• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 087

87º Dia – 28 de Março

O PERÍODO DE JUÍZES

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início da História de Samuel (Aproximadamente 1.126 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 66 anos (Sacerdote de Israel)
  • 10º ano de Jair como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Jessé com 29 anos (Pai de Davi)
  • Sansão com 1 ano
  • 8º ano de Eli como Juiz em Siló

CIDADE DE RAMÁ

(1Sm 1.1-2) 1Havia um homem chamado Elcana, que vivia em Ramá, na região de Zufe, na região montanhosa de Efraim. Era filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, da tribo de Efraim (NVT)2Elcana tinha duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra se chamava Penina. Penina tinha filhos; Ana, porém, não tinha (NAA).

(1Sm 1.3-8) 3Todos os anos, Elcana subia de sua cidade até Siló para adorar o Senhor Yahweh dos Exércitos e oferecer sacrifícios a ele. Nesse tempo, os Sacerdotes do Senhor Yahweh eram Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli. 4Quando Elcana apresentava seu sacrifício, dava porções de carne à sua esposa Penina e a cada um dos filhos e filhas dela. 5A Ana, porém, dava uma porção especial, porque a amava, apesar de o Senhor Yahweh não lhe ter dado filhos (NVT)6Penina, sua rival, a provocava excessivamente para a irritar, porque o Senhor Yahweh a tinha deixado sem filhos. 7Isso acontecia ano após ano. Todas as vezes que Ana ia à Casa do Senhor Yahweh , a outra a irritava. Por isso Ana se punha a chorar e não comia nada. 8Então Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que você está chorando? E por que não quer comer? E por que está tão triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (NAA)

CENÁRIO HISTÓRICO: A Promessa de um Filho (Aproximadamente 1.116 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 76 anos (Sacerdote de Israel)
  • 20º ano de Jair como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Jessé com 39 anos (Pai de Davi)
  • Sansão com 10 anos
  • 18º ano de Eli como Juiz em Siló

CIDADE DE SILÓ

(1Sm 1.9-19) 9Certa vez, depois que comeram e beberam em Siló, Ana se levantou. O Sacerdote Eli estava sentado ao lado da entrada do Templo do Senhor Yahweh 10Ana estava muito angustiada e chorava sem parar enquanto orava ao Senhor Yahweh (NVT)11E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor Yahweh dos Exércitos, se o Senhor Yahweh der atenção à humilhação de tua serva, se lembrar de mim e não se esquecer de tua serva, mas lhe der um filho, então eu o dedicarei ao Senhor Yahweh por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados” (NVI). 12Ana continuava a orar diante do Senhor Yahweh , e o Sacerdote Eli começou a observar o movimento dos lábios dela (NAA)13Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam, mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada 14e lhe disse: “Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! (NVI) 15Porém Ana respondeu: “Não, meu senhor! Eu sou uma mulher angustiada de espírito. Não bebi vinho nem bebida forte. Apenas estava derramando a minha alma diante do Senhor Yahweh (NAA). 16Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora” (NTLH). 17Eli respondeu: “Vá em paz, e que o Deus Elohym de Israel lhe conceda o que você pediu” (NVI). 18Ana respondeu: “Que eu possa encontrar favor aos seus olhos”. Então ela seguiu o seu caminho, comeu alguma coisa, e o seu semblante já não era triste. 19Eles se levantaram de madrugada e adoraram diante do Senhor Yahweh . Depois, voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com Ana, sua mulher, e o Senhor Yahweh se lembrou dela (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Nascimento de Samuel (Aproximadamente 1.115 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 77 anos (Sacerdote de Israel)
  • Jessé com 40 anos (Pai de Davi)
  • 21º ano de Jair como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Sansão com 11 anos
  • 19º ano de Eli como Juiz em Siló

CIDADE DE RAMÁ

(1Sm 1.20) 20Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor Yahweh (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Família de Samuel (Aproximadamente 1.114 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 78 anos de idade (Sacerdote de Israel)
  • Jessé com 41 anos de idade (Pai de Davi)
  • 22º e último ano de Jair como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Sansão com 12 anos
  • 20º ano de Eli como Juiz em Siló
  • Samuel com 1 ano

Um Ano Depois

(1Sm 1.21-23) 21No ano seguinte, Elcana e sua família fizeram a viagem anual para oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh e cumprir seu voto (NVT)22Ana, porém, não foi. Ela disse a seu marido: “Quando o menino for desmamado, eu o levarei para ser apresentado ao Senhor Yahweh e para lá ficar para sempre” (NAA). 23Elcana, seu marido, respondeu: “Faça o que achar melhor. Fique aqui até desmamá-lo. E que o Senhor Yahweh confirme a promessa que você fez”. Assim, Ana ficou em casa e amamentou o filho, até que o desmamou (NAA).

