E eles foram e puseram os pés sobre o pescoço deles (NAA)25Disse-lhes Josué: “Não tenham medo! Não se desanimem! Sejam fortes e corajosos! É isso que o Senhor Yahweh fará com todos os inimigos que vocês tiverem que combater” (NVI). 26Então Josué matou os cinco reis e os pendurou em cinco árvores, onde ficaram até a tarde (NVT).

(Js 10.27-28) 27Ao entardecer, Josué ordenou que os corpos fossem tirados das árvores e lançados na caverna onde os reis haviam se escondido. A entrada da caverna foi fechada com pedras grandes, que estão lá até hoje. 28Naquele mesmo dia, Josué tomou a cidade de Maquedá e a destruiu. Matou todos os seus habitantes, incluindo o rei, sem deixar sobreviventes. Destruiu todos eles e matou o rei de Maquedá, como havia feito com o rei de Jericó (NVT).

SUL DE CANAÃA Campanha ao Sul de Canaã

(Js 10.29-32) 29Então Josué, e todo o Israel com ele, foi de Maquedá a Libna e atacou a cidade (NAA)30O Senhor Yahweh entregou a cidade e seu rei nas mãos dos israelitas, que mataram todos os seus habitantes, sem deixar sobreviventes. Depois Josué matou o rei de Libna, como havia feito com o rei de Jericó (NVT). 31Então Josué, e todo o Israel com ele, foi de Libna a Laquis; cercou a cidade e a atacou (NAA)32O Senhor Yahweh também entregou Laquis nas mãos de Israel. Josué a tomou no segundo dia e matou todos os seus habitantes, como havia feito com Libna (NVT).

(Js 10.33-39) 33Durante o ataque a Laquis, Horão, rei de Gezer, chegou com seu exército para ajudar a defender a cidade, mas os homens de Josué mataram o rei e seu exército, sem deixar sobreviventes. 34Em seguida, Josué e todo o exército israelita avançaram para Eglom e a atacaram. 35Tomaram a cidade naquele dia e mataram todos os seus habitantes. Destruíram todos, como haviam feito com Laquis (NVT). 36Depois, Josué, e todo o Israel com ele, foi de Eglom a Hebrom. E guerrearam contra ela (NAA)37Tomaram a cidade e mataram todos os seus habitantes, incluindo o rei, sem deixar sobreviventes. Fizeram o mesmo com todos os povoados vizinhos. Destruíram toda a população, como haviam feito com Eglom. 38Então Josué e todo o exército israelita voltaram e atacaram Debir. 39Tomaram a cidade, o rei e todos os povoados vizinhos. Destruíram todos, sem deixar sobreviventes. Fizeram com Debir e seu rei o mesmo que haviam feito com Hebrom, Libna e seus reis (NVT).

(Js 10.40-43) 40Assim Josué conquistou a região toda, incluindo a serra central, o Neguebe, as encostas e as vertentes, e derrotou todos os seus reis, sem deixar sobrevivente algum. Exterminou tudo o que respirava, conforme o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, tinha ordenado (NVI)41Josué os massacrou de Cades-Barneia a Gaza, e da região ao redor de Gósen até Gibeon. 42Conquistou todos esses reis e suas terras numa só campanha, pois o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, lutou por Israel. 43Então Josué e todo o exército israelita voltaram ao acampamento em Gilgal (NVT).

(Js 10.15) 15Depois disso Josué e o seu exército voltaram ao acampamento de Gilgal (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Conquista de Canaã (Aproximadamente 1.421 a.C.)CURIOSIDADES

  • Calebe com 80 anos
  • Eleazar com 71 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 68 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 61 anos
  • Finéias com 46 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

NORTE DE CANAÃA Campanha ao Norte de Canaã

(Js 11.1-3) 1Quando Jabim, rei de Hazor, soube disso, enviou mensagem a Jobabe, rei de Madom, aos reis de Sinrom e Acsafe (NVI)2a todos os reis da região montanhosa ao norte; aos reis do vale do Jordão, ao sul da Galileia; aos reis das colinas do oeste; aos reis de Nafote-Dor, a oeste (NVT)3aos cananeus do leste e do oeste: aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos jebuseus nas montanhas e aos heveus ao pé do Hermom, na terra de Mispa (NAA).

