• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 089

89º Dia – 30 de Março

O PERÍODO DE JUÍZES

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da História de Samuel (Aproximadamente 1.095 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 97 anos de idade (Sacerdote de Israel)
  • Jessé com 60 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 31 anos
  • 39º ano de Eli como Juiz em Siló
  • Samuel com 20 anos
  • 19º ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel
  • 1º ano de Jefté como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Saul Recém-nascido

CIDADE DE SILÓAdvertência ao Sacerdote Eli

(1Sm 2.22-25) 22Eli já era muito velho e ouvia tudo o que os seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da Tenda do Encontro (NAA)23Então Eli disse: “Por que é que vocês estão fazendo essas coisas? Todos me falam do mal que vocês estão praticando. 24Parem com isso, meus filhos! Eu estou ouvindo o povo do Senhor Deus Yahweh dizer coisas terríveis a respeito de vocês! 25Se uma pessoa peca contra outra, o Senhor Yahweh  pode defendê-la. Mas quem pode defender aquele que peca contra Deus Elohym ?” Mas eles não ouviram o pai, pois o Senhor Yahweh  havia resolvido matá-los (NTLH).

(1Sm 2.27-36) 27Um homem de Deus Elohym veio a Eli e disse: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Por acaso não me manifestei à casa de seu pai, quando os israelitas ainda estavam no Egito, na casa de Faraó? (NAA) 28Escolhi seu pai dentre todas as tribos de Israel para ser o meu Sacerdote, subir ao meu altar, queimar incenso e usar um colete Sacerdotal na minha presença. Também dei à família de seu pai todas as ofertas preparadas no fogo pelos israelitas (NVI). 29Então por que você despreza meus sacrifícios e ofertas? Por que honra seus filhos mais que a mim? Pois você e eles engordaram com as melhores partes das ofertas de meu povo, Israel!’ 30Portanto, assim declara o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel: ‘Prometi que membros de sua família, da tribo de Levi, sempre seriam meus Sacerdotes’. Agora, porém, declara o Senhor Yahweh : ‘Isso não acontecerá! Honrarei aqueles que me honram, e desprezarei aqueles que me desprezam (NVT). 31Olhe! Está chegando o tempo em que eu matarei todos os moços da sua família e da família do seu pai para que nenhum homem da sua família chegue a ficar velho (NTLH)32Você verá a aflição de minha casa, e, quando eu trouxer todo o bem sobre Israel, ninguém em sua família chegará à velhice para testemunhar! (NVT) 33E todo descendente seu que eu não eliminar de meu altar será poupado apenas para lhe consumir os olhos com lágrimas e para lhe entristecer o coração, e todos os seus descendentes morrerão no vigor da vida (NVI). 34E, para provar que minhas palavras se cumprirão, farei que seus dois filhos, Hofni e Fineias, morram no mesmo dia! 35Então levantarei um Sacerdote fiel que me servirá e fará tudo que desejo. Estabelecerei a família dele, e eles serão Sacerdotes diante do meu ungido para sempre. 36Então todos que restarem de sua família se curvarão diante dele, mendigando dinheiro e alimento e pedindo: ‘Por favor, consiga para nós algum trabalho entre os Sacerdotes, para termos o que comer’ (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da História de Sansão (Aproximadamente 1.094 a.C.) CURIOSIDADES

  • Eli com 98 anos de idade (Sacerdote de Israel)
  • Jessé com 61 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 32 anos
  • 40º e último ano de Eli como Juiz em Siló
  • Samuel com 21 anos
  • 20º ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel
  • 2º ano de Jefté como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Saul com 1 ano

CIDADE DE GAZASansão e o Portão em Gaza

(Jz 16.1-3) 1Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela (NVI)2Logo correu a notícia de que Sansão estava lá, e os homens de Gaza se reuniram e esperaram a noite toda junto aos portões da cidade. Ficaram em silêncio a noite inteira, pois pensavam: “Quando o dia clarear, vamos matá-lo”. 3Mas Sansão ficou deitado só até a meia-noite. Então levantou-se, agarrou os portões da cidade, com os dois batentes, e os ergueu, junto com a tranca. Colocou-as sobre os ombros e as levou para o alto da colina que fica em frente de Hebrom (NVT).

(Jz 15.20) 20Sansão foi o juiz de Israel nos vinte anos seguintes. Mas os filisteus continuavam dominando o país (BV).

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE SAMUEL

REGIÃO DE EBENÉZERA Batalha contra os Filisteus

(1Sm 4.1) 1bNaquele tempo, Israel estava em guerra com os filisteus. O exército israelita tinha acampado perto de Ebenézer, e os filisteus acamparam em Afeque (NVT).

