• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 133

133º Dia – 13 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: SALMOSHino de Ingresso ao Templo (Aproximadamente 974 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 29 anos
  • 11º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 12 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(Sl 100.1-2) 1Celebrem com júbilo ao Senhor Yahweh , todas as terras (NAA). 2Sirvam ao Senhor Yahweh com alegria, apresentem-se diante dele com cânticos (NVT).

(Sl 100.3) 3Saibam que o Senhor Yahweh é Deus Elohym ; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio (NAA).

(Sl 100.4-5) 4Entrem por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendam-lhe graças e bendigam o seu nome. 5Porque o Senhor Yahweh é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade (NAA).

SALMOS DE SALOMÃOTodo bem procede de Deus

(Sl 127.1) 1Se o Senhor Yahweh não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor Yahweh não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (NAA).

(Sl 127.2) 2É inútil trabalhar tanto, desde a madrugada até tarde da noite, e se preocupar em conseguir o alimento, pois Deus cuida de seus amados enquanto dormem (NVT).

(Sl 127.3-5) 3Herança do Senhor Yahweh são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão (ARA). 4Os filhos que o homem tem em sua juventude são como flechas na mão do guerreiro (NVT). 5Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando enfrentar os seus inimigos no tribunal (NAA).

SALMOS DE PEREGRINAÇÃOTemor de Deus e Felicidade no Lar

(Sl 128.1-2) 1Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor Yahweh e anda nos seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem (ARA).

(Sl 128.3-4) 3Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. 4Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor Yahweh ! (NVI)

(Sl 128.5-6) 5Que o Senhor Yahweh o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, 6e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel! (NVI)

SALMOS DE PEREGRINAÇÃOConvocação ao Culto Vespertino

(Sl 134.1-3) 1Bendigam o Senhor Yahweh , todos vocês, servos do Senhor Yahweh , que se encontram na Casa do Senhor Yahweh nas horas da noite (NAA). 2Levantem as mãos na direção do Santuário e bendigam ao Senhor Yahweh ! (NVI) 3Que, de Sião, o Senhor Yahweh , que fez o céu e a Terra, abençoe você! (NAA)

SALMOSHonras somente a Deus

(Sl 115.1) 1Não a nós, Senhor Yahweh , não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade (NAA).

(Sl 115.2-8) 2Por que é que as outras nações nos perguntam: “Onde está o Deus Elohym de vocês?” (NTLH) 3O nosso Deus Elohym está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada (NVI). 4Os ídolos das nações são prata e ouro, obra de mãos humanas (NAA). 5Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem (NTLH); 6têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram (NAA); 7têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; nem emitem som algum com a garganta (NVI). 8Que fiquem iguais a esses ídolos aqueles que os fazem e os que confiam neles! (NTLH)

(Sl 115.9-11) 9Confie no Senhor Yahweh , ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo (NVI). 10Casa de Arão, confie no Senhor Yahweh ! Ele é o seu amparo e o seu escudo (NAA). 11Vocês que temem ao Senhor Yahweh , confiem no Senhor Yahweh ! Ele é o seu socorro e o seu escudo (NVI).

(Sl 115.12-15) 12O Senhor Yahweh se lembra de nós e nos abençoará; sim, abençoará o povo de Israel e os Sacerdotes, descendentes de Arão (NVT). 13Ele abençoa os que temem o Senhor Yahweh , tanto pequenos como grandes. 14O Senhor Yahweh os abençoe mais e mais, a vocês e aos seus filhos (NAA). 15Sejam vocês abençoados pelo Senhor Yahweh , que fez os céus e a Terra (NVI).

(Sl 115.16-18) 16Os céus são os céus do Senhor Yahweh , mas a Terra ele deu aos filhos dos homens. 17Os mortos não louvam o Senhor Yahw , nem os que descem à região do silêncio podem fazer isso (NAA). 18Mas nós bendiremos o Senhor Yahw , desde agora e para sempre! Aleluia!

SALMOSLouvores a Deus

(Sl 135.1-4) 1Aleluia! Louvem o nome do Senhor Yahw ! Louvem-no vocês, servos do Senhor Yahweh (NAA), 2vocês, que servem na Casa do Senhor Yahweh , nos pátios da Casa de nosso Deus Elohym (NVI). 3Louvem o Senhor Yahw , porque o Senhor Yahweh é bom; cantem louvores ao seu nome, porque é agradável. 4Pois o Senhor Yahw escolheu Jacó para ser dele, e Israel, para ser o seu tesouro especial (NAA).

(Sl 135.5-7) 5De fato, eu sei que o Senhor Yahweh é grande e que o nosso Deus Adon está acima de todos os deuses (NAA). 6O Senhor Yahweh faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na Terra, nos mares e em todas as suas profundezas. 7Ele traz as nuvens desde os confins da terra; envia os relâmpagos que acompanham a chuva e faz que o vento saia dos seus depósitos (NVI).

