• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 086

86º Dia – 27 de Março

 

O PERÍODO DE JUÍZES – HISTÓRIA DE ABIMELEQUE

 

CENÁRIO HISTÓRICO: A Conspiração de Abimeleque (Aproximadamente 1.162 a.C.) CURIOSIDADES

  • Obede com 98 anos (Avô de Davi)
  • 40º e último ano de Gideão como Juiz sobre o Leste de Israel
  • Eli com 30 anos (Sacerdote de Israel)
  • Abimeleque com 25 anos (Filho de Gideão)

CIDADE DE SIQUÉM

(Jz 9.1-4) 1Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos parentes de sua mãe, e falou com eles e com toda a geração da casa de seu avô materno, dizendo (NAA)2“Perguntem aos líderes de Siquém se preferem ser governados por todos os setenta filhos de Gideão ou por um só homem. E lembrem-se de que eu sou da mesma carne e do mesmo sangue de vocês!” 3Então os tios de Abimeleque transmitiram sua mensagem a todos os líderes de Siquém, que, depois de ouvirem a proposta, decidiram em favor de Abimeleque, pois era parente deles. 4Deram-lhe setenta moedas de prata do templo de Baal-Berite, que ele usou para contratar indivíduos desocupados e desordeiros que concordaram em segui-lo (NVT).

(Jz 9.5-6) 5Ele foi à casa de seu pai em Ofra e ali, sobre uma pedra, matou todos os seus setenta meios-irmãos, os filhos de Gideão, exceto Jotão, o filho mais novo, que fugiu e se escondeu. 6Então os líderes de Siquém e Bete-Milo convocaram uma reunião debaixo do carvalho perto da coluna em Siquém e proclamaram Abimeleque rei (NVT).

(Jz 9.7-15) 7Quando Jotão soube disso, subiu ao topo do monte Gerizim e gritou: “Ouçam-me, cidadãos de Siquém! Ouçam-me se querem que Deus Elohym os ouça! 8Certa vez as árvores resolveram ungir um rei. Primeiro disseram à oliveira: ‘Seja nosso rei!’ (NVT)9Porém a oliveira lhes respondeu: “Deixaria eu o meu óleo, apreciado por Deus Elohym e pelos homens, para dominar sobre as árvores?’ 10Então as árvores disseram à figueira: ‘Venha você e reine sobre nós’. 11Porém a figueira lhes respondeu: ‘Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, para dominar sobre as árvores?’ 12Então as árvores disseram à videira: ‘Venha você e reine sobre nós’. 13Porém a videira lhes respondeu: ‘Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus Elohym e aos homens, para dominar sobre as árvores?’ 14Então todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha você e reine sobre nós’ (NAA)15E o espinheiro respondeu às árvores: ‘Se querem mesmo ungir-me seu rei, venham abrigar-se à minha sombra. Se não, que saia fogo de mim e queime os cedros do Líbano’” (NVT).

(Jz 9.16-21) 16Jotão prosseguiu: “Será que vocês de fato agiram de forma honrada e íntegra ao proclamar Abimeleque seu rei? Será que foram justos com Gideão e seus descendentes? Vocês o trataram como ele merece, tendo em vista tudo que realizou? 17Meu pai lutou por vocês e arriscou a vida para libertá-los dos midianitas. 18Mas hoje vocês se rebelaram contra ele e seus descendentes e mataram seus setenta filhos sobre uma pedra. Escolheram Abimeleque, filho da escrava dele, para ser rei só porque ele é seu parente (NVT)19Agora, se o que vocês fizeram hoje com Gideão e a sua família foi sincero e honesto, então sejam felizes com Abimeleque, e que ele seja feliz com vocês! (NTLH) 20Mas, se não o fizeram, então que saia fogo de Abimeleque e queime os líderes de Siquém e Bete-Milo, e saia fogo dos líderes de Siquém e Bete-Milo e queime Abimeleque!” 21Então Jotão fugiu e foi morar em Beer, pois tinha medo de seu irmão Abimeleque (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início da queda de Abimeleque (Aproximadamente 1.159 a.C.) CURIOSIDADES

  • Obede com 101 anos (Avô de Davi)
  • Eli com 33 anos (Sacerdote de Israel)
  • Abimeleque com 28 anos (Filho de Gideão)

(Jz 9.22-24) 22Abimeleque governou o povo de Israel durante três anos. 23Então Deus Elohym fez com que Abimeleque e os homens de Siquém se odiassem. E eles se revoltaram contra Abimeleque (NTLH)24Isto aconteceu para que fosse vingada a violência praticada contra os setenta filhos de Jerubaal, e para que fossem castigados tanto Abimeleque, que era irmão deles e os havia matado, como os cidadãos de Siquém, que contribuíram para que ele matasse os seus próprios irmãos (NAA).