(1Sm 4.2-3) 2Os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para enfrentar Israel, e, quando a guerra começou, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens (NAA)3Terminada a batalha, os soldados voltaram para o acampamento, e as autoridades de Israel se perguntaram: “Por que o Senhor Yahweh causou nossa derrota diante dos filisteus? Vamos trazer a Arca da Aliança do Senhor Yahweh desde Siló, para que esteja conosco e nos livre do poder do inimigo!” (NVT)

(1Sm 4.4-11) 4Então enviaram homens a Siló para trazer a Arca da Aliança do Senhor Yahweh dos Exércitos, que está entronizado entre os querubins. Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli, acompanharam a Arca da Aliança de Deus Elohym . 5Quando todos os israelitas viram a Arca da Aliança do Senhor Yahweh entrando no acampamento, soltaram gritos de alegria tão altos que fizeram o chão tremer (NVT)6Os filisteus ouviram a voz do júbilo e disseram: “Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus?” Então souberam que a Arca do Senhor Yahweh havia chegado ao arraial (NAA)7Os filisteus ficaram com medo e disseram: “Deuses chegaram ao acampamento. Ai de nós! Nunca nos aconteceu uma coisa dessas! (NVI) 8Estamos perdidos! Quem nos salvará desses deuses poderosos? São os mesmos deuses que destruíram os egípcios com pragas, quando Israel estava no deserto (NVT). 9Sejam fortes, filisteus! Sejam homens ou vocês se tornarão escravos dos hebreus, assim como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem!” (NVI) 10Então os filisteus saíram para a batalha, e Israel foi derrotado. A matança foi grande: trinta mil soldados israelitas morreram naquele dia. Os sobreviventes deram meia-volta e fugiram para suas tendas (NVT)11Então os filisteus tomaram a Arca de Deus Elohym , e Hofni e Finéias, os filhos de Eli, foram mortos (NTLH).

CIDADE DE SILÓA Morte do Sacerdote Eli

(1Sm 4.12-18) 12Um homem da tribo de Benjamim correu do campo de batalha e chegou a Siló ainda naquele dia. Tinha rasgado suas roupas e colocado pó sobre a cabeça. 13Eli estava sentado numa cadeira, ao lado da estrada, esperando para ouvir as notícias da batalha, pois seu coração tremia pela segurança da Arca de Deus Elohym . Quando o mensageiro chegou e contou o que havia acontecido, gritos ressoaram por toda a cidade. 14Eli ouviu os gritos e perguntou: “O que é esse barulho todo?”. O mensageiro correu até Eli e contou-lhe a notícia (NVT)15Eli tinha noventa e oito anos de idade e seus olhos estavam imóveis, e ele já não conseguia enxergar. 16O homem lhe disse: “Acabei de chegar da linha de batalha; fugi de lá hoje mesmo”. Eli perguntou: “O que aconteceu, meu filho?” (NVI) 17Então o mensageiro respondeu: “Israel fugiu dos filisteus. Houve grande matança entre o povo. Além disso, os seus dois filhos, Hofni e Fineias, foram mortos, e a Arca de Deus Elohym foi tomada”. 18Quando ele fez menção da Arca de Deus Elohym , Eli caiu da cadeira para trás, junto ao portão da cidade, quebrou o pescoço e morreu. Ele era um homem velho e pesado, e havia julgado Israel durante quarenta anos (NAA).

(1Sm 4.19-22) 19A nora de Eli, esposa de Finéias, estava grávida e perto de dar à luz. Quando soube que a Arca de Deus Elohym havia sido tomada e que o sogro e o marido estavam mortos, teve contrações violentas e deu à luz (NVT)20Quando ela estava morrendo, as mulheres que a ajudavam disseram: “Não tema, porque você teve um filho”. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. 21Mas deu ao menino o nome de Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel”. Ela disse isto, porque a Arca de Deus Elohym havia sido tomada e por causa de seu sogro e de seu marido (NAA)22E ainda acrescentou: “A glória se foi de Israel, pois a Arca de Deus Elohym foi tomada” (NVI).

