• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 080

80º Dia – 21 de Março

PERÍODO DE JUÍZES

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do Período dos Juízes (Aproximadamente 1.372 a.C.)CURIOSIDADES

  • Finéias com 95 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
  • Salmom com 73 anos (Triavô de Davi)

REGIÃO DE JUDÁ E SIMEÃOA Tribo de Judá e a Tribo de Simeão lutam Juntas

(Js 24.31) 31O povo de Israel serviu a Deus Elohym , o Senhor Yahweh , enquanto Josué viveu. E também depois da sua morte, enquanto viveram os líderes que sabiam de tudo o que Deus Elohym havia feito pelo povo de Israel (NTLH).

(Jz 2.7) 7O povo serviu ao Senhor Yahweh durante toda a vida de Josué, e também dos líderes que sobreviveram depois dele e que tinham visto as grandes coisas que o Senhor Yahweh havia feito por Israel (NVT).

(Jz 1.1-4) 1Depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram o Senhor Yahweh , dizendo: “Quem de nós será a primeira tribo a lutar contra os cananeus?” 2O Senhor Yahweh respondeu: “A tribo de Judá será a primeira; eis que entreguei a terra nas mãos desta tribo”. 3Então os filhos de Judá disseram aos seus irmãos da tribo de Simeão: “Venham conosco à herança que nos caiu por sorteio, e lutemos contra os cananeus. Depois também nós iremos com vocês à herança que lhes caiu por sorteio”. E os filhos de Simeão foram com eles. 4Os filhos de Judá atacaram, e o Senhor Yahweh lhes entregou nas mãos os cananeus e os ferezeus; e, em Bezeque, mataram dez mil homens (NAA).

(Jz 1.5-9) 5Naquela cidade, encontraram o rei Adoni-Bezeque, lutaram contra ele e derrotaram os cananeus e os ferezeus. 6Adoni-Bezeque fugiu, mas os israelitas o capturaram e cortaram os polegares de suas mãos e de seus pés. 7Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados comiam migalhas debaixo de minha mesa. Agora Deus Elohym me retribuiu aquilo que fiz com eles”. E o levaram a Jerusalém, onde ele morreu. 8Os homens de Judá atacaram Jerusalém e a conquistaram. Mataram todos os seus habitantes e puseram fogo na cidade. 9Depois disso, desceram para lutar contra os cananeus que viviam na região montanhosa do Neguebe e nas colinas do oeste (NVT).

(Jz 1.17-19) 17Então a tribo de Judá se uniu com seus parentes da tribo de Simeão para lutar contra os cananeus que habitavam em Zefate, e destruíram completamente a cidade. Por isso, agora ela se chama Hormá. 18A tribo de Judá também conquistou as cidades de Gaza, Ascalom e Ecrom e os territórios ao redor. 19O Senhor Yahweh estava com a tribo de Judá. Ela tomou posse da região montanhosa, mas não conseguiu expulsar os habitantes da planície, pois eles tinham carros de guerra com rodas de ferro (NVT).

REGIÃO DE EFRAIM E MANASSÉS DO OESTE Os Filhos de José lutam Juntos

(Jz 1.22-26) 22Os descendentes de José atacaram a cidade de Betel, e o Senhor Yahweh estava com eles. 23Enviaram espiões a Betel (antes conhecida como Luz), 24e eles abordaram um homem que saía da cidade e lhe disseram: “Mostre-nos como entrar na cidade e teremos misericórdia de você”. 25Ele mostrou a entrada, e eles mataram todos os habitantes de Betel, exceto aquele homem e sua família (NVT)26Então aquele homem se foi à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu nome até ao dia de hoje (ACF).

REGIÃO CENTRO-NORTE DE CANAÃ A Conquista de Canaã não foi Completa

(Jz 1.27-28) 27A tribo de Manassés não expulsou os moradores de Bete-Seã, nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com as suas respectivas aldeias; os cananeus continuaram a viver naquela terra (NAA). 28Quando Israel se fortaleceu, submeteu os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsou completamente da terra (NVT).

(Jz 1.29) 29A tribo de Efraim também não expulsou os habitantes de Gezer, de modo que os cananeus continuaram a viver no meio deles (NVT).

(Jz 1.35-36) Os amorreus estavam decididos a ficar no monte Heres, em Aijalom e em Saalbim, mas quando os descendentes de José se fortaleceram, submeteram os amorreus a trabalhos forçados (NVT)36A fronteira dos amorreus ia da subida de Acrabim até Selá, e mais adiante (NVI).

(Jz 1.30) 30A tribo de Zebulom não expulsou os habitantes de Quitrom e de Naalol, de modo que os cananeus continuaram a viver no meio deles, mas foram submetidos a trabalhos forçados (NVT).

(Jz 1.31-32) 31A tribo de Aser não expulsou os habitantes de Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeque e Reobe (NVT)32e, por esse motivo, o povo de Aser vivia entre os cananeus que habitavam naquela terra (NVI).

(Jz 1.33) 33Da mesma forma, a tribo de Naftali não expulsou os habitantes de Bete-Semes e de Bete-Anate. Estabeleceu-se no meio dos cananeus que habitavam a terra, mas submeteu os habitantes de Bete-Semes e de Bete-Anate a trabalhos forçados (NVT).

(Jz 1.34) 34Quanto à tribo de Dã, os amorreus a obrigaram a voltar para a região montanhosa e não permitiram que descesse à planície (NVT).

