• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 140

140º Dia – 20 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Provérbios de Salomão (Aproximadamente 957 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 46 anos
  • 28º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 29 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 5 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉMA Personificação da Sabedoria

(Pv 8.1-4) 1Por acaso, não clama a Sabedoria? E o Entendimento não faz ouvir a sua voz? 2A Sabedoria se coloca no topo dos lugares elevados, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas. 3Junto aos portões, à entrada da cidade, à entrada dos portões ela está gritando: 4“É para vocês, homens, que eu clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens” (NAA).

(Pv 8.5-9) 5“Vocês, ingênuos, entendam a prudência; e vocês, tolos, entendam a sabedoria. 6Escutem, pois falarei coisas excelentes; os meus lábios dirão o que é reto. 7Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios detestam a maldade. 8Todas as palavras da minha boca são justas; não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa (NAA). 9Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento” (NVI).

(Pv 8.10-11) 10“Escolham minha instrução em vez da prata e o conhecimento em vez do ouro puro (NVT). 11Porque a sabedoria é melhor do que as joias, e tudo o que se possa desejar não se compara com ela” (NAA).

(Pv 8.12) 12Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos” (ARA).

(Pv 8.13-14) 13O temor do Senhor Yahweh consiste em odiar o mal. Eu odeio a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca que fala coisas perversas. 14Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza” (NAA).

(Pv 8.15-16) 15“Por meio de mim os reis governam, e os príncipes decretam justiça. 16Por meio de mim governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra” (NAA).

(Pv 8.17-21) 17“Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram (NAA). 18Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras. 19Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida. 20Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça, 21concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros” (NVI).

(Pv 8.22-31) 22O Senhor Yahweh me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas. 23Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da Terra (NAA). 24Nasci antes que os oceanos fossem criados, antes que a água brotasse de suas fontes. 25Nasci antes de serem formados os montes, antes de existirem as colinas (NVT). 26Ele ainda não havia feito a Terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo (NVI). 27Eu estava lá quando ele estabeleceu o céu, quando traçou o horizonte sobre os oceanos. 28Estava lá quando ele pôs as nuvens no alto, quando estabeleceu fontes nas profundezas da Terra. 29Estava lá quando ele determinou os limites do mar, para que não avançasse além de suas divisas. E, quando ele demarcou os alicerces da Terra (NVT). 30Eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença (NVI). 31Como me alegrei com o mundo que ele criou! Como exultei com a humanidade!” (NVT)

(Pv 8.32-36) 32“Por isso, meus filhos, ouçam-me, pois todos que seguem meus caminhos são felizes (NVT). 33Ouçam a minha instrução, e serão sábios. Não a desprezem (NVI). 34Feliz é aquele que me ouve, vigiando dia após dia diante das minhas portas, esperando na entrada da minha casa (NAA). 35Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor Yahweh . 36Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte” (NVI).

O Caminho da Sabedoria

(Pv 9.1-6) 1A Sabedoria construiu a sua casa, esculpiu para si sete colunas (NAA). 2Preparou um grande banquete; misturou os vinhos e arrumou a mesa (NVT). 3Enviou as suas criadas para que, dos lugares mais altos da cidade, façam este convite (NAA): 4“Venham todos os inexperientes!” Aos que não têm bom senso ela diz: 5“Venham comer a minha comida e beber o vinho que preparei. 6Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento” (NVI).

(Pv 9.7-9) 7Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. 8Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. 9Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber” (NVI).

(Pv 9.10-12) 10“O temor do Senhor Yahweh é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo Kadosh é entendimento. 11Pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará. 12Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências” (NVI).

Diversos Provérbios de Salomão sobre Sabedoria

(Pv 21.30) 30Não há sabedoria, entendimento, nem conselho humano capaz de resistir ao Senhor Yahweh (NVT).

(Pv 15.33) 33O temor do Senhor Yahweh ensina sabedoria; a humildade precede a honra (NVT).

(Pv 19.8) 8Quem adquire sabedoria ama a sua alma; o que conserva o entendimento acha o bem (NAA).

(Pv 16.16) 16Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente é adquirir o entendimento do que a prata! (NAA)

(Pv 20.15) 15As palavras que transmitem conhecimento são mais valiosas que grandes quantidades de ouro e rubis (NVT).

(Pv 19.16) 16Quem obedece aos mandamentos preserva a sua vida, mas quem despreza os seus caminhos morrerá (NAA).

(Pv 16.22) 22O entendimento é fonte de vida para aqueles que o têm, mas a insensatez traz castigo aos insensatos (NVI).

(Pv 14.8) A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a insensatez dos tolos é enganadora (NAA).

(Pv 12.15) 15O caminho do insensato parece reto aos seus olhos, mas o sábio ouve os conselhos (NAA).

(Pv 11.2) 2Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria (ARA).

(Pv 10.23) 23Praticar a maldade é como um divertimento para o insensato; o homem inteligente se diverte com a sabedoria (NAA).

(Pv 21.11) 11Quando o zombador é castigado, o inexperiente obtém sabedoria; quando o sábio recebe instrução, obtém conhecimento (NVI).

(Pv 12.8) 8O homem é louvado segundo a sua sabedoria, mas o que tem o coração perverso é desprezado (NVI).

(Pv 13.14) 14A instrução do sábio é fonte de vida; quem a aceita escapa das armadilhas da morte (NVT).

(Pv 15.14) 14O coração sábio busca o conhecimento, mas a boca dos insensatos se alimenta de estupidez (NAA).

(Pv 16.21) 21O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução (NVI).

(Pv 15.24) 24Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o Sheol, embaixo (ARA).

(Pv 14.16) 16O sábio é cauteloso e evita o perigo; o tolo confia demais em si mesmo e se precipita (NVT).

(Pv 21.22) 22O sábio conquista a cidade dos fortes e derruba a fortaleza em que eles confiam (NVT).

(Pv 12.23) 23O sábio não se gaba de seu conhecimento, mas os tolos mostram a todos sua insensatez (NVT).

(Pv 13.20) 20Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal (NVI).

(Pv 17.24) 24O sensato mantém os olhos fixos na sabedoria, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra (NVT).

(Pv 15.31) 31Quem dá ouvidos à repreensão construtiva terá a sua morada no meio dos sábios (NAA).

(Pv 14.6) 6O zombador busca sabedoria e nada encontra, mas o conhecimento vem facilmente ao que tem discernimento (NVI).

(Pv 18.15) 15Quem tem discernimento está sempre pronto a aprender; seus ouvidos estão abertos para o conhecimento (NVT).

(Pv 11.30) 30O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio (NVI).

(Pv 20.5) 5Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.