• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 130

130º Dia – 10 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Os Trabalhadores na Construção do Templo (Aproximadamente 982 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 21 anos
  • 3º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 4 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 2.17-18) 17Salomão levantou o censo de todos os homens estrangeiros que havia na terra de Israel, segundo o censo que Davi, o seu pai, havia feito; e acharam-se cento e cinquenta e três mil e seiscentos (NAA). 18Destes, Salomão designou setenta mil para levarem as cargas, oitenta mil para talharem pedras nas montanhas e três mil e seiscentos para dirigirem o trabalho do povo (NAA).

(2Cr 2.2) 2Salomão designou setenta mil homens para levarem as cargas, oitenta mil para talharem pedras nas montanhas e três mil e seiscentos para dirigirem a obra (NAA).

(1Rs 5.13-16) 13O rei Salomão arregimentou trinta mil trabalhadores de todo o Israel (NVI). 14Enviou-os ao Líbano em grupos de dez mil por mês, de modo que cada homem passava um mês no Líbano e dois meses em casa. Adonirão era encarregado desses trabalhadores (NVT). 15Salomão tinha também setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que talhavam pedra nas montanhas (NAA), 16e três mil e trezentos chefes de turmas que vigiavam as obras e fiscalizavam os trabalhadores (BV).

(1Rs 5.17-18) 17Por ordem do rei, eles extraíram grandes blocos de pedra de alta qualidade e os modelaram para o alicerce do Templo. 18Homens da cidade de Gebal ajudaram os construtores de Salomão e Hirão a prepararem a madeira e as pedras para o Templo (NVT).

A Execução de Simei

(1Rs 2.39-40) 39Ao cabo de três anos, porém, dois escravos de Simei fugiram para Aquis, filho de Maaca, rei de Gate; e deram parte a Simei, dizendo: “Eis que teus servos estão em Gate” (ARA). 40Então Simei se levantou, preparou o seu jumento e foi até Gate, para junto de Aquis, em busca dos seus escravos. Simei foi e trouxe de Gate os seus escravos (NAA).

(1Rs 2.41-46) 41Salomão foi avisado de que Simei tinha ido de Jerusalém a Gate e que já havia voltado (NAA). 42O rei mandou chamá-lo e perguntou: “Não o fiz jurar pelo Senhor Yahweh e não o adverti de que não fosse a lugar algum, pois do contrário certamente morreria? E você respondeu: ‘Sua sentença é justa; farei o que ordena’. 43Então por que não manteve o juramento ao Senhor Yahweh e não obedeceu à minha ordem?” (NVT) 44E o rei disse mais a Simei: “Você sabe muito bem e o seu coração reconhece todo o mal que fez a Davi, meu pai; por isso o Senhor Yahweh fez recair sobre a sua cabeça o mal que você fez (NAA). 45Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante o Senhor Yahweh para sempre” (NVI). 46Então, por ordem do rei, Benaia, filho de Joiada, levou Simei para fora e o matou. Assim, o reino de Salomão foi firmemente estabelecido (NVT).

A Construção do Templo

(2Cr 3.1) 1Então Salomão começou a construir o Templo do Senhor Yahweh em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor havia aparecido a seu pai, Davi. O Templo foi construído na eira de Araúna, o jebuseu, o local escolhido por Davi (NVT).

(1Rs 6.1) 1Quatrocentos e oitenta anos depois que os israelitas saíram do Egito, no quarto ano (incompleto) do reinado de Salomão em Israel, no mês de zive, o segundo mês, ele começou a construir o Templo do Senhor Yahweh (NVI).

(2Cr 3.2) 2A construção começou no segundo dia do segundo mês do quarto ano (incompleto) do reinado de Salomão (NVT).

(1Rs 6.37) 37O alicerce do Templo do Senhor Yahweh foi lançado no mês de zive, durante o quarto ano (incompleto) do reinado de Salomão (NVT).