(Jz 9.25-29) 25Os líderes de Siquém prepararam uma emboscada para Abimeleque no alto dos montes e assaltavam todos os que passavam por ali. Contudo, alguém alertou Abimeleque sobre essa conspiração. 26Nessa época, Gaal, filho de Ebede, se mudou para Siquém com seus irmãos e ganhou a confiança dos líderes da cidade (NVT)27Eles foram até as suas plantações, apanharam uvas e prepararam vinho. Então fizeram uma festa. Depois entraram no templo do seu deus, comeram, beberam e amaldiçoaram Abimeleque (NTLH). 28E Gaal, filho de Ebede, disse: “Quem é Abimeleque, e quem somos nós de Siquém, para que o sirvamos? Não é ele filho de Jerubaal? E não é Zebul o seu oficial? Seria melhor servir os homens de Hamor, pai de Siquém. Mas nós, por que serviremos a ele? (NAA) 29Se eu estivesse no comando, me livraria de Abimeleque. Diria a ele: ‘Convoque seus soldados e venha lutar!’” (NVT)

(Jz 9.30-41) 30Mas, quando Zebul, que governava a cidade, tomou conhecimento das palavras de Gaal, ficou furioso (NVT)31E enviou, secretamente, mensageiros a Abimeleque, dizendo: “Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém e estão alvoroçando a cidade contra você. 32Levante-se de noite, você e o povo que estiver com você, e ponham-se de emboscada no campo. 33Levante-se pela manhã, ao sair o sol, e ataque a cidade. Quando Gaal com a sua gente sair para atacar, faça com ele o que estiver ao seu alcance” (NAA). 34Então Abimeleque e todos os seus homens saíram de noite, dividiram-se em quatro grupos e armaram uma emboscada ao redor de Siquém (NVT)35Gaal, filho de Ebede, saiu e pôs-se à entrada do portão da cidade. Com isto Abimeleque e todo o povo que estava com ele se levantaram das emboscadas (NAA)36Quando Gaal os viu, disse a Zebul: “Veja, vem gente descendo do alto das colinas!” Zebul, porém, respondeu: “Você está confundindo as sombras dos montes com homens” (NVI). 37Porém Gaal tornou ainda a falar e disse: “Veja! Vem gente descendo bem na nossa frente, e uma tropa vem vindo do caminho do carvalho dos Adivinhos” (NAA). 38Então Zebul disse: “Onde foi parar toda a sua conversa? Não foi você quem perguntou por que devíamos servir Abimeleque? Pois são estes os homens de quem você estava caçoando. Saia agora e lute contra eles” (NTLH). 39Então Gaal conduziu para fora os cidadãos de Siquém e lutou contra Abimeleque (NVI)40Abimeleque perseguiu Gaal, e muitos homens de Siquém foram feridos e caíram pelo caminho enquanto recuavam até o portão da cidade (NVT)41Então Abimeleque voltou para Arumá, e Zebul foi até Siquém e expulsou de lá Gaal e os seus irmãos (NTLH).

(Jz 9.42-45) 42No dia seguinte, o povo de Siquém saiu para guerrear nos campos. Abimeleque soube disso (NVT)43Então ele reuniu os seus homens, e os dividiu em três grupos, e os pôs de emboscada no campo. Quando Abimeleque viu que o povo saía da cidade, levantou-se contra eles e os atacou (NAA)44Abimeleque e seu grupo tomaram de assalto o portão da cidade para impedir que os homens de Siquém voltassem para dentro. Enquanto isso, os outros dois grupos atacaram e mataram aqueles que estavam nos campos. 45A batalha durou o dia inteiro. Por fim, Abimeleque tomou Siquém e matou seus habitantes. Depois, destruiu a cidade e espalhou sal em todo o solo (NVT).

(Jz 9.46-49) 46Ao tomarem conhecimento do que havia acontecido, os líderes que viviam na torre de Siquém correram e se esconderam na fortaleza do templo de Baal-Berite (NVT)47Mas Abimeleque soube que eles estavam reunidos lá. 48Aí subiu o monte Salmom com os seus homens. Pegou um machado, cortou um galho de árvore e o pôs no ombro. Disse aos homens para fazerem depressa a mesma coisa (NTLH)49Assim, cada um deles cortou um galho e seguiu Abimeleque. Puseram os galhos ao redor da fortaleza, e os incendiaram. Assim, morreram todos os que estavam na Torre de Siquém, mais ou menos mil pessoas, homens e mulheres (NAA).

