• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 132

132º Dia – 12 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: A Arca da Aliança é levada para o Templo (Aproximadamente 974 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 29 anos
  • 11º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 12 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Cr 5.2-3) 2Congregou Salomão os anciãos de Israel e todos os cabeças das tribos, os príncipes das famílias dos israelitas, em Jerusalém, para fazerem subir a Arca da Aliança do Senhor Yahweh , da Cidade de Davi, que é Sião, para o Templo (ARA). 3Todos os homens de Israel se reuniram diante do rei durante a Festa das Cabanas, celebrada anualmente no sétimo mês (NVT).

(1Rs 8.1-2) 1Em seguida, Salomão mandou chamar a Jerusalém todas as autoridades de Israel e todos os líderes das tribos, os chefes das famílias israelitas. Eles levariam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh do lugar onde estava, na Cidade de Davi, também conhecida como Sião, para o Templo. 2Todos os homens de Israel se reuniram diante do rei Salomão durante a Festa das Cabanas, celebrada no mês de etanim, o sétimo mês (NVT).

(2Cr 5.4-5) 4Quando todos os líderes de Israel chegaram, os Levitas ergueram a Arca. 5Os Sacerdotes e os Levitas levaram a Arca do Senhor, junto com a Tenda do Encontro e todos os seus utensílios sagrados (NVT).

(1Rs 8.3-4) 3Quando todos os líderes de Israel chegaram, os Sacerdotes ergueram a Arca. 4Os Sacerdotes e os Levitas levaram a Arca do Senhor Yahweh , junto com a Tenda do Encontro e todos os seus utensílios sagrados (NVT).

(1Rs 8.5-8) 5O rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se havia reunido diante dele, estavam todos diante da Arca, sacrificando ovelhas e bois, que, de tão numerosos, não se podiam contar. 6Os Sacerdotes puseram a Arca da Aliança do Senhor Yahweh no seu lugar, no Santuário mais Interior do Templo, que é o Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins (NAA). 7Os querubins tinham suas asas estendidas sobre o lugar da Arca e cobriam a Arca e as varas utilizadas para o transporte (NVI). 8Essas varas eram tão compridas que suas pontas podiam ser vistas do Lugar Santo, diante do Lugar Santíssimo, mas não de fora; e estão ali até hoje (NVT).

(2Cr 5.6-9) 6O rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se havia reunido diante dele, estavam todos diante da Arca, sacrificando ovelhas e bois, que, de tão numerosos, não se podiam contar. 7Os Sacerdotes puseram a Arca da Aliança do Senhor Yahweh no seu lugar, no Santuário mais Interior do Templo, que é o Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins (NAA). 8Os querubins tinham as asas abertas sobre a Arca, e elas cobriam a Arca e as varas usadas para transportá-la. 9Essas varas eram tão compridas que suas pontas podiam ser vistas do Lugar Santo, diante do Lugar Santíssimo, mas não de fora; e estão ali até hoje (NVT).

(1Rs 8.9) 9Na Arca havia só as duas tábuas de pedra que Moisés tinha colocado quando estava em Horebe, onde o Senhor Yahweh fez uma aliança com os israelitas depois que saíram do Egito (NVI).

(2Cr 5.10) 10E ali estão até o dia de hoje. Nada havia na Arca a não ser as duas tábuas que Moisés havia colocado ali em Horebe, quando o Senhor Yahweh fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem do Egito (NAA).

(2Cr 5.11-14) 11Então os Sacerdotes saíram do Lugar Santo. Todos eles haviam se consagrado, não importando a divisão a que pertenciam (NVI). 12E os Levitas que eram músicos, Asafe, Hemã, Jedutum, e todos os seus filhos e parentes, vestiam roupas de linho fino e estavam em pé do lado leste do altar, tocando címbalos, liras e harpas. Cento e vinte Sacerdotes tocando trombetas os acompanhavam. 13Os que tocavam trombetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao Senhor Yahweh . Acompanhados de trombetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram as vozes e louvaram o Senhor Yahweh com estas palavras: “Ele é bom! Sua misericórdia dura para sempre!” Nesse momento, uma densa nuvem encheu o Templo do Senhor Yahweh . 14E os Sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor Yahweh encheu a Casa de Deus Elohym (ACF).

(1Rs 8.10-11) 10Quando os Sacerdotes saíram do Lugar Santo, uma densa nuvem encheu o Templo do Senhor Yahweh (NVT). 11E os Sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor Yahweh enchera a Casa do Senhor Yahweh (ACF).

SALMOSA Alegria dos Justos pelo Salvador

(Sl 118.1-4) 1Deem graças ao Senhor Yahweh , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2Diga, pois, Israel: “Sim, a sua misericórdia dura para sempre”. 3Diga, pois, a casa de Arão: “Sim, a sua misericórdia dura para sempre”. 4Digam, pois, os que temem o Senhor Yahweh : “Sim, a sua misericórdia dura para sempre” (NAA).

(Sl 118.5-7) 5Na angústia, invoquei o Senhor Yahw ; e o Senhor Yahw me ouviu e me pôs a salvo. 6O Senhor Yahweh está comigo; não temerei. O que é que alguém pode me fazer? 7O Senhor Yahweh está comigo, para me ajudar; por isso, verei a derrota dos meus inimigos (NAA).

(Sl 118.8-9) 8Melhor é buscar refúgio no Senhor Yahweh do que confiar nos seres humanos. 9Melhor é buscar refúgio no Senhor Yahweh do que confiar em príncipes (NAA).