Promessas de Deus a Salomão

(1Rs 6.11-13) 11Então, veio a palavra do Senhor Yahweh a Salomão, dizendo (ARA): 12“Quanto a este Templo que você está edificando, se você andar nos meus estatutos, e executar os meus juízos, e guardar todos os meus mandamentos, andando neles, cumprirei para com você a minha palavra, a qual falei a Davi, seu pai. 13E habitarei no meio dos filhos de Israel e não abandonarei o meu povo” (NAA).

As Medidas do Templo

(2Cr 3.3) 3Foram estas as medidas dos alicerces que Salomão lançou para edificar a Casa de Deus Elohym : vinte e sete metros de comprimento por nove de largura, segundo o padrão antigo (NAA).

(1Rs 6.2) 2O Templo que o rei Salomão construiu para o Senhor Yahweh media vinte e sete metros de comprimento, nove metros de largura e treze metros e meio de altura (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Salão Principal do Templo (O Santo dos Santos) (Aproximadamente 981 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 22 anos
  • 4º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 5 anos (Filho de Salomão)

(1Rs 6.7) 7O Templo foi construído com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que, durante a construção, não se ouviu nenhum barulho de martelo, machado ou qualquer outro instrumento de ferro (NAA).

(1Rs 6.9) 9Uma vez concluída a estrutura do Templo, Salomão colocou um forro de vigas e tábuas de cedro (NVT).

(2Cr 3.5-7) 5Cobriu todas as paredes do salão principal do Templo com madeira de cipreste revestida com ouro puro e enfeitada com entalhes de palmeiras e de correntes. 6Enfeitou as paredes do Templo com pedras preciosas e com ouro da terra de Parvaim. 7Revestiu com ouro as vigas, os batentes, as paredes e as portas de todo o templo e entalhou nas paredes figuras de querubins (NVT).

(1Rs 6.17-18) 17O salão principal do Templo, fora do Lugar Santíssimo, media dezoito metros de comprimento. 18Em todo o interior do Templo, tábuas de cedro cobriam completamente as paredes de pedra, e as tábuas eram enfeitadas com entalhes de frutos e flores abertas (NVT).

(1Rs 6.4) 4As paredes do Templo tinham janelas, que eram mais estreitas do lado de fora do que do lado de dentro (NTLH).

A Sala de Entrada do Templo (O Pórtico)

(1Rs 6.3) 3A sala de entrada na frente do Templo media nove metros de largura, a mesma largura do Templo, e se projetava quatro metros e meio à frente do Templo (NVT).

(2Cr 3.4) 4A sala de entrada na frente do Templo media nove metros de largura, a mesma largura do Templo, e nove metros de altura. Salomão revestiu seu interior com ouro puro (NVT).

As Colunas na Entrada do Templo

(1Rs 7.21) 21Hirão-Abi colocou as colunas na entrada do Templo, uma à direita e outra à esquerda. À que estava à direita deu o nome de Jaquim; e à outra, à esquerda, deu o nome de Boaz.

(2Cr 3.15-17) 15Fez na frente do Templo duas colunas, que juntas tinham dezesseis metros, cada uma tendo em cima um capitel com dois metros e vinte e cinco centímetros. 16E fez correntes entrelaçadas e colocou-as no alto das colunas. Fez também cem romãs, colocando-as nas correntes. 17Então levantou as colunas na frente do Templo, uma ao sul, outra ao norte; à que ficava ao sul deu o nome de Jaquim, e à que ficava ao norte, Boaz (NVI).

(1Rs 7.15-16) 15Hirão-Abi fundiu duas colunas de bronze. A altura de cada uma era de oito metros, e um fio de cinco metros e quarenta era a medida de sua circunferência (NAA). 16Também fez dois capitéis de bronze fundido para colocar no alto das colunas; cada capitel tinha dois metros e vinte e cinco centímetros de altura (NVI).