CIDADE DE CAMOMA Morte de Jair

(Jz 10.5) 5Jair morreu e foi sepultado em Camom (NTLH).

REGIÃO DE GILEADEAmonitas dominam sobre parte do Território de Israel

(Jz 10.6-9) 6Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh e adoraram os baalins, Astarote, os deuses da Síria e os de Sidom, de Moabe, dos filhos de Amom e dos filisteus. Eles abandonaram o Senhor Yahweh e deixaram de adorá-lo. 7Então a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos dos filisteus e nas mãos dos filhos de Amom (NAA)8Naquele mesmo ano eles derrotaram os israelitas e os escravizaram. Durante dezoito anos eles escravizaram todos os israelitas que viviam em Gileade, a leste do rio Jordão, na terra dos amorreus (NTLH)9Os filhos de Amom passaram o Jordão para lutar também contra Judá, contra Benjamim e contra a casa de Efraim, de maneira que Israel se viu muito angustiado (NAA).

REGIÃO DE FILÍSTIAFilisteus dominam sobre parte do Território de Israel

(Jz 13.1) 1Mais uma vez, os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh . Por isso, o Senhor Yahweh os entregou nas mãos dos filisteus, que os oprimiram durante quarenta anos (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da História de Samuel (Aproximadamente 1.112 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 80 anos de idade (Sacerdote de Israel)
  • Jessé com 43 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 14 anos
  • 22º ano de Eli como Juiz em Siló
  • Samuel com 3 anos
  • 2º Ano do domínio dos Amonitas sobre a Região de Gileade
  • 2º Ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel

CIDADE DE SILÓSamuel é levado para Siló

(1Sm 1.24-28) 24Depois que Samuel foi desmamado, Ana o levou a Siló. Levou também um novilho de três anos, dez quilos de farinha e um odre cheio de vinho. Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do Senhor Yahweh , em Siló (NTLH)25Depois de terem sacrificado o novilho, levaram o menino a Eli. 26E Ana disse: “Ah! Meu senhor, tão certo como você vive, eu sou aquela mulher que esteve aqui ao seu lado, orando ao Senhor Yahweh (NAA). 27Pedi ao Senhor Yahweh que me desse este menino, e o Senhor Yahweh atendeu a meu pedido. 28Agora, eu o dedico ao Senhor Yahweh . Por toda a sua vida ele pertencerá ao Senhor Yahweh “. E ali adoraram o Senhor Yahweh (NVT).

A Oração de Ana

(1Sm 2.1-10) 1Então Ana orou: “Meu coração se alegra no Senhor Yahweh ; o Senhor Yahweh me fortaleceu! Agora dou risada de meus inimigos; sim, eu me alegro porque o Senhor Yahweh me libertou! 2Ninguém é santo como o Senhor Yahweh ; não há outro além de ti, não há Rocha como o nosso Deus Elohym ! (NVT) 3Não multipliquem palavras de orgulho; que não saiam palavras arrogantes da boca de vocês. Porque o Senhor Yahweh é o Deus Elohym da sabedoria e ele pesa na sua balança todos os feitos das pessoas. 4O arco dos fortes é quebrado, porém os fracos são revestidos de força. 5Os que antes estavam fartos hoje trabalham pela comida, mas os que andavam famintos não têm mais fome. Até a mulher estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor (NAA). 6O Senhor Yahweh é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Sheol e faz tornar a subir dele (ACF). 7O Senhor Yahweh empobrece e enriquece; abaixa e também exalta (ARA). 8Levanta o pobre do pó e do monte de cinzas tira o necessitado. Coloca-os entre príncipes e os faz sentar em lugares de honra. Ao Senhor Yahweh pertencem os alicerces da Terra, e sobre eles firmou o mundo (NVT). 9Ele protege a vida dos que são fiéis a ele, mas deixa que os maus desapareçam na escuridão, pois ninguém vence pela sua própria força (NTLH). 10Aqueles que se opõem ao Senhor Yahweh serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor Yahweh julgará até os confins da Terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido” (NVI).

