• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 139

139º Dia – 19 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Provérbios de Salomão (Aproximadamente 957 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 46 anos
  • 28º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 29 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 5 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(Pv 1.1-6) 1Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel (NVI). 2Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos (NTLH). 3Sua finalidade é ensinar-lhes uma vida disciplinada e bem-sucedida e ajudá-los a fazer o que é certo, justo e imparcial (NVT). 4Ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens (NVI). 5O sábio que os ouvir se tornará ainda mais sábio. Quem tem entendimento receberá orientação, 6ao examinar o significado destes provérbios e parábolas, das palavras dos sábios e seus enigmas (NVT).

(Pv 1.7) 7O temor do Senhor Yahweh é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino (NAA).

A Sedução dos Pecadores

(Pv 1.8-9) 8Meu filho, ouça o ensino de seu pai e não despreze a instrução de sua mãe (NAA). 9O que aprender com eles será coroa de graça em sua cabeça e colar de honra em seu pescoço (NVT).

(Pv 1.10-16) 10Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe (NTLH). 11Talvez eles digam: “Venha conosco! Vamos preparar uma emboscada para matar alguém; vamos espreitar os inocentes, ainda que sem motivo (NAA). 12Vamos engoli-los vivos, como o Sheol; vamos engoli-los inteiros, como os que descem à cova (NVT). 13Acharemos todo tipo de bens preciosos; encheremos a nossa casa de despojos (NAA). 14Junte-se ao nosso bando; dividiremos em partes iguais tudo o que conseguirmos!” (NVI) 15Não faça isso, meu filho! Fique longe de gente desse tipo; não entre no caminho por onde eles andam (BV), 16pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue (NVI).

(Pv 1.17-19) 17Se um pássaro ver alguém montar a armadilha, sabe que não deve se aproximar. 18Eles, porém, armam emboscadas para si mesmos; tentam acabar com a própria vida (NVT). 19Este é o fim de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui (NAA).

(Pv 1.20-33) 20A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas (NVI). 21Do alto das muralhas clama, à entrada dos portões e nas cidades profere as suas palavras (NAA): 22“Até quando vocês, ingênuos, insistirão em sua ingenuidade? Até quando vocês, zombadores, terão prazer na zombaria? Até quando vocês, tolos, detestarão o conhecimento? 23Venham e ouçam minhas advertências; abrirei meu coração para vocês e os tornarei sábios. 24Muitas vezes eu os chamei, mas não quiseram vir; estendi-lhes a mão, mas não me deram atenção (NVT), 25pelo contrário, rejeitaram todo o meu conselho e não quiseram a minha repreensão (NAA). 26Por isso, rirei quando estiverem em dificuldades; zombarei quando estiverem em apuros (NVT), 27quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem. 28Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão (NVI). 29Porque detestaram o conhecimento e escolheram não temer o Senhor Yahweh (NVT). 30Não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, 31comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações” (NVI). 32Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos (NTLH). 33Mas o que me derem ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (NAA).

A Excelência da Sabedoria

(Pv 2.1-5) 1Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no seu coração os meus mandamentos (NAA); 2se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; 3se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; 4se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, 5então você entenderá o que é temer ao Senhor Yahweh e achará o conhecimento de Deus Elohym (NVI).

(Pv 2.6-11) 6Pois o Senhor Yahweh é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. 7Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, 8pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. 9Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. 10Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. 11O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá (NVI).

(Pv 2.12-15) 12A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas. 13Eles se afastam do rumo certo e andam por caminhos sombrios (NVT). 14Pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado (NTLH); 15suas ações são desonestas, e seus caminhos, tortuosos (NVT).

(Pv 2.16-19) 16A sabedoria o livrará da mulher imoral, das palavras sedutoras da promíscua (NVT). 17A mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido (NTLH). 18Entrar na casa dela leva à morte; é a estrada para a sepultura (NVT). 19O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida (NTLH).

(Pv 2.20-22) 20A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos (NVI). 21Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. 22Mas os perversos serão eliminados da Terra, e os infiéis serão dela arrancados (NAA).

Confia no Senhor de todo o teu Coração

(Pv 3.1-2) 1Meu filho, não se esqueça de minhas instruções; guarde meus mandamentos em seu coração (NVT), 2pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz (NVI).

(Pv 3.3-4) 3Não deixe que a bondade e a fidelidade abandonem você. Amarre-as ao pescoço; escreva-as na tábua do seu coração 4e você encontrará favor e boa compreensão diante de Deus Elohym e das outras pessoas (NAA).

(Pv 3.5-6) 5Confie no Senhor Yahweh de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; 6reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas (NVI).

(Pv 3.7-8) 7Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor Yahweh e evite o mal (NVI). 8Isto será como um remédio para o seu corpo e refrigério para os seus ossos (NAA).

