• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 082

82º Dia – 23 de Março

PERÍODO DE JUÍZES

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da História do Levita e sua Concubina (Aproximadamente 1.315 a.C.)CURIOSIDADES

  • Finéias com 152 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
  • 39º ano de Otniel como Juiz sobre a Região de Judá
  • Boaz com 25 anos (Bisavô de Davi)
  • 1º ano de Eúde como Juiz sobre a Região de Gilgal

REGIÃO DE MISPÁ

(Jz 20.1-2) 1Então todos os israelitas se uniram como um só homem, desde Dã, ao norte, até Berseba, ao sul, incluindo os que moravam na terra de Gileade. A comunidade toda se reuniu na presença do Senhor Yahweh , em Mispá. 2Os líderes de todo o povo e todas as tribos de Israel, quatrocentos mil guerreiros armados com espadas, tomaram seus lugares na reunião sagrada do povo de Deus Elohym .

(Jz 20.3) 3bE os israelitas se perguntaram: “Como esse crime horrível pôde acontecer?” (NVT)

(Jz 20.4-10) 4O levita, marido da mulher assassinada, disse: “Minha concubina e eu chegamos para passar a noite em Gibeá, cidade da tribo de Benjamim. 5Naquela noite, alguns dos líderes da cidade cercaram a casa com a intenção de me matar, e violentaram minha concubina até ela morrer. 6Então desmembrei o corpo dela em doze partes e as enviei por todos os territórios da herança de Israel, pois esses homens cometeram um crime terrível e vergonhoso. 7Portanto, todos vocês, israelitas, decidam agora o que se deve fazer a esse respeito!” (NVT) 8Todo o povo se levantou como se fosse um só homem, dizendo: “Nenhum de nós irá para casa. Nenhum de nós voltará para o seu lar (NVI). 9Mas é isto que faremos a Gibeá: realizaremos um sorteio para resolver quem a atacará. 10A décima parte dos homens de cada tribo ficará responsável por providenciar a alimentação dos guerreiros, e o restante se vingará de Gibeá de Benjamim por esse ato vergonhoso cometido em Israel” (NVT).

(Jz 20.3) 3aLogo chegou à terra de Benjamim a notícia de que as outras tribos haviam subido a Mispá (NVT).

REGIÃO DE BETEL E GIBEÁGuerra Civil em Israel

(Jz 20.11-13) 11Então todo o povo de Israel se reuniu como se fosse uma só pessoa para atacar a cidade de Gibeá. 12As tribos israelitas mandaram que mensageiros fossem por toda a tribo de Benjamim e dissessem: “Que crime horrível vocês cometeram! (NTLH) 13Entreguem os homens perversos de Gibeá, para que os executemos e eliminemos esse mal de Israel”. Mas o povo da tribo de Benjamim não deu ouvidos (NVT).

(Jz 20.14-18) 14Em vez disso, vieram de suas cidades e se reuniram em Gibeá para lutar contra os israelitas (NVT)15Naquele dia os benjamitas mobilizaram vinte e seis mil homens armados de espada que vieram das suas cidades, além dos setecentos melhores soldados que viviam em Gibeá (NVI)16Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, que atiravam com a funda e eram capazes de acertar uma pedra num fio de cabelo, sem nunca errar (NAA)17Israel, sem contar os de Benjamim, convocou quatrocentos mil homens armados de espada, todos eles homens de guerra (NVI). 18Antes da batalha, os israelitas foram a Betel e perguntaram a Deus Elohym : “Qual das tribos deve ir primeiro e atacar o povo de Benjamim?” O Senhor Yahweh respondeu: “Judá irá primeiro” (NVT).

(Jz 20.19-21) 19Na manhã seguinte os israelitas se levantaram e armaram acampamento perto de Gibeá. 20Os homens de Israel saíram para lutar contra os benjamitas e tomaram posição de combate contra eles em Gibeá (NVI)21Os guerreiros de Benjamim que estavam defendendo a cidade saíram e mataram vinte e dois mil israelitas no campo de batalha naquele dia (NVT).

(Jz 20.23) 23Os israelitas subiram e choraram perante o Senhor Yahweh até a tarde, e consultaram o Senhor Yahweh : “Devemos atacar de novo os nossos irmãos benjamitas?” O Senhor Yahweh respondeu: “Vocês devem atacar” (NVI).

(Jz 20.22) 22Então o exército do povo de Israel se encheu de coragem e outra vez se dispôs em ordem de batalha, da mesma forma como no primeiro dia (BJ).

(Jz 20.24-25) 24Assim, no dia seguinte, os filhos de Israel marcharam contra os filhos de Benjamim (NAA)25E pela segunda vez os soldados de Benjamim saíram de Gibeá. E dessa vez mataram dezoito mil soldados israelitas treinados (NTLH).