(1Sm 2.11) 11Então Elcana voltou para a sua casa, em Ramá. Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus Elohym , o Senhor Yahweh , como ajudante do Sacerdote Eli (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da História de Sansão (Aproximadamente 1.108 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 84 anos de idade (Sacerdote de Israel)
  • Jessé com 47 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 18 anos
  • 26º ano de Eli como Juiz em Siló
  • Samuel com 7 anos
  • 6º Ano do domínio dos Amonitas sobre a Região de Gileade
  • 6º Ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel

CIDADE DE TIMNACasamento de Sansão

(Jz 13.25) 25Sansão estava no campo de Dã, entre Zora e Estaol, quando começou a sentir que o Espírito do Senhor Yahweh  o dirigia (NTLH).

(Jz 14.1-4) 1Sansão foi a Timna, onde viu uma das filhas dos filisteus (NAA)2Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: “Vi uma mulher filisteia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa” (NVI). 3Seu pai e sua mãe se opuseram: “Não há uma moça sequer em nossa tribo ou entre todo o nosso povo com quem você possa se casar? Por que tem de procurar uma esposa entre os filisteus pagãos?” Mas Sansão disse a seu pai: “Consiga a moça para mim. É ela que eu quero”. 4Seus pais não sabiam que o Senhor Yahweh estava agindo no meio disso tudo, para criar uma oportunidade de agir contra os filisteus que, na época, dominavam Israel (NVT).

O Enigma de Sansão

(Jz 14.5-7) 5Sansão foi com o seu pai e a sua mãe a Timna. Quando chegaram às vinhas de Timna, eis que um leão novo, rugindo, saiu ao encontro dele (NAA)6Naquele momento, o Espírito do Senhor Yahweh veio sobre Sansão com tamanho poder que ele rasgou o animal pelas mandíbulas usando as próprias mãos, com a mesma facilidade que se despedaça um cabrito. Contudo, não contou a seus pais o que havia acontecido. 7Quando chegou a Timna, conversou com a moça e se agradou muito dela (NVT).

(Jz 14.8-10) 8Algum tempo depois, quando voltou a Timna para o casamento, saiu do caminho para ver o cadáver do leão. Descobriu que um enxame de abelhas havia feito mel dentro da carcaça. 9Pegou um pouco de mel com as mãos e foi comendo pelo caminho. Também deu um pouco a seu pai e a sua mãe, e eles comeram. Mas Sansão não lhes contou que havia tirado o mel da carcaça do leão. 10Enquanto seu pai estava em Timna para o casamento, Sansão ofereceu uma festa ali, como era costume entre os noivos (NVT).

(Jz 14.11-14) 11Quando os pais da noiva o viram, escolheram trinta rapazes da cidade para o acompanharem na festa. 12Sansão lhes disse: “Vou lhes propor um enigma. Se conseguirem decifrá-lo durante estes sete dias de celebração, darei a vocês trinta camisas de linho fino e trinta conjuntos de roupa. 13Mas, se não conseguirem decifrá-lo, vocês me darão trinta camisas de linho fino e trinta conjuntos de roupa”. “Está bem”, concordaram eles. “Proponha seu enigma” (NVT) 14Sansão disse: “Do que come saiu comida, e do forte saiu doçura”. E, em três dias, não puderam decifrar o enigma (NAA).

(Jz 14.15-17) 15No quarto dia, disseram à mulher de Sansão: “Convença o seu marido a nos explicar o enigma. Do contrário, vamos pôr fogo em você e na casa de seu pai. Vocês nos convidaram para poderem se apossar do que é nosso, não foi? (NAA) 16Então a esposa de Sansão lhe disse, aos prantos: “Você não me ama! Você me odeia! Propôs um enigma ao meu povo, mas não me contou a resposta!” Ele respondeu: “Não revelei o enigma nem a meu pai e minha mãe. Por que deveria contá-lo a você?” 17Ela chorava cada vez que estava com ele, e assim continuou até o último dia da festa. Por fim, de tanto importunar Sansão, no sétimo dia ele lhe contou a resposta. Então ela explicou o enigma aos rapazes (NVT).