(Pv 3.9-10) 9Honre o Senhor Yahweh com os seus bens e com as primícias de toda a sua renda; 10e os seus celeiros ficarão completamente cheios, e os seus lagares transbordarão de vinho (NAA).

(Pv 3.11-12) 11Meu filho, não rejeite a disciplina do Senhor Yahweh , nem se aborreça com a sua repreensão. 12Porque o Senhor Yahweh repreende a quem ama, assim como um pai repreende o filho a quem quer bem (NAA).

(Pv 3.13-15) 13Feliz é a pessoa que encontra sabedoria, aquela que adquire entendimento. 14Pois a sabedoria dá mais lucro que a prata e rende mais que o ouro (NVT). 15A sabedoria é mais preciosa do que as joias, e tudo o que você possa desejar não se compara com ela (NAA).

(Pv 3.16-17) 16Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra (NVI). 17Os seus caminhos são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz (NVT).

(Pv 3.18-20) 18A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado (NVI). 19Por meio da sabedoria, o Senhor Yahweh fundou a terra; por meio do entendimento, estabeleceu os céus (NVT). 20Por seu conhecimento as fontes profundas se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho (NVI).

(Pv 3.21-26) 21Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista (NVI), 22pois darão vigor à sua alma e serão como joias em seu pescoço. 23Eles o manterão seguro em seu caminho, e seus pés não tropeçarão (NVT). 24Quando se deitar, você não terá medo; sim, você se deitará e o seu sono será tranquilo (NAA). 25Não precisará temer o desastre repentino, nem a destruição que vem sobre os perversos (NVT), 26pois o Senhor Yahweh será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha (NVI).

(Pv 3.27-30) 27Não deixe de fazer o bem aos que dele precisam, estando em sua mão o poder de fazê-lo. 28Não diga ao seu próximo: “Vá e volte mais tarde; amanhã eu terei algo para dar”, se você tem isso em suas mãos agora (NAA). 29Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você (NVI). 30Não entre em litígio com alguém, se ele não tiver feito nenhum mal a você (NAA).

(Pv 3.31-32) 31Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos (NVI), 32porque o Senhor Yahweh detesta o perverso, mas aos retos trata com intimidade (NAA).

(Pv 3.33-35) 33A maldição do Senhor Yahweh está sobre a casa dos ímpios, porém a morada dos justos ele abençoa (NAA). 34O Senhor zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. 35A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo (NVT).

A Sábia Instrução de um Pai

(Pv 4.1) 1Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento (NVI).

(Pv 4.2-9) 2O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução (NVI). 3Quando eu era menino em companhia de meu pai, uma criança inexperiente, mas única aos olhos de minha mãe, 4ele me ensinava e me dizia: “Que o seu coração retenha as minhas palavras; guarde os meus mandamentos e você viverá (NAA). 5Adquira sabedoria e aprenda a ter discernimento; não se esqueça de minhas palavras nem se afaste delas (NVT). 6Não abandone a sabedoria, e ela guardará você; ame-a, e ela o protegerá (NAA). 7Adquirir sabedoria é a coisa mais sábia que você pode fazer; em tudo o mais, aprenda a ter discernimento (NVT). 8Valorize a sabedoria, e ela o exaltará; se você a abraçar, ela o honrará (NAA). 9Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor” (NVI).

(Pv 4.10-12) 10Meu filho, escute e aceite as minhas palavras, e os anos de sua vida se multiplicarão. 11Eu ensinei a você o caminho da sabedoria e o fiz andar pelas veredas da retidão. 12Se você andar por elas, os seus passos não se embaraçarão; se você correr, não tropeçará (NAA).

(Pv 4.13-19) 13Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida (NVI). 14Não imite a conduta dos perversos, nem siga pelos caminhos dos maus (NVT). 15Evite esse caminho; não passe por ele; desvie-se dele e passe longe (NAA). 16Pois os perversos não dormem enquanto não praticam o mal; não descansam enquanto não fazem alguém tropeçar. 17Comem o pão da perversidade e bebem o vinho da violência (NVT). 18Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (ARA). 19O caminho dos perversos é como a mais absoluta escuridão; nem sequer sabem o que os faz tropeçar (NVT).

(Pv 4.20-22) 20Meu filho, escute as minhas palavras; preste atenção aos meus ensinamentos. 21Não deixe que eles se afastem dos seus olhos; guarde-os no mais íntimo do seu coração. 22Porque são vida para quem os encontra e saúde para todo o seu corpo (NAA).

(Pv 4.23-27) 23Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida (ARA). 24Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. 25Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você (NVI). 26Estabeleça um caminho reto para seus pés; permaneça na estrada segura (NVT). 27Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.