(Sl 118.10-14) 10Todas as nações me cercaram, mas em nome do Senhor Yahweh as destruí. 11Elas me cercaram, sim, me cercaram de todos os lados; mas em nome do Senhor Yahweh as destruí. 12Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimados; em nome do Senhor Yahweh as destruí. 13Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o Senhor Yahweh me ajudou. 14O Senhor Yahw é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou (NAA).

(Sl 118.15-18) 15Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a mão do Senhor Yahweh faz proezas. 16A mão do Senhor Yahweh se eleva, a mão do Senhor Yahweh faz proezas. 17Não morrerei; pelo contrário, viverei e contarei as obras do Senhor Yahweh . 18O Senhor Yahw me castigou severamente, mas não me entregou à morte (NAA).

(Sl 118.19-20) 19Abram as portas da justiça para mim; entrarei por elas e darei graças ao Senhor Yahw . 20Esta é a porta do Senhor Yahweh ; por ela entrarão os justos (NAA).

(Sl 118.21-24) 21Graças te dou porque me escutou e foi a minha salvação. 22A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. 23Isto procede do Senhor Yahweh e é maravilhoso aos nossos olhos. 24Este é o dia que o Senhor Yahweh fez; exultemos e alegremo-nos nele (NAA).

(Sl 118.25-29) 25Oh! Salva-nos, Senhor Yahweh , nós te pedimos; oh! Senhor, concede-nos prosperidade! 26Bendito o que vem em nome do Senhor Yahweh . Da Casa do Senhor Yahweh , nós os abençoamos. 27O Senhor Yahweh é Deus El , ele é a nossa luz; adornem a festa com ramos até as pontas do altar. 28O Senhor é o meu Deus El , e eu te louvarei; o Senhor é o meu Deus Elohym , eu te exaltarei. 29Deem graças ao Senhor Yahweh , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

SALMOSAs Misericórdias de Deus

(Sl 136.1-3) 1Deem graças ao Senhor Yahweh , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2Deem graças ao Deus Elohym dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre. 3Deem graças ao Senhor Adon dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

(Sl 136.4-9) 4Ao único que opera grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre. 5Àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua misericórdia dura para sempre. 6Àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre. 7Àquele que fez os grandes luzeiros, porque a sua misericórdia dura para sempre. 8Fez o sol para presidir o dia, porque a sua misericórdia dura para sempre. 9Fez a lua e as estrelas para presidirem a noite, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

(Sl 136.10-15) 10Àquele que matou os primogênitos do Egito, porque a sua misericórdia dura para sempre. 11E tirou Israel do meio deles, porque a sua misericórdia dura para sempre. 12Ele os tirou com mão poderosa e braço estendido, porque a sua misericórdia dura para sempre. 13Àquele que dividiu o mar Vermelho em duas partes, porque a sua misericórdia dura para sempre. 14E fez Israel passar pelo meio dele, porque a sua misericórdia dura para sempre. 15Mas lançou Faraó e o seu exército no mar Vermelho, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

(Sl 136.16-22) 16Àquele que conduziu o seu povo pelo deserto, porque a sua misericórdia dura para sempre. 17Àquele que matou reis poderosos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 18E tirou a vida de reis famosos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 19Matou Seom, rei dos amorreus, porque a sua misericórdia dura para sempre. 20E matou Ogue, rei de Basã, porque a sua misericórdia dura para sempre. 21E deu a terra deles em herança, porque a sua misericórdia dura para sempre. 22Em herança a Israel, seu servo, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

(Sl 136.23-26) 23Àquele que se lembrou de nós em nosso abatimento, porque a sua misericórdia dura para sempre. 24E nos libertou dos nossos inimigos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 25Ele dá alimento a todos os seres vivos, porque a sua misericórdia dura para sempre. 26Deem louvores ao Deus El dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

SALMOSO Senhor escolheu a Sião

(Sl 132.1-5) 1Lembra-te, Senhor Yahweh , de Davi e de todas as suas provações. 2Lembra-te de como ele jurou ao Senhor Yahweh e fez votos ao Poderoso de Jacó, dizendo: 3“Não entrarei na tenda em que moro, nem me deitarei no leito em que repouso (NAA); 4não permitirei que os meus olhos peguem no sono nem que as minhas pálpebras descansem, 5enquanto não encontrar um lugar para o Senhor Yahweh , uma habitação para o Poderoso de Jacó” (NVI).

(Sl 132.6-9) 6Soubemos que a Arca estava em Efrata, mas nós a encontramos nos campos de Jaar (NVI): 7“Entremos na sua morada, adoremos ante o estrado de seus pés (ARA). 8Levanta-te, Senhor Yahweh , e vem para o teu lugar de descanso, o Senhor e a Arca onde está o teu poder. 9Vistam-se de retidão os teus Sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis” (NVI).

(Sl 132.10-12) 10Por amor ao teu servo Davi, não rejeites o teu ungido. 11O Senhor Yahweh fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono (NVI). 12Se os seus descendentes obedecerem aos termos de minha aliança e aos preceitos que eu lhes ensino, sua linhagem real continuará para todo o sempre” (NVT).

(Sl 132.13-18) 13O Senhor Yahweh escolheu Sião, com o desejo de fazê-la sua habitação: 14“Este será o meu lugar de descanso para sempre; aqui firmarei o meu trono, pois esse é o meu desejo. 15Abençoarei este lugar com fartura; os seus pobres suprirei de pão. 16Vestirei de salvação os seus Sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria (NVI). 17Ali, farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido (ARA). 18Vestirei de vergonha os seus inimigos, mas nele brilhará a sua coroa” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.