• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 129

129º Dia – 9 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Cada vez mais Salomão se consolida como Rei (Aproximadamente 983 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 20 anos
  • 2º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 3 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 29.25) 25O Senhor Yahweh exaltou muitíssimo Salomão em todo o Israel e concedeu-lhe tal esplendor em seu reinado como nenhum rei de Israel jamais tivera (NVI).

(2Cr 1.1) 1Salomão, filho de Davi, estabeleceu-se com firmeza sobre o seu reino, pois o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , estava com ele e tornou-o muito poderoso (NVI).

(1Rs 2.12) 12Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai, e o seu reinado foi firmemente estabelecido (NVI).

Casamento de Salomão com a Filha de Faraó

(1Rs 3.1) 1Salomão fez um acordo com o Faraó, rei do Egito, e se casou com uma das filhas dele. Trouxe-a para morar na Cidade de Davi até terminar a construção do palácio real, do Templo do Senhor Yahweh e do muro ao redor de Jerusalém (NVT).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁO Ungido de Deus e a sua Noiva

(Sl 45.1-2) 1O meu coração transborda de belas palavras. Ao rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de um hábil escritor (NAA). 2É dos homens o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que Deus Elohym te abençoou para sempre (NVI).

(Sl 45.3-7) 3Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade (NVI). 4Em tua majestade, cavalga para a vitória e defende a verdade, a humildade e a justiça; avança e realiza feitos notáveis (NVT). 5As suas flechas são afiadas e penetram o coração dos inimigos do rei; os povos caem submissos aos seus pés (NAA). 6O teu trono, ó Deus Elohym , subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino (NVI). 7Ama a justiça e odeia o mal; por isso, Deus Elohym , o teu Deus Elohym , te ungiu. Derramou sobre ti o óleo da alegria mais que sobre qualquer outro (NVT).

(Sl 45.8-9) 8Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que te alegram (NVI). 9Filhas de reis se encontram entre as suas damas de honra; à sua direita está a rainha enfeitada com ouro finíssimo de Ofir (NAA).

(Sl 45.10-12) 10Ouça, ó filha, considere e incline os seus ouvidos: “Esqueça o seu povo e a casa paterna. 11Você é linda, e por isso o rei vai desejá-la; seja obediente a ele, pois ele é o seu senhor” (NTLH). 12A cidade de Tiro trará seus presentes; seus moradores mais ricos buscarão o seu favor (NVI).

(Sl 45.13-15) 13Cheia de esplendor está a princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro (NVI). 14Em roupas bordadas conduzem-na diante do rei; as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à sua presença, ó rei (NAA). 15Formam um grupo alegre e festivo que entra no palácio real (NVT).

(Sl 45.16-17) 16Os teus filhos ocuparão o trono dos teus pais; por toda a terra os fará príncipes (NVI). 17O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e, assim, os povos te louvarão para todo o sempre (ARA).

Os Assessores de Salomão

(1Rs 4.1-6) 1E assim o rei Salomão tornou-se rei sobre todo o Israel. 2E estes foram os seus principais assessores: Azarias, filho de Zadoque: o Sacerdote; 3Eliorefe e Aías, filhos de Sisa: secretários; Josafá, filho de Ailude: arquivista real; 4Benaia, filho de Joiada: comandante do exército; Zadoque e Abiatar: Sacerdotes; 5Azarias, filho de Natã: responsável pelos governadores distritais; Zabude, filho de Natã: Sacerdote e conselheiro pessoal do rei; 6Aisar: responsável pelo palácio; Adonirão, filho de Abda: chefe de trabalhos forçados (NVI).