CIDADE DE ASDODEOs Filisteus e a Arca da Aliança

(1Sm 5.1-5) 1Depois que tomaram a Arca de Deus Elohym , os filisteus a levaram do campo de batalha em Ebenézer para a cidade de Asdode. 2Levaram a Arca de Deus Elohym para o templo de Dagom e a colocaram ao lado de uma estátua de Dagom. 3Contudo, na manhã seguinte, quando os moradores de Asdode se levantaram, viram que Dagom estava caído com o rosto em terra diante da Arca do Senhor Yahweh . Então levantaram Dagom e o puseram de volta em seu lugar. 4Na manhã do outro dia, porém, viram que tinha acontecido a mesma coisa: Dagom estava caído novamente com o rosto em terra diante da Arca do Senhor Yahweh . Dessa vez, a cabeça e as mãos de Dagom tinham se quebrado e estavam junto à porta de entrada. Somente o corpo permaneceu intacto. 5Por isso, até hoje os sacerdotes de Dagom e aqueles que entram em seu templo, em Asdode, não pisam na soleira da porta (NVT).

(1Sm 5.6-12) 6Depois disso a mão do Senhor Yahweh pesou sobre o povo de Asdode e dos arredores, trazendo devastação sobre eles e afligindo-os com tumores. 7Quando os homens de Asdode viram o que estava acontecendo, disseram: “A Arca do Deus Elohym de Israel não deve ficar aqui conosco, pois a mão dele pesa sobre nós e sobre nosso deus Dagom” (NVI). 8Então reuniram os governantes das cidades dos filisteus e lhes perguntaram: “O que devemos fazer com a Arca do Deus Elohym de Israel?” Os governantes responderam: “Levem a Arca para a cidade de Gate”. Então levaram a Arca do Deus Elohym de Israel para Gate. 9Mas, quando a Arca chegou a Gate, a mão do Senhor Yahweh pesou sobre a cidade, ferindo com uma praga de tumores os homens de lá, tanto os jovens como os velhos, e houve grande pânico. 10Por isso, enviaram a Arca de Deus Elohym para a cidade de Ecrom, mas quando os habitantes dali viram que ela entrava na cidade, exclamaram: “Por que estão trazendo a Arca do Deus Elohym de Israel para cá? Querem matar todo o nosso povo?” 11Reuniram mais uma vez os governantes filisteus e suplicaram: “Mandem a Arca do Deus Elohym de Israel de volta para sua própria terra, para que não mate todo o nosso povo!” Pois a mão de Deus Elohym já pesava sobre a cidade, e um pavor mortal se espalhava por todo o lugar (NVT)12Os homens que não morriam eram atingidos com os tumores, e o clamor da cidade subiu até o céu (NAA).

A Arca da Aliança retorna à Israel

(1Sm 6.1-6) 1A Arca do Senhor Yahweh esteve durante sete meses na terra dos filisteus (BV)2Os filisteus chamaram os sacerdotes e adivinhos e disseram: “O que faremos com a Arca do Senhor Yahweh ? Digam-nos com o que devemos mandá-la de volta a seu lugar” (NVI). 3Eles responderam: “Se vocês vão mandar a Arca do Deus Elohym de Israel de volta, enviem com ela uma oferta pela culpa, para que cesse a praga. Então, se forem curados, saberão que foi a mão dele que causou a praga” (NVT). 4“Que oferta devemos mandar?”, perguntaram os filisteus. Os sacerdotes e os mágicos responderam: “Mandem cinco tumores feitos de ouro e cinco ratos também de ouro, de acordo com o número dos governadores filisteus. Pois os cinco governadores foram atingidos pela mesma praga que caiu sobre vocês (NTLH)5Façam imitações dos tumores e dos ratos que andam destruindo a terra, e deem glória ao Deus Elohym de Israel. Assim ele talvez alivie a sua mão de cima de vocês e do deus e da terra de vocês. 6Por que vocês endureceriam o coração, como os egípcios e Faraó fizeram? Não é verdade que, depois que Deus Elohym os maltratou, eles deixaram os israelitas sair, e eles foram embora?” (NAA)

(1Sm 6.7-9) 7“Agora, construam uma carroça nova e escolham duas vacas que tenham acabado de dar cria e sobre as quais nunca tenha sido colocada a canga de um arado. Atrelem as vacas à carroça, mas prendam num curral os bezerros recém-nascidos. 8Coloquem a Arca do Senhor Yahweh sobre a carroça e, ao lado dela, ponham uma caixa com os objetos de ouro que vocês enviarão como oferta pela culpa. Então deixem as vacas irem para onde quiserem. 9Se elas atravessarem a fronteira de nossa terra e se dirigirem a Bete-Semes, saberemos que foi o Senhor Yahweh que trouxe sobre nós essa grande calamidade. Do contrário, saberemos que não foi a mão dele que pesou sobre nós, mas que isso aconteceu por acaso” (NVT).