(Jz 14.18-20) 18Antes do pôr-do-sol do sétimo dia, os homens da cidade vieram lhe dizer: “O que é mais doce que o mel? O que é mais forte que o leão?” Sansão lhes disse: “Se vocês não tivessem arado com a minha novilha, não teriam solucionado o meu enigma” (NVI). 19Então o Espírito do Senhor Yahweh veio com poder sobre Sansão. Ele desceu à cidade de Ascalom, matou trinta homens, tomou seus pertences e deu as roupas deles aos homens que haviam resolvido o enigma. Contudo, ficou furioso com o que tinha acontecido e voltou a morar na casa de seus pais (NVT). 20Quanto à mulher de Sansão, foi dada em casamento ao homem que tinha sido o seu amigo de honra (NAA).

Sansão Provoca uma Destruição Generalizada

(Jz 15.1-3) 1Algum tempo depois, durante a colheita do trigo, Sansão levou um cabrito de presente para sua esposa. “Vou ao quarto de minha esposa para dormir com ela”, disse ele. Mas o pai dela não o deixou entrar. 2“Eu tinha certeza de que você a odiava”, explicou ele. “Por isso eu a dei como esposa a seu acompanhante de casamento. Mas veja, a irmã mais nova dela é ainda mais bonita. Case-se com ela” (NVT). 3Sansão lhes disse: “Desta vez ninguém poderá me culpar quando acertar as contas com os filisteus!” (NVI)

(Jz 15.4-8) 4Então saiu e capturou trezentas raposas. Amarrou-as em pares pela cauda e prendeu uma tocha em cada par de caudas. 5Depois, acendeu as tochas e soltou as raposas no meio das plantações de cereais dos filisteus. Assim, queimou tudo, tanto os feixes já ceifados como o cereal que ainda seria colhido. Também destruiu os vinhedos e os olivais (NVT)6Os filisteus perguntaram: “Quem fez isso?” Responderam: “Sansão, o genro do timnita, porque o sogro lhe tirou a mulher e a deu ao amigo dele”. Então os filisteus foram e queimaram a mulher e o pai dela (NAA)7Aí Sansão disse: “Então é assim que vocês fazem? Pois eu juro que não descansarei até que paguem por isso! (NTLH) 8Ele os atacou com grande violência e matou muitos deles. Depois, foi morar numa caverna na rocha de Etã (NVT).

CIDADE DE LEÍSansão mata mil Filisteus com uma Queixada de Jumento

(Jz 15.9-13) 9Então os filisteus acamparam em Judá e se espalharam pelos arredores da cidade de Leí. 10Os homens de Judá perguntaram aos filisteus: “Por que vieram nos atacar?” Os filisteus responderam: “Viemos capturar Sansão e nos vingar dele”. 11Então três mil homens de Judá desceram para buscar Sansão na caverna da rocha de Etã. “Você não sabe que os filisteus nos dominam?”, disseram a Sansão. “O que você está fazendo conosco?” Sansão respondeu: “Só fiz a eles o que fizeram a mim”. 12Mas os homens de Judá lhe disseram: “Viemos amarrá-lo e entregá-lo aos filisteus”. “Está bem”, disse Sansão. “Mas prometam que vocês mesmos não me farão mal” (NVT). 13Eles lhe disseram: “Não! Nós somente vamos amarrar você e entregá-lo nas mãos dos filisteus. Mas de maneira nenhuma vamos matar você”. Então o amarraram com duas cordas novas e o fizeram sair da caverna (NAA).

(Jz 15.14-17) 14Quando Sansão chegou a Leí, os filisteus vieram ao seu encontro, dando gritos de vitória. Mas o Espírito do Senhor Yahweh veio com poder sobre Sansão, e ele rompeu as cordas em seus braços como se fossem barbantes de linho queimados, e as amarras caíram de suas mãos (NVT)15Encontrou por ali uma queixada de jumento que ainda não estava seca. Pegou a queixada e com ela matou mil homens (NTLH)16Então disse: “Com uma queixada de jumento, fiz deles montões! Com uma queixada de jumento, matei mil homens!” 17Quando acabou de celebrar sua vitória, jogou fora a queixada; e aquele lugar foi chamado de Ramate-Leí (NVT).

(Jz 15.18-19) 18Sentindo muita sede, Sansão clamou ao Senhor Yahweh e disse: “Por meio de teu servo deste esta grande salvação. Será que agora vou morrer de sede e cair nas mãos desses incircuncisos?” 19Então o Senhor Yahweh fendeu a cavidade que estava em Leí, e dela saiu água. Sansão bebeu, recobrou alento e reviveu. Por isso aquele lugar se chama En-Hacoré até o dia de hoje (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.