A Morte de Abimeleque

(Jz 9.50-55) 50Então Abimeleque foi a Tebes, sitiou a cidade e a tomou. 51Havia, porém, no meio da cidade, uma torre forte, e todos os homens e mulheres, todos os moradores da cidade, fugiram para lá. Fecharam as portas da torre e subiram ao terraço (NAA)52Abimeleque avançou, atacou a torre e chegou até a porta, para pôr fogo nela. 53Mas uma mulher jogou uma pedra de moinho na cabeça dele e quebrou o seu crânio (NTLH)54Então Abimeleque chamou depressa o moço, seu escudeiro, e lhe disse: “Tire a sua espada e me mate, para que não se diga que uma mulher me matou”. O moço o atravessou com a espada, e ele morreu (NAA)55Quando os israelitas viram que Abimeleque estava morto, debandaram e voltaram para casa (NVT).

(Jz 9.56-57) 56Assim, Deus Elohym fez cair sobre Abimeleque o mal que ele havia feito a seu pai, ao matar os seus setenta irmãos. 57De igual modo, Deus Elohym fez cair sobre a cabeça dos homens de Siquém todo o mal que haviam praticado. Assim, veio sobre eles a maldição de Jotão, filho de Jerubaal (NAA).

CIDADE DE SAMIRDeus Levanta Tolá como um dos Juízes sobre a Região de Efraim

(Jz 10.1) 1Depois da morte de Abimeleque, surgiu um juiz e libertador de Israel chamado Tolá, filho de Puá, neto de Dodô. Era da tribo de Issacar, mas vivia na cidade de Samir, na região montanhosa de Efraim.

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Jessé (Pai de Davi) (Aproximadamente 1.155 a.C.) CURIOSIDADES

  • Obede com 105 anos (Avô de Davi)
  • Eli com 33 anos (Sacerdote de Israel)
  • 4º ano de Tolá como Juiz sobre a Região de Efraim

CIDADE DE BELÉM

(Rt 4.18-22) 18Esta é a genealogia de Perez: Perez gerou Hezrom. 19Hezrom gerou Rão. Rão gerou Aminadabe. 20Aminadabe gerou Naassom. Naassom gerou Salmom. 21Salmom gerou Boaz. Boaz gerou Obede. 22Obede gerou Jessé. Jessé gerou Davi (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Tolá (Aproximadamente 1.136 a.C.) CURIOSIDADES

  • Obede com 124 anos (Avô de Davi)
  • Eli com 56 anos (Sacerdote de Israel)
  • 23º e último ano de Tolá como Juiz sobre a Região de Efraim
  • Jessé com 19 anos (Pai de Davi)

CIDADE DE SAMIR

(Jz 10.2) 2Tolá foi líder de Israel durante vinte e três anos. Depois morreu e foi sepultado em Samir (NTLH).

REGIÃO DE GILEADEDeus Levanta Jair como um dos Juízes sobre Israel

(Jz 10.3-4) 3Em seguida apareceu Jair, da terra de Gileade. Jair foi líder de Israel durante vinte e dois anos. 4Ele tinha trinta filhos, que montavam trinta jumentos. Os seus filhos tinham trinta cidades na região de Gileade. Elas são chamadas até hoje de “cidades de Jair” (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início da História de Jefté (Aproximadamente 1.134 a.C.) CURIOSIDADES

  • Obede com 126 anos (Avô de Davi)
  • Eli com 58 anos (Sacerdote de Israel)
  • 2º ano de Jair como Juiz em Israel
  • Jessé com 21 anos (Pai de Davi)

TERRA DE TOBE

(Jz 11.1-3) 1Jefté, o gileadita, era homem valente, porém filho de uma prostituta. O pai dele se chamava Gileade (NAA)2A esposa de Gileade teve muitos filhos, e quando esses meios-irmãos cresceram, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não receberá parte alguma da herança de nosso pai, pois é filho de outra mulher”. 3Então Jefté fugiu de seus irmãos e foi viver na terra de Tobe. Em pouco tempo, passou a chefiar um bando de desocupados que se uniram a ele (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Início da História de Sansão (Aproximadamente 1.127 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 65 anos (Sacerdote de Israel)
  • 9º ano de Jair como Juiz em Israel
  • Jessé com 28 anos (Pai de Davi)

