• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 090

90º Dia – 31 de Março

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE SANSÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Sansão e Dalila (Aproximadamente 1.076 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 79 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 50 anos
  • Samuel com 39 anos
  • 38º ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel
  • Saul com 19 anos
  • 18º ano de Sansão como Juiz sobre a Região Leste de Israel
  • 7º ano de Elom como Juiz sobre a Região de Gileade

VALE DE SOREQUE

(Jz 16.4-9) 4Algum tempo depois, Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila, que morava no vale de Soreque. 5Os governantes dos filisteus foram vê-la e disseram: “Seduza Sansão para que ele lhe diga o que o torna tão forte e como podemos dominá-lo e amarrá-lo sem que consiga se soltar. Então cada um de nós dará a você mil e cem peças de prata”. 6Assim, Dalila disse a Sansão: “Conte-me, por favor, o que o torna tão forte e como poderia ser amarrado sem conseguir se soltar” (NVT). 7Respondeu-lhe Sansão: “Se alguém me amarrar com sete tiras de couro ainda úmidas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. 8Então os líderes dos filisteus trouxeram a ela sete tiras de couro ainda úmidas, e Dalila o amarrou com elas. 9Tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando!” Mas ele arrebentou as tiras de couro como se fossem um fio de estopa que chega perto do fogo. Assim, não se descobriu de onde vinha a sua força (NVI).

(Jz 16.10-12) 10Então Dalila disse a Sansão: “Eis que você tem zombado de mim e me falou mentiras. Agora, por favor, conte-me como você pode ser amarrado” (NAA). 11Sansão respondeu: “Se eu fosse amarrado firmemente com cordas novas em folha, que nunca foram usadas, ficaria tão fraco como qualquer outro homem”. 12Assim, Dalila pegou cordas novas e o amarrou com elas. Os homens estavam escondidos no quarto interior como antes e, de novo, Dalila gritou: “Sansão! Os filisteus vieram atacá-lo!” Mais uma vez, porém, Sansão arrebentou as cordas em seus braços como se fossem fios (NVT).

(Jz 16.13-15) 13Disse Dalila a Sansão: “Até agora você me fez de boba e mentiu para mim. Diga-me como pode ser amarrado”. Ele respondeu: “Se você tecer num pano as sete tranças da minha cabeça e o prender com uma lançadeira, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. Assim, quando ele dormia, Dalila teceu as sete tranças da sua cabeça num pano 14e o prendeu com a lançadeira. Novamente ela o chamou: “Sansão, os filisteus estão vindo sobre você!” Ele despertou do sono e arrancou a lançadeira e o tear, junto com os fios do tear (NVI)15Então Dalila disse: “Como você pode dizer que me ama, se não me conta seus segredos? Zombou de mim três vezes e ainda não me disse o que o torna tão forte!” (NVT)

(Jz 16.16-18) 16E ela continuou a perguntar isso todos os dias. Sansão ficou tão cansado com a insistência dela, que já não aguentava mais (NTLH)17Por fim, contou-lhe seu segredo: “Meu cabelo nunca foi cortado, pois fui consagrado a Deus Elohym como nazireu desde o nascimento. Se minha cabeça fosse raspada, eu perderia as forças e ficaria tão fraco como qualquer outro homem” (NVT). 18Quando Dalila viu que ele lhe havia contado o seu segredo, mandou chamar os governantes dos filisteus, dizendo: “Venham mais esta vez, porque agora ele me contou o seu segredo”. Então os governantes dos filisteus vieram até ela e trouxeram com eles o dinheiro (NAA).

(Jz 16.19-21) 19Dalila fez Sansão dormir com a cabeça em seu colo e então chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele. Desse modo, começou a enfraquecê-lo, e suas forças o deixaram (NVT)20Então ela gritou: “Sansão, os filisteus vêm vindo aí!” Ele despertou do sono e disse consigo mesmo: “Vou sair como nas outras vezes e me livrarei”. Mas ele não sabia ainda que o Senhor Yahweh já se havia retirado dele. 21Então os filisteus o agarraram, furaram os olhos dele e o levaram para Gaza. Amarraram-no com correntes de bronze e o puseram a virar um moinho na prisão (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Continuação da História de Samuel (Aproximadamente 1.074 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 81 anos de idade (Pai de Davi)
  • Sansão com 52 anos
  • Samuel com 41 anos
  • 40º e último ano do domínio dos Filisteus sobre o Território Central de Israel
  • Saul com 21 anos
  • 20º e último ano de Sansão como Juiz sobre a Região Leste de Israel
  • 9º ano de Elom como Juiz sobre a Região de Gileade

CIDADE DE SILÓSamuel como Juiz sobre Israel

(1Sm 3.19-21) 19À medida que Samuel crescia, o Senhor Yahweh estava com ele, e todas as suas palavras se cumpriam. 20E todo o Israel, desde Dã, ao norte, até Berseba, ao sul, sabia que Samuel havia sido confirmado como Profeta do Senhor Yahweh (NVT)21Então o Senhor Yahweh continuava a dar mensagens a Samuel revelando-se no Tabernáculo em Siló, e Samuel transmitia tais mensagens do povo de Israel (BV).