(1Rs 7.17-20) 17Cada capitel era enfeitado com sete conjuntos de correntes entrelaçadas. 18Para enfeitar os capitéis no alto das colunas, fez duas fileiras de romãs ao redor desses conjuntos de correntes. 19Os capitéis no alto das colunas da sala de entrada tinham forma de lírios e mediam um metro e oitenta de altura. 20Nos capitéis das duas colunas havia duzentas romãs dispostas em duas fileiras, perto da superfície arredondada e do conjunto de correntes entrelaçadas (NVT).

(1Rs 7.22) 22Os capitéis no alto das colunas tinham a forma de lírios. E assim foi terminada a obra das colunas (NVT).

O Lugar Santíssimo

(1Rs 6.16) 16Na parte de trás do Templo, separou um Santuário Interno, o Lugar Santíssimo. Esse Santuário Interno media nove metros de profundidade e era revestido com cedro do piso ao teto (NVT).

(1Rs 6.19-22) 19Ele preparou o Santuário Interno na parte de trás do Templo, onde seria colocada a Arca da Aliança do Senhor Yahweh . 20Esse Santuário Interno media nove metros de comprimento, nove metros de largura e nove metros de altura. Revestiu com ouro puro o interior do Santuário e também o altar de cedro. 21Depois, Salomão revestiu com ouro puro o interior do restante do Templo e fez correntes de ouro para a entrada do Lugar Santíssimo (NVT). 22Assim revestiu de ouro todo o interior do Templo, e também todo o altar que estava diante do Santo dos Santos (NAA).

(2Cr 3.8-9) 8Fez o Lugar Santíssimo com nove metros de largura, a mesma largura do Templo, e nove metros de comprimento. Revestiu seu interior com vinte e uma toneladas de ouro puro. 9Cada um dos pregos de ouro pesava seiscentos gramas. Também revestiu com ouro as paredes das salas superiores (NVT).

Os Dois Querubins

(1Rs 6.23-28) 23No Santo dos Santos, Salomão fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros e meio de altura (NAA). 24As asas abertas de cada querubim mediam de uma ponta à outra quatro metros e meio, e cada asa media dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento (NVT). 25Os dois querubins tinham a mesma medida e a mesma forma. 26A altura de cada querubim era de quatro metros e meio. 27Ele colocou os querubins, com as asas abertas, no Santuário Interno do Templo. A asa de um querubim encostava numa parede, e a do outro encostava na outra. As suas outras asas encostavam uma na outra no meio do Santuário. 28Ele revestiu os querubins de ouro (NVI).

(2Cr 3.10-13) 10No Santo dos Santos, Salomão fez dois querubins de madeira e os revestiu de ouro (NAA). 11As asas abertas dos querubins mediam, juntas, nove metros. Uma das asas do primeiro querubim media dois metros e vinte e cinco centímetros e tocava a parede do Templo. A outra asa, que também media dois metros e vinte e cinco centímetros, tocava a asa do segundo querubim. 12De igual modo, uma das asas do segundo querubim media dois metros e vinte e cinco centímetros e tocava a parede oposta. A outra asa, que também media dois metros e vinte e cinco centímetros, tocava a asa do primeiro querubim. 13Portanto, as asas abertas dos querubins mediam, juntas, nove metros. Os querubins ficavam em pé, de frente para o salão principal do Templo (NVT).

O Véu

(2Cr 3.14) 14Salomão também fez o véu de pano azul, púrpura, carmesim e linho fino; e mandou bordar nele figuras de querubins (NAA).

As Paredes e o Piso

(1Rs 6.15) 15Todo o interior, desde o piso até o teto, foi revestido com madeira. Revestiu as paredes e o teto com tábuas de cedro e, para o piso, usou tábuas de cipreste (NVT).

(1Rs 6.29-30) 29Em todas as paredes ao redor do Templo, tanto na parte mais interior como na parte exterior, Salomão mandou esculpir entalhes de querubins, palmeiras e flores abertas. 30Também revestiu de ouro o soalho, tanto na parte mais interior do Templo como na parte exterior (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.