(Js 11.4-6) 4Todos esses reis saíram para lutar. Juntos, seus exércitos formavam uma grande multidão, como a areia na beira do mar, equipados com muitos cavalos e carros de guerra. 5Os reis se uniram e acamparam ao redor das águas perto de Merom, para guerrearem contra Israel. 6Então o Senhor Yahweh disse a Josué: “Não tenha medo deles. Amanhã a esta hora eu os entregarei todos mortos a Israel. Vocês deverão cortar os tendões de seus cavalos e queimar seus carros de guerra” (NVT).

(Js 11.7-14) 7Josué e todos os homens de guerra com ele avançaram de surpresa contra eles junto às águas de Merom, e os atacaram (NAA)8e o Senhor Yahweh deu a Israel vitória sobre seus inimigos. Os israelitas os perseguiram até a grande Sidom, até Misrefote-Maim e até o vale de Mispá, a leste, e não sobrou nenhum guerreiro inimigo com vida. 9Então Josué cortou os tendões dos cavalos e queimou todos os carros de guerra, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado (NVT). 10Nesse mesmo tempo, Josué voltou, tomou Hazor e feriu à espada o seu rei, porque naquela época Hazor era a capital de todos esses reinos (NAA)11Os israelitas mataram e destruíram completamente todos que viviam na cidade, sem deixar sobreviventes. Ninguém foi poupado. Por fim, Josué queimou a cidade. 12Josué matou todos os outros reis e seus povos e os destruiu completamente, conforme Moisés, servo do Senhor, havia ordenado (NVT)13Contudo, Israel não incendiou nenhuma das cidades construídas nas colinas, com exceção de Hazor, que Josué incendiou (NVI)14Os israelitas tomaram todos os despojos e os animais das cidades destruídas, mas mataram todos os seus habitantes, sem deixar sobreviventes (NVT).

(Js 11.15-20) 15Como o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés, seu servo, assim Moisés ordenou a Josué; e assim Josué o fez. Nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NAA). 16Assim, Josué conquistou toda aquela terra: A região montanhosa, todo o Neguebe, toda a região ao redor da cidade de Gósen, as colinas do oeste, o vale do Jordão, os montes de Israel e as colinas próximas. 17O território israelita se estendia agora desde o monte Halaque, que sobe em direção a Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, ao pé do monte Hermom. Josué capturou e matou todos os reis desses territórios (NVT)18Por muito tempo, Josué fez guerra contra todos esses reis. 19Não houve cidade que fizesse paz com os filhos de Israel, a não ser os heveus, moradores de Gibeon; todas as demais foram tomadas por meio de guerra (NAA). 20Pois foi o próprio Senhor Yahweh que endureceu os seus corações para guerrearem contra Israel, para que ele os destruísse totalmente, exterminando-os sem misericórdia, como o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Conquista de Canaã (Aproximadamente 1.416 a.C.)CURIOSIDADES

  • Calebe com 85 anos
  • Eleazar com 76 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 73 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 66 anos
  • Finéias com 51 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

ACAMPAMENTO EM GILGAL – A Herança de Calebe

(1Cr 4.15) 15Calebe, filho de Jefoné, foi pai de três filhos: Iru, Elá e Naã. E Elá foi pai de Quenaz (NTLH).

(1Cr 2.49b) 49bCalebe também foi pai de uma filha chamada Acsa (NTLH).

(Js 14.6-9) 6Os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal. E Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: “Você sabe o que o Senhor Yahweh falou a Moisés, homem de Deus Elohym , em Cades-Barneia, a respeito de mim e de você. 7Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor Yahweh , me enviou de Cades-Barneia para espiar a terra. E eu lhe relatei o que estava no meu coração. 8Os meus irmãos que tinham ido comigo amedrontaram o povo, mas eu perseverei em seguir o Senhor Yahweh , meu Deus Elohym 9Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: ‘Certamente a terra em que você pôs o pé será sua e de seus filhos, em herança perpétua, pois você perseverou em seguir o Senhor Yahweh , meu Deus Elohym ’” (NAA).