(Jz 20.26-28) 26Então todos os israelitas subiram a Betel, e ali se assentaram, chorando perante o Senhor Yahweh . Naquele dia jejuaram até à tarde e apresentaram holocaustos e ofertas de comunhão ao Senhor Yahweh (NVI)27E os filhos de Israel consultaram o Senhor Yahweh . Porque naqueles dias a Arca da Aliança de Deus estava ali em Betel. 28E Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, ministrava diante dela naqueles dias. Os filhos de Israel perguntaram: “Devemos sair mais uma vez para lutar contra os nossos irmãos da tribo de Benjamim ou devemos desistir?” O Senhor Yahweh respondeu: “Vão novamente, porque amanhã eu os entregarei nas mãos de vocês” (NAA).

(Jz 20.29-31) 29Então os israelitas armaram emboscadas ao redor de Gibeá (NVT)30No terceiro dia, os filhos de Israel avançaram contra os filhos de Benjamim e tomaram posição de ataque contra Gibeá, como das outras vezes. 31Então os filhos de Benjamim saíram de encontro ao povo, e, deixando-se atrair para longe da cidade, começaram a matar alguns do povo de Israel, como haviam feito das outras vezes. Pelas estradas, das quais uma vai para Betel e a outra vai para Gibeá, e no campo, mataram uns trinta homens de Israel (NAA).

(Jz 20.39) 39bOs filhos de Benjamim tinham começado a atacar os homens de Israel e já tinham matado uns trinta deles. E diziam: “Com certeza eles já estão derrotados, como na batalha anterior” (NAA).

(Jz 20.32) 32Então os filhos de Benjamim disseram: “Eles estão sendo derrotados, como das outras vezes”. Porém os filhos de Israel disseram: “Vamos fugir e atraí-los da cidade para as estradas (NAA).

(Jz 20.36) 36bOs israelitas bateram em retirada diante dos guerreiros de Benjamim a fim de dar aos homens que estavam escondidos na emboscada mais espaço para atacar Gibeá (NVT).

(Jz 20.33-34) 33Quando os guerreiros israelitas chegaram a Baal-Tamar, voltaram-se e assumiram suas posições. Enquanto isso, os israelitas que estavam escondidos na emboscada a oeste de Gibeá entraram em combate (NVT)34Dez mil homens escolhidos de todo o Israel vieram contra Gibeá, e a batalha se intensificou. Porém os filhos de Benjamim não imaginavam que o desastre era iminente (NAA).

(Jz 20.37-38) 37Os da emboscada avançaram repentinamente para dentro de Gibeá, espalharam-se e mataram todos os habitantes da cidade à espada (NVI)38Os homens de Israel tinham combinado um sinal com a emboscada, que era fazer subir da cidade uma grande nuvem de fumaça (NAA).

(Jz 20.39) 39aEntão os homens de Israel deviam voltar à batalha (NAA).

(Jz 20.40-41) 40Então a nuvem de fumaça começou a levantar-se da cidade, como se fosse uma coluna. Os filhos de Benjamim olharam para trás, e eis que a fumaça da cidade subia para o céu. 41Os homens de Israel deram meia-volta, e os filhos de Benjamim ficaram apavorados, porque viram que o desastre era iminente (NAA).

(Jz 20.36) 36aEntão os homens de Benjamim viram que estavam derrotados (NVT).

(Jz 20.42-46) 42Eles fugiram e correram na direção do deserto, mas não puderam escapar. Foram cercados pela maior parte do exército israelita e também pelos soldados que vinham da cidade e foram destruídos. 43Os israelitas cercaram os inimigos, e os perseguiram sem parar até um lugar a leste de Gibeá, e os iam matando pelo caminho (NTLH)44Naquele dia, dezoito mil dos guerreiros mais corajosos de Benjamim morreram na batalha. 45Os sobreviventes fugiram para o deserto, em direção à rocha de Rimom, mas os israelitas mataram cinco mil deles ao longo da estrada. Eles continuaram a perseguição e mataram mais dois mil homens perto de Gidom. 46Naquele dia, portanto, a tribo de Benjamim perdeu vinte e cinco mil guerreiros valentes e hábeis no uso da espada (NVT).

(Jz 20.35) 35O Senhor Yahweh feriu Benjamim na presença de Israel e, naquele dia, os filhos de Israel mataram vinte e cinco mil e cem homens, todos hábeis no manejo da espada (BJ).

(Jz 20.47-48) 47Porém seiscentos homens viraram e fugiram para o deserto, para a rocha de Rimom, onde ficaram quatro meses (NAA)48Os israelitas atacaram o resto dos benjamitas e os mataram, tanto homens como animais, e destruíram tudo o que encontraram. E queimaram todas as cidades da região (NTLH).

CIDADE DE BETELLamentação pela Tribo de Benjamim

(Jz 21.1) 1Ora, os homens de Israel tinham feito um juramento em Mispá, dizendo: “Nenhum de nós dará sua filha em casamento aos benjamitas” (NAA).