(Sl 135.8-12) 8Foi ele quem matou os primogênitos no Egito, tanto das pessoas como dos animais. 9Foi ele quem fez sinais e maravilhas em seu meio, ó Egito, contra Faraó e todos os seus servos (NAA). 10Foi ele quem feriu muitas nações e matou reis poderosos: 11Seom, rei dos amorreus, Ogue, rei de Basã, e todos os reinos de Canaã (NVI). 12Entregou a terra deles como herança, sim, como herança a seu povo, Israel (NVT).

(Sl 135.13-14) 13O teu nome, Senhor Yahweh , permanece para sempre; a tua memória, Senhor Yahweh , passará de geração em geração (NAA). 14Pois o Senhor Yahweh fará justiça ao seu povo e terá compaixão de seus servos (NVT).

(Sl 135.15-18) 15Os ídolos das nações não passam de objetos de prata e de ouro, formados por mãos humanas (NVT). 16Têm boca e não falam; têm olhos e não veem (NAA); Têm ouvidos, mas não ouvem; em sua boca, não há fôlego de vida (NVT). 18Tornam-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam (NAA).

(Sl 135.19-21) 19Casa de Israel, bendigam o Senhor Yahweh ! Casa de Arão, bendigam o Senhor Yahweh ! 20Casa de Levi, bendigam o Senhor Yahweh ! Vocês que temem o Senhor Yahweh , bendigam o Senhor Yahweh ! (NAA) 21Bendito seja o Senhor Yahweh desde Sião, aquele que habita em Jerusalém. Aleluia! (NVI)

Pronunciamento de Salomão

(2Cr 6.1-2) 1Então Salomão orou: “Ó Senhor, o Senhor Yahweh disse que habitaria numa densa nuvem (NVT). 2Eu edifiquei uma casa para tua morada, lugar para a tua eterna habitação” (NAA).

(1Rs 8.12-13) 12 Então Salomão orou: “Ó Senhor, o Senhor Yahweh disse que habitaria numa densa nuvem (NVT) 13Na verdade, edifiquei uma Casa para tua morada, lugar para a tua eterna habitação” (NAA).

(1Rs 8.14-16) 14Depois o rei voltou o rosto e abençoou toda a congregação de Israel, que se mantinha toda em pé (NAA). 15E disse: “Bendito seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, que com a sua mão cumpriu o que prometeu com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe disse: 16‘Desde o dia em que tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi nenhuma cidade das tribos de Israel para nela construir um Templo em honra do meu nome. Mas escolhi Davi para governar Israel, o meu povo’ (NVI).

(2Cr 6.3-6) 3Então o rei se voltou para toda a comunidade de Israel que estava em pé diante dele e abençoou o povo (NVT). 4Salomão disse: “Bendito seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, que falou pessoalmente com Davi, meu pai, e pelo seu poder cumpriu o que prometeu, dizendo (NAA): 5‘Desde o dia em que tirei meu povo do Egito, não escolhi nenhuma cidade das tribos de Israel para nela construir um Templo em honra do meu nome, nem escolhi ninguém para ser o líder do meu povo Israel. 6Mas, agora, escolhi Jerusalém para o meu nome ali estar e escolhi Davi para governar Israel, o meu povo’ (NVI).

(1Rs 8.17-21) 17“Meu pai Davi tinha no coração o propósito de construir um Templo em honra do nome do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. 18Mas o Senhor Yahweh lhe disse: ‘Você fez bem em ter no coração o plano de construir um Templo em honra do meu nome; 19no entanto, não será você que o construirá, mas o seu filho, que procederá de você; ele construirá o Templo em honra do meu nome’. 20E o Senhor Yahweh cumpriu a sua promessa: Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o Senhor Yahweh tinha prometido, e construí o Templo em honra do nome do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVI). 21E preparei nele um lugar para a Arca que contém a aliança que o Senhor Yahweh fez com nossos antepassados quando os tirou do Egito” (NAA).

(2Cr 6.7-11) 7“Meu pai Davi tinha no coração o propósito de construir um Templo em honra do nome do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVI). 8Mas o Senhor Yahweh lhe disse: ‘Sua intenção de construir um Templo em honra ao meu nome é boa (NVT), 9todavia, não será você quem edificará esse Templo; o seu filho, que descenderá de você, ele o edificará ao meu nome’ (NAA). 10E o Senhor Yahweh cumpriu a sua promessa. Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o Senhor Yahweh tinha prometido, e construí o Templo em honra do nome do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. 11Coloquei nele a Arca, na qual estão as tábuas da aliança do Senhor Yahweh , aliança que ele fez com os israelitas” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.