REGIÃO DE GILGAL E BOQUIMA Advertência de Deus

(Jz 2.1-5) 1O Anjo do Senhor Yahweh foi de Gilgal a Boquim e disse: “Eu tirei vocês do Egito e os trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido aos seus pais. Eu disse: ‘Nunca invalidarei a minha aliança com vocês (NAA)2Não façam nenhum acordo com os moradores desta terra. Pelo contrário, derrubem os altares deles’. Mas vocês não fizeram o que eu disse. Em vez disso, vejam o que fizeram! (NTLH) 3Agora, portanto, declaro que não expulsarei mais os povos que habitam em sua terra. Eles serão como espinhos em suas costas, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês” (NVT). 4Quando o Anjo do Senhor Yahweh acabou de falar estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou (NAA)5Por isso aquele lugar é chamado de Boquim. E ali eles ofereceram sacrifícios a Deus Elohym , o Senhor Yahweh (NTLH).

INTRODUÇÃO AO PERÍODO DOS JUÍZES: Deus levanta Juízes sobre Israel

(Jz 2.10) 10Depois que aquela geração morreu e se reuniu a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor Yahweh nem tinha visto as grandes coisas que ele havia feito por Israel (NVT).

(Jz 2.16-19) 16Então o Senhor Yahweh levantou juízes para livrar o povo de seus agressores (NVT)17Mas eles não obedeceram aos seus juízes; pelo contrário, se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência aos mandamentos do Senhor Yahweh ; e não fizeram como eles (NAA)18Sempre que o Senhor Yahweh levantava um juiz sobre os israelitas, o Senhor Yahweh estava com ele e livrava o povo de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor Yahweh tinha compaixão de seu povo, que sofria sob o peso da aflição provocada por seus opressores (NVT)19Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado (NVI).

Deus prova o seu Povo

(Jz 2.11-13) 11Então os israelitas fizeram o que o Senhor Yahweh reprova e prestaram culto aos baalins (NVI)12Abandonaram o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus antepassados, que os havia tirado do Egito. Seguiram e adoraram os deuses dos povos ao redor e, com isso, provocaram a ira do Senhor Yahweh 13Abandonaram o Senhor Yahweh para servir a Baal Baal é um termo para se referir a várias supostas divindades cananeias associadas com fertilidade, tempestades e poder. Na religião cananeia, Baal era considerado o deus principal e era frequentemente adorado por meio de rituais e sacrifícios. e às imagens de Astarote Astarote é uma suposta divindade associada à fertilidade, amor e guerra na mitologia cananeia. Ela é frequentemente mencionada junto com Baal como uma das principais divindades adoradas pelos povos cananeus. (NVT).

(Jz 2.14-15) 14Com isso, a ira do Senhor Yahweh ardeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de saqueadores que tomaram seus bens. Entregou-os aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. 15Toda vez que saíam para a batalha, o Senhor Yahweh lutava contra eles e provocava sua derrota, conforme lhes havia advertido com juramento. Por isso, o povo vivia em grande angústia (NVT).

(Jz 2.20-23) 20Por isso, a ira do Senhor Yahweh ardeu contra Israel. Disse ele: “Uma vez que este povo violou a minha aliança, que fiz com seus antepassados, e não me deu ouvidos, 21não expulsarei mais as nações que Josué deixou por conquistar quando morreu (NVT)22Por meio delas vou pôr Israel à prova, para ver se o povo guardará ou não o caminho do Senhor Yahweh , como seus pais o guardaram” (NAA). 23Assim, o Senhor Yahweh deixou aquelas nações na terra. Não as expulsou de imediato nem permitiu que Josué conquistasse todas elas (NVT).

(Jz 3.1-4) 1Estas são as nações que o Senhor Yahweh deixou na terra para pôr à prova os israelitas que não haviam participado das guerras em Canaã (NVT)2Fez isso apenas para treinar na guerra os descendentes dos israelitas, pois não tinham tido experiência anterior de combate (NVI)3Os que ficaram foram: cinco governantes dos filisteus, todos os cananeus, sidônios e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até a entrada de Hamate (NAA)4Esses povos foram deixados para pôr Israel à prova, para ver se obedeceriam aos mandamentos que o Senhor Yahweh tinha dado a seus antepassados por meio de Moisés (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Cuchã-Risataim (rei da Mesopotâmia) domina sobre parte do Território de Israel (Aproximadamente 1.362 a.C.)CURIOSIDADES

  • Finéias com 105 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
  • Salmom com 83 anos (Triavô de Davi)

MONTANHAS DE JUDÁ

(Jz 3.5-6) 5Assim, os filhos de Israel moravam no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus (NAA)6Tomaram as filhas deles em casamento e deram suas filhas aos filhos deles, e prestaram culto aos deuses deles (NVI).

(Jz 3.7-8) 7Os israelitas fizeram o que o Senhor Yahweh reprova, pois esqueceram-se do Senhor Yahweh seu Deus Elohym e prestaram culto aos baalins Baalins é uma variação ou plural de Baal, referindo-se a várias manifestações ou aspectos dessas supostas divindades. e aos postes sagrados. 8Acendeu-se a ira do Senhor Yahweh de tal forma contra Israel que ele os entregou nas mãos de Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, por quem os israelitas foram subjugados durante oito anos (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Otniel é Levantado como um dos Juízes sobre Israel (Aproximadamente 1.354 a.C.)CURIOSIDADES

  • Finéias com 113 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
  • Salmom com 91 anos (Triavô de Davi)

(Jz 3.9-10) 9Mas, quando clamaram ao Senhor Yahweh , ele lhes levantou um libertador, Otniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, que os libertou (NVI)10O Espírito do Senhor Yahweh veio sobre ele, e ele se tornou juiz de Israel. Foi para a guerra, e o Senhor Yahweh lhe entregou nas mãos Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Boaz (Bisavô de Davi) (Aproximadamente 1.340 a.C.)CURIOSIDADES

  • Finéias com 127 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
  • Salmom com 105 anos (Triavô de Davi)
  • 14º ano de Otniel como Juiz sobre a Região de Judá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.