(1Rs 4.7-19) 7Salomão tinha também, doze governadores distritais em todo o Israel, que forneciam provisões para o rei e para o palácio real. Cada um deles tinha que fornecer suprimentos durante um mês do ano. 8Estes são os seus nomes: Ben-Hur, nos montes de Efraim; 9Ben-Dequer, em Macaz, Saalbim, Bete-Semes e Elom-Bete-Hanã; 10Ben-Hesede, em Arubote, Socó e toda a terra de Héfer; 11Ben-Abinadabe, em Nafote-Dor. Tafate, filha de Salomão, era sua mulher; 12Baaná, filho de Ailude, em Taanaque e Megido e toda Bete-Seã, próxima de Zaretã, abaixo de Jezreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, indo além dos limites de Jocmeão; 13Ben-Geder, em Ramote-Gileade e nos povoados de Jair, filho de Manassés, em Gileade, bem como o distrito de Argobe, em Basã, e as suas sessenta grandes cidades muradas com trancas de bronze nos portões; 14Ainadabe, filho de Ido, em Maanaim; 15Aimaás, em Naftali. Ele se casou com Basemate, filha de Salomão; 16Baaná, filho de Husai, em Aser e em Bealote; 17Josafá, filho de Parua, em Issacar; 18Simei, filho de Elá, em Benjamim; 19Geber, filho de Uri, em Gileade, a terra de Seom, rei dos amorreus, e de Ogue, rei de Basã. Ele era o único governador desse distrito (NVI).

(1Rs 4.22-23) 22Os mantimentos que Salomão precisava todos os dias eram: três mil quilos de farinha de trigo e seis mil quilos de farinha de outros cereais (NTLH); 23dez bois gordos, vinte bois de pasto e cem carneiros, além dos veados, as gazelas, os corços e aves bem-tratadas (NAA).

(1Rs 4.27-28) 27Os governadores forneciam provisões, cada um no seu mês, ao rei Salomão e a todos os que chegavam à sua mesa; coisa nenhuma deixavam faltar (NAA). 28Também providenciavam a cevada e a palha necessárias para os cavalos de guerra e os cavalos de carga nos estábulos do rei (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Preparativos para a Construção do Templo (Aproximadamente 982 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 21 anos
  • 3º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 4 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 2.1) 1Salomão resolveu edificar o Templo ao nome do Senhor Yahweh , bem como um palácio para o seu reino (NAA).

CIDADE DE TIRO

(1Rs 5.1) 1Hirão, rei de Tiro, sempre havia sido um fiel aliado de Davi. Quando soube que Salomão, filho de Davi, tinha sido ungido como o novo rei de Israel, Hirão mandou representantes para cumprimentá-lo (NVT).

(1Rs 5.2-6) 2Então, Salomão enviou mensageiros a Hirão, dizendo (ARA): 3“Você sabe que Davi, meu pai, não pôde edificar um Templo ao nome do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , por causa das guerras em que se viu envolvido, até que o Senhor Yahweh pôs os seus inimigos debaixo dos pés dele. 4Porém a mim o Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma (NAA). 5Por isso, planejo construir um Templo em honra ao nome do Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , exatamente como ele instruiu meu pai, Davi. Pois o Senhor lhe disse: ‘Seu filho, a quem eu colocarei em seu trono, construirá o Templo em honra ao meu nome’. 6Portanto, peço-lhe que ordene que cortem para mim cedros do Líbano. Meus servos trabalharão ao lado dos seus, e pagarei aos seus servos o salário que você pedir. Como bem sabe, ninguém aqui corta madeira como vocês, sidônios” (NVT).

(2Cr 2.3-4) 3Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: “Como você fez com Davi, meu pai, e lhe mandou cedros, para edificar o palácio em que morasse, assim também faça comigo (NAA). 4Estou para construir um Templo em honra ao nome do Senhor Yahweh , meu Deus Elohym . Será um lugar consagrado para queimar incenso aromático diante dele, para apresentar os pães da presença e para oferecer holocaustos todas as manhãs e todas as tardes, no Shabat, nas Luas Novas e nas Festas Fixas estabelecidas pelo Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym . Ele ordenou que Israel fizesse isso para sempre” (NAA).