(Js 14.10-12) 10“E, agora, eis que o Senhor Yahweh me conservou com vida, como prometeu. Quarenta e cinco anos se passaram desde que o Senhor Yahweh falou essas palavras a Moisés, quando Israel ainda andava no deserto; e, agora, eis que estou com oitenta e cinco anos. 11Estou tão forte hoje como no dia em que Moisés me enviou. A força que eu tinha naquele dia eu ainda tenho agora, tanto para combater na guerra como para fazer o que for necessário. 12Dê-me agora este monte de que o Senhor Yahweh falou naquele dia, pois, naquele dia, você ouviu que lá estavam os anaquins, morando em cidades grandes e fortificadas. Se o Senhor Deus Yahweh estiver comigo, poderei expulsá-los, como ele mesmo prometeu” (NAA).

(Js 15.13) 13Josué deu a Calebe, filho de Jefoné, uma parte no meio dos filhos de Judá, segundo o Senhor Yahweh lhe havia ordenado, a saber, Quiriate-Arba, isto é, Hebrom. Este Arba era o pai de Anaque (NAA).

(Js 14.13-14) 13Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom como sua porção de terra. 14Até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele seguiu fielmente o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVT).

(Js 14.15) 15aAntes disso Hebrom era chamada de Quiriate-Arba. Arba havia sido o maior dos anaquins (NTLH).

(Jz 1.20) 20Conforme Moisés havia prometido, Hebrom foi dada a Calebe, que expulsou de lá os três filhos de Anaque (NVI).

(Js 15.14) 14E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque (ACF).

(Jz 1.10) 10Judá marchou contra os cananeus que habitavam em Hebrom (antes chamada de Quiriate-Arba), e derrotou os exércitos de Sesai, Aimã e Talmai (NVT).

(Js 15.15-17) 15De lá foi atacar o povo que vivia em Debir, cidade que antes se chamava Quiriate-Sefer (NTLH). 16Calebe disse: “Darei a minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer”. 17Quem conquistou a cidade foi Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe. E Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher (NAA).

(Jz 1.11-13) 11Dali avançaram contra os habitantes de Debir (antes chamada de Quiriate-Sefer). 12Calebe disse: “Darei minha filha Acsa em casamento a quem atacar e tomar Quiriate-Sefer”. 13Otniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe, tomou a cidade, e Calebe lhe deu Acsa como esposa (NVT).

(Jz 1.14-15) 14Quando Acsa se casou com Otniel, ela insistiu para que ele pedisse um campo ao pai dela. Assim que ela desceu do jumento, Calebe lhe perguntou: “O que você quer?” 15Ela respondeu: “Quero mais um presente. O senhor me deu terras no deserto do Neguebe; agora, peço que também me dê fontes de água”. Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores (NVT).

(Js 15.18-19) 18Quando Acsa foi morar com Otniel, ela insistiu com ele que pedisse ao pai dela algumas terras. Acsa foi para o lugar onde Calebe estava, e, quando ela desceu do jumento, o seu pai perguntou: “O que é que você quer? (NTLH) 19Ela respondeu: “Quero mais um presente. O senhor me deu terras no deserto do Neguebe; agora, peço que também me dê fontes de água”. Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores (NVT).

(Jz 1.16) 16Quando a tribo de Judá deixou Jericó, a cidade das palmeiras, os queneus, descendentes do sogro de Moisés, os acompanharam até o deserto de Judá. Eles se estabeleceram no meio do povo dali, perto da cidade de Arade, no Neguebe (NVT).

(Js 11.21-23) 21Naquele tempo, veio Josué e eliminou os anaquins da região montanhosa, de Hebrom, de Debir, de Anabe, e de todas as montanhas de Judá, e de todas as montanhas de Israel; Josué os destruiu totalmente com as suas cidades (ARA)22Nem um dos anaquins sobreviveu na terra dos filhos de Israel; somente em Gaza, Gate e Asdode permaneceram alguns. 23Assim Josué tomou toda esta terra, segundo tudo o que o Senhor Yahweh tinha dito a Moisés. E Josué deu a terra em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões e tribos. E a terra repousou da guerra (NAA).

(Js 14.15) 15bEntão houve paz na terra (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.