CIDADE DE ZORÁ

(Jz 13.2-8) 2Naqueles dias, um homem chamado Manoá, da tribo de Dã, vivia na cidade de Zorá. Sua esposa era estéril, e eles não tinham filhos (NVT)3O Anjo do Senhor Yahweh apareceu a essa mulher e lhe disse: “Eis que você é estéril e nunca teve filhos, mas você ficará grávida e dará à luz um filho. 4Por isso, tenha cuidado e não beba vinho nem bebida forte, e não coma nenhuma comida impura (NAA). 5Você ficará grávida e dará à luz um filho, do qual jamais cortará o cabelo, porque ele será consagrado a Deus Elohym como nazireu Nazireu era uma pessoa que se consagrava de maneira especial a Deus durante um certo período de tempo. O voto de nazireu incluía compromissos como não beber vinho ou outras bebidas alcoólicas, não cortar o cabelo e evitar contato com cadáveres. Este voto podia ser temporário ou, em alguns casos, como o de Sansão, por toda a vida. desde o nascimento. Ele começará a libertar Israel das mãos dos filisteus” (NVT). 6Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: “Um homem de Deus Elohym veio falar comigo. Era como um Anjo de Deus Elohym , de aparência impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu nome (NVI), 7porém ele me disse: ‘Eis que você ficará grávida e dará à luz um filho. Por isso, não beba vinho, nem bebida forte, nem coma coisa impura, porque o menino será nazireu consagrado a Deus Elohym desde o ventre materno até o dia de sua morte’ (NAA). 8Então Manoá orou ao Senhor Yahweh : Senhor Yahweh , eu te imploro que o homem de Deus Elohym que o Senhor Yahweh enviou volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que vai nascer” (NVI).

(Jz 13.9-14) 9 Deus Elohym ouviu a oração de Manoá, e o Anjo de Deus Elohym veio novamente falar com a mulher quando ela estava sentada no campo. Manoá, seu marido, não estava com ela. 10Mas ela foi correndo contar ao marido: “O homem que me apareceu outro dia está aqui!” (NVI) 11Então Manoá se levantou e seguiu a sua mulher. Quando encontrou o homem, perguntou: “Você é o homem que falou com esta mulher?” Ele respondeu: “Sim, sou eu” (NAA). 12Então Manoá disse: “Quando acontecer o que você falou, como é que o menino deverá agir? O que deverá fazer?” (NTLH) 13O Anjo do Senhor Yahweh respondeu: “Sua mulher terá que seguir tudo o que eu lhe ordenei (NVI). 14Não deve comer nada que procede da videira. Não deve beber vinho nem bebida forte, nem comer nada que seja impuro. Ela deve observar tudo o que lhe ordenei” (NAA).

(Jz 13.15-18) 15Então Manoá disse ao Anjo do Senhor Yahweh : “Permita-nos convidá-lo a ficar conosco. Queremos preparar um cabrito para você”. 16Porém o Anjo do Senhor Yahweh disse a Manoá: “Ainda que você me convide, não comerei a sua comida. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao Senhor Yahweh “. Acontece que Manoá não sabia que aquele era o Anjo do Senhor Yahweh . 17Então Manoá perguntou ao Anjo do Senhor Yahweh : “Qual é o seu nome, para que possamos honrar você, quando se cumprir aquilo que nos falou? (NAA) 18“Por que quer saber meu nome?”, disse o Anjo do Senhor Yahweh . “Ele é tão maravilhoso que você não conseguiria entender!” (NVT)

(Jz 13.19-23) 19Manoá tomou um cabrito e uma oferta de cereais, e ofereceu tudo como sacrifício ao Senhor Yahweh . Então o Anjo fez uma coisa fora do comum, verdadeiramente maravilhosa! Manoá e a mulher estavam observando (BV). 20Quando as chamas do altar subiram ao céu, o Anjo do Senhor Yahweh subiu nas chamas. Ao verem isso, Manoá e sua esposa se curvaram com o rosto no chão (NVT)21Manoá e a sua mulher nunca mais viram o Anjo. E Manoá compreendeu que aquele homem era o Anjo do Senhor Yahweh (NTLH)22Manoá disse à sua mulher: “Certamente vamos morrer, porque vimos Deus Elohym “. 23Mas a mulher respondeu: “Se o Senhor Deus Yahweh quisesse nos matar, não teria aceito de nossas mãos o holocausto e a oferta de cereais, nem nos teria mostrado tudo isso, nem nos teria revelado essas coisas” (NAA).

O Nascimento de Sansão

(Jz 13.24) 24A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor Yahweh o abençoou (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.