(2Cr 2.5-7) 5“O Templo que vou construir será imponente, pois nosso Deus Elohym é maior que todos os outros deuses (NVT). 6No entanto, quem seria capaz de lhe edificar um Templo, visto que os céus e até o céu dos céus não o podem conter? E quem sou eu para lhe edificar um Templo, a não ser para queimar incenso diante dele? 7Portanto, mande-me, agora, um homem que saiba trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em obras de púrpura, de carmesim e de pano azul; que saiba fazer obras de entalhe juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, contratou” (NAA).

(2Cr 2.8-9) 8“Mande-me, também, madeira de cedro, cipreste e sândalo do Líbano, pois sei que ninguém no Líbano corta madeira como seus servos. Enviarei meus servos para ajudá-los. 9Será necessária muita madeira, pois o Templo que vou construir será grande e imponente” (NVT).

(2Cr 2.10) 10“Aos seus servos, cortadores da madeira, darei duas mil toneladas de trigo batido, duas mil toneladas de cevada, quatrocentos mil litros de vinho e quatrocentos mil litros de azeite” (NAA).

(1Rs 5.7) 7Quando Hirão ouviu as palavras de Salomão, ficou muito contente e disse: “Bendito seja hoje o Senhor Yahweh , que deu a Davi um filho sábio para reinar sobre este grande povo” (NAA).

(2Cr 2.11-12) 11Hirão, rei de Tiro, respondeu por uma carta que enviou a Salomão, dizendo: “Porquanto o Senhor Yahweh ama ao seu povo, te constituiu rei sobre ele” (ARA). 12E acrescentou: “Bendito seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, que fez os céus e a terra, pois deu ao rei Davi um filho sábio, que tem inteligência e discernimento, e que vai construir um Templo para o Senhor Yahweh e um palácio para si” (NVI).

(1Rs 5.8-9) 8Hirão enviou mensageiros a Salomão, dizendo: “Ouvi a mensagem que você me enviou. Farei tudo o que você deseja no que se refere às madeiras de cedro e de cipreste. 9Meus servos levarão as toras das montanhas do Líbano para o mar Mediterrâneo; ali, colocarão as toras em balsas e as farão flutuar ao longo da costa até o lugar que você escolher. Ao chegar, desembarcaremos as toras, e seus servos as levarão. O pagamento poderá ser feito com alimentos para o meu palácio” (NAA).

(2Cr 2.16) 16“Cortaremos toda a madeira necessária das montanhas do Líbano, colocaremos as toras em balsas e as faremos flutuar ao longo da costa do mar Mediterrâneo até Jope. Dali você as transportará até Jerusalém” (NVT).

(2Cr 2.13-14) 13“Estou te enviando Hirão-Abi, homem de grande habilidade. 14Sua mãe era de Dã e seu pai, de Tiro. Ele foi treinado para trabalhar com ouro e prata, bronze e ferro, pedra e madeira, e em tecido roxo, azul e vermelho, e em linho fino e em todo tipo de entalhe. Ele pode executar qualquer projeto que lhe for dado. Trabalhará com os teus artesãos e com os de meu senhor Davi, teu pai” (NVI).

(2Cr 2.15) 15Agora, envie o trigo, a cevada, o azeite e o vinho, conforme meu senhor mencionou” (NVT).

(1Rs 7.13-14) 13O rei Salomão enviou mensageiros que trouxessem de Tiro um homem chamado Hirão-Abi. 14Ele era filho de uma viúva, da tribo de Naftali, e o pai dele, já falecido, era um homem de Tiro que trabalhava em bronze. Hirão-Abi era cheio de sabedoria, de entendimento e de ciência para fazer todo tipo de trabalho em bronze. Ele se apresentou ao rei Salomão e fez toda a sua obra (NAA).

(1Rs 5.10-11) 10Assim, Hirão forneceu toda a madeira de cedro e de cipreste que Salomão desejava (NVT). 11Salomão deu a Hirão duas mil toneladas de trigo, para sustento da sua casa, e quatrocentos mil litros de azeite de oliva puro; e o fazia de ano em ano.

(1Rs 5.12)12O Senhor Yahweh deu sabedoria a Salomão, como lhe havia prometido. Havia paz entre Hirão e Salomão, e eles fizeram uma aliança entre si (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.