(1Sm 4.1) 1aE as palavras de Samuel chegavam a todo o povo de Israel (NVT).

CIDADE DE QUIRIATE-JEARIMO Arrependimento do Povo de Israel

(1Sm 7.2) 2A Arca permaneceu em Quiriate-Jearim por muito tempo: vinte anos no total. Durante esse período, todo o Israel lamentava à espera de alguma ação do Senhor Yahweh (NVT).

(1Sm 7.3-5) 3Então Samuel disse a todo o povo de Israel: “Se, de fato, vocês desejam de todo o coração voltar ao Senhor Yahweh , livrem-se de seus deuses estrangeiros e de suas imagens de Astarote. Voltem o coração para o Senhor Yahweh e obedeçam somente a ele; então ele os livrará das mãos dos filisteus”. 4Assim, os israelitas se desfizeram de suas imagens de Baal e de Astarote e serviram somente ao Senhor Yahweh (NVT). 5E Samuel prosseguiu: “Reúnam todo Israel em Mispá, e eu intercederei ao Senhor Yahweh a favor de vocês” (NVI).

CIDADE DE MISPÁA Intercessão de Samuel

(1Sm 7.6) 6Eles se reuniram em Mispá e tiraram água do poço e a derramaram diante do Senhor Yahweh . Também jejuaram o dia todo e confessaram que haviam pecado contra o Senhor Yahweh . (Foi em Mispá que Samuel se tornou juiz em Israel) (NVT).

(1Sm 7.7-12) 7Quando os governantes filisteus ouviram que os israelitas haviam se reunido em Mispá, mobilizaram seu exército e avançaram. Ao saber que os filisteus se aproximavam, os israelitas ficaram muito assustados (NVT)8Então os filhos de Israel disseram a Samuel: “Não cesse de clamar ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , por nós, para que ele nos livre das mãos dos filisteus” (NAA). 9Então Samuel escolheu um cordeiro que ainda mamava e o ofereceu ao Senhor Yahweh como holocausto. Suplicou ao Senhor Yahweh em favor de Israel, e o Senhor Yahweh o atendeu (NVT)10Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor Yahweh trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel (NVI)11Os israelitas saíram de Mispa e perseguiram os filisteus até Bete-Car, matando-os pelo caminho (NTLH)12Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor Yahweh nos ajudou” (NVI).

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE SANSÃO

CIDADE DE GAZAFinal da História de Sansão

(Jz 16.22-25) 22Não demorou muito, o cabelo de Sansão começou a crescer de novo (BV). 23Os governantes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom e para se alegrar. Diziam: “O nosso deus entregou o nosso inimigo Sansão nas nossas mãos” (NAA). 24O povo, quando viu Sansão, louvava o seu deus, dizendo: “O nosso deus entregou nas nossas mãos o nosso inimigo, aquele que destruía a nossa terra e multiplicava os nossos mortos” (NAA). 25A essa altura, já estavam muito bêbados e começaram a gritar: “Tragam Sansão para que nos divirta!” Assim, trouxeram Sansão da prisão para diverti-los e o fizeram ficar em pé entre as duas colunas que sustentavam o teto (NVT).

O Sacrifício de Sansão

(Jz 16.26-30) 26Sansão disse ao jovem servo que o guiava pela mão: “Ponha minhas mãos nas duas colunas que sustentam o templo. Quero me apoiar nelas”. 27O templo estava lotado. Todos os governantes filisteus estavam presentes, e havia cerca de três mil homens e mulheres na cobertura vendo Sansão e se divertindo às custas dele (NVT). 28E Sansão orou ao Senhor Yahweh , dizendo: “Ó Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , peço que se lembre de mim. Por favor, dá-me força só mais esta vez. Deixa que eu, de uma só vez, me vingue dos filisteus, por terem furado os meus olhos” (NTLH). 29Então Sansão se apoiou nas colunas centrais que sustentavam o templo, empurrou-as com as duas mãos (NVT) 30E disse: “Que eu morra com os filisteus”. E empurrou com toda a sua força, e o templo caiu sobre os governantes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, foram mais os que Sansão matou quando morreu do que os que ele havia matado durante toda a sua vida (NAA).

(Jz 16.31) 31Mais tarde, seus irmãos e outros parentes desceram para buscar o corpo. Eles o levaram de volta para casa e o sepultaram entre Zorá e Estaol, onde seu pai, Manoá, estava enterrado. Sansão julgou Israel durante vinte anos.

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE SAMUEL

Paz sobre a Terra Prometida

(1Sm 7.13-15) 13Assim os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porque a mão do Senhor Yahweh esteve contra eles todos os dias de Samuel. 14As cidades que os filisteus haviam tomado de Israel foram devolvidas, desde Ecrom até Gate. E até os territórios ao redor delas Israel tirou das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus (NAA). 15Samuel continuou como juiz em Israel pelo resto de sua vida (NVT).