(Jz 21.2-3) 2O povo foi a Betel, e ali ficaram até a tarde diante de Deus, levantaram a voz e choraram amargamente. 3Disseram: “Ah! Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, por que aconteceu isto em Israel? Por que hoje falta uma tribo? (NAA)

(Jz 21.4) 4No dia seguinte, o povo, pela manhã, se levantou e edificou ali um altar. E apresentaram holocaustos e ofertas pacíficas (NAA).

(Jz 21.6-7) 6Os filhos de Israel tiveram compaixão de seus irmãos da tribo de Benjamim e disseram: “Hoje foi eliminada uma das tribos de Israel (NAA)7Como conseguiremos esposas para os poucos que restam, se juramos pelo Senhor Yahweh que não lhes daríamos nossas filhas em casamento? (NVT)

CIDADE DE SILÓEsposas para os Benjamitas

(Jz 21.5) 5Então os israelitas disseram: “Quem dentre as tribos de Israel não participou da reunião sagrada que realizamos em Mispá, na presença do Senhor Yahweh ?” Naquela ocasião, haviam feito um juramento solene na presença do Senhor Yahweh de que matariam quem se recusasse a comparecer (NVT).

(Jz 21.8-9) 8Então perguntaram: “Quem dentre as tribos de Israel não compareceu conosco a Mispá quando nos reunimos na presença do Senhor Yahweh ?” E descobriram que ninguém de Jabes-Gileade havia participado da reunião sagrada (NVT)9Quando contaram o povo, eis que nenhum dos moradores de Jabes-Gileade estava ali (NAA).

(Jz 21.10-14) 10Então a comunidade enviou doze mil de seus melhores guerreiros a Jabes-Gileade com ordens para matar seus habitantes, incluindo mulheres e crianças (NVT)11“É isto que vocês devem fazer: Matem todos os homens, bem como todas as mulheres que não forem virgens”. 12E acharam entre os moradores de Jabes-Gileade quatrocentas moças virgens, que nunca haviam tido relações com homem algum; e as trouxeram ao acampamento, em Siló, que fica na terra de Canaã (NAA). 13Então todos concordaram em mandar mensageiros aos benjamitas, na rocha de Rimom, para fazer uma proposta de paz (NTLH)14Os homens de Benjamim voltaram e receberam como esposas as quatrocentas mulheres de Jabes-Gileade que tinham sido poupadas. Mas não havia mulheres em número suficiente para todos eles (NVT).

(Jz 21.15-18) 15Isto despertou outra vez a grande tristeza dos israelitas porque, diziam, o Senhor Yahweh tinha aberto uma brecha nas tribos de Israel (BV)16Então os líderes da comunidade perguntaram: “Como conseguiremos esposas para os poucos homens que restam, uma vez que as mulheres da tribo de Benjamim foram mortas? 17Os sobreviventes precisam ter herdeiros, para que não seja eliminada uma tribo inteira de Israel (NVT)18Não podemos dar-lhes nossas filhas em casamento, pois nós israelitas fizemos este juramento: ‘Maldito seja todo aquele que der mulher a um benjamita’” (NVI).

(Jz 21.19-22) 19Então disseram: “Eis que, de ano em ano, há uma solenidade do Senhor Yahweh em Siló”. Siló fica ao norte de Betel, do lado do nascente do sol, pelo caminho que vai de Betel a Siquém, e ao sul de Lebona (NAA). 20Disseram aos homens de Benjamim que ainda precisavam de esposas: “Vão e escondam-se nos vinhedos (NVT)21e fiquem vigiando. Durante a festa, quando as moças de Siló saírem dançando, vocês também saiam das plantações de uvas. E cada um agarre uma das moças e leve embora para a terra de Benjamim” (NTLH)22E quando os pais e os irmãos delas vierem se queixar a nós, diremos: ‘Por favor, tenham compaixão. Deixem que fiquem com suas filhas, pois não encontramos esposas para todos eles quando destruímos Jabes-Gileade. E vocês não são culpados de quebrarem seu juramento, pois, na verdade, não deram suas filhas para eles em casamento’” (NVT).

(Jz 21.23-25) 23Os homens de Benjamim seguiram essas instruções. Cada um pegou uma das moças que dançavam na comemoração e a levou para ser sua esposa. Voltaram para sua terra, reconstruíram suas cidades e habitaram nelas (NVT)24Então os filhos de Israel também partiram dali cada um para a sua tribo, para a sua família e para a sua herança (NAA). 25Naqueles dias, Israel não tinha rei; cada um fazia o que parecia certo a seus próprios olhos (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Morte de Otniel (Aproximadamente 1.314 a.C.)CURIOSIDADES

  • Finéias com 153 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)
  • 40º e último ano de Otniel como Juiz sobre a Região de Judá
  • Boaz com 26 anos (Bisavô de Davi)
  • 2º ano de Eúde como Juiz sobre a Região de Gilgal

MONTANHAS DE JUDÁ

(Jz 3.11) 11Houve paz na terra durante quarenta anos, até a morte de Otniel, filho de Quenaz (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.