(1Sm 6.10-12) 10Os filisteus seguiram as instruções. Atrelaram duas vacas à carroça e prenderam num curral os bezerros recém-nascidos. 11Colocaram sobre a carroça a Arca do Senhor Yahweh e a caixa com os ratos de ouro e os tumores de ouro. 12E, de fato, as vacas não se desviaram nem para um lado nem para o outro, mas seguiram direto pela estrada para Bete-Semes, mugindo por todo o caminho. Os governantes filisteus as acompanharam até a fronteira de Bete-Semes (NVT).

(1Sm 6.17) 17Os filisteus enviaram ao Senhor Yahweh como oferta pela culpa estes tumores de ouro: um por Asdode, outro por Gaza, outro por Ascalom, outro por Gate e outro por Ecrom (NVI).

(1Sm 6.18) 18aO número dos ratos de ouro foi conforme o número das cidades filisteias que pertenciam aos cinco governantes; tanto as cidades fortificadas como os povoados no campo (NVI).

CIDADE DE BETE-SEMESA Alegria e a Tragédia pela Presença da Arca da Aliança

(1Sm 6.13-16) 13Ora, o povo de Bete-Semes estava colhendo trigo no vale e, quando olharam e viram a Arca, alegraram-se muito (NVI)14A carroça entrou no campo de um homem chamado Josué e parou ao lado de uma grande pedra. Então o povo quebrou a madeira da carroça para fazer fogo, matou as vacas e as ofereceu ao Senhor Yahweh como holocausto. 15Os homens da tribo de Levi retiraram da carroça a Arca do Senhor Yahweh e a caixa com os objetos de ouro e os colocaram sobre a grande pedra. Naquele dia, o povo de Bete-Semes ofereceu ao Senhor Yahweh sacrifícios e holocaustos (NVT)16Os cinco governantes dos filisteus viram tudo isso e voltaram naquele mesmo dia a Ecrom (NVI).

(1Sm 6.18) 18bA grande rocha, sobre a qual puseram a Arca do Senhor Yahweh , é até hoje uma testemunha no campo de Josué, de Bete-Semes (NVI).

(1Sm 6.19-21) 19Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, e por isso o Senhor Yahweh  os matou. E o povo chorou por causa dessa grande matança que Deus Elohym fez entre eles (NTLH). 20E os homens de Bete-Semes perguntaram: “Quem pode permanecer na presença do Senhor Yahweh , esse Deus Elohym santo? Para quem enviamos a Arca, para que se afaste de nós?” (NVI) 21Então enviaram mensageiros aos moradores de Quiriate-Jearim, dizendo: “Os filisteus devolveram a Arca do Senhor Yahweh . Venham até aqui e levem a Arca com vocês” (NAA).

CIDADE DE QUIRIATE-JEARIMA Arca da Aliança na Casa de Abinadabe

(1Sm 7.1) 1Então, os homens de Quiriate-Jearim vieram para levar a Arca do Senhor Yahweh . Eles a levaram para a casa de Abinadabe, na colina, e consagraram seu filho Eleazar para guardar a Arca do Senhor Yahweh (NVI).

FINAL DA HISTÓRIA DE JEFTÉ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Jefté (Aproximadamente 1.090 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 61 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 32 anos
  • Samuel com 21 anos
  • 20º ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel
  • Saul com 5 anos
  • 6º e último ano de Jefté como Juiz sobre a Região de Gileade
  • Saul com 5 anos
  • 4º ano de Sansão como Juiz sobre a Região Leste de Israel

REGIÃO DE GILEADE

(Jz 12.7) 7Jefté, o gileadita, julgou Israel durante seis anos. Ele morreu e foi sepultado numa das cidades de Gileade (NAA).

(Jz 12.8-9) 8Depois de Jefté, Ibsã, de Belém, liderou Israel (NVI)9Ele tinha trinta filhos e trinta filhas. Casou as filhas com rapazes de fora do grupo de famílias que ele chefiava; e trouxe de fora trinta moças para se casarem com os filhos dele. Julgou a Israel sete anos (BV).

CENÁRIO HISTÓRICO: Deus Levanta Ibsã como um dos Juízes sobre Israel (Aproximadamente 1.083 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 72 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 43 anos
  • Samuel com 32 anos
  • 31º ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel
  • Saul com 12 anos
  • 7º e último ano de Ibsã como Juiz sobre a Região de Gileade
  • 11º ano de Sansão como Juiz sobre a Região Leste de Israel

CIDADE DE BELÉMA Morte de Ibsã

(Jz 12.10) 10Então Ibsã morreu, e foi sepultado em Belém (NVI).

REGIÃO DE GILEADEDeus levanta Elom como um dos Juízes sobre Israel

(Jz 12.11) 11Elom, da tribo de Zebulom, foi juiz de Israel depois de Ibsã. Havendo julgado a Israel durante dez anos (BV).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.