TERRA DE ISRAEL – Samuel, Juiz sobre toda Israel

(1Sm 7.16-17) 16A cada ano, viajava pelo território e julgava o povo de Israel em três locais: primeiro em Betel, depois em Gilgal e, por fim, em Mispá (NVT)17Depois voltava para a sua casa na cidade de Ramá, onde também era juiz. E em Ramá Samuel construiu um altar para Deus Elohym , o Senhor Yahweh (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Elom (Aproximadamente 1.073 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 82 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 42 anos
  • Saul com 22 anos
  • 10º e último ano de Elom como Juiz sobre a Região de Gileade
  • 1º ano de Samuel como Juiz sobre Israel

CIDADE DE AIJALOM

(Jz 12.12) 12Elom morreu, e foi sepultado em Aijalom, na terra de Zebulom (NVI).

CIDADE DE PIRATOMDeus Levanta Abdom como um dos Juízes sobre a Região de Gileade

(Jz 12.13-14) 13Depois de Elom, Abdom governou o povo de Israel. Ele era filho de Hilel, da cidade de Piratom. 14Abdom tinha quarenta filhos e trinta netos, que montavam setenta jumentos. Ele governou Israel oito anos (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Povo de Israel pede um Rei (Aproximadamente 1.066 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 89 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 49 anos
  • Saul com 29 anos
  • 7º ano de Abdom como Juiz sobre a Região de Gileade
  • 8º ano de Samuel como Juiz sobre Israel

CIDADE DE RAMÁ

(1Sm 8.1-9) 1Quando Samuel ficou idoso, nomeou seus filhos para serem juízes sobre Israel (NVT)2O seu filho mais velho se chamava Joel, e o mais novo, Abias. Eles eram juízes na cidade de Berseba (NTLH)3Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça (NVI). 4Então todos os líderes de Israel se reuniram e foram falar com Samuel, em Ramá (NTLH)5Eles disseram: “Veja! Você está ficando velho e os seus filhos não andam pelos seus caminhos. Por isso, queremos agora que você nos constitua um rei, para que nos governe, como acontece em todas as nações (NAA). 6Samuel não gostou de que lhe tivessem pedido um rei e buscou a orientação do Senhor Yahweh (NVT)7E o Senhor Yahweh disse a Samuel: “Atenda à voz do povo em tudo o que lhe pedem. Porque não foi a você que rejeitaram, mas a mim, para que eu não reine sobre eles (NAA). 8Desde que os tirei do Egito até hoje, eles têm me abandonado e seguido outros deuses. Agora, tratam você da mesma forma (NVT). 9Portanto, atenda o pedido deles. Mas avise essa gente, explicando com toda a clareza como o rei vai tratá-los” (NTLH).

Os Direitos dos Reis

(1Sm 8.10-12) 10Então Samuel transmitiu a advertência do Senhor Yahweh ao povo que lhe pedia um rei (NVT)11dizendo: “Isto é o que o rei que reinará sobre vocês reivindicará como seu direito: ele tomará os filhos de vocês para servi-lo em seus carros de guerra e em sua cavalaria, e para correr à frente dos seus carros de guerra (NVI). 12Ele porá alguns por capitães de mil e capitães de cinquenta; outros para lavrar os campos dele e fazer as suas colheitas; e outros para fabricar armas de guerra e equipamentos para os seus carros” (NAA).

(1Sm 8.13-15) 13“Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tomará de vocês o melhor das lavouras, das vinhas e dos olivais e o dará aos seus servidores (NAA). 15Tomará um décimo de sua colheita de cereais e uvas para distribuir entre seus oficiais e servos” (NVT).

(1Sm 8.16-22) 16“Também tomará os servos e as servas de vocês, os melhores jovens e os jumentos de vocês, e os empregará no seu trabalho. 17Ficará com uma décima parte dos rebanhos de vocês, e vocês serão seus servos (NAA). 18Quando esse dia chegar, lamentarão por causa desse rei que agora pedem, mas o Senhor Yahweh não lhes dará ouvidos” (NVT). 19Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: “Não! Queremos um rei sobre nós (NAA). 20Queremos ser como todas as nações ao nosso redor. Nosso rei nos julgará e nos conduzirá nas batalhas” (NVT). 21Depois de ter ouvido tudo o que o povo disse, Samuel o repetiu perante o Senhor Yahweh (NVI)22e o Senhor Yahweh lhe respondeu: “Faça o que eles pedem e dê-lhes um rei”. Então Samuel ordenou aos israelitas que voltassem cada um para sua cidade (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Abdom (Aproximadamente 1.065 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 90 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 50 anos
  • Saul com 30 anos
  • 8º e último ano de Abdom como Juiz sobre a Região de Gileade
  • 9º ano de Samuel como Juiz sobre Israel

CIDADE DE PIRATOMA Morte de Abdom

(Jz 12.15) 15Então Abdom, filho de Hilel, morreu, e foi sepultado em Piratom, na terra de Efraim, na serra dos amalequitas (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.